O que fazer em São Paulo com crianças
Já pensou em conhecer a Chapada dos Guimarães, MT? A cidade é um verdadeiro reduto de belas paisagens, biodiversidade e aventura.
Localizada na região metropolitana de Cuiabá, o destino abriga o parque nacional de mesmo nome, que é lugar perfeito para os turistas que adoram explorar a natureza e praticar ecoturismo em cenários deslumbrantes.
Cote sua passagem aéreas no Passagens Promo e ganhe até 35% de desconto. Aproveite!
Índice
Chapada dos Guimarães, MT: cachoeiras, ecoturismo e contato com natureza
Com diversas cachoeiras, paredões rochosos alaranjados, mirantes, cavernas de arenito e muitas atividades radicais, o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães vai te impressionar.
Para percorrer as atrações mais interessantes e curtir tudo que o local tem para oferecer, reserve, pelo menos, 5 dias para conhecer todo o parque com calma.
O complexo natural possui mais de 32 mil hectares de terra protegida com paisagens fascinantes em meio à vegetação, além de rica biodiversidade.
Para os mais turistas mais corajosos, não deixe de fazer rapel nos enormes rochedos ou trekking em terrenos irregulares, mas com vistas espetaculares. Se gosta de aventura e ecoturismo, a Chapada dos Guimarães é o seu lugar.
Como ir para Chapada dos Guimarães?
Para fazer turismo na Chapada dos Guimarães, como ir até lá não será um problema. Afinal, o município fica bem pertinho da capital Cuiabá, o que facilita o trajeto.
O Aeroporto Internacional de Cuiabá, a cerca de 80 quilômetros do município de Chapada dos Guimarães, é a porta de entrada para os turistas que desejam conhecer o parque e também as atrações da cidade.
Ao desembarcar na capital mato grossense, é possível fazer o percurso de ônibus, transfer particular ou alugar um carro que, inclusive, é a opção mais recomendada para conhecer toda a região com muito mais autonomia e independência.
Passagens baratas para Chapada dos Guimarães
Que tal encontrar passagens aéreas baratas e os melhores voos para o Mato Grosso? Na nossa plataforma, Passagens Promo, você tem acesso às promoções e descontos mais vantajosos, além dos preços mais baixos do mercado.
Para fazer turismo na Chapada dos Guimarães, MT, recomendamos que opte por viajar durante a semana, pois os valores das passagens costumam estar mais baixos nesses dias.
Se for possível, faça as suas cotações durante a madrugada, pois, nesse período, os preços costumam estar mais acessíveis.
Não deixe de cadastrar o seu e-mail no nosso site para ser notificado sempre que os preços baixarem.
No nosso site, você consegue fazer simulações de voos em diferentes dias, horárias e companhias aéreas para encontrar aquela opção que mais combina com o seu orçamento.
Cidade de Chapada dos Guimarães, MT
As pessoas que começam a pesquisar informações sobre a Chapada, geralmente, ficam um pouco confusas com relação às nomenclaturas.
Isso porque, a cidade de Chapada dos Guimarães, MT, abriga o enorme parque nacional, de mesmo nome que, inclusive, é a principal atração de toda a região. Por isso, é importante diferenciar o município do complexo natural.
Vale ressaltar que a cidade já foi considerada a maior do mundo em termos de extensão territorial, já que possuía cerca de 270 mil quilômetros quadrados.
No entanto, ela acabou perdendo esse título, pois sua área foi desmembrada, dando origem a outros municípios, como Nova Brasilândia, Alta Floresta, Sinop, Paranatinga, entre outros.
Vale lembrar que a cidade possui muitas outras atrações turísticas, além do parque nacional.
A Chapada dos Guimarães conta com mais de 40 sítios arqueológicos e dois paleontológicos.
Além disso, em todo seu território há quase 60 nascentes, cerca de 500 cachoeiras; duas reservas estaduais, parques municipais e 157 quilômetros de paredões rochosos.
Se você pensa que acabou, está enganado. A cidade tem ainda mais de 40 imóveis tombados pelo Iphan e 38 espécies endêmicas.
Parque ecológico
Vá preparado para se apaixonar pelo Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. O local, considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, está entre as atrações do cerrado brasileiro mais visitadas por pessoas de todo mundo.
Os turistas que pretendem conhecer o parque precisam de muito preparo físico e uma dose de coragem, pois o parque oferece ecoturismo, muita aventura, adrenalina e atividades de rapel, trekking, mountain-bike, trilhas ecológicas e muito mais.
Mas se você não curte esportes radicais, não precisa se preocupar, pois o parque possui também atrações mais tranquilas, como visitar mirantes, passeios por cavernas alagadas, mergulhos em cachoeiras e piscinas naturais.
O que fazer na Chapada dos Guimarães, MT?
Na hora de decidir o que fazer na Chapada dos Guimarães em 5 dias ou mais, você terá muitas opções de passeios e atividades incríveis.
Mas para otimizar o seu roteiro e explorar os lugares mais bonitos do parque nacional, separamos aqui as atrações que não podem ficar de fora da sua lista.
Gruta Lagoa Azul
Sem dúvida, a Gruta Lagoa Azul é um dos lugares mais lindos do complexo natural. No local, você encontrará uma enorme gruta de arenito com uma extensão de 1,5 quilômetros, considerada a maior do país.
A gruta possui uma caverna e também trechos submersos, além de pinturas rupestres, que são espetaculares.
No final do caminho dentro da gruta há um lindo Lago Azul com águas cristalinas, mas que pode ser observado apenas de longe, pois o mergulho no local é proibido.
Caverna Kiogo Brado
No mapa da Chapada dos Guimarães, MT, não deixe de conhecer também a caverna Kiogo Brado, que fica na mesma trilha que dá acesso à Lagoa Azul, a cerca de 800 metros de distância.
Para alcançar a caverna, você precisará passar por ponte de madeira e uma pequena cascata, onde é possível se refrescar rapidamente.
Logo na entrada da Kiogo Brado há um paredão com cerca de 30 metros de altura, que deixa seus visitantes impressionados.
Ao chegar ao local, não deixe de atravessar a gruta, que possui uma extensão de quase 300 metros, por onde passa um curso d’água.
A saída da caverna é também exuberante e oferece uma linda vista de todo o interior da gruta. O cenário é espetacular!
Morro dos Ventos
Se o tempo em Chapada dos Guimarães, MT, estiver em boas condições, suba até o Mirante Morro dos Ventos, que fica a 800 metros de altitude e ao lado dos enormes paredões rochosos alaranjados, que tornam a paisagem surpreendente.
Ao subir ao topo do morro, você entenderá o porquê o local possui uma das vistas mais incríveis do parque.
Do alto, é possível avistar outros paredões, cachoeiras e também a planície pantaneira, que fica logo abaixo. Recomendamos que você sente nos bancos dos jardins para curtir a paisagem do complexo, que é deslumbrante.
O local abriga ainda um restaurante que tem o mesmo nome do morro, especializado em comida regional. Entre os pratos típicos servidos no parque, não deixe de saborear o peixe do morro, o arroz com carne seca e a galinhada.
Além de pratos deliciosos, o restaurante possui também uma decoração com esculturas, artes rústicas e sofás, um ótimo lugar para descansar depois de saborear uma deliciosa refeição.
Mirante do Centro Geodésico
Na Chapada dos Guimarães, MT, pontos turísticos não faltarão no seu roteiro. Entre os mais bonitos está o Mirante do Centro Geodésico, localizado bem na parte central da América do Sul.
Em dias de sol e céu claro, do alto do morro é possível ver a linda Cuiabá, que fica bem pertinho, a cerca de 30 quilômetros de distância.
Se puder, não deixe de ficar no mirante até o entardecer, pois em temporadas mais secas, a vista do local é um espetáculo à parte.
Além de ser uma atração turística, o mirante é o Centro Geodésico do continente sul-americano, ficando a cerca de 1.600 quilômetros dos Oceano Pacífico e Atlântico.
Cachoeiras na Chapada dos Guimarães, MT
Entre as atrações mais disputadas do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, MT, sem dúvida, são as cachoeiras que, inclusive, estão entre as mais bonitas do Brasil, além de garantir experiências deliciosas aos seus visitantes.
Para se refrescar e curtir momentos de pura diversão e aventura, destacamos aquelas que você precisa conhecer. Confira!
Circuito das Águas
O Circuito das Águas é uma das mais deliciosas atrações da região. Em uma área preservada, o local possui lindas cachoeiras com lagoas de águas cristalinas e quedas d’água impressionantes.
O percurso tem início na Fazenda Buriti, uma propriedade privada. O passeio segue um trajeto de 8 quilômetros, passando por várias das cachoeiras mais deslumbrantes do parque.
Durante o percurso, você conhecerá o Poço do Amor, as Cachoeiras do Coração, do Sossego, Escadarias e das Orquídeas.
As Cachoeiras da Pedra Encantada, do Mistério e do Cambará também fazer parte do Circuito das Águas.
Cachoeira do Marimbondo
A Cachoeira do Marimbondo, na Chapada dos Guimarães, MT, é uma das mais disputadas entre os turistas que querem se refrescar em dias quentes e ensolarados.
Localizada em uma propriedade particular, ela possui um lago com 10 metros de diâmetro, que se forma aos pés de uma queda d’água com cerca de 15 metros de altura. Os visitantes mais corajosos saltam do alto da cachoeira até a lagoa. Tem coragem?
Cachoeira da Geladeira
As belezas naturais da Cachoeira da Geladeira também não deixam nada a desejar das suas vizinhas. Bem pertinho da queda d’água do Marimbondo, é possível conhecer os dois locais em um mesmo dia.
Para acessá-la, é preciso percorrer uma trilha de 600 metros de distância. No final dela, uma imensa queda d’água de 22 metros de queda impressiona os seus visitantes.
Entre as cachoeiras em Chapada dos Guimarães, MT, ela é uma das mais profundas com 5 metros. Por isso, tome bastante cuidado ao mergulhar em suas águas.
Cachoeira Véu da Noiva
Não tem como negar que a Cachoeira Véu da Noiva está entre as mais bonitas do parque, sendo, inclusive, o cartão-postal da Chapada.
Para contemplar essa beleza da natureza, você precisará percorrer uma trilha de 500 metros até o mirante, que oferece uma visão privilegiada do Véu da Noiva.
A Cachoeira possui uma queda d’água de 80 metros de altura, que é formada pelo Rio Coxipó. Infelizmente, o acesso até o local está restrito desde 2008 quando um desmoronamento deixou turistas feridos, além de fazer uma vítima fatal.
A cachoeira é cercada por um paredão rochoso alaranjado, onde há muitos ninhos de araras. Se der sorte, conseguirá ver as aves voando pela região.
Cachoeira das Andorinhas
As mais bonitas fotos da Chapada dos Guimarães, MT, certamente serão registradas na Cachoeira das Andorinhas.
Com uma queda d’água de 50 metros de altura, ela é lugar perfeito para quem quer curtir momentos de descanso, pois logo abaixo da cachoeira, há uma deliciosa prainha, para relaxar.
No local, é possível tomar um banho bem debaixo da queda d’água e mergulhar nas águas claras da cachoeira.
Cachoeira da Martinha
A Martinha, como é carinhosamente chamada pelos frequentadores do parque, faz uma homenagem a uma antiga moradora das redondezas, que servia galinha caipira para as pessoas que passam pela região em um período em que as estradas eram bem ruins.
Com características diferentes das demais cachoeiras do parque, ela é, na verdade, um conjunto de três quedas d’água, que juntas possuem um volume bem maior do que as suas vizinhas.
Com a junção dessas cachoeiras formam-se poços bem de águas bem profundas, um local perfeito para mergulhar e relaxar. Mas é bom tomar cuidado com as pedras existentes nas lagoas.
Nos finais de semana, essa região fica sempre lotada de turistas e moradores local. Na Cachoeira da Martinha, há o Bar do Senhor Pedro, que é simples, mas serve refeições de dar água na boca. Experimente o arroz com galinha caipira. É uma delícia!
Passagens com menores preços
Ficou impressionado com os encantos da Chapada dos Guimarães, MT? Já escolheu as atrações que quer conhecer?
Além de elaborar um roteiro com os passeios e as atividades mais interessantes do parque, não se esqueça que comprar passagens com antecedência te renderá preços bem vantajosos.
Na hora de fazer as suas cotações, conte com a nossa plataforma verificadora, Passagens Promo, que garante as melhores promoções e descontos das principais companhias aéreas. Quer se divertir e ainda economizar? De Promo você pode!
Leia também:
- Haia: conheça a capital da paz e suas atrações
- O que fazer em São Paulo com crianças
- Bratislava: capital da Eslováquia com maravilhas e tesouros
- Hoteis em Copacabana: valores, locais e mais!
- Provence: cidades encantadoras e paisagens deslumbrantes!
Nazaré Paulista: onde fica, o que fazer, cachoeiras e curiosidades
O que fazer em Tiradentes: roteiro para 3 dias com o melhor da cidade
Península de Maraú: turismo, informações e dicas para o seu roteiro
Serra do Mar: cachoeiras, mirantes, trilhas e ecoturismo
Aeroportos em Santa Catarina: principais rotas e informações