Chapada dos Veadeiros: quando ir, como chegar e pontos turísticos

A Chapada dos Veadeiros é o destino perfeito para quem está em busca de esoterismo e belezas naturais. 

Repleta de cachoeiras de águas cristalinas e grandes paredões rochosos, o local oferece atividades para todos os gostos. Se você gosta de esportes radicais, este é o destino certo! 

Aos que preferem mais tranquilidade, a região oferece exercícios de meditação, massagens, observações de pássaros, trilhas e deliciosos mergulhos em águas calmas e transparentes.

Passagens aéreas baratas para Maceió!
Passagens aéreas saindo de

Chapada dos Veadeiros: cachoeiras e natureza

A Chapada dos Veadeiros, Goiás, é um paraíso natural na região central do Brasil. 

O local faz parte de um parque nacional, sendo muito famoso pelos seus imensos desfiladeiros, formações rochosas, cachoeiras e poços d’água. 

Os turistas ficam ainda mais encantados quando se deparam com a tonalidade verde esmeralda dos lagos que se formam aos pés das cachoeiras. Mas as belezas exuberantes da Chapada dos Veadeiros não param por aí.

Além das quedas d’água que podem chegar a 100 metros de altura e trilhas, a região tem povoados que preservam tradições de antepassados escravos, como a Comunidade Kalunga

Sem contar o incrível Jardim de Maytrea que, além de ser um cenário exuberante, também é considerado pelos esotéricos um portal para outra dimensão.

Já deu para entender as maravilhas que encontrará na região, né? 

Qual a melhor época para ir à Chapada dos Veadeiros?

Melhor época para ir à Chapada dos Veadeiros
Fonte: Unsplash

É possível conhecer o destino o ano todo, mas se pretende saber realmente qual a melhor época para ir à Chapada dos Veadeiros, saiba que é durante a temporada de seca

Ela acontece entre o final de maio até setembro, no período de outono e inverno. 

Nesta época, a incidência de chuvas é menor na região, deixando as águas dos poços e cachoeiras ainda mais límpidas.

Onde fica a Chapada dos Veadeiros?

Para quem quer saber onde se localiza Chapada dos Veadeiros, saiba que esse incrível parque nacional está situado no estado de Goiás.

A região fica a 230 quilômetros da capital federal e aproximadamente 400 quilômetros da cidade de Goiânia

Qual a cidade mais próxima da Chapada dos Veadeiros?

Cidades mais próximas da Chapada dos Veadeiros
Fonte: Pixabay

Como já falamos, conhecer a Chapada dos Veadeiros será mais tranquilo do que você imagina. 

As cidades de Alto Paraíso de Goiás e São Jorge são os municípios mais próximos do parque nacional, ficando a menos de 40 quilômetros de distância.

Como ir para Chapada dos Veadeiros?

Na hora de montar o seu roteiro para este paraíso, saiba que é possível desembarcar no Aeroporto Internacional de Brasília

De lá, você poderá alugar um carro para chegar até as cidades mais próximas do parque nacional, como São Jorge e Alto Paraíso de Goiás. A viagem tem menos de três horas de duração

Passagens aéreas para Chapada dos Veadeiros

Depois de saber onde fica a Chapada dos Veadeiros e como chegar, está na hora de garantir as suas passagens aéreas, não é mesmo?

Se quer encontrar as opções mais vantajosas e com os preços que cabem no seu bolso, a nossa dica é fazer suas buscas no site comparador, Passagens Promo.

Nosso site faz pesquisas nas principais companhias aéreas do Brasil, a fim de apresentar para você as melhores passagens com os menores preços do mercado.

Não perca as oportunidades de passagens aéreas para Brasília!

Chapada dos Veadeiros: o que fazer?

Na Chapada dos Veadeiros, você verá as mais lindas cachoeiras para um mergulho em águas deliciosas!

Se você é adepto aos esportes radicais e turismo de aventura, é possível fazer rapel, tirolesa e trilhas.

Porém, caso seu objetivo seja o esoterismo, o local oferece práticas de meditação e massagens em espaços holísticos localizados na região. 

Além disso, que tal fazer um passeio de balão e conhecer o parque do alto? Em Chapada há empresas especializadas nesse serviço. 

Ah, ao visitar a Chapada, uma dica é admirar o pôr do sol, que é sensacional.

Chapada dos Veadeiros: cachoeiras

Cachoeiras na Chapada dos Veadeiros
Fonte: Wikimedia Commons

As cachoeiras são as grandes atrações da Chapada dos Veadeiros. As belíssimas lagoas que se formam aos pés de grandes quedas d’água também são um encanto à parte! 

Cachoeiras Loquinhas

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é conhecido pelas suas lindíssimas cachoeiras. 

E não é à toa que a Cachoeira das Loquinhas está na nossa lista. A região conta com 18 poços e quedas d’águas de tirar o fôlego.

O local é conhecido ainda pelas águas de cor verde esmeralda das cachoeiras e também pela possibilidade de encontrar os macaquinhos que ficam soltos por lá, fazendo a alegria dos turistas. 

Em um percurso de mais de dois quilômetros, você passará pelas trilhas da Ruby, Loquinhas e Violeta. 

A região é linda o ano todo, mas durante a época de chuvas, os poços ficam ainda cheios, tornando o cenário ainda mais surpreendente. 

No seu tour, conheça o Poço Xamã, a cachoeira do Poço Pajé e também a Cachoeira do Poço do Sol.

Cachoeiras dos Cristais

Cachoeira dos Cristais
Fonte: Wikimedia Commons

Em seu roteiro pela Chapada dos Veadeiros, Goiás, inclua a Cachoeira dos Cristais, um local perfeito para curtir com a família, por conta da sua ótima infraestrutura para receber os turistas.

No local, prepare-se para encontrar as mais lindas quedas d’água, que são verdadeiras piscinas naturais. 

Ao visitar a região, não deixe de fazer um mergulho na Cachoeira Véu, uma das mais famosas do local, com quedas d’água bem tranquilas, tornando o local perfeito para as crianças.

Por lá, é possível fazer uma boa refeição nos restaurantes existentes na região.

Cachoeiras do Prata

Um cenário perfeito de cachoeiras e poços com águas de cor esmeralda. As Cachoeiras do Prata têm sete quedas d’água formadas pelo Rio Prata em um trajeto de cerca de sete quilômetros.

Você encontrará ainda uma rica biodiversidade e vai se encantar mais com as belezas naturais que verá em toda região.

No seu tour, conheça a Cachoeira Rei do Prata, que fica em um cânion de onde é possível apreciar uma imensa queda d’água com mais de sete metros de altura. 

Faça um delicioso mergulho para ver os peixes nadando na lagoa. 

Cachoeira São Bento

Cachoeira São Bento
Fonte: Wikimedia Commons

Na Chapada dos Veadeiros, cachoeiras são as grandes atrações. E a Cachoeira São Bento não foge à regra, sendo uma das mais populares de toda a região, devido à beleza natural e ao fácil acesso.

O complexo que abriga a Cachoeira São Bento conta ainda com Cachoeira Almécegas I e II. Assim como em todo o parque, o cenário com lindas quedas d’água e lagos transparentes é surpreendente. 

No seu tour pelo local, faça um mergulho no poço principal de águas cristalinas e um deck de madeira, perfeito para um momento de relaxamento.

Cachoeira Candaru

Mesmo estando no roteiro turístico, a Cachoeira Candaru não é muito visitada, mas é, sem dúvida, uma das mais belas de toda a Chapada.

A Candaru conta com uma impressionante e magnífica queda d’água com mais de 70 metros, formando um poço maravilhoso. 

Por lá, conheça ainda a Cachoeira Santa Bárbara e a Cachoeira da Capivara, que também são incríveis.

Chapada dos Veadeiros: pontos turísticos

Pontos turísticos na Chapada dos Veadeiros
Fonte: Pixabay

Além das belíssimas cachoeiras, a Chapada dos Veadeiros, Goiás, conta ainda com outras atrações turísticas surpreendentes como o Jardim de Maytrea, um campo incrível cheio de verde e flores. 

O Vale da Lua, composto por formações rochosas espetaculares, é um dos locais mais impressionantes da região.

Sem contar a Comunidade Kalunga, que tem como antepassados os escravos que fugiram do cárcere, além do povoado de São Jorge, um vilarejo muito charmoso. 

Contrate ainda um seguro viagem nacional muito barato e com desconto de 15% neste link!

Parque Nacional Chapada dos Veadeiros

Para não perder nenhuma atração do parque, conheça todos os detalhes dos pontos turísticos mais visitados da região:

Jardim de Maytrea

Pensa em uma paisagem de tirar o fôlego. Assim é o Jardim de Maytrea, um dos cenários mais famosos quando o assunto é a Chapada dos Veadeiros. 

Por isso, pegue a câmera ou o celular e aproveite para fazer muitas fotos. Esse lindo campo do cerrado está situado às margens da rodovia GO-118, entre as cidades de São Jorge e Alto Paraíso. 

Você poderá observar os impressionantes morros, como o Morro do Buracão e o Morro da Baleia, que tem aos seus pés campos verdes e floridos, que completam a paisagem.

O acesso ao jardim é restrito, mas do lado de fora, dá para apreciar todo o espetacular cenário. 

Inclusive, há quem diga que o campo é, na verdade, um portal místico que dá acesso a outra dimensão.

Vale da Lua

Vale da Lua
Fonte: Pixabay

Composto por formações rochosas espetaculares, o Vale da Lua é muito famoso por possuir um solo com características angulares, que se formou devido às corredeiras de águas do rio São Miguel. 

Na região, você pode fazer uma caminhada à beira do rio, de onde é possível apreciar o cenário cinza das rochas angulares. 

Ah, não deixe de tomar um belo banho nas piscinas naturais entre as rochas. Se viajar para região durante as temporadas de chuva, fique atento às trombas d’água. 

Comunidade Kalunga

No Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, aproveite para conhecer a Comunidade Kalunga, que são descendentes do povo africano que foi escravizado, como já dissemos. 

A comunidade permaneceu isolada por cerca de 300 anos e preserva tradições antigas e costumes muito peculiares. Ao visitar o local, é possível conhecer o povoado, que é muito simpático e receptivo. 

Na comunidade existe um centrinho comercial, onde você pode comprar produtos locais, como artesanato. Aproveite para conversar com as pessoas e conhecer um pouco mais sobre a rica cultura.

Povoado de São Jorge

Além de conhecer a Comunidade Kalunga, não deixe de fazer uma visita ao povoado de São Jorge, uma vila que conta com aproximadamente 700 habitantes.

Localizado entre o vale do rio São Miguel e o vale do rio Preto, o local possui ótima infraestrutura com comércio, restaurantes e pousadas.

O vilarejo foi criado em 1961 e tem casinhas muito charmosas e estabelecimentos coloridos, além de ruas de terra e muito riqueza cultural.

A Vila de São Jorge é o acesso à entrada ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. 

Em toda região, que em 2001 foi declarada como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, você apreciará as belas paisagens da Chapada dos Veadeiros. 

Chapada dos Veadeiros: dicas de viagem

Dicas de viagem para a Chapada dos Veadeiros
Fonte: Unsplash

Uma dica importante para seu passeio refere-se à hospedagem. Se o estilo da sua viagem será mais rústico e alternativo, na região há muitos hostels e campings, com ótima infraestrutura. 

Nesta modalidade de acomodação, você encontra opções por menos de R$ 100 a diária!

Se quer garantir um pouco mais de conforto, há pousadas bem bacanas com opções de diárias por menos de R$ 300.

Para quem não dispensa um pouco de luxo, há pousadas que oferecem excelentes opções de acomodação por cerca de R$ 300 a diária.

Outra dica bem legal é sobre a sua locomoção até a Chapada e também por toda a região. 

Se puder, alugue um carro durante o seu passeio para ter mais autonomia para percorrer todos os lugares e otimizar o tempo. 

Se for viajar durante o período de chuva, fique atento também às cabeças d’água ao tomar um banho nas cachoeiras que existem por lá.

Cotação Passagens aéreas para Brasília

Em toda viagem, economizar nas passagens é tudo o que queremos, não é mesmo?

Por isso, ao planejar sua ida à Chapada dos Veadeiros, não deixe de fazer as cotações de passagens aéreas no Passagens Promo.

Melhores passagens Aéreas para Brasília
Passagens aéreas saindo de
Latam Brasil CWB Curitiba BSB Brasília 25 Ago 27 Ago R$ 187 Latam Brasil CWB Curitiba BSB Brasília 31 Jul 03 Ago R$ 187 Latam Brasil CWB Curitiba BSB Brasília 22 Jul 29 Jul R$ 187 Latam Brasil CNF Belo Horizonte BSB Brasília 17 Out 18 Out R$ 190 Latam Brasil CNF Belo Horizonte BSB Brasília 13 Nov 16 Nov R$ 190 Latam Brasil BHZ Belo Horizonte BSB Brasília 10 Set 27 Set R$ 191 Ver mais ofertas

Além das melhores opções, o site Passagens Promo oferece as passagens mais baratas, promoções e descontos. Quer viajar gastando pouco? De Promo você pode!

Se bater a curiosidade sobre viagens e turismo, conte com o blog do Passagens Promo: