
Despesas com viagens de funcionários: todo o controle em suas mãos
Fazer um bom check list viagem a trabalho é fundamental para você não esquecer nenhum item importante na hora de planejar a sua viagem a negócios.
Para te ajudar a montar uma lista com os itens que precisa reunir antes de embarcar, confira aqui as nossas dicas de como fazer o planejamento ideal para sua próxima viagem.
Índice
Fazer um bom check list com tudo que você precisará, sem dúvida, garantirá o sucesso da sua viagem. Já imaginou ter que voltar porque esqueceu algum item importante para uma reunião?
Ou ter que desembolsar uma grana para comprar um determinado tipo de roupa, porque esqueceu de dar uma olhadinha na previsão do tempo?
Imagina você esquecer aquela peça ou produto que deveria levar para o seu cliente?
Esses são alguns dos exemplos práticos que, com certeza, são motivos suficientes para você se organizar antes de embarcar para uma viagem a negócios.
Se possível, faça um planejamento com bastante antecedência para ter tempo de alinhar todos os detalhes da sua viagem.
Ao planejar sua viagem, não deixe de pesquisar por sua passagem aérea no Passagens Promo e garantir os melhores preços e promoções. Aproveite!
Na hora de montar um checklist viagem, uma dica é se organizar por etapas para não correr o risco de esquecer nenhum detalhe importante.
Na hora de fazer um bom cronograma de viagem, leve em consideração as seguintes questões, que listamos a seguir.
O destino de viagem é o primeiro item que você deve levar em consideração antes de fazer um checklist.
Entenda quais são as tradições, hábitos e costumes do local da sua estada, principalmente se o destino for internacional.
Em muitos países — como no continente africano e asiático, que têm culturas bem diferentes das nossas — essa recomendação é ainda mais importante, já que você deverá saber o que usar e com se comportar.
Antes de embarcar, entenda também como funciona a cidade, os meios de transportes disponíveis, os lugares que você deve evitar.
Entendendo mais sobre o destino, você pode conhecer algumas atrações turísticas — claro, que se tiver um tempinho para fazer turismo durante a sua viagem.
A estação do ano será determinante para saber o que levar na mala em uma viagem de trabalho.
Há lugares em que o inverno é bem rigoroso, onde será necessário levar casacos pesados, roupas térmicas, luvas, botas e por aí vai.
Em muitos destinos, o verão também é muito intenso. Então, é preciso entender quais os tipos de peças que deverá colocar na sua mala.
Antes de iniciar o seu planejamento de viagem e também na hora de organizar a sua mala, dê uma olhada em na previsão do tempo do seu destino de viagem.
Se for no verão, por exemplo, leve roupas mais leves — mas dependendo do estilo dos seus compromissos, é sempre bom ter um casaco na mala, pois as temperaturas podem mudar a qualquer hora.
Mesmo no inverno, cuidado para não deixar a sua bagagem muito pesada com casacos e botas, para não ter que pagar tarifas extras.
Saber qual a duração da sua jornada te ajudará a definir o que levar em uma viagem. Em períodos com estadias mais longas, uma dica é levar peças coringas, para que possa fazer várias composições de looks.
Dessa forma, você também não terá problemas com excesso de bagagem e conseguirá organizar a sua agenda.
Antes de organizar a sua viagem, entenda a sua agenda de compromissos profissional para escolher quais as peças mais adequadas para usar em ocasiões como reuniões, palestras, eventos ou até durante expediente no escritório.
Ao entender a programação, você conseguirá saber se é possível fazer turismo nas horas vagas e depois dos seus compromissos profissionais.
Para garantir passagens aéreas em promoção, há uma regra bem simples: pesquisar com bastante antecedência, já que quanto mais demorar para comprá-las, mais chances terá de encontrar valores bem salgados.
No seu check list viagem a trabalho, coloque esse item no topo da lista para evitar que os custos fiquem mais altos do que você esperava.
Para quem quer economizar, uma dica é concentrar as suas buscas nas plataformas comparadores de preços, como o nosso site Passagens Promo.
O nosso buscador reúne passagens áreas das principais companhias do Brasil e do mundo, e seleciona sempre as opções com o melhor custo-benefício para você, além de promoções e descontos.
Crie também um alerta de preços na nossa plataforma, para ser avisado sempre que surgirem ofertas, ou quando os valores da rota de viagem selecionada sofrerem mudanças.
Contamos ainda com o Passagens Promo Corporativo, com descontos exclusivos para clientes da modalidade pessoa jurídica.
Ao fazer as buscas, informe na página de pesquisa que é um cliente CNPJ, para que a nossa plataforma possa buscar as opções de passagens aéreas mais vantajosas.
Essa parte do planejamento é fundamental por diversos motivos. Saber o que levar na mala em uma viagem de trabalho será essencial para que você não tenha problemas e não corra o risco de deixar nenhum item importante para trás.
O primeiro item da lista será a separação dos documentos pessoais, como visto, passaporte válido, seguro viagem, comprovantes de passagens áreas, voucher de reserva de hospedagem e certificados de vacinação, caso sua viagem seja internacional
Em viagens nacionais, basta levar documentos pessoais, como identidade. É possível que você tenha que levar também documentos e contratos da empresa. Então, não esqueça de colocá-los na mala também.
Não esqueça de levar os cartões de crédito ou débito corporativo e também os seus cartões pessoais, pois você pode ter interesse em adquirir algum produto durante a sua viagem.
No caso de viagens fora do Brasil, verifique se ele é internacional ou se será necessário solicitar um novo cartão na sua operadora, ou até fazer algum tipo de desbloqueio.
Nem precisamos dizer que o material de trabalho precisa estar no topo da sua lista na hora de fazer a sua mala, não é mesmo?
Não esqueça de levar o notebook, Ipad, calculadoras, agendas, blocos de anotações, pendrive e tudo que você precisa utilizar para desenvolver as suas tarefas.
Se possível, coloque coisas que podem danificar na sua mala de mão, para evitar qualquer surpresa indesejada.
Está com dúvida sobre quantas roupas levar para uma viagem de 5 dias, por exemplo? A nossa dica é entender qual será a sua programação, para poder escolher as roupas que combinam com cada ocasião.
Como já falamos, verifique a previsão do tempo e a possibilidade de chuvas durante a sua viagem. Dessa forma, você entenderá também quais peças precisará levar.
Para viagens de negócios, cuidado com roupas muito decotadas ou curtas. Prefira roupas mais sóbrias, como calças sociais, que são versáteis e que podem ser combinadas facilmente com camisas, suéteres, blusas coloridas ou blazers.
Para homens, o terno pode ser necessário em ocasiões mais formais. Verifique se ele está bem passado, e na hora de colocá-lo na mala, utilize um plástico com cabide próprio.
Ao decidir o que levar em uma viagem, coloque sapatos confortáveis e básicos na bagagem, que você possa usar mais de uma vez.
Para as mulheres, leve um calçado de salto — mas sem exagero, pois eles ocupam espaço e não são confortáveis. Opte por cores neutras, pois elas podem ser combinadas com qualquer tipo de roupa.
Os vestidos e saias midis também são boas pedidas para ocasiões que exigem mais formalidade.
Leve também roupas simples, como camisetas, calças jeans, tênis e chinelos para fazer um passeio nas horas vagas, caso tenha tempo.
Os eletrônicos jamais podem ser esquecidos, não é mesmo? Hoje em dia, vivemos conectados e eles fazem parte da nossa rotina.
Além do celular, leve também tablets, notebook e outros itens fundamentais para as atividades profissionais durante a sua viagem.
No seu check list mala viagem a trabalho, inclua também a sua agenda de compromissos. E não importa se ela é impressa ou online, o certo é que ela é fundamental para direcionar a sua viagem.
Assim como os eletrônicos, os carregadores são itens primordiais, pois sem eles, não há como carregar os seus equipamentos eletrônicos.
Cuidado na hora de guardá-los na mala, pois são sensíveis e podem ser danificados facilmente.
Lembrando que em muitos países as tomadas possuem padrões diferentes, e você pode precisar de um adaptador universal.
Os itens de higiene precisam fazer parte do seu checklist. Não esqueça de levar sabonete, produtos de cabelo e hidratantes, entre outros.
Muitos hotéis oferecem esses produtos, mas nem sempre atendem às nossas necessidades. Não esqueça de levar também medicamentos e pomadas, em caso de dores ou indisposição.
Saber o que deve ser evitado numa viagem de trabalho é fundamental, pois você poderá evitar gastos que não estavam programados.
Essa é uma das atitudes que muitas pessoas perdem o controle. Muitas vezes chegamos no hotel cansados e atacamos o frigobar, sem esquecer que há um custo para o consumo dos itens, que normalmente são bem altos.
Uma dica é, ao invés de usar o frigobar, passe em um supermercado ou padaria e compre quitutes, doces e bebidas. Assim, você evitará ter um gasto alto com os extras do hotel.
Além de montar um checklist viagem ideal, em viagens a negócios evite festas e baladas, pois elas podem ter consequências desastrosas.
Isso porque, nesses lugares, por mais que esteja consciente que não podemos abusar, dificilmente conseguirá.
Com isso, você pode beber mais do que deve ou ficar até tarde, se esquecendo que o expediente começa cedo no dia seguinte. Já imaginou perder hora ou ter aquelas ressacas horrorosas? Pense nisso!
Não dá para negar que, em viagens de trabalho, caímos na tentação de gastar com itens que não são essenciais, não é mesmo?
Fazendo um tour pela cidade, você pode se deparar com lojas que vendem produtos com ótimos preços — principalmente para as mulheres, que não dispensam umas comprinhas.
Se não fizer parte do seu check list de viagem, evite compras desnecessárias, inclusive de refeições que não estão previstas no seu orçamento. Analise se aquele determinado gasto realmente é preciso.
O bom e velho Excel é uma ferramenta que pode nos ajudar nas mais diversas situações. E na hora de montar um planejamento de viagem a trabalho, ou até de turismo, esse recurso acaba sendo um importante aliado.
Mesmo que você não seja um viajante a negócios assíduo, essa é uma boa estratégia para manter seus manter os seus gastos controlados, seus compromissos e contatos de hotéis, restaurantes, locadoras de veículos, taxistas e muito mais.
Você até pode estar pensando que tudo está na internet hoje em dia e não precisamos anotar contatos, mas saiba que é sempre bom ter todas as informações concentradas em um único lugar.
Isso, com certeza, vai facilitar a sua vida — principalmente, em situações que não estavam previstas.
Faça um check list de viagem a trabalho no Excel com as peças que vai usar para cada uma das ocasiões.
Fazer esse controle também pode te ajudar a não levar itens a mais do que o necessário e evitar peso excessivo na sua mala.
Tenha um espaço onde você possa fazer um relatório de viagem com as despesas previstas, e também aqueles gastos que não faziam parte do seu orçamento.
Agora que você já sabe como fazer um check list de viagem a trabalho, siga as nossas dicas e não deixe para comprar as suas passagens aéreas na última hora.
Se puder escolher a data de viagem, evite viajar aos finais de semana, pois os valores das passagens costumam estar mais caros.
Prefira viajar de segunda a sexta, uma vez que as chances de encontrar bons preços são muito maiores.
Faça também as suas pesquisas durante a madrugada, pois as companhias aéreas disponibilizam as melhores ofertas nesse período.
Na hora de fazer suas pesquisas, o seu lugar é no nosso site, Passagens Promo, onde você encontra os preços mais vantajosos do mercado e muitos descontos.
Quer uma viagem mais econômica? De Promo você pode!
Leia também:
Despesas com viagens de funcionários: todo o controle em suas mãos
Reduzir custos com viagens corporativas: 12 passos eficientes
Viagem corporativa em grupo: dicas de economia e produtividade
Produtividade em viagens: 13 dicas para aumentar o seu rendimento
Network em viagens: 10 dicas para expandir a sua rede
Política de viagens corporativas: guia completo para criar a sua