Cidade de Goiás: pontos turísticos, informações e dicas de viagem

Você sabia que, além do estado, existe a cidade de Goiás? Antiga capital do estado com o mesmo nome, a cidade remonta ao período colonial e está tombada como Patrimônio Mundial pela Unesco!

Entre as ruelas de pedra, distribuem-se igrejas barrocas do século XVIII, praças arborizadas, coretos antigos e um charmoso casario colonial muito bem-preservado.

Tudo parece estar milimetricamente colocado no lugar, com as curvas verdes das montanhas ao fundo para emoldurar o cenário.

Em outras palavras: não tem lugar melhor para conhecer sobre a história colonial do Brasil no Centro-Oeste do que a pitoresca Villa Bôa de Goyaz, e nós vamos te ajudar a planejar a sua viagem, veja só!

Confira passagens aéreas com até 35% de desconto neste link!

Cidade de Goiás: história e cultura no interior do Brasil!

Está procurando um destino turístico pertinho de Brasília ou Goiânia para a sua próxima viagem? Se sim, você deveria considerar um roteiro pela cidade de Goiás, Goiás.

Terra da poetisa Cora Coralina, a cidade não nega sua vocação para o turismo, mas muitas vezes dá a impressão de simplesmente não ser uma cidade turística.

Em vez do intenso movimento de viajantes do país inteiro, em Goiás Velho você encontrará uma cidade pacata, de movimento discreto em qualquer época do ano, na qual a presença dos turistas parece ser pouco sentida.

A cidade parece convidar o visitante a explorar suas ruas pacatas a pé, sem pressa, caminhando entre edifícios que ajudam a contar a história do Brasil.

Em seu roteiro, algumas atrações são quase parada obrigatória, como a Casa de Cora Coralina, um dos maiores nomes da literatura brasileira, convertida em museu após a morte da escritora.

Você também não pode deixar de conhecer as igrejas construídas no auge do período do ouro no Brasil, como a Catedral de Sant’Ana, a Igreja Nossa Senhora Aparecida, a Igreja da Boa Morte e o Santuário de Nossa Senhora do Rosário.

E onde melhor para aprender mais sobre a história da cidade e do país do que seus excelentes museus? 

A lista inclui o espetacular Museu das Bandeiras, o Museu do Palácio Conde dos Arcos e o Espaço Cultural Goiandira Ayres do Couto.

Não se esqueça de reservar um tempinho na sua agenda para explorar a saborosa gastronomia de Goiás Velho, que recebeu a influência de diferentes povos que ajudaram a traçar o destino do Brasil! 

Onde fica Goiás Velho?

Onde fica Goiás Velho?
Fonte: Pexels

Cortada pelo Rio Vermelho, a cidade de Goiás está a apenas 140 km da capital do estado, Goiânia, e a 308 km da capital federal, Brasília: basta um bate-volta para conhecer este destino incrível!

O município tem localização privilegiada para quem deseja conhecer as cascatas e trilhas do Parque Estadual da Serra Dourada, situado a apenas 36 km de distância.

Como ir para Goiás Velho?

A melhor maneira de chegar a Goiás Velho depende da cidade de origem do viajante. 

Quem está saindo de lugares mais distantes, por exemplo, deve desembarcar no aeroporto de Goiânia ou Brasília e, então, concluir a viagem por terra.

Os viajantes que saem de Goiânia devem seguir pela rodovia GO-070, enquanto o trecho por terra a partir de Brasília é feito pelas rodovias BR-060 e GO-070.

Quando ir para a cidade de Goiás?

Quando ir para a cidade de Goiás?
Fonte: Pixabay

Está na dúvida sobre qual a melhor ocasião para conhecer a cidade de Goiás? Não se preocupe, pois o destino é agradável em qualquer época do ano.

De qualquer forma, dois parâmetros podem orientar o viajante a escolher a melhor data para a viagem: o clima e as festas do calendário local!

Os meses de maio a outubro são os mais recomendados para turismo, pois as temperaturas desta cidade quente estão bem mais amenas e praticamente não chove.

Você também pode se organizar para curtir alguns dos eventos do riquíssimo calendário da cidade.

Que tal conhecer a Procissão do Fogaréu, na madrugada da Quinta-Feira Santa, o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, em junho, ou o Festival Gastronômico, em novembro?

Qual a importância da cidade de Goiás Velho?

A história do município de Goiás começa no século XVIII, mais especificamente em 1736, quando a vila foi fundada por um dos mais famosos bandeirantes brasileiros, Bartolomeu Bueno da Silva, também conhecido como Anhanguera.

Naquela época, a vila ainda se chamava Arraial de Sant’Ana e o estado de Goiás nem sequer existia: o vilarejo fazia parte de São Paulo.

Cerca de 10 anos depois da fundação, a cidade cresceu e recebeu o nome de Vila Boa de Goyaz, logo sendo alçada ao título de capital da Comarca de Goiás, criada em 1748.

Por conta de sua importância regional desde os primórdios da exploração bandeirante no Centro-Oeste brasileiro, a cidade testemunhou em primeira mão o sucesso do ciclo do ouro na região.

O resultado pode ser visto em seu primoroso casario colonial, suas igrejas barrocas e praças bem-cuidadas: tudo isso possível graças às grandes quantias de dinheiro que circularam pela cidade em seus primeiros séculos.

Goiás Velho só perdeu seu protagonismo em 1935, quando ocorreu a origem de Goiânia, uma nova capital planejada nos mínimos detalhes para crescer. Dois anos depois, a capital goiana foi oficialmente transferida para a nova cidade.

Como que é a cidade de Goiás?

Na maioria das cidades coloniais brasileiras, como Ouro Preto (MG), Paraty (RJ) e Olinda (PE), o que mais se vê pelas ruas são turistas de todos os cantos do país. No entanto, isso não se repete na cidade de Goiás.

A antiga capital goiana é uma cidade pacata, onde os moradores parecem não se importar com o fluxo turístico.

Em muitos momentos, você vai se sentir caminhando por uma cidade que parou no tempo, com moradores a prosear despretensiosamente nas bodegas e praças, além de crianças brincando nas ruas. 

Além disso, prepare-se para se sentir em um imenso museu ao ar livre: mais de 90% das construções coloniais de Goiás Velho estão perfeitamente conservadas desde o século XVIII!

Em outras palavras, estamos falando de uma cidade como poucas outras do país!

Promoção de passagens aéreas para a cidade de Goiás

Quer conhecer a cidade de Goiás Velho com comodidade e economia? Então você precisa conhecer nosso site de buscas, Passagens Promo, que te ajuda a garantir suas passagens aéreas baratas para qualquer destino. 

Você só precisa digitar a cidade de origem e incluir o aeroporto no qual deseja desembarcar, Goiânia ou Brasília. Depois, é só selecionar as datas da sua viagem e escolher a melhor oferta.

Lembre-se de acionar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que você procura. 

E siga o Passagens Promo nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades do mundo das viagens!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de

Mapa cidade de Goiás

É possível conhecer praticamente todas as atrações da antiga Vila Boa de Goyaz a pé. No entanto, aprender antecipadamente onde estão os atrativos turísticos que você deseja visitar pode te economizar muito tempo e esforço em caminhadas.

Nesse sentido, destacamos o mapa cidade de Goiás para te ajudar a planejar uma viagem inesquecível. Veja só!

O que fazer em Goiás Velho

Caminhar pelas ruas do antigo Arraial de Sant’Ana é como viajar pelo tempo, direto para a época do Brasil colônia, quando o dinheiro das minas de ouro impulsionava o crescimento do Centro-Oeste.

Confira o que fazer em Goiás Velho!

Museu Casa de Cora Coralina 

Museu Casa de Cora Coralina
Fonte: Antônio Ricardo Gomes De Souza / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

No topo de qualquer roteiro por Goiás Velho deve constar uma visita ao Museu Casa de Cora Coralina, onde a poetisa que marcou a literatura brasileira viveu até seu último dia de vida.

A construção, datada de 1770, fica bem de frente para o Rio Vermelho e guarda com cuidado os móveis, as obras de arte, as roupas e os livros da escritora, bem como fotos e documentos históricos.

Durante o passeio, você vai aprender mais sobre a vida da escritora: Cora Coralina reconhecida no fim da vida e passou boa parte de sua história se sustentando como doceira. 

Igreja da Matriz de Sant’Ana 

Inaugurada na primeira metade do século XVIII, a Igreja da Matriz de Sant’Ana foi projetada com uma meta ousada: acomodar o triplo da capacidade da Catedral do Rio de Janeiro.

Em estilo barroco colonial, a construção chegou a ser parcialmente destruída anos depois de sua inauguração, mas foi restaurada e segue muito bem-preservada.

Em outras palavras, é o melhor lugar possível para aprender mais sobre a fé da antiga Vila Boa de Goiaz e os hábitos de seu povo.

Igreja Nossa Senhora Aparecida 

Um dos edifícios históricos mais fotogênicos de toda a cidade, a Igreja Nossa Senhora Aparecida fica na beira da estrada, cercada por uma agradável pracinha arborizada, em um ponto particularmente tranquilo de Goiás.

O cenário bucólico e sossegado é perfeito para fazer fotos incríveis ou simplesmente relaxar no genuíno estilo colonial brasileiro!

Museu das Bandeiras 

Museu das Bandeiras
Fonte: Túllio F / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Instalado no antigo edifício que abrigava a Câmara e Cadeia de Goiás Velho, datado de 1766, o Museu das Bandeiras foi inaugurado na década de 1950 para contar a história das bandeiras e dos bandeirantes que desbravaram o Centro-Oeste do país.

A visita possibilita que o viajante conheça um rico acervo sobre o período de exploração do território brasileiro e, de quebra, aprenda mais sobre a arquitetura colonial!

Santuário Nossa Senhora do Rosário 

Mais uma das atrações do imperdível roteiro de igrejas coloniais de Goiás Velho, o Santuário Nossa Senhora do Rosário foi originalmente construído em 1761, mas acabou demolido no começo do século XX.

No lugar da igreja barroca foi construído um templo em estilo neogótico, inaugurado em 1930, com fachada de pedras e interior ricamente ornado por afrescos do frei Nazareno Confaloni.

Chafariz de Cauda 

Durante o período colonial, era comum que vários chafarizes estivessem espalhados pelas cidades para oferecer água fresca a seus habitantes.

Um deles segue preservado em Goiás Velho, o Chafariz de Cauda, que recebeu esse nome por ser alimentado por um aqueduto em formato de cauda.

Construído em 1778, o chafariz em branco e amarelo foi recentemente revitalizado e é uma atração imperdível na cidade!

Mercado Municipal 

Mercado Municipal
Fonte: Eugenio Hansen, Ofs / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Desde 1926 o Mercado Municipal de Goiás Velho é um grande ponto de encontro de moradores, comerciantes e viajantes.

O local é o maior ponto comercial da cidade desde a sua construção e abriga diversos stands, cachaçarias, docerias e restaurantes.

O que você acha de aproveitar seu passeio para desfrutar de um típico almoço goiano?

Praça do Coreto 

A Praça Dr. Tasso de Camargo é conhecida como Praça do Coreto por acomodar em seu centro um charmoso coreto de 1923, além de chafariz, jardim e muitas árvores.

Um dos cantinhos mais aconchegantes da cidade, a pracinha ainda é o endereço de uma sorveteria especializada em sabores do cerrado brasileiro.

Como é morar em Goiás Velho?

Se você está pensando em fazer parte dos pouco mais de 20 mil habitantes da cidade de Goiás, esteja preparado para encontrar um custo de vida barato e muita tranquilidade.

O município tem índices de criminalidade baixíssimos e pode ser uma boa alternativa de moradia para quem procura um lugar pacato para viver.

Além disso, como a cidade está a apenas 140 km de Goiânia, você terá acesso a toda a infraestrutura de ponta da capital a apenas 2 horas de distância.

Quais são as cidades do Estado de Goiás?

O estado de Goiás é o sétimo maior do país em número de cidades: são 246 municípios, de acordo com o IBGE.

Entre os destinos goianos mais famosos estão a selvagem Chapada dos Veadeiros, as estâncias hidrominerais de Caldas Novas e Rio Quente, a histórica Pirenópolis e muito mais!

Melhores ofertas de passagens aéreas para a cidade de Goiás

Que tal começar a planejar agora mesmo a sua viagem para a cidade de Goiás? Visite o nosso site buscador, Passagens Promo para comprar suas passagens aéreas baratas para qualquer destino nacional ou internacional!

Nossa plataforma te ajuda a identificar a melhor opção para a sua viagem em poucos passos: é só digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas do passeio e escolher a melhor oferta para o seu bolso.

Você ainda fica por dentro de todas as promoções para o destino dos seus sonhos ao ativar o alerta de preços!

Conhecer uma das mais preservadas cidades coloniais do Brasil com economia? De Promo você pode!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
LATAM CNF Belo Horizonte RVD Rio Verde 18 Jul 20 Jul R$ 1309 Azul IGU Foz do Iguaçu RVD Rio Verde 14 Jun 17 Jun R$ 2065 Azul MAO Manaus RVD Rio Verde 25 Nov 03 Dez R$ 2357 Azul IGU Foz do Iguaçu RVD Rio Verde 12 Jul 15 Jul R$ 3274 Azul LDB Londrina RVD Rio Verde 09 Jul 14 Jul R$ 4407 Ver mais ofertas
Recomendado para você
Trindade, GO: conheça essa cidade do Centro-Oeste e seus maiores pontos turísticos!

Trindade, GO: conheça essa cidade do Centro-Oeste e seus maiores pontos turísticos!

Vale da Lua: o melhor da Chapada dos Veadeiros!

Vale da Lua: o melhor da Chapada dos Veadeiros!

Cachoeiras Pirenópolis: onde ficam, valores e dicas de viagem

Cachoeiras Pirenópolis: onde ficam, valores e dicas de viagem

Formosa, Goiás: pontos para ecoturismo e esportes de aventura

Formosa, Goiás: pontos para ecoturismo e esportes de aventura

Mambaí, Goiás: 9 atrações para explorar o turismo de aventura

Mambaí, Goiás: 9 atrações para explorar o turismo de aventura

Terra Ronca, Goiás: grutas, cachoeiras e dicas para ecoturismo

Terra Ronca, Goiás: grutas, cachoeiras e dicas para ecoturismo