Cidades da Itália: conheça as mais famosas, turísticas e interessantes

Não é à toa que as cidades da Itália estão entre os destinos mais cobiçados da Europa

Do interior ao litoral, há lugares que são verdadeiros cenários de conto de fadas, cidadezinhas que parecem ter parado no tempo, castelos medievais e campos verdejantes.

Para te ajudar a elaborar o roteiro dos seus sonhos, montamos um guia turístico com os lugares que não podem ficar de fora do seu tour pela Itália. Vem com a gente!

Compre passagens aéreas com o menor preço neste link!

Quais cidades da Itália você deve visitar durante a sua viagem!

As cidades italianas são um verdadeiro presente para os seus visitantes, já que possuem paisagens belíssimas, cercadas por canais, vilarejos da Idade Média e que ainda estão conservados. 

Para quem gosta de cultura e história, a regra é conhecer os museus que retratam as memórias mais antigas do país, catedrais suntuosas, campos verdejantes e uma gastronomia de primeira. 

Confira o nosso artigo e mergulhe em um roteiro único e encantador pelo país da bota!

Onde fica a Itália?

Onde fica a Itália?
Fonte: Pexels

A Itália é um país europeu, localizado na parte sul do continente, fazendo fronteira com destinos como a França, Suíça, Áustria e Eslovênia. 

A capital da Itália é Roma, sede do Vaticano, uma cidade que respira história, com construções milenares e grandiosas. O país da bota tem uma área total de 301.230 km².

Mapa da Itália

Para elaborar um bom roteiro, não basta escolher as melhores cidades, é preciso montar uma rota que facilite o deslocamento entre um destino e outro.

Sendo assim, montamos um guia para que você possa entender onde fica a Itália no mapa, quais as principais cidades turísticas e as atrações mais interessantes para conhecer. Confira!

Quantas cidades existem na Itália?

Agora que você já deu uma olhadinha no mapa, fica mais fácil saber quais são as cidades da Itália e aquelas que quer conhecer, não é mesmo?

Saiba que a Itália possui 51 cidades, aldeias e vilas cheias de charme e com muita história para contar aos seus visitantes.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    O seguro viagem é obrigatório para a Itália

    Para ter a viagem que sempre sonhou, não basta apenas escolher as cidades que deseja conhecer, você precisa também cuidar da sua segurança e tranquilidade.

    Em uma viagem nacional ou internacional, imprevistos são situações que, infelizmente, podem acontecer e comprometer os seus planos. 

    Já imaginou ter uma indisposição alimentar e precisar de internação ou perder seus documentos?

    Ao contratar um seguro viagem, o viajante encontra auxílio nessas e nas mais diversas situações, minimizando os prejuízos financeiros e evitando que tenha dor de cabeça.

    Um bom seguro oferece coberturas para diversos casos, como internações e despesas médicas, cancelamento de voos, extravio de bagagem, traslado e muito mais.

    Aliás, vale lembrar que o seguro viagem é obrigatório para os turistas que desejam conhecer as cidades italianas, já que o país faz parte do Tratado de Schengen, que exige a contratação do item.

    Na hora de garantir os planos ideais e os preços mais vantajosos do mercado, concentre as suas pesquisas no nosso site de buscas, Seguros Promo, que permite que os viajantes possam comparar coberturas de várias seguradoras.

    E você pode contar com a nossa central de atendimento que está sempre pronta para ajudar a escolher os planos de acordo com seus interesses e orçamento!

    Conheça as cidades da Itália pagando pouco!

    Além de escolher as melhores cidades na Itália para conhecer, que tal encontrar as passagens aéreas com os preços mais vantajosos do mercado?

    Nosso site de buscas, Passagens Promo, é o queridinho dos viajantes por apresentar voos baratos e pesquisas fáceis, rápidas e intuitivas para garantir as melhores ofertas das principais companhias aéreas.

    Ao acessar a nossa plataforma, você só precisa inserir as cidades de origem e destino e também as datas de ida e volta para ter acesso às opções mais baratas do mercado e as melhores ofertas para garantir aquele orçamento enxuto.

    Para aumentar suas chances de garantir os melhores voos para Itália, não deixe de cadastrar o seu e-mail no alerta de preços para que o nosso sistema possa te avisar sempre que o trecho escolhido entrar em promoção.

    Melhores passagens aéreas para as cidades da Itália!
    Passagens aéreas saindo de

    Qual cidade visitar na Itália?

    Há muitos lugares incríveis para conhecer no país. Mas para não ficar perdido e elaborar o roteiro dos seus sonhos, vem com a gente e saiba qual cidade visitar na Itália nas suas próximas férias. Confira!

    Roma

    Roma
    Fonte: Pexels

    Considerada uma das cidades mais antigas da Europa, Roma tem pontos turísticos imperdíveis, perfeitos para aqueles viajantes que gostam de história e cultura.

    Com edifícios suntuosos e milenares, a capital da Itália revela um país antigo e que preserva monumentos e construções do Império Romano.

    Entre as grandes atrações está o Coliseu, símbolo da grandeza do Império Romano, construído em 72 d.C., palco das lutas de gladiadores.

    Bem ao lado do Coliseu está o Fórum Romano e o Paladino, com ruínas de construções importantes, como o Capitólio, o Monte Palatino, o Arco de Tito, o Templo de Saturno e a Basílica Giulia.

    Por ser uma das cidades mais turísticas da Itália, é bom reservar pelo menos três dias em Roma para conhecer outras atrações como o Pantheon, o templo dos deuses, onde estão sepultadas personalidades como o primeiro rei da Itália.

    Não deixe de jogar uma moeda na Fontana de Trevi, onde foram gravados vários filmes e que é belíssima.

    Bolonha

    Bem pertinho de Florença, Bolonha é uma das cidades italianas cheias de charme e história, conhecida como La Rossa. 

    Ao chegar você entenderá porque ela carrega esse apelido: seus prédios medievais possuem fachadas em cor terracota e ornamentos com pórticos nas suas calçadas.

    A cidade também é famosa por suas duas torres inclinadas, Asinelli e Garisenda, construídas em estilo medieval pela elite da cidade, no século XIV.

    Outro destaque nos roteiros é o Santuário della Madonna di San Luca, no alto da colina e com uma arquitetura de encher os olhos!

    Veneza

    Veneza
    Fonte: Unsplash

    Cheia de charme e um dos destinos mais românticos da Itália, Veneza é repleta de labirintos de grandes e pequenos canais provenientes da Lagoa de Veneza.

    Considerada patrimônio da humanidade pela Unesco, essa é uma das cidades da Itália que preservam edifícios e casarões antigos e cheios de história.

    A cidade tem cerca de 118 ilhas, 400 pontes e 150 canais, que são as ruas por onde percorrem embarcações de transporte de pessoas e mercadorias.

    No coração de Veneza, a Piazza San Marco é uma praça grandiosa, considerada o coração da cidade, que abriga ainda construções importantes como a Basílica San Marco, o Palazzo Ducale, o Museu Correr e a Torre Campanile.

    A Campanile de San Marco é uma torre do sino de quase 100 metros de altura, que oferece uma bela vista da cidade. 

    Claro que um passeio pelo Grand Canal não pode faltar, assim como um passeio a pé pela Ponte Rialto.

    Milão

    Milão é uma metrópole moderna, berço da moda mundial e uma das maiores cidades da Itália. 

    Com um passado cultural riquíssimo e um complexo arquitetônico reconhecido em todo país, o destino respira história por todos os cantos.

    Para os turistas que desejam explorar cada cantinho da cidade, comece seu roteiro pela Piazza Duomo, uma das principais praças do país, que abriga outras construções importantes, como a Catedral de Milão e o Monumento de Vittorio Emanuele II.

    Aliás, não deixe de visitar a Galleria Vittorio Emanuele II, repleta de lojas e restaurantes. 

    Entre os passeios obrigatórios estão a Igreja Santa Maria Delle Grazie, patrimônio da Unesco e o Castelo Sforzesco, que guarda um pouco da história da cidade. 

    Turim

    Turim
    Fonte: Pexels

    Na hora de escolher cidades na Itália para conhecer, não deixe de incluir Turim no seu roteiro. 

    Com atrações culturais e construções antigas, o destino tem um clima requintado e elegante, que pode ser observado em todos os cantos.

    Cercada pelos alpes, não deixe de observar seus edifícios de estilo barroco e mergulhar um pouco na história da cidade, conhecendo os mais diversos museus.

    Um dos mais famosos é o Museo Egizio, considerado o mais antigo do mundo com 3.500 artigos arqueológicos, múmias, estátuas, sarcófagos, que deixam seus visitantes de “boca aberta”, tamanha a sua riqueza histórica. 

    Que tal conhecer Turim de outra perspectiva? O Mole Antonelliana é um enorme edifício de 167 metros de altura, que oferece uma bela vista dos principais pontos da cidade.

    Aproveite seus dias para conhecer a arquitetura dos seus prédios e praças, como a Piazza Castello, que reúne teatros, palácios, museus e castelos belíssimos.

    Florença

    Não é à toa que Florença está entre as cidades famosas da Itália. Capital da Toscana, o destino é muito popular entre turistas do mundo todo por reunir importantes obras de arte e edifícios com arquitetura renascentista.

    A grande atração da cidade fica por conta do Duomo di Firenze, uma imponente catedral com cúpula de telhas de terracota, projetada pelo famoso arquiteto e escultor amante do estilo gótico, Arnolfo di Cambio.

    Outro símbolo da cidade é o Campanário de Giotto, construído com revestimento de mármore branco, verde e vermelho, um verdadeiro espetáculo.

    Saiba que a cidade tem ainda outros lugares imperdíveis, como a Basilica di Santa Croce e a Basilica di San Lorenzo, além da Piazza della Repubblica e a Piazza della Signoria, cheias de cafés e restaurantes charmosos.

    Pisa

    Pisa
    Fonte: Pexels

    Pisa é uma das cidades mais visitadas da Itália, principalmente por conta da Torre de Pisa, que chama a atenção por ser inclinada, oferecendo um cenário pitoresco e perfeito para fotos engraçadas. 

    Mas não pense que a cidade se baseia apenas nas suas torres, ela tem ainda muitas outras atrações.

    Uma delas é o complexo da Piazza dei Miracoli, que reúne construções, como a Torre Pendente, o Batistério, o Museo dell’Opera Camposanto e o Museo delle Sinopie.

    Basta dar uma volta na cidade para observar porque ela é uma das queridinhas da Itália. 

    Nápoles

    Localizada no sul da Itália, no Mar Tirreno, Nápoles é um destino que combina história, belezas naturais e muita animação. Repleta de vielas e belas igrejas, os visitantes podem mergulhar nas memórias antigas da Itália.

    As belas igrejas da cidade ganham destaque nos roteiros, como o Duomo, sede da festa de San Gennaro. 

    Também tem o Monastero di Santa Chiara, datado do século XIII, e a Cappella di San Severo, que abriga trabalhos dos principais artistas italiano do século XVIII.

    As fortalezas Castel dell’Ovo e Maschio Angioino são verdadeiros símbolos da cidade e levam seus visitantes para uma viagem ao tempo.

    Gênova

    Gênova
    Fonte: Freepik

    Com uma história e cultura riquíssimas, Gênova é uma das cidades turísticas na Itália que jamais podem passar despercebidos em um roteiro pelo país.

    Fundada há mais de 2500 anos ao redor de sua zona portuária, foi escolhida como a Capital Cultural da Europa em 2004, além de reunir construções antigas e que contam a história do continente.

    A grande atração local é a cidade velha, que abriga edifícios incríveis, como a Basílica Românica de São Lourenço, com suas riscas brancas e pretas.

    Conheça ainda a Piazza de Ferrari, onde está localizada uma emblemática fonte em bronze e a belíssima casa de ópera Teatro Carlo.

    Quais são as cidades mais bonitas da Itália?

    A tarefa de definir quais são as cidades mais bonitas da Itália não é nada fácil, afinal, cada destino possui suas características e peculiaridades que o torna único.

    No entanto, há alguns lugares que estão sempre no topo da lista quando o assunto são as cidades mais bonitas. 

    Entre eles estão Veneza e seus canais cheios de charme, e Florença com seus campos verdejantes e edifícios históricos. 

    Bolonha e Milão também são lugares que possuem uma beleza indiscutível e cenários impressionantes.

    Viaje para as cidades da Itália e qualquer destino do mundo!

    Já sabe quais cidades da Itália pretende incluir na sua viagem pela Europa? 

    A verdade é que, independentemente da escolha, a sua viagem será inesquecível, já que a Itália é um dos lugares mais bonitos do mundo.

    Se além de conhecer os lugares mais incríveis do país da bota, você também não abre mão da economia, seu lugar é na nossa plataforma de buscas, Passagens Promo, conhecida por reunir em um só lugar os voos mais baratos do mercado.

    Não se esqueça de cadastrar seu e-mail no nosso alerta de preços para não perder nenhuma promoção!

    Quer conhecer as belezas das cidades italianas com economia e conforto? De Promo você pode!

    Melhores passagens aéreas para as cidades da Itália!
    Passagens aéreas saindo de
    Tap GIG Rio de Janeiro FCO Roma 03 Out 30 Out R$ 3545 Ethiopian GRU São Paulo FCO Roma 11 Out 25 Out R$ 3591 Tap GIG Rio de Janeiro FCO Roma 20 Out 10 Nov R$ 3653 Ethiopian GRU São Paulo FCO Roma 28 Mar 11 Abr R$ 3803 Latam Brasil GRU São Paulo MXP Milão 16 Out 09 Nov R$ 3826 Ver mais ofertas

    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Por que visitar Florença, Itália: melhores atrações da cidade!

    Por que visitar Florença, Itália: melhores atrações da cidade!

    Ilha de Malta, Itália: informações, intercâmbio e pontos turísticos

    Ilha de Malta, Itália: informações, intercâmbio e pontos turísticos

    Roma, Itália: dicas e informações para aproveitar a capital italiana

    Roma, Itália: dicas e informações para aproveitar a capital italiana

    Voos para Itália: informações e dicas de destinos para conhecer no país

    Voos para Itália: informações e dicas de destinos para conhecer no país

    Viagem Itália: quando ir, documentação e dicas de roteiro

    Viagem Itália: quando ir, documentação e dicas de roteiro

    Itália com crianças: quando viajar, documentos e passeios especiais

    Itália com crianças: quando viajar, documentos e passeios especiais