Cidades da Rússia: 10 destinos incríveis para conhecer pelo país

As cidades da Rússia preservam até os dias de hoje elementos marcantes do período soviético, fato que faz do país um dos destinos mais fantásticos para se conhecer em uma viagem.

Conhecendo as cidades russas, você vai se deparar com construções incríveis, entre os famosos Kremlins, as catedrais e espaços culturais. 

Vai se encantar com as cores vibrantes, a rica herança cultural e até mesmo se surpreender com o seu povo.

Prepara-se para ver que a Rússia vai muito além de sua imensidão territorial e do frio presente quase o ano todo.

Para isso, preparamos algumas dicas sobre o país, listamos atrações turísticas e quais são as principais cidades que você não deve deixar de conhecer ao visitar a Rússia. 

Cidades da Rússia: passeios imperdíveis, cultura e história

A Rússia é o maior país do mundo em extensão territorial, ocupando uma área que abrange os continentes europeu e asiático.

Logo, é de se esperar que você encontre nas cidades russas elementos que identifiquem o país com suas duas “partes”. 

O país também conserva uma rica herança cultural do período soviético. Se pararmos para pensar, a formação do estado russo é recente, portanto grande parte das construções trazem a influência da União Soviética. 

São palácios, catedrais e jardins exuberantes compondo uma verdadeira aula de história ao ar livre.

Cada vez mais, o turismo pela Rússia vem crescendo, principalmente após o fim do período soviético. 

Acompanhando esta evolução, o país vem oferecendo melhores serviços, como transporte, hospedagem, além das cidades bem cuidadas e atrações diversas.

Assim, esteja pronto para desfrutar da diversidade encontrada em cidades como Moscou, São Petersburgo e Kazan, que vão mostrar uma Rússia muito além dos estereótipos de um país fechado e frio.

Qual a melhor época para visitar a Rússia?

cidades da Russia melhor época
Fonte: Pexels

Que o país é gelado, isso nós já sabemos! Por isso, a primeira coisa que você deve se lembrar antes de fazer turismo na Rússia é evitar o inverno europeu.

A menos que você ame um frio intenso, muita neve e dias que parecem noites.

O momento que a maioria dos turistas escolhe para conhecer as cidades russas é no início do verão e no outono

Mas é bom lembrar que nesse período, considerado alta temporada, você encontrará preços um pouco mais altos.

Você dividirá muitos espaços com turistas locais no verão, já que é a época que eles também aproveitam as temperaturas mais altas. 

Com os termômetros variando entre 13º e 23º, é possível até aproveitar uma praia na Rússia. É o período de festivais e você pode presenciar as famosas noites brancas, quando o sol demora a se pôr no país.

Quem escolhe um tour russo no outono vai encontrar temperaturas mais amenas, sem o frio intenso do inverno e o calor do verão. 

Aproveite para se encantar com o colorido especial que as paisagens ganham nessa época do ano. 

Documentação necessária para a sua viagem à Rússia

Vai conhecer as cidades da Rússia e está preocupado com o visto? Então aqui vai uma boa notícia: turistas brasileiros são isentos do visto, desde que vão ficar até 90 dias, a contar da chegada por lá.

Entretanto, há uma série de outros documentos pedidos pelas autoridades russas, a começar por um passaporte validade mínima de seis meses.

Sempre tenha em mãos também o RG, que poderá ser requisitado pelas autoridades do país. 

Na imigração, você deverá apresentar comprovante de estadia e passagens de volta para o Brasil, assim como o Cartão Migratório, que você receberá na chegada ao país.

Com este documento, você dará entrada no Registro Migratório, também conhecido como Registro de Residência Temporária. 

Será a certificação da sua estadia na Rússia e você deverá obter este documento em toda cidade que se hospedar.

Seguro viagem 

[seguros_promo_shortcode tags=”plu,meio,cidades-da-russia” theme=”card-large” coupon=”SPB15″ ideal_para=”4″ ideal_para_lbl=”Ásia” /]

Por fim, e não menos importante: o seguro viagem não é obrigatório para conhecer a Rússia. 

Mas é sempre bom lembrar que com o seguro, você estará protegido em casos de emergências médicas, cancelamentos e atrasos de voos ou extravio de bagagem.

Além disso, como não há voo direto para a Rússia, o seguro viagem pode ser solicitado caso você faça escala em algum dos países que fazem parte do Tratado de Schengen, de forma que o seguro será exigido. 

Portanto, para evitar qualquer dor de cabeça, pesquise em nosso site Seguros Promo pelo plano que melhor vai te atender, além de encontrar ofertas e descontos das melhores seguradoras do mercado.

Passagens aéreas para a Rússia

Não há voos diretos do Brasil para a Rússia, portanto, para chegar ao país você terá de fazer escala em alguma outra capital pela Europa. 

As cidades de Moscou e São Petersburgo são as principais portas de entrada no país e também os pontos de apoio caso você escolha visitar outros locais de avião.

Para economizar nas passagens aéreas, que frequentemente consomem boa parte do orçamento de uma viagem, a nossa dica é fazer uma pesquisa em sites comparadores de preços.

Utilize o Passagens Promo e encontre ofertas e descontos para o trecho de sua preferência, viajando com as melhores companhias aéreas.

Cadastre-se no nosso alerta de preços para receber as melhores promoções e descontos e poupar o seu dinheiro na hora de viajar. 

Quais são as cidades da Rússia?

Apesar de ser o país de maior área territorial no mundo, a Rússia concentra os seus principais centros urbanos em sua parte ocidental e europeia.

É nesta região que estão os principais destinos turísticos, entre eles a capital Moscou e a cultural e artística São Petersburgo, além das quentes Samara e Sochi.

Entre o leste europeu e o norte da Ásia, o território russo ocupa uma área superior a 17 mil quilômetros quadrados. 

É um número tão grande que corresponde a um oitavo da área terrestre habitada em nosso planeta. 

Não à toa, a Rússia possui números curiosos: o país faz fronteira com outras 14 nações e possui 11 fuso-horários diferentes dentro do seu espaço territorial.

Os russos também são a nona nação mais populosa do mundo, com uma estimativa de 146 milhões de habitantes, sendo que em pelo menos 15 cidades, a população ultrapassa 1 milhão de pessoas. 

Mapa de cidades da Rússia

Não fique perdido! Veja pelo mapa a localização das 10 cidades da Rússia citadas no decorrer deste artigo

1. Moscou

cidades da Russia moscou
Fonte: Freeimages

Durante a sua visita pela capital russa, pode ter uma certeza: não vão faltar opções quando o assunto for o que fazer em Moscou!

Sua primeira parada deve ser a Praça Vermelha, famosa pelos desfiles militares no período da União Soviética. A praça também será ponto de partida para outras importantes atrações da cidade. 

Uma delas é a colorida Catedral de São Basílio, construída no século XVI e que exibe formas e cores exuberantes. 

Partindo da praça, você estará próximo ao Kremlin, um conjunto de palácios, catedrais e construções históricas onde fica a sede do governo russo.

Outras duas construções religiosas que valem a visita em Moscou são as catedrais do Cristo Salvador e de Nossa Senhora de Kazan.

A maior cidade do país apresenta um vasto leque de atrações para quem deseja fazer compras, experimentar da culinária local ou mesmo apreciar um passeio tranquilo.

Mas os amantes da cultura não devem deixar de conhecer o Teatro Bolshoi, sede da Companhia de Balé de Bolshoi.

Se quiser assistir a algum espetáculo, reserve seu ingresso com antecedência, pois as atrações são muito concorridas.

2. São Petersburgo

Capital do Império Russo até a Revolução de 1917, São Petersburgo foi a casa de muitos czares, mas hoje é conhecida como a capital cultural do país por seus inúmeros museus, palácios, catedrais e teatros. 

Por si só, o Palácio de Inverno representa uma das principais atrações turísticas da cidade, por ser o ponto de início da revolução bolchevique.

Atualmente, ele abriga o Museu Hermitage, um dos mais conhecidos e importantes do mundo. 

O complexo do Hermitage é formado por palácios e pavilhões e tem um acervo com mais de 3 milhões de obras de artistas russos de diferentes momentos da história do país.

Entre os prédios históricos de São Petersburgo, separe um tempo para visitar a Catedral do Sangue Derramado, cartão postal da cidade, e a Catedral de São Isaac.

Visite também o Peterhof Palace, conjunto de jardins e palácios construídos por ordem de Pedro, o Grande.

Outra atração de São Petersburgo são os canais e pontes — são mais de cem — que cortam a cidade e a fazem ser conhecida como “Veneza do Norte”. 

Um passeio de barco pelos canais vai oferecer um outro olhar sobre este importante centro urbano da Rússia.

3. Novosibirsk

Cidades da Russia Novosibirsk
Fonte: Pixabay

Terceira maior cidade russa, Novosibirsk foi fundada e tem a sua história ligada à construção da Ferrovia Transiberiana, que liga as partes ocidental e oriental do país.

Influenciada por sua origem, a maior cidade da Sibéria se tornou um importante centro de transportes do país e uma das paradas mais importantes na rota rumo à Rússia oriental. 

Uma das principais atrações é o Museum for Railway Technology Novosibirsk, contando a evolução das locomotivas e apresentando vagões de valor histórico, como os utilizados pelos russos na Segunda Guerra Mundial.

Para conhecer mais sobre a história da cidade e da Ferrovia Transiberiana, não deixe de visitar o Novosibirsk State Museum of Local History and Nature.

Aprecie também a infra-estrutura moderna da cidade antes de conhecer outro importante ponto turístico: o Teatro de Ópera, um dos mais famosos da Rússia, com apresentações frequentes para entreter os turistas. 

4. Ecaterimburgo

Uma das principais cidades da Rússia, localizada em território asiático, Ecaterimburgo conserva prédios antigos que contam a história da região, apesar de estar à frente de suas vizinhas quando o assunto é modernidade.

No local, não deixe de conhecer a Igreja da Catedral do Sangue Derramado, cartão postal da cidade, construída onde o czar Nicolau II e sua família foram assassinados.

Conhecida pela forte atividade industrial e mineradora, Ecaterimburgo exalta estas origens, por exemplo, na arquitetura do metrô local e no museu Geomineral.

Outro ponto que vale a visita é a torre do hotel Vysotsky, maior prédio da cidade. Suba até o alto e tenha uma visão diferenciada da quarta maior cidade russa.

Ecaterimburgo possui ainda diversos parques e edifícios que podem ser conhecidos em uma boa caminhada. 

Assim como outros centros urbanos, como Moscou e São Petersburgo, possui uma noite movimentada, com destaque para os bares e pubs.

5. Níjni Novgorod

Cidades da Russia Nijni Novgorod
Fonte: Pxhere

Banhada pelos rios Volga e Oka, Níjni Novgorod é uma das mais belas cidades russas, conservando uma arquitetura medieval que remete à sua fundação, no século XII. 

Sua principal construção é o Kremlin, fortaleza cercada por muros de pedras construída no século XVI que serviu como ponto de resistência à invasão polonesa. 

O local possui 13 torres, algumas delas intactas até hoje, que garantem uma bela vista da cidade.

A escadaria Chkalov, com seus mais de 560 degraus, é outro atração turística da cidade e oferece um pôr do sol privilegiado para os visitantes que encerram o dia por lá.

O centro histórico de Níjni também oferece um leque de atrativos, com monumentos e catedrais, mas também restaurantes e lojas para você se divertir entre os passeios.

6. Kazan

Os brasileiros apaixonados por futebol não guardam uma boa lembrança de Kazan: foi na cidade que a Seleção Brasileira se despediu da Copa do Mundo de 2018, eliminada pela Bélgica nas quartas de final.

Para deixar de lado essa frustração, nada melhor que um bom passeio pela capital da República do Tartaristão, reconhecida pela diversidade cultural e religiosa

O Kremlin de Kazan é reconhecido como patrimônio da humanidade pela Unesco. Construído em tijolos brancos, o local tem várias construções históricas e museus.

Dentro do Kremlin, está localizada a Mesquita Kul Sharif e o Museu de Cultura Islâmica, que valorizam a forte presença muçulmana na cidade.

A Torre-Soyembike-Kazan, com seus 58 metros de altura e 2 metros de inclinação, é outro ponto bastante visitado no Kremlin de Kazan.

Aproveite a estadia na cidade para experimentar as delícias da culinária local, como o etch potchmak (pastel recheado com batata, carne de carneiro e cebola) e os tchak-tchak, uma massa frita e banhada com mel.

7. Omsk

Cidades da Russia Omsk
Fonte: Pxhere

Localizada no oeste da Sibéria, Omsk está entre as 10 maiores cidades da Rússia e é um importante centro industrial do lado oriental dos Montes Urais.

Passando um tempo na cidade, você certamente será atraído pela beleza da Catedral da Assunção

Localizada no centro da cidade, esse templo impressiona pela beleza de sua arquitetura e cores, além de uma bela decoração ortodoxa em seu interior.

O Omsk Drama Theater, ou Teatro Dramático de Omsk, também chama a atenção por sua bela arquitetura e espetáculos que podem te surpreender. 

Ao longo da história, Omsk serviu de exílio para Fiódor Dostoiévski e a cidade mantém um museu dedicado a contar a história do escritor, especialmente durante este período. 

Estão expostos livros, cartas, fotos e outros objetos de sua estadia durante o exílio. 

Outras cidades russas para conhecer

8. Sochi

Cidades da Russia Sochi
Fonte: Pixabay

É possível imaginar uma cidade russa banhada pelo mar, onde as pessoas aproveitam o verão à beira da praia, num astral bem tropical? Sim, e você encontrará tudo isso em Sochi.

Na costa do Mar Negro, no sul do país, a cidade se beneficia pelo seu clima subtropical e belas praias, sendo conhecida como a “Riviera Russa”. 

É a queridinha dos russos, que aproveitam as temperaturas amenas para se divertirem nas férias. Você ainda encontrará resorts e cachoeiras em Sochi entre as boas opções para o verão.

Os amantes da natureza também devem incluir o Parque Nacional de Sochi em sua lista de pontos turísticos a visitar. O local possui uma rica vegetação, cachoeiras e animais que vivem livres pela área.

Parte do legado esportivo da cidade após os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, o Parque Olímpico também está entre as principais atrações da cidade. 

9. Volgogrado

Um simples passeio por Volgogrado é suficiente para mostrar que essa é uma cidade de forte ligação com a história da Rússia. 

A antiga Stalingrado conserva monumentos e símbolos da Batalha de Stalingrado, um dos momentos mais importantes ao longo da Segunda Guerra Mundial. 

A Estátua da Mãe Pátria, um imponente monumento de 85 metros de altura, foi construída em memória dos soldados mortos durante este evento. 

Já o Museu Panorâmico da Batalha de Stalingrado exibe peças e documentos referentes à batalha.

Há ainda o monumento da Chama Eterna, exposto no Parque Mamayev Kurgan. É um dos símbolos mais comoventes em Volgogrado. 

Nas paredes da sala onde fica exposta, estão gravados os nomes dos soldados mortos durante as batalhas. 

10. Kaliningrado

Cidades da Russia Kaliningrado
Fonte: Pxhere

A arquitetura medieval das construções de Kaliningrado mostram uma forte influência alemã na cidade, situada na fronteira com a Lituânia e a Polônia. 

Terra natal do filósofo Immanuel Kant, a cidade destaca um pedaço dedicado ao seu filho ilustre, chamado Ilha de Kant. 

É onde estão localizados o Museu de Kant, a tumba onde ele foi enterrado e a Catedral de Kaliningrado (conhecida como Catedral de Königsberg).

Kaliningrado é banhada pelo Mar Báltico e possui atrações como o Museu do Mundo do Oceano, ligado ao contexto da construção naval russa, e a Vila dos Pescadores, um reduto de prédios, restaurantes e lojas.

Outra atração histórica são os portões que protegiam a antiga fortaleza de Kaliningrado. 

Sete deles resistiram aos bombardeios da Segunda Guerra Mundial, sendo que seis estão preservados e se tornaram pontos turísticos da cidade.

Cotação passagens aéreas para a Rússia

Com este roteiro de atrações e dicas sobre algumas das melhores cidades da Rússia para visitar, chegou a hora de planejar a sua viagem e arrumar as malas!

Faça uma visita ao site Passagens Promo e comece a pesquisar as passagens aéreas para a Rússia.

Você encontrará trechos oferecidos pelas melhores companhias, além de ofertas e descontos que te ajudarão a economizar na sua viagem.

Ative o nosso alerta de preços e receba as melhores promoções e descontos para poupar o seu dinheiro na hora de viajar.

Quer conhecer as mais belas cidades da Rússia pagando mais barato? De Promo você pode.

Recomendado para você
O que fazer em São Petersburgo: tire suas dúvidas antes de montar seu roteiro!

O que fazer em São Petersburgo: tire suas dúvidas antes de montar seu roteiro!

Tudo sobre a Rússia: curiosidades, melhores cidades e gastronomia

Tudo sobre a Rússia: curiosidades, melhores cidades e gastronomia

Turismo na Rússia: quando ir, documentação e cidades turísticas

Turismo na Rússia: quando ir, documentação e cidades turísticas