Cidades do Mato Grosso do Sul: veja aqui sobre os principais municípios deste estado

Pensando em incluir cidades do Mato Grosso do Sul em seu próximo roteiro de viagem? Você não vai se arrepender!

Esse apaixonante estado do Centro-Oeste brasileiro abriga destinos incríveis, com atrações para públicos de todas as idades!

Bonito dispensa apresentações e já se firmou como um dos principais destinos da região, mas não fica só nisso: você poderá conhecer o Pantanal, as piscinas naturais de Jardim, as cachoeiras de Bodoquena, as belezas de Campo Grande e muito mais!

A lista de destinos sul-mato-grossenses é bastante ampla, o que significa que você precisará de um bom planejamento para conhecer tudo em uma só viagem, especialmente se estiver com o tempo curto.

Mas não se preocupe, pois você não está sozinho nessa tarefa! Neste artigo, você vai descobrir quais as melhores cidades para turismo no Mato Grosso do Sul e dicas para aproveitar sua viagem ao máximo! Vamos lá!

Compre passagens aéreas com o menor preço neste link!

Cidades do Mato Grosso do Sul: destinos incríveis do estado!

Não faltam motivos para incluir as cidades do Mato Grosso do Sul em seus planos de viagem. O estado é perfeito para quem procura contato com a natureza, boa infraestrutura e paisagens paradisíacas.

Entra ano, sai ano, a badalada Bonito segue firme entre os destinos dos sonhos dos brasileiros, mas certamente não está sozinha nessa lista.

A vizinha Jardim cada vez mais chama a atenção dos viajantes nacionais, enquanto a Serra da Bodoquena se transformou na “menina dos olhos” de casais apaixonados em lua de mel.

A capital, Campo Grande, parece se esforçar para convencer os turistas a ficar um pouco mais antes de seguir viagem para outras cidades, com muitos atrativos incríveis e infraestrutura robusta.

Em Miranda e Corumbá, por sua vez, você poderá conhecer o Brasil da divisa com a Bolívia, onde o Pantanal assume sua forma mais perfeita.

Você ainda terá a oportunidade de explorar as atrações da Serra de Maracaju e do rio Aquidauana, desfrutar dos atrativos de ecoturismo de Costa Rica e muito mais!

Para não deixar nenhum destino para trás, vale a pena se organizar e montar um roteiro de viagem caprichado! Confira nossas dicas!

Quantas cidades tem no estado do Mato Grosso do Sul?

Quantas cidades tem no estado do Mato Grosso do Sul?
Fonte: Coordenação-Geral De Observação Da Terra/Inpe / Flickr / CC BY-SA 2.0

Embora seja um dos maiores estados brasileiros, com território maior que o da Alemanha, não existem muitas cidades no Mato Grosso do Sul se comparado a outros estados brasileiros.

Enquanto Minas Gerais, por exemplo, tem 853 cidades e São Paulo tem 645, o Mato Grosso do Sul tem apenas 79 municípios.

Em comum, essas cidades têm o respeito à natureza, como Campo Grande, que integra o Parque Estadual do Prosa, Dourados, que fica no Parque Natural Municipal do Paragem, Corumbá, no Pantanal, e muitas outras.

Quais são as principais cidades do estado de Mato Grosso do Sul?

Também conhecida como Cidade Morena, Campo Grande é a capital sul-mato-grossense e, consequentemente, a cidade mais importante do estado, onde estão a sede do governo estadual, grandes empresas e órgãos governamentais.

É também em Campo Grande que vive a maior população do Mato Grosso do Sul: quase 1 milhão de habitantes.

A lista de grandes cidades sul-mato-grossenses continua com Dourados, onde vivem quase 230 mil pessoas, Três Lagoas, com 125 mil habitantes, e Corumbá, na divisa com a Bolívia, lar de mais de 110 mil moradores.

Conheça as cidades do Mato Grosso do Sul com economia!

Você pode conhecer as cidades do Mato Grosso do Sul sem pesar no bolso: é só comprar suas passagens aéreas em nosso buscador, Passagens Promo.

Para garantir a economia que você merece, basta digitar as cidades de origem e destino, indicar as datas de ida e volta, e pronto: o Passagens Promo realiza uma megapesquisa em poucos segundos e te apresenta as melhores ofertas!

O viajante consegue até turbinar a sua pesquisa com recursos modernos e gratuitos, como a aba de economia em dias próximos e o alerta de preços, que não te deixa perder nenhuma promoção para o trecho que você procura!

Depois de reservar suas passagens, basta escolher entre diversas formas de pagamento para concluir a transação: PIX, transferência bancária e até no cartão de crédito, em 10 vezes sem juros!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de

Cidades turísticas do Mato Grosso do Sul

Entre montanhas, florestas, rios e cachoeiras, as belezas sul-mato-grossenses são capazes de encantar até mesmo quem está acostumado a cenários naturais exuberantes.

As águas cristalinas dos principais rios do estado são perfeitas para mergulhos, flutuações e banhos relaxantes, enquanto centenas de quilômetros em trilhas levam a lugares tão bonitos que parecem coisa de cinema!

Está preparado para conhecer alguns dos destinos mais apaixonantes do Brasil? Confira as cidades do Mato Grosso do Sul que não podem ficar de fora da sua viagem!

Bonito 

Bonito
Fonte: Unsplash

No topo da lista de cidades mais bonitas do Mato Grosso do Sul está um destino que é Bonito até no nome!

Localizada pertinho da Serra da Bodoquena, no leste do estado, Bonito é uma cidade em que a natureza é a grande protagonista: são mais de 80 passeios distintos espalhados por toda a cidade, como flutuações e visitas a nascentes de rios.

Os viajantes podem conhecer, ainda, rios, grutas, cachoeiras e várias atividades turísticas, como mergulho, rapel, escalada, canoagem, rafting e outras aventuras.

Vale a pena incluir o Abismo Anhumas, maior caverna submersa do mundo, a Gruta do Lago Azul e o passeio pelo rio Sucuri em seu roteiro de viagem!

Não é à toa que Bonito é considerada um dos melhores destinos de ecoturismo em todo o Brasil!

Jardim 

Mais uma das cidades do Mato Grosso do Sul com vocação para o ecoturismo, Jardim pode não ser tão famosa quanto a vizinha Bonito, mas certamente consegue encantar seus visitantes com um rol impressionante de belezas naturais.

As comparações com Bonito são inevitáveis: alguns dos passeios bonitenses mais lindos ficam, na verdade, em Jardim.

Isso inclui a flutuação sobre as águas cristalinas do rio da Prata, a paradisíaca Lagoa Misteriosa, o Ecopark e muitas outras atrações incríveis.

Miranda 

A histórica Miranda é a principal porta de entrada para o Pantanal sul-mato-grossense, localizada bem no começo do parque.

A cidade abriga várias fazendas com estrutura completa de lazer abertas a visitação, como a São Francisco e a Caiaman.

Fundada na segunda metade do século XVIII, Miranda é também um destino perfeito para quem gosta de história.

No centro, você encontrará marcos e monumentos que remetem à Guerra do Paraguai, além de edificações do começo do século XX, como a Estação Ferroviária e a Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo.

Bodoquena 

Bodoquena
Fonte: Mtur Destinos / Flickr / CC0

Vizinha de Jardim e Bonito, Bodoquena faz parte do Parque Nacional da Serra da Bodoquena e é um verdadeiro paraíso para quem gosta de cachoeiras.

As quedas d’água mais famosas estão distribuídas por dois roteiros: a Fazenda Boca da Onça e o próprio parque nacional.

Na Boca da Onça, você encontrará a cachoeira homônima, com 156 metros de queda, os poços do Macaco e da Lontra, as cachoeiras da Anta, do Fantasma e muitas outras.

Se você preferir explorar o parque, passará por várias quedas d’água, piscinas naturais de água cristalina e uma emocionante descida de bote pelo rio!

Aquidauana 

Que tal conhecer uma das cidades do Mato Grosso do Sul com fácil acesso à Serra de Maracaju? Aquidauana, no meio do caminho entre a capital sul-mato-grossense e o Pantanal, pode ser uma boa opção para a sua viagem!

O rico relevo da região, incluindo as serras de Piraputanga e Maracaju, garante as principais atrações da cidade, como cachoeiras, paredões e cavernas.

Depois de curtir os atrativos de ecoturismo locais, você pode relaxar em praias de areia branquinha às margens do rio Aquidauana ou passear pelo distrito histórico da cidade.

Não deixe de visitar a Igreja Matriz, a fotogênica Ponte Velha e o Museu Marechal José Machado Lopes, que conta a história militar do Centro-Oeste brasileiro.

Costa Rica 

Quase na divisa com Goiás fica uma das cidades mais bonitas do Mato Grosso do Sul: Costa Rica, que abriga nada menos que quatro reservas ecológicas!

O Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú, por exemplo, é o endereço de uma das principais atrações de Costa Rica, a cachoeira Salto do Majestoso, com 64 metros de altura.

O Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari, por sua vez, leva o visitante a uma viagem no tempo em seus sítios arqueológicos que guardam heranças pré-históricas, além de muitos cânions e cachoeiras.

No Parque Natural Municipal da Lage, os visitantes encontram uma imensa piscina natural abastecida com água fresca do rio!

Além disso, você também terá a oportunidade de conhecer o Parque Nacional das Emas, a maior unidade de conservação ambiental do cerrado brasileiro, onde você poderá percorrer roteiros de safári incríveis!

Melhores cidades do Mato Grosso do Sul para se viver

Melhores cidades do Mato Grosso do Sul para se viver
Fonte: Overdrive_Cz / Wikimedia Commons / CC BY-SA 2.0

Não são apenas atrativos de ecoturismo e turismo de aventura que você vai encontrar no estado: prepare-se para se encantar por cidades famosas pela qualidade de vida!

Confira quais as melhores cidades do Mato Grosso do Sul para morar!

Campo Grande

As atrações sul-mato-grossenses não estão limitadas ao interior: a própria Campo Grande,  capital de Mato Grosso do Sul, é um destino formidável, capaz de surpreender os viajantes!

A cidade, com quase 800 mil habitantes, oferece muitas atrações de turismo cultural, gastronômico, rural e de aventura.

Você pode começar o seu passeio com o City Tour, que visita 42 atrativos da cidade em ônibus de dois andares, climatizados e com vista panorâmica.

Em seguida, conheça os bons museus campo-grandenses, como o Museu Lídia Bais Morada dos Bais, o Memorial da Cultura Indígena, Museu Dom Bosco e o Museu de Arte Contemporânea, esses dois últimos no Parque das Nações Indígenas.

Sobrou algum tempinho no seu roteiro? Aproveite para ir às compras na Casa do Artesão, onde você encontra arquitetura tradicional do começo do século XX e muitos itens de artesanato à venda.

A cidade ainda é considerada uma das melhores para viver no Brasil, com animada cena cultural, boa infraestrutura de transportes e serviços, vários espaços arborizados e muito mais!

Chapadão do Sul  

Chapadão do Sul é uma das mais jovens cidades do Centro-Oeste brasileiro, tendo origem na década de 1970 e só fundada oficialmente em 1898.

Mesmo assim, esse pacato município com menos de 30 mil habitantes não demorou a se tornar uma das melhores cidades do Mato Grosso do Sul para se viver, com Índice de Desenvolvimento Humano parecido com o de Campo Grande.

A cidade não tem muita vocação para ecoturismo, embora seja um badalado destino de turismo rural e turismo de negócios, por ser um dos mais importantes polos agrícolas do estado.

Em outras palavras, estamos falando de uma cidade que ainda tem potencial para crescer bastante e não economiza na oferta de empregos e oportunidades de trabalho!

Dourados 

Dourados
Fonte: Temp1980 / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Espremida entre as belezas da Serra de Maracaju e a bacia do rio Paraná, Dourados é uma das principais cidades turísticas do Mato Grosso do Sul e dispõe até mesmo de seu próprio aeroporto.

A cidade é conhecida por suas grandes festas, como a Feira do Empreendedor, a Festa do Peixe e o Festival Dourados Brilha, que atraem milhares de visitantes todos os anos.

Além disso, Dourados abriga muitos atrativos históricos, como o Monumento ao Colono, o Museu Histórico e Cultural, as ruínas da Usina Velha e a Catedral da Imaculada Conceição.

Se você gosta de atividades ao ar livre, vai gostar de conhecer os parques dos Ipês e Rego d’Água, que dispõem de espaços para a prática de esportes, ciclovias e pistas de caminhada.

Três Lagoas

Três Lagoas, uma das mais conhecidas cidades do Mato Grosso do Sul, fica a pouco mais de 350 km de Campo Grande, em uma região bastante privilegiada pela natureza.

Além de ficar sobre uma das maiores reservas de água subterrânea do mundo, o Aquífero Guarani, a cidade faz parte do sistema Pantanal e oferece muitas atrações de ecoturismo a seus visitantes, incluindo irresistíveis praias de água doce.

Em Três Lagoas, inclua a Ponte Francisco de Sá, cartão-postal da cidade, e o Circuito das Lagoas em seu roteiro de viagem para conhecer as águas que dão nome ao município.

Você também poderá conhecer a Igreja de Santo Antonio, a Praça do Obelisco, o Relógio Central, o Cristo Redentor, a Usina do Jupiá e a Casa do Artesão, entre muitos outros atrativos inesquecíveis!

Maracaju

Localizada no coração do estado, no complexo da Serra de Maracaju, a cidade de Maracaju é considerada um verdadeiro paraíso por boa parte de seus 50 mil habitantes.

Famosa pela saúde de qualidade e pelas boas oportunidades de emprego, a cidade não abriga muitas atrações turísticas, mas oferece excelente infraestrutura e pode ser uma boa alternativa de passeio para quem quer desestressar.

Durante a sua visita, que tal aprender um pouco mais sobre a cidade no Museu de Tecnologia Regional de Maracaju, no Museu da Cachaça, na Usina Velha, no Museu de Maracaju ou no riquíssimo Museu Ana Thereza de Lima Alves?

São Gabriel do Oeste

Pertinho de Campo Grande, a apenas 140 km da capital, São Gabriel do Oeste é um destino sob medida para quem gosta de fazer passeios ao ar livre.

A cidade é recortada por um emaranhado de dezenas de quilômetros em trilhas ecológicas, como a Los Pagos, que levam a cachoeiras fantásticas ao longo do rio do Peixe, incluindo as muitas atrações do Balneário 7 Quedas do Didi.

Não deixe de visitar o monumento do Anjo Gabriel, no centro da cidade, e os muitos restaurantes das redondezas, onde é possível experimentar o melhor da culinária pantaneira!

Viaje pelas cidades do Mato Grosso do Sul pagando pouco!

Agora que você já conhece as melhores cidades do Mato Grosso do Sul, o que está esperando para começar a planejar a sua viagem?

Visite agora mesmo nosso site, Passagens Promo, para encontrar suas passagens aéreas promocionais para os aeroportos sul-mato-grossenses sem dificuldades!

Não se esqueça de incluir seu e-mail no alerta de preços para não perder nenhuma promoção e utilize a aba de economia em dias próximos para encontrar o momento mais barato para viajar! De Promo você pode!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
Gol GRU São Paulo CGR Campo Grande 22 Jun 01 Jul R$ 616 Azul VCP Campinas CGR Campo Grande 21 Set 28 Set R$ 840 LATAM GRU São Paulo CGR Campo Grande 18 Set 22 Set R$ 842 Azul CWB Curitiba CGR Campo Grande 14 Jun 17 Jun R$ 854 Azul GRU São Paulo CGR Campo Grande 27 Mai 29 Mai R$ 862 Ver mais ofertas
Recomendado para você
Corumbá, MS: o que fazer, onde ficar e principais atrações!

Corumbá, MS: o que fazer, onde ficar e principais atrações!

Três Lagoas: pontos turísticos, dicas de viagem, mapa e informações

Três Lagoas: pontos turísticos, dicas de viagem, mapa e informações

Jardim, MS: informações, o que fazer, mapa e dicas de viagem

Jardim, MS: informações, o que fazer, mapa e dicas de viagem