Cidades do Mato Grosso: conheça mais sobre os melhores destinos pra visitar!

As cidades do Mato Grosso abrigam algumas das maiores belezas brasileiras, como piscinas naturais de águas cristalinas, mirantes, matas, parques e até a maior área úmida continental do mundo, o Pantanal.

Era de se esperar que as maravilhas mato-grossenses estivessem entre os principais destinos turísticos do Brasil, mas a região ainda é relativamente desconhecida por boa parte dos brasileiros.

Para corrigir essa situação e mostrar o que você está perdendo, montamos um guia com os principais destinos do Mato Grosso e dicas para desfrutar de uma viagem inesquecível pelo estado. Confira!

Compre passagens aéreas com o menor preço neste link!

Cidades do Mato Grosso: quais você deve incluir no seu roteiro?

Até a nomeação da capital, Cuiabá, como sede da Copa do Mundo de 2014, as cidades do Mato Grosso pareciam desconhecidas em pleno coração do Brasil.

Destinos de ecoturismo, como a Chapada dos Guimarães e o Pantanal, não atraíam as milhões de pessoas que visitam lugares como a Chapada dos Veadeiros (GO) e a floresta amazônica todos os anos, mesmo com grande potencial turístico.

Aos poucos, porém, esse cenário vem mudando. Os brasileiros e estrangeiros, já saturados de destinos badalados, direcionam suas atenções para cidades pouco conhecidas, onde o meio ambiente é ainda muito bem preservado

Ao Parque Nacional da Chapada dos Guimarães e o Pantanal, juntaram-se cidades que se destacam pelos excelentes índices de qualidade de vida e suas muitas belezas naturais.

A lista inclui as cachoeiras e grutas de Rondonópolis, as atrações culturais de Várzea Grande, os parques de Tangará da Serra e as águas cristalinas de Nobres.

Você ainda poderá conhecer um pedaço da Amazônia fora do Norte do Brasil em Alta Floresta, relaxar nas fontes termais de Barra do Garças, pescar nos rios de Cáceres e muito mais.

Neste artigo, vamos te contar quais cidades não podem ficar de fora do seu planejamento, como chegar ao estado e outras dicas importantes para o seu roteiro. Veja só!

Onde fica o Mato Grosso?

Onde fica o Mato Grosso?
Fonte: Integração Chapada Dos Guimarães / Flickr / CC0

Com pouco mais de 3,2 milhões de habitantes, o Mato Grosso é um dos estados da região Centro-Oeste do Brasil, praticamente no centro da América do Sul.

Por conta dessa localização inusitada, há quem diga que entre as cavernas e grutas da região existem túneis que levam a outros cantos do mundo, além das muitas teorias que conectam a chapada a Machu Picchu e ao Egito!

Lendas à parte, o estado fica em um ponto estratégico do mapa brasileiro, com fácil acesso a vários estados do Centro-Oeste e do Norte do país: Pará e Amazonas, ao norte; Rondônia e Bolívia, a oeste; Tocantins e Goiás, a leste; e Mato Grosso do Sul, ao sul.

Mapa com as cidades do Mato Grosso

Quer montar um roteiro pelo estado? A melhor estratégia é ver o mapa da região para avaliar as melhores rotas de deslocamento para a sua viagem.

Confira o mapa de cidades do Mato Grosso!

Quantos municípios tem o estado do Mato Grosso?

Existem 141 cidades no Mato Grosso, o que não surpreende diante de números como os de Minas Gerais, com 853 municípios, ou São Paulo, com 645 cidades.

Mesmo assim, o estado do Centro-Oeste abocanha uma parcela impressionante do território brasileiro: são quase 1 milhão de km² de extensão, isto é, maior que países como Venezuela, Turquia e Chile.

Como ocupa mais de 10% do território total do Brasil, o Mato Grosso ocupa o posto de terceiro maior estado do país.

Economize durante a sua viagem pelo Mato Grosso!

Você pode conhecer as principais cidades do Mato Grosso com comodidade: o Aeroporto Internacional de Cuiabá recebe voos de todo o Brasil!

Para garantir suas passagens aéreas mais baratas e visitar as belezas mato-grossenses sem pesar no bolso, basta fazer sua pesquisa no Passagens Promo.

Nosso site te ajuda a encontrar o momento mais barato para viajar para o destino dos seus sonhos e você pode até potencializar a sua pesquisa com o nosso alerta de preços!

Faça uma cotação gratuita para descobrir que você pode conhecer o Mato Grosso com toda a economia que você merece!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de

Principais cidades do Mato Grosso

O principal fator em comum entre as cidades do Mato Grosso é o grande potencial turístico, impulsionado sobretudo pelas paisagens do cerrado brasileiro.

O estado é um gigante do agronegócio e ainda guarda lembranças coloniais, especialmente da corrida do ouro do século XVIII, em cidades como Cáceres, Cuiabá e Nobres.

Na Chapada dos Guimarães, o destaque fica por conta do parque homônimo que atrai aventureiros do mundo inteiro, sem falar na acolhedora Sorriso, na quase selvagem Tangará da Serra e outros destinos.

Confira as melhores cidades mato-grossenses!

Cuiabá

Cuiabá
Fonte: Unsplash

De todas as cidades do Mato Grosso, nenhuma é maior que a capital, Cuiabá, onde vivem mais de 1 milhão de pessoas, considerando-se a região metropolitana.

Carinhosamente apelidada de Cidade Verde, a capital do Mato Grosso mantém “cara” de cidade do interior, enquanto garante aos seus visitantes boa infraestrutura e opções de entretenimento.

Seu centro histórico preserva construções e monumentos que remontam ao período colonial, especialmente do século XVIII, quando pessoas de todos os cantos chegaram à região em busca de ouro.

A cidade, onde os termômetros podem ultrapassar os 40ºC entre agosto e outubro, é o principal ponto de partida para viagens pelo estado, pois é em Cuiabá que está o maior aeroporto do Mato Grosso.

Em seu roteiro, não deixe de incluir a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, o Museu Histórico do Mato Grosso e um de seus belos parques, como o Mãe Bonifácia, o Tia Nair ou o Seo Fiote.

Várzea Grande

Uma das maiores cidades do Mato Grosso, Várzea Grande faz parte da região metropolitana de Cuiabá e, por isso, pode ser facilmente incluída em roteiros pela capital.

Ali, as cachoeiras são as grandes protagonistas, com muitas opções de lazer e ecoturismo disponíveis para o viajante, especialmente nos parques locais.

O mais antigo de todos, o Parque Tanque do Fancho, é o lugar perfeito para praticar esportes e caminhar à sombra de muitas árvores. 

Quer conhecer a rica vida animal da cidade? Você não pode perder o Parque Municipal Flor do Ipê!

Quem gosta de atrações históricas não corre o risco de se entediar: que tal explorar a Igreja Nossa Senhora da Várzea, do século XIX, e a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, tombada como Patrimônio Histórico Nacional?

Se você não abre mão de boas compras durante as suas viagens, vale a pena incluir o moderno Várzea Grande Shopping em seu roteiro pela cidade.

Rondonópolis

Rondonópolis
Fonte: Orleansvg / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Considerada uma das melhores cidades do Mato Grosso para se viver, Rondonópolis tem mais cara de cerrado que de Pantanal, além de ser um badalado destino de festas no estado.

É nesse rico município que acontecem alguns dos principais eventos culturais do calendário do Centro-Oeste brasileiro, como feiras agropecuárias, festivais musicais e festas country.

Os viajantes que se interessam por passeios de aventura e atividades ao ar livre, por sua vez, vão se encantar pelas belezas do Parque Ecológico João Basso, recheado de grutas e cachoeiras.

Chapada dos Guimarães

É provável que a Chapada dos Guimarães seja uma das cidades do Mato Grosso mais conhecidas nos outros cantos do Brasil, graças ao famoso parque nacional homônimo que abriga.

A reserva protege mais de 330 km² de cerrado, onde vivem alguns dos mais icônicos animais brasileiros, como a onça-pintada, o tamanduá-bandeira e o lobo-guará.

E nem só de animais do presente vive a região: a Chapada Guimarães também é um dos principais sítios paleontológicos do Brasil, onde já foram encontrados fósseis de dinossauros e outros animais pré-históricos.

As cavernas, os cânions, as grutas e os paredões rochosos de arenito vermelho típicos da região não apenas colorem a paisagem, mas também oferecem um aventuras para os turistas mais animados.

Afinal, quem não gostaria de pedalar, praticar trekking, escalar, fazer rapel ou mergulhar em águas cristalinas, em um cenário paradisíaco?

Durante sua estadia, não deixe de conhecer a vista indescritível do Morro de São Jerônimo e as piscinas naturais de águas cristalinas do Circuito das Cachoeiras!

Sinop

Um dos principais polos econômicos do Centro-Oeste, Sinop entrou para o mapa do turismo nacional graças às boas faculdades que abriga, capazes de atrair estudantes de todos os cantos do Brasil.

O turismo da cidade gira em torno do rio Teles Pires, que oferece inúmeras oportunidades de lazer, como canoagem, pesca esportiva e passeios de barco por cenários belíssimos.

No Parque Florestal de Sinop, você poderá conhecer toda a riqueza da floresta amazônica bem no coração do Centro-Oeste, incluindo a riquíssima vegetação que sustenta a vida de centenas de espécies animais.

Se você curte passeios culturais, uma visita à Catedral Sagrado Coração de Jesus e ao Museu Histórico de Sinop é simplesmente imperdível.

Prefere curtir o calor acachapante do Mato Grosso? Você vai se apaixonar pelo Balneário Vale do Sol e pelo Parque Aquático Curupy.

Tangará da Serra

Tangará da Serra
Fonte: Pixabay

A pouco mais de 240 km de Cuiabá, Tangará da Serra é um paraíso do ecoturismo brasileiro, com uma paisagem cheia de cachoeiras, cavernas e parques.

A cidade é relativamente jovem, tendo sido criada apenas na década de 1970, e por isso surpreende pelo excelente planejamento urbano, que torna os deslocamentos mais práticos e rápidos.

Aproveite para conhecer a Cachoeira do Formoso e a aldeia indígena de mesmo nome, a Salto das Nuvens, que oferece praia de água doce com excelente infraestrutura, e as corredeiras do Salto Maciel.

Você também poderá visitar a Casa de Rondon, de 1906, o bem-cuidado Bosque Municipal e o monumento natural da Pedra Solteira, onde é possível praticar escalada.

Cáceres 

Se você é um amante da pesca, Cáceres não pode ficar de fora do seu roteiro pelas cidades do Mato Grosso. 

A cidade é uma das portas de entrada para quem quer fazer turismo no Pantanal e é banhada por quatro grandes rios: Cabaçal, Jauru, Paraguai e Sepotuba.

Cáceres é o endereço de um importante campeonato de pesca mato-grossense, o Festival Internacional de Pesca, e atrai milhares de visitantes todos os anos.

Você também poderá explorar o lado histórico da cidade, como o Marco do Jauru, a Catedral de São Luiz e os sítios arqueológicos que guardam heranças de animais e povos que viveram ali há milhares de anos.

Sorriso 

A simpática Sorriso carrega no nome a alegria de quem vive em um dos lugares mais bonitos do Brasil, rodeado por cachoeiras, florestas e mirantes.

Considerada capital nacional do agronegócio, a cidade dispõe de muitas áreas arborizadas, agradáveis para passeios ao ar livre, como o Parque Ecológico Claudino Francio e a Área Verde Central.

Prefere atrações culturais? Você vai se surpreender com o riquíssimo acervo da Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato e com os pratos incríveis do Festival Gastronômico Sabores de Sorriso.

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Fonte: Orleansvg / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Com pouco mais de 60 mil habitantes, Lucas do Rio Verde esteve por muito tempo fora do radar dos turistas brasileiros. 

Até pouco tempo atrás, só visitava a cidade quem tinha negócios a tratar na região, famosa pelo agronegócio.

Nos últimos anos, porém, essa charmosa cidade mato-grossense descobriu sua veia turística e passou a chamar a atenção de quem gosta de natureza.

O Parque Municipal dos Buritis, com mais de 98 hectares de área protegida, é a grande estrela da cidade, seguido de perto pelo pacato lago Ernani José Machado.

Os visitantes também podem se divertir nas atrações aquáticas da Usina Hidrelétrica Canoa Quebrada, do rio Verde e do córrego Lucas, considerado símbolo da cidade.

Barra do Garças

Quem gosta de diversidade turística vai gostar de Barra do Garças, a pouco mais de 500 km de Cuiabá.

A cidade é uma potência do ecoturismo no Centro-Oeste, oferecendo aos viajantes rios, cachoeiras e matas preservadas.

As quedas d’água garantem refresco em dias quentes, como a do Pé da Serra e a da Serra Verde. Se você prefere caminhar, nada melhor que visitar a Serra do Roncador.

A cidade abriga até mesmo fontes de águas termais: que tal visitar o Parque das Águas Quentes para curtir um dia de spa?

Alta Floresta 

O maior diferencial de Alta Floresta está indicado no nome da cidade: o destino abriga um pedaço da Amazônia em pleno Mato Grosso.

Por essas e outras, o município é o destino perfeito para quem deseja conhecer a riqueza da maior floresta tropical do mundo.

Além de explorar trilhas em meio à mata, na região você terá a oportunidade de praticar pesca esportiva e observação de pássaros selvagens.

Para uma experiência ainda mais imersiva, vale a pena passar ao menos uma noite em um dos hotéis construídos dentro da floresta.

Nobres 

Nobres
Fonte: Bruno1991Antonio / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Quem quer conhecer a riqueza hídrica do Centro-Oeste não pode deixar de visitar Nobres, uma das mais apaixonantes cidades do Mato Grosso!

A cidade oferece várias atrações aquáticas a seus visitantes, como os circuitos de flutuação pelos rios Salobra e Triste ou o aquário natural do Recanto Ecológico Azul, onde você poderá conhecer peixes típicos da região.

O viajante também pode percorrer trilhas pela Serra Azul para chegar a lagoas e cachoeiras, se divertir na tirolesa e em paredões perfeitos para a prática de escalada e rapel.

Vila Bela da Santíssima Trindade 

Vila Bela da Santíssima Trindade está entre as cidades mais interessantes do estado graças a sua história e natureza.

Primeira capital do estado, a cidade preserva a sua tradição através das danças do Chorado e do Congo, seus patrimônios históricos e suas muitas belezas naturais.

O Parque Estadual Ricardo Franco é o destino ideal para quem gosta de cachoeiras: ficam ali a Cachoeirinha e a Cachoeira dos Namorados, perfeitas para banhos refrescantes. 

Bem perto dali está a Cachoeira Jatobá, quarta maior do país, com 252 metros de queda d’água.

Quais as melhores cidades do Mato Grosso para se viver?

A prosperidade oferecida pelo agronegócio e as belezas naturais espalhadas por todos os lados tornam esse estado um dos melhores para se viver.

Quem busca qualidade de vida não vai se arrepender de morar em lugares como Cuiabá, Rondonópolis, Sinop e Sorriso, consideradas as melhores cidades do Mato Grosso em oferta de empregos e opções de lazer.

Conheça as cidades do Mato Grosso pagando pouco!

Você não precisa gastar rios de dinheiro para conhecer as cidades do Mato Grosso: é só comprar suas passagens aéreas em nosso site especializado, o Passagens Promo.

Basta digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas de ida e volta, e pronto. Nossa plataforma vai te mostrar as melhores ofertas para o trecho que você procura.

Faça uma cotação gratuita para encontrar o melhor momento para viajar e não se esqueça de ativar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção! 

Quer conhecer o estado do Mato Grosso com economia? De Promo você pode!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
LATAM GRU São Paulo CGB Cuiaba 14 Ago 19 Ago R$ 465 Azul BSB Brasília CGB Cuiaba 01 Jul 05 Jul R$ 504 Gol GRU São Paulo CGB Cuiaba 24 Jul 13 Ago R$ 513 LATAM GRU São Paulo CGB Cuiaba 07 Jun 11 Jun R$ 513 Gol GRU São Paulo CGB Cuiaba 10 Jun 10 Jun R$ 513 Ver mais ofertas
Recomendado para você
Trindade, GO: conheça essa cidade do Centro-Oeste e seus maiores pontos turísticos!

Trindade, GO: conheça essa cidade do Centro-Oeste e seus maiores pontos turísticos!

Quais são os estados da região do Centro Oeste e seus atrativos?

Quais são os estados da região do Centro Oeste e seus atrativos?

Culinária do Centro-Oeste: história, pratos típicos e curiosidades

Culinária do Centro-Oeste: história, pratos típicos e curiosidades