Cidades do Paraguai: os 10 maiores destinos no país

É bastante comum que a primeira referência às cidades do Paraguai para nós brasileiros seja de lugares onde é possível comprar barato.

Sim, o país vizinho é um paraíso para quem deseja economizar nas compras. Mas sabia que os paraguaios têm muito mais a oferecer em seu território?

Conhecer a cultura guarani, visitar os parques nacionais com riquezas ecológicas e saborear a gastronomia local são um algo a mais ainda pouco conhecido pelos turistas sul-americanos. 

Que tal aproveitar esse potencial inexplorado para descobrir o país? Para ajudar, confira tudo sobre o Paraguai e quais as maiores cidades do Paraguai para conhecer.

Aproveite as promoções de passagens aéreas para o Paraguai do Passagens Promo. Tarifas com até 35% de desconto.

Cidades do Paraguai: mapa, documentos e principais destinos

Definitivamente, o Paraguai é um país que merece maior atenção quando o assunto é turismo, principalmente dos brasileiros que buscam novos destinos na América do Sul.

Existem vários motivos para planejar uma viagem para o Paraguai.

O país é nosso vizinho, dependendo do estado em que se mora é possível chegar lá de carro. O custo com passagens aéreas e hospedagem não é caro. E o melhor, sequer precisamos de passaporte para explorar o território paraguaio.

Fora tudo isso, as cidades reúnem atrações diversas e contrastantes. 

Há lugares com forte valor cultural, outros onde a história está presente nos monumentos e destinos com paisagens naturais únicas. E você é capaz de encontrar uma cidade que junte tudo isso em uma só!

Quais são as principais cidades do Paraguai?

Cidades do Paraguai principais
Fonte: Pixabay

Além de serem as maiores em número de habitantes, Assunção e Ciudad del Este são as principais cidades do Paraguai para visitar e também as mais conhecidas.

Mas não significa que estes sejam os únicos destinos que valem a pena conhecer.

Encarnación, por exemplo, está entre as melhores cidades do Paraguai e tem um carnaval digno do que fazemos por aqui. 

Luque possui um centro histórico todo colonial e é a casa da Conmebol, a Confederação Sul-Americana de Futebol, abrigando um museu sobre o futebol no continente que vai deixar os fãs do esporte vidrados.

Mapa do Paraguai

Pela localização do Paraguai na América do Sul, conhecer o país é acessível para visitantes de qualquer outro país. 

Ele está na região central, fazendo fronteira com Argentina, Bolívia e Brasil. 

Uma curiosidade é que embora seja, junto com a Bolívia, um dos países do continente sem faixa litorânea, a população costuma aproveitar, e bem, as praias de água doce à beira dos principais rios paraguaios.

Encontre as melhores ofertas de passagens aéreas para o Paraguai!

Separamos as melhores ofertas de passagens aéreas aqui
Passagens aéreas saindo de

O jeito mais fácil, rápido e seguro de viajar para o Paraguai é chegando de avião. 

A principal porta de entrada para as cidades do Paraguai é o aeroporto de Assunção, mas tem muito brasileiro que prefere voar até Foz do Iguaçu e atravessar a fronteira de carro ou ônibus.

Independente de qual município você escolha para chegar, economizar nas passagens aéreas é algo que todo viajante tenta priorizar, principalmente pensando nas compras no país.

Quer encontrar os menores preços para conhecer o Paraguai? Use o Passagens Promo, nosso comparador de preços que oferece as melhores ofertas do mercado.

E se você cadastrar o seu e-mail e destino de preferência, receba um aviso quando o valor da passagem abaixar, além de descontos excelentes para viajar pagando pouco.

Documentos para entrar no Paraguai

Como Brasil e Paraguai são países membros do bloco Mercosul, é muito mais fácil conhecer o país vizinho, já que não é necessário apresentar o passaporte.

Isso mesmo, quem é brasileiro não precisa de passaporte para o Paraguai.

Será preciso apenas apresentar o RG com uma foto atual, preferencialmente um documento emitido há menos de 10 anos.

Para quem decidir viajar de carro, a lista de documentos necessários para entrar no Paraguai aumenta, sendo obrigatório ter o seguro Carta Verde para o veículo transitar livremente.

Mesmo não sendo obrigatório, também é recomendado ter o seguro viagem, que oferece auxílio ao beneficiado para vários tipos de imprevistos que podem acontecer. 

Acesse o Seguros Promo e encontre os melhores planos com preços pequenos para você viajar com tranquilidade e segurança.

Lista das maiores cidades do Paraguai

Diversas possibilidades estão à sua espera em uma viagem ao Paraguai.

É possível explorar suas principais cidades, conhecer a cultura e a história, se aventurar em meio à natureza e também comprar no Paraguai, o que muita gente gosta de fazer.

E aí, já sabe quais são as maiores cidades do Paraguai? Listamos as 10 principais e as melhores atrações para você conhecer em um roteiro pelos destinos paraguaios.

Assunção

Cidades do Paraguai Assunção
Fonte: Pixabay

Ainda que seja a capital do Paraguai, Assunção transmite a ideia de uma cidade bucólica e bastante receptiva aos visitantes.

Nela, os turistas podem explorar a pé o centro histórico, que guarda construções em arquitetura colonial e descobrir traços sobre a formação e cultura do povo paraguaio.

Quer saber quais atrações não podem ficar de fora do seu roteiro por Assunção, Paraguai? 

Comece por pontos históricos, como o Panteón de los Héroes, que guarda os restos mortais de Francisco Solano López e outros personagens históricos do país, e a Casa da Independência, onde a emancipação do país tomou forma.

Dos museus, o Museo del Barro se destaca por reunir acervo artístico datado dos povos pré-colombianos, arte sacra e objetos indígenas.

Após vários passeios, descubra que a vida noturna em Assunção é bastante atrativa, principalmente no Paseo Carmelitas, uma área badalada e repleta de bares e pubs onde a diversão vai noite adentro.

Ciudad del Este

Paraíso das compras no Paraguai, Ciudad del Este atrai milhares de turistas, especialmente brasileiros e argentinos, pelos baixos preços em uma das maiores zonas de livre comércio do mundo.

Eletrônicos, roupas, perfumes e bebidas importadas são alguns itens na lista de o que comprar no Paraguai com bastante economia.

A Avenida Monseñor Rodrigues é a principal zona comercial da cidade, com boa oferta de shoppings e lojas no Paraguai para comprar.

Se a sua preocupação for a qualidade dos produtos, os shoppings Paris e Del Este são alguns dos mais indicados para sair cheio das sacolas com confiança.

Mas Ciudad del Este não vive apenas das compras, embora muitos turistas não se atentem para suas principais atrações. 

Não dá para perder a oportunidade de visitar a Usina de Itaipu, maior usina hidrelétrica do mundo e responsável pelo abastecimento de parte do Brasil e do Paraguai.

As quedas d’água de Saltos del Monday estão entre as mais belas paisagens naturais paraguaias, enquanto o Museu da Terra Guarani, próximo a Itaipu, relata em seu acervo a cultura e a história da civilização Guarani.

Luque

Considerada a cidade da música, Luque é o terceiro maior município paraguaio, com cerca de 291 mil habitantes, e está próxima da capital Assunção, Paraguai.

Além da possibilidade de fazer um bate-volta ao principal centro do país, dá para aproveitar bem as atrações de Luque.

O Parque Ñu Guazú é um espaço natural todo arborizado, ótimo para relaxar, dar uma caminhada ou praticar esportes. Por falar neles, o Museu do Futebol Sul-Americano é parada obrigatória para os fãs da modalidade.

Luque também é a cidade das jóias para quem procura o que comprar no Paraguai. 

San Lorenzo

Cidades do Paraguai San Lorenzo
Fonte: Wikipedia foto de Robslpy

San Lorenzo é tida como o centro universitário do Paraguai por ser a sede central da Universidade Nacional de Assunção — a capital está a 13 km da cidade.

Principal atração turística da cidade está na Catedral de San Lorenzo. Construída em estilo neogótico, a conclusão das obras levou cerca de 50 anos, sendo finalizada em 1968.

A cidade também tem relevância para a economia do Paraguai, uma vez que também é um dos destinos ideais para quem deseja comprar produtos no país. 

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!

    Fique tranquilo, não enviamos spam!

    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Capiatá

    Na metade da lista com as dez maiores cidades do Paraguai está Capiatá, município com cerca de 236 mil habitantes.

    Quem for conhecer a cidade poderá visitar um espaço relevante para a difusão da cultura do Paraguai: o Museu Mitológico Ramón Elías, lugar bem agradável com uma coleção de artigos e peças do folclore e história do país.

    Também em Capiatá, aproveite para esticar até uma das principais atrações naturais paraguaias, o Lago Ypacaraí, a aproximadamente 33 km de distância.

    Lambaré

    Colada em Assunção, Lambaré integra a região metropolitana da capital do Paraguai e um destino que atrai visitantes pelos cassinos.

    Embora esteja situado no território de Assunção, o Cerro de Lambaré, que dá nome à cidade, é sua principal atração. No topo, está o Monumento à Paz Vitoriosa.   

    Fernando de la Mora

    Cidades do Paraguai Fernando de la mora
    Fonte: Wikipedia foto de Patty P

    A cidade de Fernando de la Mora, também na região metropolitana de Assunção, é ótima para compras no Paraguai, além de atrações históricas, esportivas e culturais.

    Para quem deseja aproveitar as ofertas paraguaias, o Shopping Multiplaza dispõe de ótima variedade de lojas.

    A Igreja Católica da Medalha Milagrosa foi a primeira paróquia da cidade, construída junto de sua fundação, em 1942. Visite também o bairro 6 de Enero, reduto dos descentes de africanos no Paraguai. 

    Limpio

    Fundada em 1785, Limpio é considerada uma das primeiras cidades do Paraguai e onde os primeiros contatos entre colonizadores espanhóis e o povo guarani aconteceu.

    O município também faz parte do distrito central do país e possui aproximadamente 145 mil habitantes.

    A Igreja de São José e a Ilha de São Francisco, no Rio Paraguai, são os pontos turísticos mais conhecidos de Limpio.

    Nemby

    Nona maior cidade paraguaia, Nemby também faz parte da região metropolitana, com pouco menos de 140 mil habitantes.

    Ao visitar Nemby, é possível realizar atividades de turismo de aventura no Cerro Nemby, uma elevação de 169 metros com visual bem rústico onde há vegetação, lago e trilhas para explorar. 

    Encarnación

    Cidades do Paraguai Encarnacion
    Fonte: Wikipedia foto de Myparaguay

    Embora ocupe apenas a 10ª posição entre as maiores cidades do Paraguai, Encarnación talvez fique atrás apenas de Assunção e Ciudad del Este em termos de potencial turístico.

    Cultura, história e natureza se misturam e fazem deste um destino bastante popular.

    O principal atrativo de Encarnación é visitar as Ruínas Jesuíticas de Tavarangue e da Santíssima Trindade, Patrimônios Mundiais da Unesco que preservam a arquitetura e a história das missões jesuítas no país.

    Muitos dizem que a cidade tem um quê de Rio de Janeiro do Paraguai. 

    Os motivos são bem claros: o carnaval local é bastante animado, com alegorias e fantasias, e as praias, ainda que fluviais, à beira do rio Paraná proporcionam descanso e diversão para locais e visitantes. 

    Qual é a maior cidade do Paraguai?

    Cidades do Paraguai qual a maior
    Fonte: Pixabay

    Centro político e econômico do país, a capital Assunção é a maior cidade do Paraguai. 

    São mais de 522 mil habitantes residentes no município, número que aumenta para mais de 2 milhões, de acordo com projeções do ano passado, tendo em consideração a região metropolitana da Grande Assunção.

    Fora a capital do Paraguai, Ciudad del Este aparece como o segundo maior município, somando uma população superior a 300 mil habitantes.

    Qual cidade brasileira faz fronteira com o Paraguai?

    Mato Grosso do Sul e Paraná são os dois estados brasileiros que fazem fronteira com Paraguai.

    Entre as cidades sul-mato-grossenses e paranaenses, três delas se destacam na condição de fronteiriças com o país vizinho: Foz do Iguaçu, Corumbá e Ponta Porã.

    Aliás, Foz e Ciudad del Este são as mais famosas por serem separadas apenas pela Ponte da Amizade, principal acesso de brasileiros que vão às compras no Paraguai.

    Já Corumbá é reconhecida por fazer tríplice-fronteira, estando na divisa com Paraguai e Bolívia.

    Além de Ciudad del Este, Pedro Juan Caballero, distante cerca de 450 km de Assunção, está entre as cidades do Paraguai que fazem fronteira com o Brasil mais conhecidas.

    Menor preço para o seu voo!

    Gostou de saber que as cidades do Paraguai têm muita atrações históricas, culturais e naturais para surpreender os seus visitantes?

    Agora é a hora de conhecer o país de outro jeito, e se sobrar tempo ainda dá para fazer as comprinhas.

    Planeje a sua viagem com o Passagens Promo e economize. No nosso comparador de preços, você encontra as melhores ofertas de passagens aéreas e excelentes descontos rumo ao seu destino.

    Quer pagar menos para descobrir um outro lado do Paraguai? De Promo você pode!


    Leia também:

    Recomendado para você
    Ciudad del Este: o que fazer além das compras?

    Ciudad del Este: o que fazer além das compras?

    Viagem para o Chile: roteiro por região, passeios e gastronomia

    Viagem para o Chile: roteiro por região, passeios e gastronomia

    O que fazer em Puerto Natales: explore além de Torres del Paine

    O que fazer em Puerto Natales: explore além de Torres del Paine

    Assunção, Paraguai: dicas de hotéis, restaurantes e melhores passeios

    Assunção, Paraguai: dicas de hotéis, restaurantes e melhores passeios

    Punta Arenas, Chile: 7 lugares que você não pode deixar de explorar

    Punta Arenas, Chile: 7 lugares que você não pode deixar de explorar

    Turismo no Peru: tudo que você precisa saber antes de viajar

    Turismo no Peru: tudo que você precisa saber antes de viajar