Cidades do Texas: dicas de destinos, mapa e curiosidades

Referências mundiais em rodeios, música country e churrasco, as cidades do Texas estão entre os destinos mais visitados dos Estados Unidos e podem ser o lugar ideal para suas próximas férias.

Que tal conhecer a cena artística vibrante em Austin, curtir um autêntico show de música country na tradicional Dallas ou visitar a icônica sede da Nasa em Houston?

Você só não pode deixar para planejar a sua viagem em cima da hora! Afinal, conhecer as principais atrações de um estado tão imenso é um desafio que requer organização por parte do viajante.

A recompensa é a oportunidade de conhecer cidades incríveis, cheias de atrações para todas as idades e belas paisagens naturais, como o Padre Islands National Seashore, as curvas do rio San Antonio e o Guadalupe Mountains National Park!

Aproveite as ótimas oportunidades de passagens aéreas com ótimos preços neste link!

Cidades do Texas: quais conhecer pelo estado?

Reza a lenda que tudo é maior no Texas: as porções servidas nas churrascarias, as caminhonetes, os inconfundíveis chapéus de caubói, os times esportivos e, é claro, suas cidades, onde moram quase 30 milhões de pessoas.

É como se fosse um país dentro de outro país. Ou melhor, vários países em um só país: o Lone Star State é maior que os territórios de Alemanha, Inglaterra, Irlanda, Bélgica, Irlanda do Norte e Holanda juntos!

Esse grande território guarda uma cultura própria bastante distinta, capaz de fazer você se sentir em um filme de faroeste, além de muitas riquezas e potencial para encantar viajantes do mundo inteiro!

Conhecer as maiores cidades do Texas, porém, requer organização do viajante: as distâncias podem ser bem longas e um bom planejamento pode te poupar tempo e dinheiro.

Mas não se preocupe, pois vamos te ajudar a montar um roteiro eficiente pelas terras texanas: neste artigo, você encontra dicas de destinos, como chegar, quando visitar e outras dicas imperdíveis para a sua viagem! Vamos lá!

Onde se localiza o Texas?

Onde se localiza o Texas?
Fonte: Unsplash

A região onde fica o Texas pode dar uma pista sobre como o estado desenvolveu uma cultura única, bastante diferente em relação aos demais estados norte-americanos.

O território texano era dividido em duas regiões, Tejas e Coahuila, que pertenciam ao México até 1845, quando finalmente foi anexado pelos Estados Unidos.

Por isso, a cultura local acabou absorvendo características tanto de seu passado mexicano quanto de seu presente estadunidense.

No mapa atual, o Texas fica bem na divisa com o México e faz fronteira com os vizinhos Novo México, Oklahoma, Arkansas e Louisiana. 

O estado é banhado pelas águas do Golfo do México e recortado pelo famoso Rio Grande, uma fronteira natural com o país vizinho.

Quando viajar para o Texas?

Para escolher o melhor momento para viajar, vale a pena aprender um pouco mais sobre o clima texano, capaz de influenciar diretamente a sua experiência no estado.

Durante o verão, por exemplo, o calor é alto com temperaturas de até 38ºC em algumas cidades. Nesta época podem ocorrer tempestades violentas em terras texanas, até mesmo furacões, o que pode atrapalhar seus passeios.

Se mesmo assim você decidir viajar entre junho e setembro, não se esqueça de levar roupas leves, filtro solar e óculos escuros na mala!

O inverno no Texas, por sua vez, é bem mais fresco, com termômetros entre 4ºC e 13ºC, ventos fortes e céu aberto: uma boa oportunidade para conhecer as principais cidades do estado com mais conforto.

Não gosta de frio nem de calor extremo? Nada melhor do que conhecer o Texas na primavera ou no outono, quando a troca das folhagens colore a paisagem em diferentes tons de verde e vários festivais culturais se espalham pelo estado.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Passagens aéreas para o Texas

    Quer conhecer uma das culturas mais tradicionais dos Estados Unidos, imortalizada ao longo dos séculos na literatura, na música, no cinema e nas artes em geral? Garanta agora mesmo suas passagens aéreas para o Texas pelo melhor preço!

    O viajante que deseja visitar o Lone Star State pode voar a partir do Brasil com destino a diferentes cidades texanas, como San Antonio, Houston, Dallas e Austin, onde estão os principais aeroportos do estado.

    Em nosso site de buscas, Passagens Promo, você pode encontrar o momento mais barato para viajar em poucos cliques: basta digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas da viagem e escolher a melhor oferta.

    Melhores passagens aéreas para os Estados Unidos!
    Passagens aéreas saindo de

    Para não perder nenhuma promoção para o destino dos seus sonhos, lembre-se de acionar o alerta de preços. Assim, você vai receber notificações via e-mail sempre que o trecho desejado entrar em promoção!

    Mapa do Texas com cidades

    A capital country do mundo ocupa nada menos que 695,6 mil km², maior que os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro juntos! 

    Com um território maior que muitos países do globo, deslocar-se entre as diferentes cidades texanas é um desafio que exige boa logística por parte do turista.

    Para te ajudar a montar seu roteiro de viagem, destacamos o mapa do Texas e suas cidades, confira!

    Melhores cidades do Texas para visitar

    Prepare o papel e a caneta, pois chegou a hora de descobrir quais os principais destinos texanos e o que esperar da sua estadia!

    Uma coisa é certa: você vai se apaixonar pela terra do faroeste!

    Confira quais cidades do Texas não podem ficar de fora do seu roteiro!

    Houston

    Houston
    Fonte: Pxhere / CC0

    Mundialmente conhecida por sediar um importante Centro Espacial da Nasa, Houston é uma cidade do Texas com pouco mais de 2,3 milhões de habitantes e forte vocação para o turismo.

    Uma das maiores metrópoles dos Estados Unidos, a cidade tem uma cena cultural efervescente, vida noturna badalada, muitos museus e centros comerciais modernos, com design arrojado.

    É inegável, porém, que o principal atrativo local é o complexo da Nasa, o Space Center Houston, que inclui estrutura completa para o treinamento de astronautas e um museu de ciências espaciais.

    Se você gosta de museus com exposições interativas e rico acervo, inclua os museus de Ciência Natural e de Belas Artes em seu roteiro de viagem.

    Não deixe de visitar o Theater District para conhecer o prédio da Houston Grand Opera e alguns dos melhores bares e restaurantes da cidade!

    Austin

    Capital do estado e uma das cidades mais importantes do Texas, Austin é uma metrópole moderna, com atmosfera jovial, onde vivem pouco menos de 1 milhão de pessoas.

    Orgulhosamente autointitulada a “ovelha negra” texana, a cidade tem uma cena cultural efervescente, com vários museus, ateliês e galerias de arte.

    O destino também sedia o South by Southwest, ou Festival SXSW, um dos mais importantes festivais de música independente dos Estados Unidos.

    No rol de atrações turísticas se inclui o Texas State Capitol, instalado em um edifício do século XIX inspirado no Capitólio de Washington, e o Bullock Texas State History Museum, que conta a história texana desde antes da anexação aos EUA.

    Prefere passeios ao ar livre? Inclua um passeio pelos parques Lady Bird Lake e Barton Springs Municipal Pool em seu roteiro de viagem!

    Passagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre sua passagem aérea com até 35% de desconto, além de pesquisar hotéis e seguro viagem em um só lugar! Clique aqui e confira.

    Dallas

    Dallas Texas
    Fonte: Pxhere / CC0

    Protagonista no mapa texano, Dallas é uma das melhores cidades do Texas para visitar por oferecer aos viajantes excelente infraestrutura e atrações turísticas incríveis.

    O destino ficou mundialmente famoso como palco do trágico assassinato do presidente norte-americano John F. Kennedy, em 1963, e por ser cenário da icônica série televisiva Dallas, sucesso de audiência mundial entre 1978 e 1991.

    Como se isso já não fosse motivo suficiente para conhecer essa bela cidade com 1,3 milhão de habitantes, você ainda encontra museus interessantes, como o Dallas Museum of Art e o Crow Collection of Asian Art.

    Está viajando com crianças? O Six Flags Over Texas, um dos maiores parques temáticos dos Estados Unidos, é uma parada obrigatória em seu roteiro!

    Se você gosta de mirantes, aproveite para visitar a Reunion Tower e contemplar a cidade a mais de 170 metros de altura!

    San Antonio

    As credenciais de San Antonio são impressionantes: lar de 1,5 milhão de pessoas, a cidade é considerada pela National Geographic Traveler um dos Melhores Destinos do planeta, além de ser tombada como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco.

    Ou seja, é um dos melhores lugares para conhecer no Texas!

    Recortada pelas águas calmas do rio San, a cidade tem uma cena gastronômica diversificada, repleta de restaurantes premiados, além de uma vida noturna bastante animada.

    A cidade preserva seu passado colonial em bons museus e centros culturais: o histórico Álamo e o Parque Histórico Nacional das Missões de San Antonio são simplesmente imperdíveis!

    Se você estiver viajando entre novembro e maio, que tal assistir a um jogo do San Antonio Spurs, time da cidade multicampeão da NBA?

    O melhor mirante da cidade está na Torre das Américas no HemisFair Park, enquanto o SeaWorld San Antonio é uma das atrações mais indicadas para quem está viajando em família!

    Grapevine

    Grapevine Texas
    Fonte: Grapevinetxonline.Com / Flickr / CC BY 2.0

    Diferentemente do que muitos pensam, o Texas não é uma terra árida, assolada por desertos. Pelo contrário, o estado é o quinto maior produtor de vinho nos Estados Unidos.

    Boa parte dessa produção se deve à pacata Grapevine, que tem jeitinho de cidade pequena e atmosfera aconchegante, embora tenha mais de 50 mil habitantes e um calendário de eventos bastante animado!

    Em setembro, o GrapeFest, ou Festa da Uva, reúne milhares de amantes de vinho, que podem degustar os principais rótulos locais, participar de workshops e aprender mais sobre a produção da bebida milenar.

    Durante as festas de fim de ano, a cidade se transforma em um grande espetáculo de luz, com decorações natalinas tão exuberantes que são capazes de atrair viajantes do país inteiro!

    Mesmo se você estiver viajando fora do período de festas, chances são de que vai acabar se apaixonando pela pequena Grapevine, que abriga hotéis boutique confortáveis, bons restaurantes e muitas vinícolas à espera da sua visita!

    Arlington

    A cidade universitária de Arlington é considerada por muitos o coração esportivo do Texas, lar da equipe de beisebol Texas Rangers e da arena AT&T, onde os Dallas Cowboys jogam suas partidas na NFL, a Liga Nacional de Futebol Americano.

    Por isso, os amantes de esportes não podem deixar a cidade fora de seu roteiro.

    É possível fazer visitas guiadas aos estádios locais, que abrigam museus sobre as principais competições esportivas dos Estados Unidos.

    Além disso, a cidade de Arlington é um verdadeiro paraíso para quem gosta de parques aquáticos: o Epic Waters Indoor Waterpark, o Hurricane Harbor Arlington e o NRH20 Family Water Park são apenas algumas das opções!

    A cidade fica entre Dallas e Fort Worth: basta um bate-volta para desfrutar desse passeio inesquecível!

    Fort Worth

    Lar do gado Longhorn é conhecida como “estábulo do Oeste dos EUA”, Fort Worth é não apenas uma das maiores cidades do Texas, mas também um dos destinos texanos mais autênticos, onde é possível ver de perto o dia a dia de um caubói.

    A cena mais comum na região é a de homens vestidos à caráter, com grandes chapéus, cruzando as ruas da cidade a cavalo.

    Ficam em Fort Worth o maior bar country do planeta, o Billy Bob’s Texas, e o Distrito Histórico Nacional de Stockyards, onde você poderá assistir à caminhada do gado em dois horários diários.

    Quem deseja ir às compras vai gostar de conhecer o Sundance Square, um shopping a céu aberto que se espalha por 35 quarteirões!

    Não deixe de visitar o Distrito Cultural de Fort Worth, que abriga dezenas de museus, galerias de arte e centros culturais com rico acervo.

    Curiosidades do Texas

    Curiosidades do Texas
    Fonte: Pexels

    Poucos territórios dos Estados Unidos são tão conhecidos internacionalmente quanto o Texas: a cultura excêntrica marcada pelo country e pelas roupas de caubói também guarda diversas curiosidades!

    O apelido do estado, Lone Star State, faz uma referência direta à bandeira texana, pintada com uma estrela solitária. 

    O nome do Texas, por sua vez, veio de “Tejas”, palavra de origem indígena utilizada desde antes da anexação ao território dos Estados Unidos que significa “amigos”.

    Além disso, não é uma coincidência que o estado seja conhecido como a “capital mundial do rodeio”. 

    A maior competição de rodeio do mundo acontece em terras texanas, mais especificamente em Houston, reunindo 2,5 milhões de visitantes em 20 dias de festa.

    Potência mundial na extração de petróleo e gás natural, o Texas concentra mais de 40% das reservas norte-americanas: se fosse um país, seria o 13º mais rico do planeta!

    Qual a menor cidade do Texas?

    Famoso como a terra em que “tudo é grande”, o Lone Star State abriga algumas das cidades mais populosas e mais desenvolvidas dos Estados Unidos.

    No entanto, nem todas as cidades do Texas têm milhões de habitantes. Pelo contrário, existem alguns municípios texanos com menos de 10.000 moradores.

    A menor cidade do estado é a pequenina Round Top, localizada a apenas 130 km da capital, Austin: a população local é de apenas 85 pessoas!

    Qual a cidade mais country do Texas?

    Qual a cidade mais country do Texas? Fort Worth
    Fonte: Pxhere / CC0

    Definir qual a cidade mais country no estado que deu origem ao gênero pode ser um grande desafio. Seria Houston, sede do maior rodeio do mundo, a histórica San Antonio ou talvez a modernizada Dallas?

    A resposta correta é: nenhuma das alternativas!

    A cidade de Fort Worth preserva a essência da cultura country em seu dia a dia, sedia etapas de competições como Nascar e Fórmula Indy, bem como abriga pubs e bares especializados em churrasco e rodeio.

    Durante seu passeio, não se surpreenda se esbarrar em pessoas vestidas como caubóis, com belos chapéus, cruzando a cidade no lombo de seus cavalos!

    Não é à toa que a cidade é carinhosamente chamada de “Cowtown”, ou “Cidade das Vacas”!

    Qual a melhor cidade do Texas para morar?

    Austin, capital do Texas, tem um slogan bastante curioso: “keep Austin weird”, ou “mantenha Austin estranha”, em referência a suas distinções em relação a outros destinos texanos.

    A capital do Lone Star State abriga mais eleitores democratas que republicanos, têm tendências mais progressistas, bem como forte apelo cultural e artístico: características que você dificilmente encontrará em outros destinos do estado.

    A cidade também dispõe de infraestrutura de ponta, com transporte público eficiente, muitos museus, escolas e universidades, além de custo de vida acessível.

    Por essas e outras, Austin é considerada uma das melhores cidades do Texas para morar e pode ser uma excelente alternativa para intercâmbio no estado!

    Cotação de passagens aéreas para o Texas

    Já está morrendo de vontade de conhecer as maiores cidades do Texas? Então comece a planejar a sua viagem agora mesmo!

    Visite nosso site buscador, Passagens Promo, para encontrar o momento mais barato para viajar e garantir suas passagens aéreas pelo melhor preço do mercado!

    Passagens aéreas para os Estados Unidos!
    Passagens aéreas saindo de
    AeroMexico GRU São Paulo MIA Miami 13 Mar 17 Mar R$ 2858 AeroMexico GRU São Paulo MIA Miami 05 Jun 19 Jun R$ 3221 AeroMexico GRU São Paulo MIA Miami 02 Mai 11 Mai R$ 3221 AeroMexico GRU São Paulo MIA Miami 11 Out 17 Out R$ 3221 AeroMexico GRU São Paulo MIA Miami 22 Set 29 Set R$ 3221 Ver mais ofertas

    Não se esqueça de ativar o alerta de preços para receber notificações quando o trecho desejado entrar em promoção e siga as redes sociais do Passagens Promo para ficar por dentro de todas as novidades!

    Conhecer o lar do country sem comprometer o seu bolso? De Promo você pode!


    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Nova Orleans: conheça o turismo, as regiões e curiosidades desta cidade americana

    Nova Orleans: conheça o turismo, as regiões e curiosidades desta cidade americana

    Passagens baratas para os Estados Unidos: confira nossas dicas!

    Passagens baratas para os Estados Unidos: confira nossas dicas!

    Havaí: conheça o mapa, as cidades e como é o turismo desse estado americano

    Havaí: conheça o mapa, as cidades e como é o turismo desse estado americano

    Dallas, Texas: informações, pontos turísticos, mapa e dicas de viagem

    Dallas, Texas: informações, pontos turísticos, mapa e dicas de viagem

    Forks, Washington: onde fica, clima, como chegar e passeios

    Forks, Washington: onde fica, clima, como chegar e passeios

    Conheça as comidas típicas dos Estados Unidos

    Conheça as comidas típicas dos Estados Unidos