
As cidades históricas sempre são ótimos roteiros de viagens e há quem troque as praias pelas ruas e vielas antigas e pelas construções que aguçam nossa memória com suas histórias.
No Brasil, são muitos os lugares que atraem turistas para conhecerem os mais belos e fascinantes centros históricos e suas riquezas culturais.
Nós listamos 15 destinos fantásticos para você visitar no Brasil, que são roteiros perfeitos para sua próxima viagem! Vamos conhecer?
Pesquise passagens aéreas com os preços promocionais neste link!
Índice
Cidades históricas: as mais importantes do país!
No Brasil há construções centenárias extraordinárias! Com imponentes arquiteturas que contrastam com a simplicidade histórica de alguns casarões.
Praças e prédios antigos, igrejas e ruas com paralelepípedos são algumas das características desses lugares que recontam os períodos marcantes da história do Brasil.
As regiões Sudeste e Nordeste abrigam as principais cidades históricas, como Ouro Preto e Tiradentes, em Minas Gerais; e Salvador e Porto Seguro, na Bahia.
A região Sul do Brasil também não fica atrás com seus centros históricos renomados em São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul, e em São Francisco do Sul, em Santa Catarina.
O que é uma cidade histórica?

São lugares que guardam memórias de um povoado e suas construções históricas, como igrejas, casarões, museus, ruas e praças. Basta caminhar por eles para perceber como era a vida daquele povo, seus hábitos e costumes.
Algumas dessas cidades são consideradas pela UNESCO como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade e não podem ser demolidas ou modificadas.
Como funciona a preservação das cidades históricas brasileiras?
Por serem tombadas, essas cidades não podem demolir, restaurar ou modificar seus patrimônios históricos e culturais sem autorização da UNESCO ou do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico).
Além disso, no Brasil, o Ministério da Cultura oferece programas de incentivos à preservação das cidades históricas, inclusive, destinando verbas para esse fim: restauração de prédios e museus, por exemplo.
Qual estado tem mais cidades históricas?
A disputa fica entre Minas Gerais e Bahia, porque ambos estados retratam grande parte da história e cultura do nosso país.
Em Minas Gerais, as igrejas em estilo barroco e ruas com traços da colonização ainda resistem ao tempo e mostram a importância das cidades mineiras para a história do Brasil.
Já na Bahia, temos Salvador, que foi a primeira capital do país, e reconta períodos importantes da história por meio dos detalhes que ainda permanecem por lá.
Passagens aéreas com descontos para o Brasil todo!
É claro que visitar essas cidades do Brasil é uma das viagens mais incríveis que você fará! Mas para esse tour ficar ainda melhor, que tal economizar na compra das passagens aéreas?
Na hora de fazer as suas cotações, acesse o nosso site de buscas, Passagens Promo, que oferece promoções e descontos incríveis para você comprar suas passagens aéreas economizando.
Para garantir as melhores promoções e as principais novidades, cadastre o seu e-mail no nosso alerta de preços, para ser avisado sempre que tiver alteração de valor no trecho desejado.
15 cidades históricas do Brasil
Quer saber quais são as cidades históricas brasileiras? Listamos aqui as principais para você acrescentá-las ao seu roteiro de viagem, fazer as malas e pronto, se preparar para conhecê-las de pertinho.
Ouro Preto e Mariana Minas Gerais

Duas cidades mineiras que oferecem várias opções de pontos turísticos históricos e mirantes com paisagens de tirar o fôlego! E as duas cidades estão pertinho uma da outra, aproximadamente 35 km de distância.
E para quem quer saber o que fazer em Ouro Preto, saiba que você pode escolher entre mais 20 igrejas para visitar e se encantar com o interior de cada uma delas, que têm altares belíssimos e pinturas magníficas nos tetos.
As Igrejas de São Francisco de Assis e Matriz de Nossa Senhora do Pilar são duas das principais riquezas culturais e históricas que você deve conhecer.
Mas também não deixe de priorizar o Museu da Inconfidência e a Mina do Chico Rei. Dois pontos turísticos importantes contam um pouco sobre a independência do Brasil e a história da cidade de Ouro Preto.
E o que dizer da charmosa cidade de Mariana e seus casarões do século 18? Quem chega nela logo se surpreende com tanta riqueza histórica e arquitetônica que retratam o apogeu do ciclo do ouro.
Mariana foi a primeira capital de Minas Gerais e fica a 120 km da capital Belo Horizonte. A cidade preserva lindas cachoeiras que podem ser visitadas, além dos antigos casarões e minas de extração de ouro.
Percorra a Rua Direita e veja os mais importantes prédios históricos da cidade. Vá também até a Mina da Passagem onde há um lago artificial, que surgiu a partir de lençóis freáticos e que é um dos cenários mais belos da cidade!
E que tal percorrer de trem o trecho entre Ouro Preto e Mariana? Um marco histórico que oferece paisagens deslumbrantes durante o trajeto!
Diamantina, Minas Gerais
A cidade é calma e você poderá curtir e descansar com muita tranquilidade, além de conhecer os locais históricos mais visitados pelos turistas.
O que fazer em Diamantina é uma dúvida fácil de ser respondida, já que museus, casarões, igrejas e paisagens naturais lindíssimas são um convite para quem quer conhecer sobre a história do Brasil e de Minas Gerais.
Não deixe de vislumbrar a Serra do Espinhaço, que é de grande beleza, e passe – pelo menos – uma tarde no Parque do Biribiri, onde você irá se encantar com as Cachoeiras da Sentinela e dos Cristais.
Aliás, o nome Diamantina é decorrente da exploração dos diamantes que trouxe riquezas para a cidade nos séculos passados. Por isso, vale a pena entender melhor esse capítulo da história de Minas Gerais visitando o Museu do Diamante e a Casa da Chica da Silva, personagem emblemática de Diamantina.
Tiradentes, Minas Gerais

Por aqui as atrações turísticas são poucas e a cidade é pequena, ou seja, prepare-se para descansar e relaxar sem preocupações de ter que cumprir agendas e horários.
Os casarões coloniais são os principais cenários de Tiradentes e o Centro Histórico agrupa todas as atrações turísticas que você queira conhecer. Portanto, na hora de decidir o que fazer em Tiradentes será fácil pontuar.
A Matriz de Santo Antônio e o Museu de Sant’Ana devem estar no seu roteiro de passeios turísticos pela cidade. Aproveite e registre belas fotos tendo como cenário o Largo das Forras e o verde da Serra de São José.
Aproveite a visita às cidades de minas gerais e faça um passeio também por Belo Horizonte!
Petrópolis, Rio de Janeiro
Mas nem só de Minas Gerais vivem as cidades históricas no Brasil, o Rio de Janeiro também serve de cenário para esses destinos que despertam nossa curiosidade.
Um bom exemplo é a cidade de Petrópolis, que fica a 1 hora da capital carioca, e é um dos marcos mais significativos da história do Brasil. E vá preparado, pois há muito o que fazer em Petrópolis!
Visite a Catedral de São Pedro de Alcântara, que fica na Avenida Koeler, uma das mais famosas e bonitas de Petrópolis, e aproveite também para conhecer a Cervejaria Bohemia, que é muito tradicional na cidade.
Paraty, Rio de Janeiro

Ainda no estado fluminense você conseguirá aliar a beleza das praias com as arquiteturas históricas num único lugar: a apaixonante Paraty. Nela, o ecoturismo divide espaço com os casarões coloniais.
A cidade tem cerca de 120 praias com águas de tons verde esmeralda e, ao mesmo tempo, é cercada de igrejas, casarões e lojinhas rústicas num centro histórico repleto de atrações culturais.
Saber o que fazer em Paraty é, de fato, um desafio! Mas não vá embora da cidade sem antes conhecer alguns dos alambiques, passear pela Rua da Lapa, ir de barco até a Praia de Trindade e explorar o Centro Histórico e a Praça da Matriz.
São Luiz do Paraitinga, São Paulo
E não pense que o Estado de São Paulo não tem suas tradicionais cidades históricas, porque São Luiz do Paraitinga é a prova de que o interior paulista também preserva a história que por lá se fez.
A cidade fica na região do Vale do Paraíba e um dos seus pontos turísticos imperdíveis é o Centro Histórico com suas construções datadas entre os séculos 18 e 19, com cores vivas e no estilo colonial, além dos bonecões que enfeitam as ruas principais.
Penedo, Alagoas
E no Nordeste, o estado de Alagoas abriga a charmosa e pequena Penedo, que foi fundada no século 16 e é repleta de ruas com paralelepípedos, museus, igrejas do século 17, casebres encantadores e, claro, praias incríveis!
Comece visitando o centro histórico de Penedo e entre na Igreja de Nossa Senhora da Corrente para apreciar seus azulejos portugueses; o Museu do Paço Imperial e o Convento de São Francisco também precisam estar no seu roteiro por Penedo.
Olinda, Pernambuco

E se você pensa em conhecer Recife, em Pernambuco, já inclua nos seus passeios a visita a uma das cidades mais antigas do Brasil: a belíssima Olinda, que fica a apenas 6 km da capital pernambucana.
Ela foi fundada em 1.535 e preserva casarões e igrejas com arquiteturas barrocas do período colonial e suas ruas e ladeiras são estreitas, sendo a maioria feita de pedras: prepare um bom calçado e aproveite os passeios.
Conheça o Mercado da Ribeira e a famosa Caixa d’Água de Olinda. Vá à Catedral da Sé e à Basílica de Nossa Senhora do Carmo e não se esqueça de conhecer os tradicionais e famosos Bonecos de Olinda.
Salvador, Bahia
Outra capital brasileira riquíssima em roteiros históricos é Salvador, na Bahia. Dona de um centro histórico magnífico, a cidade tem construções que testemunham fatos importantes ocorridos em séculos passados.
Diante de tantos atrativos, se você ficar em dúvida sobre o que fazer em Salvador, comece visitando o Largo do Pelourinho e suas edificações barrocas e aprecie o Palácio Rio Branco, antiga sede do governo baiano.
Porto Seguro, Bahia
Ainda no estado baiano está Porto Seguro e sua cidade histórica, também conhecida como “Cidade Alta”. Colonizada pelos portugueses, ela tem características dos tempos coloniais que atraem milhares de turistas!
A Igreja de Nossa Senhora da Pena e o Marco do Desenvolvimento são pontos turísticos que contam sobre a história da cidade nos períodos da colonização portuguesa e sempre tem muito o que fazer em Porto Seguro.
São Cristóvão, Sergipe

A cidade sergipana é a 4ª mais antiga do Brasil e une história e arquitetura para atrair turistas que gostam de saber sobre a influência de Portugal e Espanha na cidade.
Caminhe pela Praça São Francisco, que é considerada pela UNESCO como Patrimônio Histórico da Humanidade. Depois veja de perto as construções coloniais e entre na Casa do Folclore para apreciar o acervo de belas obras.
São Luís, Maranhão
Capital maranhense, a cidade é repleta de casarões, sobrados e solares coloniais que ostentam a arquitetura portuguesa da época da colonização. Inclusive, o Palácio dos Leões, que sedia o governo do Estado, é datado de 1.612.
Não deixe de ir à Casa do Nhozinho, que é uma das figuras mais importantes do Maranhão, e veja suas obras e objetos. A Igreja da Sé também merece ser apreciada, durante sua estadia em São Luís.
São Francisco do Sul, Santa Catarina
Uma pequena ilha que fica à 1 hora de Joinville e, além das praias belíssimas, também oferece um patrimônio histórico importante para a história do Brasil.
O Forte Marechal Luz é um dos pontos turísticos que reconta a história do estado catarinense na época da colonização portuguesa. Por isso, visitá-lo é muito interessante!
Vá também ao Centro Histórico de São Chico e conheça a belíssima Igreja Matriz de Nossa Senhora das Graças que tem mais de 450 anos de construção!
São Miguel das Missões, Rio Grande do Sul

São Miguel das Missões, Rio Grande do Sul
A cidade gaúcha sediou a mais importante missão jesuítica, no século 17. As ruínas de São Miguel estão tombadas pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade. Um local que vale a pena conhecer de perto!
Principalmente, as ruínas da antiga Igreja de São Miguel, uma construção grandiosa que chama muito a atenção de quem se aproxima delas. Conheça também o Museu das Missões Jesuíticas.
Cidade de Goiás, Goiás
Ela também é conhecida como “Goiás Velho” e fez parte do ciclo do ouro, em 1729. Um dos pontos históricos é a Igreja do Rosário em estilo neogótico com uma das fachadas mais belas da região!
Outra visita que vale muito a pena na Cidade de Goiás é conhecer a Casa Museu de Cora Coralina. O casarão mantém preservados todos os cômodos e objetos pertencentes à poetisa mais famosa de Goiás.
Compre suas passagens com até 35% de desconto!
Depois de saber de tantas cidades históricas brasileiras que podem ser o destino da sua próxima viagem é claro que você está morrendo de vontade de fazer as malas e embarcar, não é mesmo?
Então, garanta sua passagem aérea promocional encontrando as melhores ofertas no nosso site de buscas Passagens Promo, economize e curta ao máximo sua próxima viagem!
Quer viajar para os lugares mais incríveis do Brasil com economia? De Promo, você pode!