Cidades Sul de Minas: conheça as melhores indicações de visitas!

As cidades do Sul de Minas são destinos apaixonantes, com muita história para contar, lindas paisagens, uma gastronomia de renome e, é claro, donos de uma simpatia única, que encanta os visitantes mais exigentes.

Nessa região, o viajante irá se deparar com cenários incríveis e uma grande oferta de atrações, que atendem a todos os gostos.

Que tal viajar por esse pedacinho do estado mineiro e conhecer seus principais pontos turísticos? Confira abaixo!

Compre passagens aéreas com o menor preço neste link!

Cidades Sul de Minas: destinos incríveis para as suas férias!

Existem várias cidades sul de Minas para conhecer e definir quais não podem ficar de fora do seu roteiro será um tarefa difícil. Afinal, como já dissemos, são destinos diversos e com uma incrível variedade de atrações. 

Cercada por montanhas e com muitos rios, cachoeiras, represa e termas, essa região é um verdadeiro paraíso para os amantes de ecoturismo e turismo de aventura.

Para quem gosta de adrenalina, é possível praticar atividades como voo livre, trilhas, rafting, passeio de balão e muito mais. 

Boas histórias também não faltarão, pois, as cidades têm construções antigas e cheias de memórias.

Quantas cidades formam o Sul de Minas?

Quantas cidades formam o Sul de Minas?
Fonte: Pexels

Para quem se pergunta quantas cidades foram o sul de Minas, saiba que são 155 no total

Esses destinos mineiros tem lindos cenários, boa gastronomia, hospitalidade e lugares históricos, que contam um pouco do desenvolvimento do estado de Minas Gerais.

Mapa das cidades Sul de Minas

Com tantas cidades e atrações espalhados por todos os cantos, ao viajar por esse cantinho mineiro, a regra é ter um mapa do Sul de Minas em mãos para desbravar a região.

Com ele, será possível aproveitar os melhores passeios, encontrar bons restaurantes e admirar cenários cercados por montanhas, vales e rios.

Confira esse guia que preparamos para você turistar sem medo de ser feliz!

Quais são as cidades do Sul de Minas Gerais?

Com o mapa em mãos, fica mais fácil planejar as rotas e os deslocamentos da sua viagem. 

Mas para que nenhum dos melhores destinos fiquem de fora da sua lista, confira quais são as cidades do sul de Minas Gerais.

Esses são alguns dos principais municípios da região, mas existem muitos outros que podem proporcionar experiências inesquecíveis.

Conheça as cidades Sul de Minas com economia!

Se quer conhecer as cidades Sul de Minas sem abrir mão da economia, seu lugar é no nosso site de buscas, Passagens Promo, que te ajuda a encontrar os voos mais baratos para qualquer destino do estado.

Nossa plataforma oferece buscas fáceis e intuitivas para você garantir aquela opção que cabe no seu bolso, em poucos cliques.

Os viajantes só precisam inserir as cidades de origem e destino, e as datas de ida e volta para ter acesso a uma lista de voos com os menores preços.

Para não perder nenhuma promoção ou novidade, a dica é cadastrar o seu e-mail na nossa plataforma e ativar o alerta de preços

Assim, você receberá avisos toda vez que o trecho selecionado entrar em oferta.

E se deseja viajar com economia para as cidades do Sul de Minas Gerais não deixe de nos seguir nas redes sociais para ficar por dentro das promoções e novidades do mundo das viagens.

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de

Cidades Sul de Minas para visitar

Agora que você já sabe como economizar na compra das suas passagens aéreas, vamos dar uma olhada nas cidades sul de Minas Gerais para conhecer em grande estilo e com tudo que você merece. 

Separamos alguns dos melhores destinos do estado para te ajudar a planejar um roteiro incrível. Confira as principais cidades turísticas de Minas Gerais!

São Lourenço

São Lourenço
Fonte: Fasouzafreitas / Wikimedia Commons / CC BY 3.0

São Lourenço faz parte do Circuito das Águas de Minas Gerais, um ótimo destino para quem quer relaxar. 

Isso porque, ela é conhecida pelas suas estâncias hidrominerais e fontes que, ao todo, somam nove.

E é justamente no Parque das Águas, um complexo com boa estrutura e que oferece tratamentos terapêuticos para diversas finalidades, que estão as fontes.

No roteiro, vale incluir ainda um passeio no Trem das Águas, a bordo de uma Maria Fumaça, e também um voo de balão pelos céus mineiros.

Capitólio

Capitólio é uma daquelas cidades para viajar em Minas Gerais perfeita para os turistas que estão à procura de belas paisagens e curtição. 

A grande atração do destino é o Lago de Furnas, chamado carinhosamente como o “Mar de Minas Gerais”.

A grande represa é cobiçada pelos turistas e moradores locais, que navegam por suas águas esverdeadas para relaxar e curtir o cenário e o clima animado, especialmente, aos feriados e finais de semana.

Além disso, não precisa se preocupar, pois há muito o que fazer em Capitólio em uma viagem de férias, pois a cidade abriga diversas cachoeiras, cânions e piscinas naturais, localizadas ao redor do lago.

Pouso Alegre

Pouso Alegre
Fonte: Bernard Dupont / Flickr / CC BY-SA 2.0

Entre as melhores cidades sul de Minas, Pouso Alegre se destaca por fazer parte do Circuito de Estâncias Hidrominerais e por ser um município dinâmico, com uma economia em crescimento.

Por estar pertinho do Lago de Furnas, oferece um roteiro turístico com muita natureza e belas paisagens, além de construções históricas, que guardam memórias antigas do sul do estado.

Para quem gosta de atividades ao ar livre, não deixe de conhecer lugares como a Fonte de Água Mineral da Faisqueira, o Zoobotânico Municipal, o Lago do Caiçara e a Reserva Biológica Municipal.

No seu roteiro pelas cidades sul de Minas Gerais, visite lugares como a Praça Senador José Bento, o Museu Municipal Tuany Toledo e a Casa da Cultura Menotti del Picchia.

Caxambu

Caxambu também é famosa por possuir estâncias hidrotermais e fontes de água mineral, atraindo turistas de diversos cantos do país em busca de relaxamento e tratamentos terapêuticos.

A cidade conta com 12 fontes de água que ficam no Parque das Águas, um complexo que também oferece áreas de lazer, espaços verdes e construções belíssimas.

Varginha

Quem nunca ouviu falar do ET de Varginha? A cidade ficou conhecida nacionalmente por supostamente ser o local onde uma estranha criatura foi vista pelos moradores.

Por conta deste e de outros mistérios, vale a pena dar uma paradinha na cidade durante a sua viagem pelo sul do estado. 

Um dos principais pontos turísticos locais é a nave espacial de Varginha, que está localizada na Praça Rio Branco, chamada também de Praça do ET.

O Monumento tem cerca de 20 metros de altura e foi construído no formato da nave, que teria sido avistada em 1996. 

Visite ainda outros lugares, como o Museu Municipal de Varginha, o Zoológico de Varginha e o Morro do Chapéu, que oferecem uma bela vista das montanhas.

São Thomé das Letras

São Thomé das Letras
Fonte: Cesar Gritti / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

São Thomé das Letras é conhecida por ser um destino “good vibes”, procurada por turistas que gostam de ares místicos, tranquilidade e belas paisagens.

Considerada uma das cidades pequenas do Sul de Minas mais charmosas da região, está localizada em meio à Serra da Mantiqueira, em cima de formações rochosas com grutas e cachoeiras.

As atrações que todo turista deve conhecer incluem subir até o alto da Casa da Pirâmide, chamada também de Pedra da Bruxa, que oferece uma linda vista do pôr do sol.

Não deixe de visitar o Conjunto Histórico Nossa Senhora do Rosário, erguido com pedras, além da Igreja Matriz de São Thomé e sua gruta. 

Para se refrescar, a regra é conhecer as várias cachoeiras da região.

Passos

Entre as cidades sul de minas para visitar, Passos é um destino imperdível. Considerada uma referência do turismo mineiro, a cidade possui uma incrível diversidade de atrações turísticas e culturais.

Parte do Circuito Turístico Nascentes das Gerais, ela é cercada por muito verde e também faz parte dos caminhos até a Serra da Canastra.

Para quem gosta de arte, Passos não decepciona, pois é dona de um patrimônio religioso-histórico-cultural bem preservado, como a Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus, com policromias dos séculos XVI e XVII, além da Capela de Nossa Senhora da Penha.

Visite também a Estação Cultura e Centro de Memória, uma antiga estação ferroviária, que abriga o acervo histórico da cidade.

Monte Verde

Monte Verde
Fonte: Rosanetur / Flickr / CC BY 2.0

Monte Verde é uma das cidades do Sul de Minas mais famosas, que guarda um charme especial com suas montanhas e paisagens naturais de tirar o fôlego.

Nos meses de inverno, ela se transforma no principal destino do sul mineiro, atraindo turistas de todas as partes do estado e também de São Paulo em busca de um clima frio e boa gastronomia.

A cidade tem muitos bares e restaurantes, além de uma estrutura hoteleira muito completa. 

E o melhor é que por estar cercada por montanhas, os turistas podem praticar atividades de ecoturismo e apreciar uma das paisagens mais bonitas de Minas Gerais.

Extrema

Sem dúvidas, uma das cidades sul de Minas Gerais mais encantadoras, é Extrema. 

Cercada por belas paisagens, ela também é o destino certo para quem ama contato com a natureza e esportes radicais.

A cidade tem diversas rotas que possibilitam passeios de jipe, bicicleta e moto, passando por estradas de terra e garantindo muita adrenalina. 

Entre as mais legais estão a Rota do Sol, a Rota dos Ventos, a Rota das Rosas e a Rota das Pedras.

Que tal se aventurar em um voo livre? Em Extrema existem várias rampas para praticar a atividade e outros esportes radicais, como paraglider

Não deixe de se refrescar nas suas várias cachoeiras e, se tiver coragem, se aventurar em atividades como rafting.

Carrancas

Carrancas é o destino ideal para os amantes da natureza, sendo um lugar de tranquilidade e belas paisagens. 

Localizada em meio às rotas históricas do estado, o destino chama a atenção por abrigar diversas cachoeiras e áreas com boa infraestrutura.

Ao turistar pelas melhores cidades Sul de Minas, suas cachoeiras são paradas obrigatórias. 

Entre as principais estão as Cachoeiras da Fumaça, da Esmeralda, a do Salomão, do Moinho, Véu da Noiva e muitas outras.

Aliás, é bom elaborar um roteiro antecipado pelas cachoeiras, pois são mais de 70 quedas d’água.

Poços de Caldas

Poços de Caldas
Fonte: Paulo Jc Nogueira / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Cercada pela Serra da Mantiqueira, Poços de Caldas é uma das cidades mais charmosas e encantadoras do Sul de Minas.

Além das suas belas paisagens, também conta com diversas fontes de águas termais e terapêuticas.

Entre as mais famosas, estão as do Thermas Antônio Carlos, com diversos salões e piscinas. Além disso, a cidade também tem belas praças, áreas verdes e mirantes, que proporcionam uma bela vista da região.

Ao visitar a cidade, não deixe de subir de bondinho até o Cristo Redentor e apreciar a vista, que é lindíssima. Aproveite a sua estada para visitar a Cachoeira Véu de Noiva.

Aiuruoca

Inclua na sua lista de cidades Sul de Minas a pequena Aiuruoca, que esbanja charme e paisagens belíssimas da Serra da Mantiqueira, além de ser o destino perfeito para os amantes de aventura.

Com belas cachoeiras cercadas por muito verde, as trilhas ganham destaque entre os turistas que adoram contato com a natureza. Entre as mais famosas está a trilha que leva ao Pico do Papagaio.

Os Vales dos Garcias e do Matuto abrigam belas cachoeiras de águas claras e agradáveis, como a Cachoeira dos Garcias, Cachoeira do Fundo, dos Macacos, Deus Me Livre e a Cachoeira das Fadas.

Aproveite o clima e faça um passeio de 4×4 ou quadriciclo. Você vai adorar!

Monte Sião

Considerada a Capital das Malhas, Monte Sião é uma das cidades pequenas no sul de Minas que não podem ficar de fora do seu roteiro.

O destino reúne belas paisagens e construções antigas, que contam um pouco da história da região.

No seu roteiro pelas cidades do Sul de Minas, não deixe de visitar o Mosteiro da Santíssima Trindade de Monte Sião, a Igreja Nossa Senhora da Medalha Milagrosa e o Museu Histórico e Geográfico de Monte Sião.

Aliás, aproveite também para comprar roupas de malha com preços bem vantajosos nas centenas de lojas e fábricas espalhadas por toda a cidade.

Qual a cidade mais ao Sul de Minas Gerais?

Ao planejar uma viagem pela região, muitas pessoas ficam curiosas sobre qual cidade fica mais ao Sul de Minas Gerais. 

Se essa também é a sua dúvida, saiba que o destino mais ao sul do estado é o município de Extrema, localizado na borda ocidental da Serra da Mantiqueira, a cerca de 490 km da capital do estado.

Viaje pagando pouco para as Cidades Sul de Minas!

Não tem como negar que as cidades Sul de Minas estão entre as mais charmosas e encantadoras de todo o estado, afinal, elas reúnem uma gastronomia de primeira, atrações cheias de história e lindas paisagens.

Para os turistas que desejam conhecer essa região com economia, o melhor lugar para encontrar passagens aéreas com os menores preços é na nossa plataforma de buscas, Passagens Promo, que te ajuda a encontrar os voos mais baratos para Minas Gerais.

No nosso site, os viajantes podem fazer cotações gratuitas de diversas companhias aéreas para garantir aquele precinho que cabe no bolso em poucos cliques.

Não esqueça de ativar o alerta de preços para ser avisado pela nossa plataforma sempre que o trecho escolhido entrar em promoção.

Quer viajar barato e com comodidade para Minas Gerais? De Promo você pode!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
Gol GIG Rio de Janeiro CNF Belo Horizonte 18 Jun 19 Jun R$ 257 Gol GIG Rio de Janeiro CNF Belo Horizonte 08 Jun 11 Jun R$ 258 Gol GIG Rio de Janeiro CNF Belo Horizonte 09 Mai 14 Mai R$ 270 LATAM GIG Rio de Janeiro CNF Belo Horizonte 02 Ago 06 Ago R$ 275 LATAM GIG Rio de Janeiro CNF Belo Horizonte 18 Jun 19 Jun R$ 275 Ver mais ofertas
Recomendado para você
Serra da Canastra: veja onde ficam as principais cidades!

Serra da Canastra: veja onde ficam as principais cidades!

Santa Rita de Jacutinga: confira as cachoeiras mais indicadas para visitar!

Santa Rita de Jacutinga: confira as cachoeiras mais indicadas para visitar!

Vai de Promo: veja dicas imperdíveis para quando for visitar Belo Horizonte!

Vai de Promo: veja dicas imperdíveis para quando for visitar Belo Horizonte!

Ibitipoca, MG: saiba como montar seu roteiro pelas cachoeiras da região!

Ibitipoca, MG: saiba como montar seu roteiro pelas cachoeiras da região!

Confira os 12 melhores passeios para fazer em Poços de Caldas

Confira os 12 melhores passeios para fazer em Poços de Caldas

Ipoema: veja onde ficar, quais pontos turísticos visitar e quais cachoeiras conhecer

Ipoema: veja onde ficar, quais pontos turísticos visitar e quais cachoeiras conhecer