Cidades turísticas de Santa Catarina: conheça 13 destinos incríveis

As cidades turísticas de Santa Catarina oferecem muitas opções de passeios, desde praias, montanhas, ecoturismo até museus e jardins encantadores!

Se você nem pensou em conhecer essas cidades catarinenses, esse post vai fazer você querer marcar rapidinho a data da sua próxima viagem. Vamos lá?

Cidades turísticas de Santa Catarina: história, cultura e belezas naturais

O estado catarinense é um convite irrecusável ao prazer de viajar! Ele é um dos destinos mais escolhidos pelos turistas e os motivos são vários, mas o principal deles é a beleza natural! 

As cidades do interior são charmosas e confirmam a influência da colonização alemã. 

Visitar esses lugares é a oportunidade para conhecer as tradições, costumes e festas populares, como a Oktoberfest e Pomerana. 

Claro que a tradição catarinense também é vista na sua gastronomia. Por isso, não deixe de apreciar sua culinária e as famosas cervejas.

Não vai faltar o que fazer ao conhecer o turismo em Santa Catarina!

Qual a melhor época para visitar as cidades turísticas de Santa Catarina?

Melhor época para visitar as Cidades turísticas de Santa Catarina
Fonte: Pixabay

Saber quando viajar para Santa Catarina vai facilitar a definição do seu roteiro de viagem. 

Quer curtir dias de descanso, descontração e conhecer a cultura catarinense? Então, pode ficar tranquilo! Qualquer época do ano é excelente para sua viagem.

Se o seu principal destino for as cidades praianas, o verão e a primavera serão épocas perfeitas para aproveitar o mar e tomar sol. 

Um dos diferenciais de Santa Catarina é que, tanto o verão quanto inverno possuem atrações incríveis para os turistas. 

No verão, são mais de 100 praias maravilhosas à disposição de quem quer dar aquele mergulho relaxante!

Já no inverno, o cenário de sol dá lugar para um dos frios mais intensos do país. Em algumas cidades, inclusive, a neve torna-se a principal atração para a alegria de quem gosta do clima gelado.

E os turistas que não resistem a uma festa com muita alegria precisam conhecer o melhor de Santa Catarina no mês de outubro. 

Ao viajar para região nesta época, prepare o ânimo e tenha bastante disposição para curtir a mundialmente famosa Oktoberfest, que acontece em Blumenau

A festa Pomerana também é um verdadeiro sucesso e atrai milhares de turistas todos os anos. 

Passagens aéreas para Santa Catarina

São muitas as cidades para conhecer em Santa Catarina e na hora de comprar as passagens aéreas, nosso site Passagens Promo é o melhor comparador do Brasil quando o assunto são preços baixos!

Aproveite para fazer seu cadastro no alerta de preços para não perder nenhuma promoção no trecho da sua viagem.

Cidades turísticas de Santa Catarina: as mais bonitas para conhecer

Numa região com tantas belezas naturais um dos maiores desafios é eleger as cidades mais bonitas. Mesmo assim, fizemos uma seleção criteriosa para você saber por onde começar seus passeios.

Vá às praias e faça uma caminhada pelas extensas faixas de areia, conheça ainda as cidades do interior e se encante com as tradições. 

Você vai perceber que há muito o que fazer em Santa Catarina. Se você gosta de arte e cultura, visite os museus espalhados pelos municípios e volte com a mala cheia de histórias e experiências para contar!

Mapa de Santa Catarina com cidades turísticas

Para fazer uma viagem incrível pelo estado, separamos 13 cidades que valem a pena conhecer. 

Mas já adiantamos que o seu circuito de passeios em Santa Catarina será diversificado e, claro, encantador! Veja o mapa que preparamos para a sua viagem.

Cidades históricas de Santa Catarina

Vamos começar por um roteiro que alia cultura e história. Além de conhecer paisagens espetaculares, você ficará encantado com as tradições e os costumes preservados pelas cidades catarinenses. 

1. Joinville

Apreciar os mais belos espetáculos de dança é uma das principais atrações turísticas em Joinville. Carinhosamente chamada de “capital da dança”, ela é considerada a maior cidade do estado.

Nela está a única filial da famosa Escola do Teatro Bolshoi, da Rússia. Se gosta de espetáculos de dança, viaje para Joinville em julho, quando acontece o maior festival de dança do mundo.

Além da dança, a cidade ainda ostenta uma arquitetura peculiar que demonstra toda a influência cultural que recebeu dos alemães durante o período de colonização. 

Basta caminhar pelas ruas para ver se deparar com edifícios e casas muito antigas.

A Estação da Memória e o Museu Nacional da Imigração e Colonização são pontos de parada durante sua viagem por Joinville. 

Nestes locais, é possível conhecer o processo histórico de colonização do sul do Brasil e boa parte da história ferroviária do país.

2. Itajaí

Itajaí
Fonte: Pixabay

Um dos lugares para passear em Santa Catarina é nesta cidade que tem muita importância para o transporte marítimo de cargas.

Itajaí abriga o segundo maior porto de carga do Brasil e, por isso, tem forte presença no segmento de importação e exportação.

Além disso, o município também tem muita cultura e história para contar. 

O Museu Histórico de Itajaí é reduto certo para encontrar um amplo acervo com cerca de 2 mil peças antigas, desde rádios, TVs, telefones, utensílios domésticos até uniformes militares.

A cultura segue em evidência no seu Mercado Municipal, também conhecido como Centro de Cultura Popular. Todo o artesanato da região e as tradições populares acontecem neste local.

3. Biguaçu

Sabe aqueles prédios centenários em estilo colonial? Você verá vários deles em Biguaçu, que fica a cerca de 20 km de Florianópolis. 

Conservados, eles retratam a história da cidade durante o ano de 1845, quando D. Pedro II visitou Biguaçu por alguns dias.

Até a casa que pertenceu ao primeiro prefeito, João Nicolau Born, está preservada e permanece aberta à visitação. A residência foi construída em 1891 e, atualmente, é conhecida como “Casarão Born”.

Se na hora de fazer seu roteiro de viagem pelas cidades turísticas surgir aquela dúvida sobre o que conhecer em Santa Catarina, pode incluir Biguaçu como opção. Vai valer muito a pena!

4. Lages

Lages
Fonte: Pxhere

O município fica na região serrana do estado. Uma das razões que faz dela um destino histórico é que Lages foi fundada por bandeirantes, em 1677.

No passado, a cidade fez parte das rotas das expedições, que conduziam as tropas de gado até São Paulo. 

No Museu Histórico Thiago de Castro, você encontrará um amplo acervo com peças e documentos daquele período.

Por ser uma das cidades antigas de Santa Catarina, você encontrará monumentos históricos em homenagem aos tropeiros paulistas e aos imigrantes, que povoaram o município.

Lugares em Santa Catarina para relaxar e se divertir

Riquíssima quando o assunto é história, na hora de curtir e descansar, nada melhor do que saber o que visitar em Santa Catarina. Então, dê uma olhada nessas cidades que separamos para você.

5. Penha

Embora a cidade seja praiana, Penha é sinônimo de pura diversão e magia! Você vai voltar a ser criança no maior parque temático da América Latina: o Parque Beto Carrero World

Muitas atrações, shows e brinquedos fazem do Beto Carrero um dos destinos preferidos de viagem entre adultos e crianças que viajam para Santa Catarina.

Vale a pena incluir toda essa diversão no seu roteiro.

6. Blumenau

Cidades turísticas de Santa Catarina: Blumenau
Fonte: Pxhere

Terra da Oktoberfest, uma das maiores e melhores festas do Brasil quando o assunto é cerveja. 

Para conhecer a festa, é preciso se programar com antecedência, pois a festividade acontece durante todo o mês de outubro, além de ser disputadíssima.

São 19 dias de muita cerveja, chopp, pratos típicos e tradições alemãs que contagiam a todos que chegam à cidade.

No Parque Vila Germânica, os canecos de chopp estão sempre presentes neste grande carnaval germânico! Há competições dos melhores trajes típicos e também para ver quem bebe mais rápido a bebida.

7. Pomerode

Se você está pensando o que ver e fazer em Pomerode, acabou de encontrar a resposta. A cidade é considerada uma das mais alemãs do Brasil e visitá-la dá a sensação de estar num reduto da Europa.

A Festa Pomerana, realizada em janeiro, atrai milhares de turistas que vão à cidade exclusivamente para conhecer esse pedacinho da Alemanha.

Não deixe de saborear pratos regionais, assistir aos desfiles típicos e, claro, tomar o chopp mais famoso da região de Pomerode.

8. Balneário Camboriú

Cidades turísticas de Santa Catarina: Balneário Camboriú
Fonte: Pixabay

Relaxar e se divertir em Santa Catarina é um convite para conhecer Balneário Camboriú. 

Uma das cidades com pontos turísticos incríveis para visitar e aproveitar tanto os dias quanto as noites catarinenses.

A Praia Central é o point mais curtido da cidade. Na região, é possível praticar esportes, caminhar pelo calçadão e fazer aquele mergulho refrescante.

À noite, este trecho da cidade fica ainda mais agitado com seus bares e restaurantes sempre lotados. 

E não vá embora de Balneário Camboriú sem subir até o Cristo Luz e apreciar a vista panorâmica fantástica de toda a cidade. 

O monumento tem 33 metros de altura e chama a atenção até mesmo à noite, quando o canhão de luz com 6,6 mil watts se acende!

Lugares para curtir a natureza em Santa Catarina

Conhecer as cidades turísticas de Santa Catarina e não incluir as praias é impossível! O estado catarinense reúne as belas praias da região sul do país. 

Para te ajudar a escolher quais visitar, separamos algumas delas para você.

9. Florianópolis (praias)

Praias em Florianópolis
Fonte: Pixabay

Embora todo o estado catarinense tenha muitas atrações incríveis, o lugar mais bonito de Santa Catarina, sem dúvida, está à beira mar!

Ao fazer um tour pela capital, as praias de Florianópolis devem ter lugar garantido. Conheça a Praia Mole, a Praia dos Ingleses e a famosa Jurerê, que é muito badalada.

Conheça ainda Praia da Joaquina, que atrai surfistas que adoram suas ondas agitadas.

Já quem prefere não se arriscar no surf vai adorar passar horas curtindo o movimento e o pôr do sol belíssimo da Praia da Daniela, que fica a 26 km de Florianópolis.

Pesquise bastante para saber qual é a melhor época para viajar para Floripa!

10. Corupá (rota das cachoeiras)

Imagine um lugar com mais de 60 cachoeiras por todo lado. Assim é Corupá, que conta com uma rota que leva ao desfrute das cachoeiras lindas e refrescantes de Santa Catarina.

Mas vá preparado! Leve tênis confortável, garrafinha de água, roupas que cubram seus braços e até um lanche, porque as trilhas exigem esforço para chegar nessa reserva ecológica.

Corupá é um dos melhores lugares em Santa Catarina para relaxar e ficar em contato com a natureza.

Cada passo dado irá valer a pena ao ver cachoeiras com quedas d’água fascinantes! Inclusive, uma delas tem mais de 125 metros de altura, um espetáculo à parte que só Corupá oferece!

Cidades turísticas de Santa Catarina: onde curtir o inverno?

Cidades turísticas de Santa Catarina no inverno
Fonte: Pxhere

Lugares bonitos da serra catarinense formam um cenário digno de cinema durante o inverno!

Viajar para estes locais em dias frios é a oportunidade perfeita para apreciar as paisagens e até neve! Esse clima combina muito bem com as viagens para o sul do Brasil!

Quer saber em quais cidades curtir esse clima ? Dê uma olhadinha nestas que listamos.

11. Bom Jardim da Serra

Não é à toa que este lugar espetacular é chamado de ‘jardim’. Cânions deslumbrantes, mais de 30 cachoeiras magníficas, nascentes de rios e a Serra do Rio do Rastro. 

Bom Jardim da Serra, embora simples e com poucas atrações urbanas, serve de palco para o Cânion da Ronda e a Cascata da Barrinha, que são considerados um dos lugares mais bonitos de Santa Catarina.

Vá muito bem agasalhado para enfrentar um clima mais frio! Mesmo no verão é bom ter uma blusa longa por perto. 

Para chegar a alguns lugares mais altos é preciso subir centenas de degraus. Portanto, prepare também o fôlego e a boa disposição!

12. São Joaquim

Cidades turísticas de Santa Catarina: São Joaquim
Fonte: Pixabay

“Terra da maçã”, São Joaquim é um dos destinos preferidos para quem quer apreciar as baixas temperaturas e ver a neve

Na época de inverno, as chances de ter nevascas aumentam e a paisagem branquinha é um dos grandes atrativos da região.

A cidade também é a principal produtora de maçãs no Brasil e as macieiras, muitas vezes, estão até nos quintais das residências. 

As vinícolas ganharam espaço em São Joaquim e já fazem parte das atrações mais visitadas.

Durante a temporada de inverno, saber onde ir em Santa Catarina faz com que você aproveite melhor o tempo para curtir as principais atrações do estado.

13. Urupema

Já separe seu cachecol, toucas e luvas. Uma das cidades das serras catarinenses mais geladas é Urupema! Bem pequena, num único dia é possível conhecê-la por completo. 

Aliás, o município pertencia a São Joaquim e está emancipado há pouco tempo, desde 1989. Urupema chama atenção justamente por causa das baixíssimas temperaturas registradas nos últimos anos. 

Em julho de 2019, a cidade chegou a registrar – 9,2°. Isto faz com que ela seja um dos locais turísticos mais visitados por quem adora um clima bem frio!

Passagens aéreas em promoção para Santa Catarina

E, agora, depois de tantas dicas incríveis das cidades turísticas de Santa Catarina, chegou o momento de comprar as passagens aéreas para ver de pertinho todas essas maravilhas!

Mas antes de começar a separar as malas, use nosso site Passagens Promo para pesquisar passagens aéreas em promoção. Nele, você sempre encontrará os menores preços do mercado. 

Passagens para o aeroporto de Florianópolis
Passagens aéreas saindo de
Latam Brasil GRU São Paulo FLN Florianópolis 18 Nov 30 Nov R$ 246 Latam Brasil GRU São Paulo FLN Florianópolis 19 Out 21 Out R$ 250 Latam Brasil GRU São Paulo FLN Florianópolis 28 Out 05 Nov R$ 253 Latam Brasil GRU São Paulo FLN Florianópolis 24 Nov 29 Nov R$ 253 Latam Brasil GRU São Paulo FLN Florianópolis 03 Nov 14 Nov R$ 253 Latam Brasil SAO São Paulo FLN Florianópolis 26 Nov 29 Nov R$ 253 Ver mais ofertas

Economize na compra das passagens aéreas e aproveite tudo que as cidades turísticas de Santa Catarina têm para oferecer. De Promo você pode!

Recomendado para você
O que fazer em Blumenau: 10 lugares incríveis para conhecer

O que fazer em Blumenau: 10 lugares incríveis para conhecer

Turismo em Santa Catarina: lugares imperdíveis e dicas de viagem

Turismo em Santa Catarina: lugares imperdíveis e dicas de viagem

Praias de Santa Catarina: melhores dicas para curtir a viagem

Praias de Santa Catarina: melhores dicas para curtir a viagem

Passagens aéreas baratas para viajar em outubro

Passagens aéreas baratas para viajar em outubro