
Serra da Canastra: veja onde ficam as principais cidades!
O Circuito das Águas é sempre um roteiro cheio de cenários naturais impressionantes, não importa se você está em Minas ou São Paulo.
A cada nova cidade o viajante tem a oportunidade de curtir uma nova experiência de relaxamento, história, cultura, boa gastronomia, ecoturismo e turismo de aventura.
Criamos o guia definitivo para que você conheça as principais estâncias hidrominerais de Minas Gerais e São Paulo, com as cidades mais visitadas e dicas turísticas. Confira!
Aproveite as melhores promoções de passagens aéreas no Passagens Promo! Ofertas com até 35% de desconto.
Índice
Conhecer as cidades do Circuito das Águas é uma chance de aprender mais sobre a história, cultura, gastronomia e riquezas naturais de cada lugar.
Destinos ideais para viagens românticas, passeios em família ou até mesmo aventuras solo, o roteiro reúne hotéis e pousadas aconchegantes, montanhas a perder de vista, bons restaurantes, rios, lagos e cachoeiras de água cristalina e muito mais.
Neste artigo, vamos contar um pouco mais sobre os circuitos mineiro e paulista, cada um com suas características e diferenciais, para que você possa começar a planejar uma viagem inesquecível. Vamos lá!
O Circuito das Águas é uma rota turística que passa pelas principais estâncias minerais de Minas Gerais e São Paulo.
Esses destinos atraem visitantes por diferentes motivos: ecoturismo, turismo gastronômico, turismo de aventura, história, artesanato e, é claro, fontes de águas termais, com propriedades terapêuticas.
O Circuito das Águas de Minas é formado por 15 cidades da região sul do estado.
A lista reúne:
As opções turísticas nos circuitos são diversas, desde passeios de trem a balneários e parques aquáticos, passando por fontes de águas termais, spas, cachoeiras, lagos de água cristalina e mais.
Quem gosta de fazer compras também encontra muita coisa boa com preço justo, como malhas, tricô, couros, vinhos, licores, aguardentes, entre outros.
Na maioria das vezes, a passagem aérea representa a maior fatia dos gastos que uma pessoa tem ao viajar.
O que nem todo mundo sabe é que é possível viajar barato pelo Brasil e pelo mundo, basta pesquisar bastante e fazer suas reservas de passagem com antecedência.
Você pode conhecer o Circuito das Águas sem sacrificar seu orçamento com uma ajudinha do nosso site de buscas, Passagens Promo, onde o viajante encontra as passagens aéreas mais baratas do mercado!
Faça uma simulação para descobrir o momento mais barato para viajar, planejar rotas e adquirir suas passagens com economia.
Não se esqueça de acionar nosso alerta para receber notificações sempre que o trecho desejado sofrer alguma alteração de preço!
O Circuito das Águas de Minas Gerais é um dos principais roteiros turísticos mineiros, percorrendo 15 municípios do sul do estado que reúnem diversos atrativos.
A rota passa por cidades acolhedoras onde o viajante encontra águas com propriedades medicinais, balneários, construções históricas, igrejas coloniais e parques ecológicos de grande exuberância natural.
A região é democrática, concentrando atrativos que podem agradar pessoas em busca de terapia hidromineral, romantismo para uma viagem a dois, ecoturistas e os amantes de adrenalina interessados em turismo de aventura.
Confira o que fazer no Circuito das Águas, MG!
Um dos principais motores do turismo no Sul de Minas, o circuito passa por 15 cidades na Serra da Mantiqueira, perto da divisa com São Paulo. Confira o mapa da região!
Baependi é a terra-natal da primeira beata do sul de Minas a ser reconhecida pelo Vaticano, Nhá Chica, motivo pelo qual a cidade se tornou um badalado destino de turismo religioso.
As atrações turísticas baependianas, porém, vão muito além do Santuário da Imaculada Conceição, onde estão os restos mortais da religiosa: a cidade é um verdadeiro polo de cachoeiras.
Existe mais de uma dezena de cachoeiras nos arredores dessa pequena cidade com pouco mais de 18 mil habitantes, como a Cachoeira Itaúna, onde as águas do Ribeirão Jacu formam diversas piscinas naturais.
A vizinha Cambuquira não fica para trás no quesito beleza natural: a cidade é cercada por uma exuberante floresta de mata atlântica e preserva fontes de águas minerais com propriedades terapêuticas em seu Parque de Águas.
Se você busca adrenalina, não deixe de conferir o voo livre na rampa do Piripau ou as trilhas ecológicas que levam a diversas cachoeiras dentro dos limites da cidade.
Subindo um pouco mais no mapa o viajante chega a Campanha, uma das cidades mineiras que nasceu e floresceu durante o período do ouro.
No destino, os viajantes encontram casarões do século XVIII lado a lado, distribuindo sua arquitetura colonial por ruas de paralelepípedos bem arborizadas: prato cheio para quem quer aprender um pouco mais sobre a história de nosso país.
Localizada em um dos pontos mais altos da Serra da Mantiqueira, Carmo de Minas é o destino ideal para quem gosta de mirantes para contemplar a paisagem paradisíaca.
A cidade é bastante procurada por viajantes interessados em turismo rural, sobretudo aqueles que querem conhecer um pouco mais sobre a cafeicultura.
Um dos passeios imperdíveis na região é a visita a fazendas de café para aprender mais sobre a história do grão no Sul de Minas.
A vizinha Caxambu é uma das principais atrações do Circuito das Águas, também conhecida como “Águas Santas” e considerada a maior estância hidromineral do planeta.
A cidade fica encravada na Serra da Mantiqueira e tem o horizonte marcado pelo Morro de Caxambu, de onde jorra água gasosa e onde foi fundado o Parque das Águas.
Conceição do Rio Verde, por sua vez, é uma pequena cidade com uma grande história, fundada em 1732 às margens do Rio Verde.
Além do aconchegante clima de montanha, neste destino os viajantes podem desfrutar de cachoeiras, rios, corredeiras, trilhas ecológicas e belos mirantes, garantindo contato total com a natureza.
Situada próxima a Jesuânia e Carmo de Minas, a cidade de Heliodora é movida pelo ecoturismo, uma vez que é o endereço de belas cachoeiras, cavernas, grutas e montanhas.
Um dos destaques é a Cachoeira do Pedrão, com mais de 40 metros de queda d’água e um grande poço cercado por pedras e cavernas.
A cidade seguinte de nossa lista é Lambari, onde o viajante pode se encantar com construções imponentes, como o Palace Cassino, além de cachoeiras e trilhas ecológicas.
O maior destaque do município é seu bem-estruturado Parque das Águas, onde o visitante pode desfrutar de piscinas e fontes hidrominerais com propriedades medicinais.
São Lourenço, por sua vez, é uma das mais famosas estâncias hidrominerais do país, localizada a mais de 1.000 metros de altitude, chegando a 1.352 metros no ponto mais alto, o Morro dos Lobos.
A cidade tem a segunda maior rede hoteleira de Minas Gerais, com opções para viajantes com todos os gostos, e é um destino perfeito para quem quer comprar malhas e tricôs de boa qualidade por um preço justo.
O grande destaque em Soledade de Minas é seu povo acolhedor e hospitaleiro, que oferece ao viajante a sensação de estar em casa longe de casa.
A principal atração dessa pequena cidade é o trabalho delicado dos artesãos locais, que utilizam materiais como palha a taboa, argila, entre outros, e produzem bordados, doces caseiros e mel de qualidade.
A terra-natal do craque Pelé, Três Corações, é um reduto encantador para quem gosta de apreciar arte e cultura, com atrações como a Casa de Cultura Godofredo Rangel e a belíssima Igreja Matriz da Sagrada Família.
Não deixe de conhecer os monumentos em homenagem ao Rei do Futebol e visite os museus ligados ao craque, como a Casa Pelé e o Museu Terra do Rei.
Apesar de reunir menos cidades do que a rota mineira, o Circuito das Águas paulista não fica para trás no turismo, com destinos encantadores, cheios de atrações que podem agradar os mais diferentes perfis de viajantes.
Confira os principais roteiros hidrominerais em São Paulo!
Um dos principais roteiros turísticos por São Paulo, o Circuito das Águas passa por Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro. Confira o mapa!
Por muito tempo conhecida como capital termal brasileira, Águas de Lindóia é um dos principais destinos da versão paulista do circuito, atraindo milhares de turistas com seus hotéis e resorts cercados por montanhas.
Uma das atrações mais tradicionais é o passeio de trem em Águas de Lindóia, que sai da Praça Adhemar de Barros e leva o viajante até o Cristo, onde existe um mirante.
Partem da praça, ainda, diversos passeios pela região, como as visitas ao Morro do Pelado, um dos pontos mais altos da cidade.
Ali perto fica a cidade de Lindóia, considerada a capital da água mineral no Brasil: mais de 40% de toda a água mineral consumida no país é extraída das fontes da cidade.
A principal atração turística da cidade é o Complexo do Grande Lago, onde os visitantes podem desfrutar de atividades aquáticas e de lazer.
Quem gosta de ecoturismo não pode deixar de incluir o roteiro pelo Rio do Peixe na lista, com corredeiras, cachoeiras e paisagens incríveis.
Nossa lista segue até Amparo, um município pacato e acolhedor, onde os visitantes encontram passeios pela natureza às margens do rio Camanducaia, construções coloniais e trilhas ecológicas.
Socorro é mais um dos destinos do Circuito das Águas que oferece excelente infraestrutura turística, com vários espaços adequados para a prática de esportes de aventura.
O Parque dos Sonhos é um dos principais atrativos, onde o visitante pode se divertir em cachoeiras, tirolesas, escaladas, rapel, arvorismo, cavalgadas e trilhas ecológicas.
A cidade ainda é um grande pólo têxtil: aproveite para visitar a Feira Permanente das Malhas e o Moda Shopping para comprar malhas de qualidade por um precinho camarada.
Próxima de Socorro fica a cidade de Serra Negra, conhecida pela alta qualidade de seus resorts e hotéis-fazenda. Vale a pena fazer o passeio de trem pela cidade e conferir a vista do teleférico que leva até o Cristo.
Os amantes da natureza podem gostar do Lago dos Macaquinhos e do Parque Dr. Jovino Silveira, onde fica o ponto mais alto da cidade.
O perfil da vizinha Jaguariúna é um pouco diferente: turismo rural com direito à terceira maior Festa de Peão do país.
Além das festas movidas a muita música sertaneja, o destino é o ponto de partida de uma maria-fumaça histórica, da década de 1950, que faz um passeio de ida e volta até Campinas.
Capital da porcelana, a cidade paulista de Pedreira fica localizada às margens do rio Jaguari, na Serra da Mantiqueira, e reúne mais de 400 lojas e ateliês de utensílios domésticos.
Depois de ir às compras na feira de artesanato da Praça Coronel João Pedro, o viajante pode desfrutar de passeios agradáveis, como o Museu da Porcelana, Casarão Real de Pedreira e o Morro do Cristo.
Monte Alegre do Sul, por sua vez, é o destino romântico da região, com diversas pousadas charmosas para aproveitar o clima serrano a dois. Pela cidade pululam casarões históricos do período colonial.
Não deixe de visitar o charmoso Centro Histórico e divirta-se no Balneário Municipal. Se você gosta de vinhos, aproveite para visitar as vinícolas nas redondezas da cidade.
A capital das flores é Holambra, onde vive uma das maiores comunidades holandesas fora da Holanda. Na cidade acontece a maior festa de flores do Brasil, a Expoflora, que atrai milhares de visitantes do país inteiro.
A mistura entre as diferentes culturas pode ser vista em quase todo lugar, como o Museu Histórico de Holambra, o Moinho Holandês e o roteiro gastronômico.
Você pode conhecer todas as belezas e atrações do Circuito das Águas com o máximo de economia. Faça uma pesquisa caprichada antes de comprar as suas passagens aéreas e não deixe para garantir a sua viagem de última hora.
Recomendamos o uso do nosso site comparador, Passagens Promo, para que você encontre as passagens aéreas mais baratas do mercado para os principais destinos turísticos nacionais e internacionais.
O viajante pode contar com o auxílio de nossa central de atendimento exclusiva e encontrar ofertas imperdíveis para conhecer as melhores estâncias hidrominerais do Sudeste brasileiro.
Lembre-se de acionar o alerta para receber notificações de alteração de preço e siga as redes sociais do Passagens Promo para ficar por dentro das melhores novidades do mercado!
Leia também:
Serra da Canastra: veja onde ficam as principais cidades!
Santa Rita de Jacutinga: confira as cachoeiras mais indicadas para visitar!
Vai de Promo: veja dicas imperdíveis para quando for visitar Belo Horizonte!
Ibitipoca, MG: saiba como montar seu roteiro pelas cachoeiras da região!
Cidades Sul de Minas: conheça as melhores opções
Confira os 12 melhores passeios para fazer em Poços de Caldas