Ciudad del Este: o que fazer além das compras?

Que Ciudad del Este carrega a fama de ser o melhor lugar no Paraguai para fazer compras pagando barato, não é novidade alguma.

Mas sabia que a cidade oferece atrações interessantes e que são deixadas em último plano pelos visitantes? Tem muita riqueza natural e cultural que vão proporcionar uma experiência diferente por lá.

Para aproveitar além das compras no Paraguai, venha descobrir um pouco mais sobre Ciudad del Este: pontos turísticos, como chegar e onde ficar no maior destino da Tríplice Fronteira.

Viaje para Ciudad del Este economizando. Cote sua passagem aérea no Passagens Promo e tenha até 35% de desconto.

Ciudad del Este: melhores passeios, restaurantes e hotéis

Viajar para Ciudad del Este e voltar de sacola cheia é um hábito comum a quem visita a segunda cidade mais importante do Paraguai com frequência.

Muita gente de todo lugar, mas principalmente brasileiros e argentinos, são atraídos pelas ofertas bastante econômicas que se encontram na quarta maior zona de livre comércio do mundo.

Acontece que Ciudad del Este é das as maiores cidades do Paraguai e  não vive só da muvuca de compras, vendas e produtos de todo tipo.

Ali está a Usina Binacional de Itaipu, que tem participação ativa para a cidade ser responsável por 10% do PIB paraguaio. Tem ainda o Museu da Terra Guarani, com um rico acervo sobre a história do povo que deu origem à população paraguai.

Tanta coisa legal, combinadas com bons hotéis e restaurantes, são um convite para você aproveitar melhor a sua próxima viagem para Ciudad del Este.

Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, aluguel de carro, e muito mais! Clique aqui e confira.

Onde fica a Ciudad del Este?

Ciudad del este onde fica
Fonte: Wikipedia foto de Overkill53

Ciudad del Este, como o próprio nome sugere, está localizada no extremo leste do Paraguai, a uma distância de 330 km da capital Assunção.

A cidade é a capital do departamento de Alto Paraná, e fica do lado  do Rio Paraná. 

Faz parte da Tríplice Fronteira, na divisa do Paraguai com território brasileiro (Foz do Iguaçu) e o argentino (Puerto Iguazú).

Está em dúvida sobre como ir para Ciudad del Este? 

Tanto o Aeroporto Internacional Guaraní, em Minga Guazú (13 km), que serve a cidade, quanto o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu servem como porta de entrada para o destino.

Como ir de Foz do Iguaçu para Ciudad del Este?

Um dos grandes atrativos da viagem para Foz do Iguaçu é a possibilidade de os turistas cruzarem a fronteira para comprar no Paraguai.

A distância de Foz do Iguaçu a Ciudad del Este é só de 9 km. A Ponte Internacional da Amizade que fica no Rio Paraná é o que separa as duas cidades. 

Logo, não tem mistério se você quer ir de um destino ao outro. A “viagem” pode ser feita de ônibus, com linhas frequentes, carro, táxi e até mesmo mototáxi. Há ainda quem se dispõe a cruzar a fronteira caminhando para chegar à cidade paraguaia.

Mapa de Ciudad del Este

Na hora de preparar o seu roteiro, que tal uma olhadinha no mapa? Ciudad del Este, principalmente para quem vai às compras, oferece várias possibilidades.

Para não ter problemas, pesquise antes sobre as lojas e dê preferência às de maior movimento e shoppings.

Mas e se eu quiser fugir das compras? Claro, o mapa de Ciudad del Este também mostra quais os lugares que você não pode perder, inclusive nas proximidades da cidade. Veja só! 

Melhores voos para Ciudad del Este

Aproveite nossas promoções de passagens aéreas para Ciudad del Este
Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

Se você não mora na região sul do Brasil ou no estado de Mato Grosso do Sul, é bem provável que procure por algum aeroporto próximo à Ciudad del Este para sua viagem.

Então, vamos lembrar: tanto o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu quanto o Aeroporto Internacional Guaraní, em Mingua Guazú, são as melhores opções de voos para a cidade.

Na hora de comprar a passagem para Ciudad del Este, não deixe de economizar e poupar o orçamento para a viagem.

Pesquise com o Passagens Promo e encontre as melhores ofertas de voos e promoções incríveis para o seu bolso.

Lembre-se de cadastrar o seu e-mail e local para onde viajar e receba os menores preços sempre que houver mudança nas tarifas.

Como é o clima em Ciudad del Este?

Saber como fica o tempo em Ciudad del Este vai te ajudar a se programar e diminuir os riscos de “perder” a viagem encarando seguidos dias de chuva ou frio intenso.

A temperatura média anual em Ciudad del Este é de 21º graus. Os verões são de calor intenso, sendo janeiro o mês mais quente do ano.

Já durante o inverno, o clima fica mais ameno, sendo julho o mês mais frio (média de 16º graus nos termômetros).

Quanto às chuvas, elas são bem distribuídas ao longo de todo ano. De janeiro a janeiro, existe chance de pegar dias chuvosos. Entretanto, a frequência de precipitações se torna maior nos meses de verão, entre dezembro e março. 

O que fazer em Ciudad del Este?

Já se imaginou indo para Ciudad del Este em busca das “Cataratas do Paraguai”? Ou aproveitar a cidade para conhecer uma mesquita islâmica em pleno Paraguai?

Se a única referência à cidade são as compras, conheça agora os principais pontos turísticos de Ciudad del Este, lugares que você não pode deixar de ir na próxima visita.

1. Zona Franca

Ciudad del este zona franca
Fonte: Wikipedia foto de O.Mustafin

Ok, não tem como começar a falar de Ciudad del Este sem citar a sua principal atração: a Zona Franca, que atrai gente do mundo todo a comprar no Paraguai pelos baixos preços.

Ela está entre as maiores zonas de livre comércio do mundo e é possível comprar de tudo mesmo!

Tudo mesmo? Isso, eletrônicos, roupas, perfumes, bebidas são alguns dos itens frequentes em listas com o que comprar em Ciudad del Este.

E não se surpreenda se escutar na rua vendedores anunciado drogas ou armas como se fosse algo normal.

Sabemos que é difícil não aproveitar a viagem para fazer compras no Paraguai. Então, fique atento a algumas dicas valiosas.

Antes de sair comprando em qualquer lugar, pesquise os preços. Não deixe de testar os equipamentos eletrônicos que comprar. E, mais importante, não compre em qualquer lugar, dê preferência às grandes lojas e shoppings.

Aqui vão algumas sugestões dos melhores lugares para comprar em Ciudad del Este: nos shoppings Del Este e Paris você vai encontrar de tudo; a Casa China é o paraíso dos eletrônicos; e a loja Sax é a ideal para comprar roupas de todos os estilos.

2. Usina Binacional de Itaipu

Quer alguns motivos para conhecer a Usina de Itaipu? 

Primeiro, estamos falando de uma das sete maravilhas da engenharia mundial, que está bem pertinho da gente, dividida entre o Brasil e o Paraguai.

Segundo, se trata apenas da maior hidrelétrica do mundo, com área de 1.350 km² e a maior geradora de energia do mundo todo. E é nossa (ok, nossa e do Paraguai).

Ainda tem mais um motivo: visitá-la pelo lado paraguaio, a partir de Ciudad del Este, é um programa gratuito.

Durante o tour guiado, é possível ver toda a  usina do alto. Se os vertedouros estiverem abertos, o espetáculo é ainda maior, podendo apreciar de perto a vazão da água.

Alguns passeios, como o de catamarã e pelo interior da hidrelétrica podem ser pagos.

Dentro do complexo estão ainda outras atrações, como o Museu Guaraní e o Zoológico.

3. Museu da Terra Guaraní

Aproveita a visita à Usina de Itaipu para conhecer um dos pontos turísticos em Ciudad del Este mais interessantes, o Museu da Terra Guaraní, que fica dentro do complexo.

Seu acervo é dedicado, principalmente, a resgatar a história do povo guaraní, que habitava a região do Paraguai há mais de 7 mil anos antes da chegada dos espanhóis, através de objetos, esculturas e fotos.

Outra atração deste museu é a representação da fauna e da flora locais, além de algo a mais sobre a Usina.

O Museu da Terra Guaraní está em funcionamento diariamente e também tem acesso gratuito.

4. Zoológico Itaipu

Ciudad del este zoologico itaupu
Fonte: Pixabay

Também na área da Usina fica o Centro de Investigação de Animais Silvestres (CIASI), também conhecido como Zoológico Itaipu.

O local abriga mais de 200 animais em uma área de 12 hectares. As espécies mantidas por lá são animais resgatados por órgãos de fiscalização.

Além de mantê-los em uma área natural, o objetivo do zoológico é estudar e desenvolver estes animais, antes mantidos em condições de vulnerabilidade, maus tratos e até tráfico. 

5. Saltos del Monday

Se Foz do Iguaçu tem as Cataratas do Iguaçu, Ciudad del Este tem as “Cataratas do Paraguai” para chamar de sua.

É assim que são conhecidas as quedas d’água de Saltos del Monday, sem dúvida uma das atrações naturais mais belas de todo o Paraguai.

Apesar de não ter a mesma grandiosidade das nossas cataratas, Saltos possui três quedas com cerca de 40 metros cada uma.

Elas estão localizadas no Parque Nacional Saltos del Monday, que, na realidade, fica em Presidente Franco, vizinha à Ciudad del Este, distantes a apenas 10 km.

Como o lugar movimenta bastante o ecoturismo na região, algumas atividades são oferecidas aos visitantes, como tirolesa, rapel e trilhas.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!

    Fique tranquilo, não enviamos spam!

    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    6. Monumento Científico Moisés Bertoni

    Moisés Bertoni foi um cientista, botânico e biólogo responsável por importantes estudos sobre a história e o desenvolvimento do Paraguai.

    Em homenagem aos serviços prestados, ele dá nome a uma área de preservação ambiental de enorme importância ao país, onde concentram-se as últimas regiões de Mata Atlântica local.

    Além do contato com fauna e flora, o Monumento Científico Moisés Bertoni abriga a casa e o local de trabalho do cientista.

    O ambiente funciona como um museu, conservando objetos de trabalho de Bertoni em 10 salas e é uma rica opção natural e cultural para quem procura em Ciudad del Este o que fazer.

    7. Igrejas e Templos

    Ciudad del este igrejas e templos
    Fonte: Wikipedia foto de Leon petrosyan

    Tal qual em todo o país, a maior parte da população de Ciudad del Este, Paraguai, é católica. Fruto desta devoção, algumas igrejas se destacam e merecem estar no roteiro.

    A Catedral San Blas é a maior da cidade e homenageia o padroeiro paraguaio. Construída em 1964, sua arquitetura lembra um grande barco.

    Já a Igreja de San Lucas se apresenta imponente, justificando a fama de uma das mais bonitas no país.

    Na linha de templos religiosos, não deixe de conhecer ainda a Mesquita Islâmica Al-Khulafa Al-Rashidin. Isso mesmo, há uma mesquita islâmica na Ciudad del Este e não apenas isso, ela é  a maior das Américas. Ao visitá-la, não esqueça de seguir os costumes da religião islâmica.

    8. O que fazer em Ciudad del Este à noite?

    Ciudad del Este à noite oferece opções de entretenimento diversas, mantendo a agitação característica da segunda maior cidade do país.

    No Paraguai, vale lembrar que os cassinos são liberados. Se você quiser testar a sorte ou matar a curiosidade, os mais famosos são o Casino Del Este e o Casino Acaray.

    Se a sua pedida for tomar uma cerveja e ouvir uma música, experimente os pubs da cidade: no Sirenas Pub, Bambuddha Lounge e Gavanah Resto Dance você encontrará todos os ritmos musicais.

    Para uma noite mais tranquila, a pedida é o Inside Bar & Lounge. Já o Coyote é a dica de balada para os mais jovens, que não dispensam uma farra até tarde.

    Restaurantes em Ciudad del Este, Paraguai

    Como estamos falando de uma cidade ao lado do Brasil, é claro que você encontrará lugares com comida tipicamente brasileira.

    Mas não deixe de experimentar os pratos da gastronomia paraguaia e ver como são deliciosos.

    Agora sobre onde comer em Ciudad del Este durante as compras, aproveite os requintados Restaurante Sax Bistrô e Restaurante Monalisa, que ficam nos respectivos shoppings.

    Para algo mais descontraído e barato, tem o TGI Friday’s. Pensou em um café durante a tarde? Saboreie as delícias do Café Bonjour antes de seguir com seu roteiro.

    Hotéis em Ciudad del Este

    Ciudad del este hospedagem
    Fonte: Wikipedia foto de Overkill53

    Onde se hospedar em Ciudad del Este? O município paraguaio oferece opções de hospedagem para todos os gostos e bolsos durante a estadia.

    Um dos melhores custos-benefícios é o do Hotel Convair, com bom preço, ótima localização e conforto. Nesta linha, vale também ficar de olho no rústico Hotel Áustria.

    Se sua procura por onde ficar em Ciudad del Este levar em consideração muita qualidade por qualquer preço, o Hotel Acaray e o Rio Hotel by Bourbon não vão decepcionar.

    Passagens aéreas para Ciudad del Este

    Aqui temos as melhores ofertas de passagens aéreas
    Passagens aéreas saindo de
    Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

    Não é preciso deixar de comprar, mas olhar Ciudad del Este por um novo ângulo vai deixar a sua viagem ainda mais divertida.

    E agora que você já conheceu os principais pontos turísticos da cidade, é hora de buscar os melhores voos para Ciudad del Este. Para voar pagando menos, você já sabe, é com o Passagens Promo, onde estão as melhores ofertas para o seu destino.

    Descubra Ciudad del Este de uma maneira diferente e pagando menos. De Promo você pode!


    Leia também:

    Recomendado para você
    Torres del Paine, Chile: como chegar? Quanto tempo ficar? Confira!

    Torres del Paine, Chile: como chegar? Quanto tempo ficar? Confira!

    Viagem para o Chile: roteiro por região, passeios e gastronomia

    Viagem para o Chile: roteiro por região, passeios e gastronomia

    O que fazer em Puerto Natales: explore além de Torres del Paine

    O que fazer em Puerto Natales: explore além de Torres del Paine

    Assunção, Paraguai: dicas de hotéis, restaurantes e melhores passeios

    Assunção, Paraguai: dicas de hotéis, restaurantes e melhores passeios

    Punta Arenas, Chile: 7 lugares que você não pode deixar de explorar

    Punta Arenas, Chile: 7 lugares que você não pode deixar de explorar

    Cidades do Paraguai: os 10 maiores destinos no país

    Cidades do Paraguai: os 10 maiores destinos no país