Coimbra, Portugal: confira os melhores pontos turísticos e dicas de viagem!

Pode fazer as malas, pois você sempre terá o que fazer em Coimbra, Portugal. 

Considerada uma das cidades mais antigas do país, o destino reserva aos seus visitantes um roteiro por mosteiros e igrejas antigas, jardins belíssimos, ruínas e muito mais.

E o melhor é que o destino fica bem pertinho de Lisboa e você poderá aproveitar para conhecer toda a região e voltar com a mala cheia de boas histórias e lugares inesquecíveis.

Compre passagens aéreas com o menor preço neste link!

Coimbra, Portugal: saiba tudo sobre a cidade!

Coimbra é famosa por abrigar a universidade mais antiga do mundo, que ainda preserva seus edifícios antigos e muitas das suas tradições. Mas saiba que ali há muitas outras histórias que valem a pena ser conhecidas.

A regra é colocar calçados confortáveis e visitar suas igrejas suntuosas, que misturam diferentes estilos arquitetônicos, apreciar a deliciosa gastronomia portuguesa e passear por lindos jardins, cercados de muito verde.

Em que região de Portugal fica Coimbra?

Em que região de Portugal fica Coimbra?
Fonte: Unsplash

Se você está curioso em descobrir em que região de Portugal fica Coimbra, saiba que a cidade fica na província da Beira Litoral, na região do Centro

Com quase 100 mil habitantes, o município é um dos mais antigos de Portugal e, inclusive, já foi capital do país, antes de Lisboa.

Como ir a Coimbra?

Você não terá dificuldade para chegar ao destino, já que ele fica a menos de 200 km da capital, Lisboa, que abriga uma das principais áreas de desembarque do país: o Aeroporto Internacional Humberto Delgado.

A partir de Lisboa, você pode fazer o percurso de trem, partindo da Estação Ferroviária de Lisboa Oriente, em uma viagem de cerca de 1 hora e 40 minutos. 

Se preferir, você pode ir de ônibus ou fazer o percurso de carro alugado. 

Outra forma de ir a Coimbra é desembarcando no aeroporto da cidade de Porto, que fica a cerca de 120 km de distância do destino, e finalizar o trajeto de ônibus, trem ou carro.

Qual a melhor época para conhecer Coimbra?

Coimbra é um daqueles destinos que você pode visitar o ano inteiro, já que cada estação tem seu charme e peculiaridades.

No entanto, a alta temporada no país, assim como em toda a Europa, acontece no verão, que vai de junho a setembro, quando as temperaturas estão altas e o sol é companhia certa na maioria dos dias.

Mas não se preocupe se não conseguir viajar durante o verão europeu, pois a primavera, de março a junho, também não deixa nada a desejar e você encontra um destino mais com preços acessíveis e temperaturas amenas.

Como é morar em Coimbra, Portugal?

Como é morar em Coimbra, Portugal?
Fonte: Unsplash

Por abrigar uma das universidades mais antigas do mundo, Coimbra é uma cidade bem conhecida dos brasileiros, que se mudam para o país para estudar.

Mas além do turismo e da educação, o destino também desperta o interesse quando o assunto é moradia.

Se você quer entender como é morar em Coimbra, Portugal, saiba que a cidade oferece uma boa qualidade de vida, atrações de lazer, ótima localização e contato com a natureza.

Mesmo sendo uma cidade do interior, ela também é bem agitada e não deixa nada a desejar em termos de infraestrutura com bons serviços de saúde, transporte, entre outros. 

Quanto custa para morar em Coimbra, Portugal?

A vantagem de morar na cidade universitária é que seu custo de vida é bem mais baixo, quando comparado com outros destinos portugueses como Lisboa e Porto, por exemplo.

Para você que fica curioso em saber quanto custa morar em Coimbra, Portugal, é possível encontrar moradias 45% mais baratas do que na capital.

O aluguel de um apartamento de 1 quarto custa em torno de 180 a 500 euros. Já em locais mais amplos, com 3 quartos, o valor sobe um pouco e fica em cerca de 400 e 850 euros.

Os custos com alimentação para uma pessoa podem chegar a cerca de 180 euros. As contas de energia, água, gás e aquecimento ficam em torno de 90 euros. 

Para se locomover pela cidade, o transporte público mensal custa cerca de 30 euros. Dependendo das suas condições, Coimbra é uma boa opção para morar na Europa. 

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Coimbra, Portugal: passagem aérea em promoção!

    Que tal garantir passagem para Coimbra, Portugal, em promoção? No nosso site de buscas, Passagens Promo, é possível encontrar as melhores opções de voos com os custos mais vantajosos do mercado.

    Se você ainda não conhece a nossa plataforma, não sabe o que está perdendo, pois, além de apresentar os descontos e ofertas mais imperdíveis das principais companhias aéreas, as pesquisas são muito intuitivas.

    Basta digitar as cidades de origem e destino e as datas da viagem para garantir a oferta que cabe no seu bolso. 

    Para conhecer a cidade de Coimbra, Portugal, com economia, não deixe de ativar o alerta de preços para receber, em primeira mão, avisos quando o trecho selecionado entrar em promoção!

    Passagens aéreas para Portugal!
    Passagens aéreas saindo de

    Coimbra, Portugal: mapa

    Com um território um pouco maior que 319 km², a cidade tem atrações para todos os gostos, parques belíssimos, construções antigas e muita história. 

    Para facilitar o seu passeio, ter em mãos um mapa de Coimbra, em Portugal, ajudará a chegar e conhecer os lugares mais legais. 

    Confira esse guia turístico que preparamos para você!

    O que fazer em Coimbra

    Agora que você já tem um mapa e sabe onde estão as principais atrações, que tal conhecermos um pouco mais sobre cada uma delas? 

    Dá uma olhadinha em tudo o que fazer em Coimbra na sua próxima viagem!

    Universidade de Coimbra

    Universidade de Coimbra
    Fonte: Vitor Oliveira / Flickr / CC BY-SA 2.0

    Considerada a mais antiga do mundo, a Universidade de Coimbra é um local que vale a pena conhecer. 

    Fundada em 1290, o complexo estudantil reúne prédios históricos que ainda guardam mobiliários, decorações e tradições antigas.

    Ao percorrer seus espaços antigos, você observará estudantes vestidos com capas negras, um acessório tradicional do período da sua fundação.

    A entrada no pátio central é de graça, mas para visitar suas dependências, é preciso pagar. 

    A nossa dica é comprar o bilhete completo, que dá o direito de conhecer a Capela São Miguel, o Paço Real, a famosa Biblioteca Joanina, o Colégio de Jesus, o Laboratório e muitos outros locais.

    Sé Velha

    No seu roteiro pela cidade de Coimbra, Portugal, a igreja Sé Velha, é um verdadeiro clássico do turismo. 

    Construída em 1139, a fachada da igreja já surpreende os seus visitantes, pois ela parece um castelo.

    Mas a beleza deste lugar fica no seu interior. Com uma arquitetura românica, é possível observar uma decoração suntuosa, com um portal em estilo islâmico, um clustro e um retábulo belíssimo da capela-mor, em estilo gótico.

    Sé Nova

    Outro templo carregado de tradições e histórias é a igreja Sé Nova, datada de 1698, mas oficialmente chamada de Colégio das Onze Mil Virgens.

    De origem Jesuíta, a arquitetura do templo tem influência dos estilos maneirista e barroco. 

    O grande destaque é a sua capela-mor decorada com retábulos de talha dourada dos séculos XVII e XVIII.

    Sem dúvida, a Sé Nova é um dos lugares para conhecer em Coimbra, especialmente, se você gosta de lugares antigos e carregados de tradição.

    Mosteiro de Santa Cruz

    Mosteiro de Santa Cruz
    Fonte: Vitor Oliveira / Wikimedia Commons / CC BY-SA 2.0

    O Mosteiro de Santa Cruz é um dos monumentos mais importantes e antigos da cidade, fundado em 1131, onde está o túmulo de D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal e também do seu filho.

    O local é conhecido como uma das mais belas obras do renascimento português, devido a magnitude da arquitetura da igreja, capelas e claustros, reconstruídos no século XVI.

    Além de conhecer o mosteiro, os turistas também podem visitar o Museu de Arte Sacra, que guarda relíquias do primeiro santo português, S. Teotónio, além de outros locais cheios de costumes e tradições. 

    Museu Nacional Machado de Castro

    Na hora de escolher o que fazer em Coimbra, Portugal, o Museu Nacional Machado de Castro é o mais importante da cidade.

    Instalado na antiga Igreja São João de Almedina, o espaço fica em uma das salas do Paço Episcopal de Coimbra e abriga um acervo de peças e artigos de igrejas e conventos da região.

    É possível conferir ainda outras coleções de arqueologia, pinturas, mobiliários e esculturas muito antigas.

    Vá até o piso inferior do Museu Nacional e não deixe de conferir o criptopórtico romano, que suportava o fórum romano, no passado. 

    Mosteiro de Santa Clara

    Em Coimbra, Portugal, pontos turísticos imperdíveis incluem seus mosteiros e conventos, como o Mosteiro de Santa Clara, datado de 1696. 

    Localizado às margens do Rio Mondego, ele é dividido em dois: o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e o Mosteiro de Santa Clara-a-Nova.

    Construído em estilo gótico e com influência da Ordem dos Frades Menores, o local preserva uma ampla coleção de arte portuguesa, datada dos séculos XIV a XVIII, além de relíquias da Rainha Santa Isabel, fundadora do antigo mosteiro.

    Além das coleções, o espaço por si só já é incrível, e preserva as características do período da sua fundação. 

    Não deixe de percorrer seus corredores, pátios, jardins e visitar as ruínas do Convento de Santa Clara-a-Velha.

    Jardim Botânico e Aqueduto São Sebastião

    Jardim Botânico e Aqueduto São Sebastião
    Fonte: Concierge.2C / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    Ao visitar o Jardim Botânico, que fica junto ao Aqueduto de São Sebastião, dá para se ter uma ideia de como é a vida na cidade de Coimbra.

    O local é um verdadeiro santuário natural, perfeito para uma caminhada e momentos de descanso em seus gramados.

    Com um estilo arquitetônico antigo, o espaço tem coleções de plantas de vários lugares do mundo e enormes árvores, que deixam os cenários ainda mais bonitos. 

    Junto ao Jardim está o Aqueduto de São Sebastião, chamado também de “Arcos do Jardim”, datado de 1570. 

    A construção tem cerca de 1 quilômetro de extensão, construída para levar água para algumas regiões da cidade.

    Portugal dos Pequenitos

    Para os turistas que querem descobrir o que fazer em Coimbra, Portugal, com as crianças, saiba que o país é um ótimo lugar para levar os pequenos, já que há muitas atrações para o público infantil.

    Um dos locais mais legais é o parque Portugal dos Pequenitos, um espaço aberto em 1940, que abriga monumentos do país em miniatura

    O espaço divide seus ambientes em 5 temas diferentes: Portugal Monumental, com os monumentos mais importantes do país; Países de Expressão Portuguesa, que são os antigos territórios coloniais e a Cidade de Coimbra, que abriga monumentos locais.

    Há ainda o espaço Portugal Insular, com monumentos da Ilha de Madeira e dos Açores, além do espaço chamado Casas Regionais, que reproduz as residências tradicionais de diferentes regiões do país.

    Quinta das Lágrimas

    Ao visitar Coimbra, Portugal, turismo também deve incluir uma parada na Quinta das Lágrimas, um belíssimo jardim, na margem esquerda do Rio Mondego.

    Na parte sul, não deixe de fazer longos passeios pelo jardim medieval, criado em homenagem à história de amor proibida do Rei D. Pedro I com D. Inês de Castro.

    O local conta com 50 espécies de plantas, belas árvores e uma atmosfera romântica e agradável para quem quer fugir do agito. 

    No centro há um belo palácio do século XIX que, hoje, funciona como hotel de luxo.

    Conímbriga

    Para os turistas que gostam de história, visite também as ruínas de Conímbriga, uma antiga povoação romana transformada em estação arqueológica, uma das mais importantes do país.

    Além das ruínas romanas, é possível ainda visitar o Museu Monográfico de Conímbriga, que possui artefatos encontrados durante as escavações.

    Durante o passeio pelo local, é possível conferir restos de construção antigas, como anfiteatro, casas, fórum, termas do aqueduto e muito mais.

    Onde ficar em Coimbra, Portugal?

    Onde ficar em Coimbra, Portugal?
    Fonte: Hotel Palácio São Silvestre

    Os turistas que pretendem pernoitar na cidade podem ficar tranquilos, pois existem muitos locais onde ficar em Coimbra, Portugal, já que o destino possui uma rede hoteleira completa.

    As melhores regiões para se hospedar ficam na parte baixa, perto do centro histórico, e reúnem ótimos hotéis, muitos deles, em edifícios antigos, que garantem ainda mais charme às hospedagens.

    Se preferir, a parte alta, que fica bem pertinho à Universidade de Coimbra, saiba que também tem acomodações de todos os tipos.

    Independentemente da sua escolha, se quiser encontrar os melhores hotéis e os preços mais vantajosos em hospedagem, faça as suas pesquisas na nossa plataforma, ElQuarto.

    No nosso site, é possível encontrar hotéis e pousadas com um ótimo custo-benefício para os turistas que não abrem mão da economia!

    Onde comer em Coimbra, Portugal?

    Viajar para a Europa é a certeza de provar diferentes propostas gastronomicas. Em cada esquina, é possível encontrar onde comer em Coimbra, Portugal, com ótimos preços e com uma culinária de primeira.

    O restaurante Zé Manel dos Ossos está entre os mais tradicionais da cidade. Para conhecê-lo é bom chegar antes do meio-dia, pois sempre tem fila para entrar.

    O local é bem pequeno, com apenas seis mesas e um estilo mais rústico, com paredes decoradas com recadinhos de antigos clientes. 

    No cardápio, existem pratos mais tradicionais, como feijoada com javali, peixe e barriga de porco. E o melhor é que o preço também é bem acessível. Um prato individual custa entre 8 e 11 euros.

    O Quim dos Ossos é um daqueles lugares deliciosos para quem quer descobrir onde almoçar em Coimbra, Portugal, bem e por um preço justo. 

    O menu oferece peixes, carnes, cozidos e muito mais. Os pratos custam cerca de 6 a 8 euros.

    Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, e muito mais! Clique aqui e confira.

    O que fazer em Coimbra, Portugal, em 1 dia?

    Para os turistas que pretendem fazer uma viagem de bate-volta, saiba que o que fazer em Coimbra, Portugal, em 1 dia, precisa ser muito bem definido, pois há muitos lugares legais para conhecer.

    Em apenas um dia, não deixe de conhecer atrações, como a Universidade de Coimbra, um clássico dos roteiros turísticos, além das igrejas Sé Velha, Sé Nova e também os mosteiros de Santa Cruz e de Santa Clara.

    Faça a sua cotação de passagem para Coimbra, Portugal!

    Além de descobrir o que fazer em Coimbra, Portugal, que tal garantir ainda mais economia para a sua próxima viagem?

    No nosso site de buscas, Passagens Promo, é possível encontrar voos em promoções e as melhores ofertas das principais companhias aéreas do Brasil e do mundo.

    Se você deseja economizar nas compras das passagens aéreas, não se esqueça de acionar o alerta de preços para que possamos te avisar sempre que as companhias aéreas divulgarem suas promoções!

    Quer conhecer as belezas e as melhores histórias de Portugal? De Promo você pode!

    Passagens aéreas para Portugal!
    Passagens aéreas saindo de
    Air Europa GRU São Paulo OPO Porto 08 Out 14 Out R$ 2521 Air Europa GRU São Paulo LIS Lisboa 17 Out 24 Out R$ 2545 Air Europa GRU São Paulo LIS Lisboa 01 Out 06 Out R$ 2545 Air Europa GRU São Paulo LIS Lisboa 26 Set 05 Out R$ 2545 Air Europa GRU São Paulo LIS Lisboa 10 Out 31 Out R$ 2545 Ver mais ofertas

    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Santuário de Fátima, Portugal: veja onde fica e dicas de como visitar!

    Santuário de Fátima, Portugal: veja onde fica e dicas de como visitar!

    Comida típica de Portugal: conheça os pratos e sobremesas mais famosos!

    Comida típica de Portugal: conheça os pratos e sobremesas mais famosos!

    O que fazer na Ilha da Madeira, Portugal: melhores passeios e dicas

    O que fazer na Ilha da Madeira, Portugal: melhores passeios e dicas

    Praias de Portugal: Quais as melhores do litoral lusitano?

    Praias de Portugal: Quais as melhores do litoral lusitano?

    Estudar em Portugal: vantagens, informações e dicas de destinos

    Estudar em Portugal: vantagens, informações e dicas de destinos

    Sul de Portugal: quando ir, cidades, melhores praias e dicas de viagem

    Sul de Portugal: quando ir, cidades, melhores praias e dicas de viagem