Comida boliviana: história, principais pratos e dicas de viagem

A comida boliviana é capaz de levar qualquer um por uma viagem entre sabores e aromas tradicionais, que remontam a civilizações pré-colombianas e contam muito sobre o estilo de vida andino.

Com ingredientes ricos em tempero e textura, os pratos típicos do país podem enriquecer ainda mais sua experiência quando você estiver visitando lugares incríveis, como o Lago Titicaca, o Salar de Uyuni ou a colorida La Paz.

Em geral, as comidas têm um toque caseiro e podem variar bastante a depender da região do país em que você está.

Nas cidades de vale é mais fácil encontrar vegetais e leguminosas, enquanto os carboidratos são a base da culinária na região mais oriental do país, próximo a Santa Cruz de la Sierra.

Se você está pensando em desbravar os sabores bolivianos, porém, o planejamento é essencial: comer na rua pode ser perigoso e você precisa ficar atento antes de escolher o restaurante para suas refeições.

Neste artigo, vamos te contar tudo que você precisa saber sobre as principais comidas da Bolívia, dicas para montar seu roteiro gastronômico e muito mais. Veja só!

Passagens aéreas para a Bolívia e os melhores destinos da América do Sul neste link!

Comida boliviana: qual é o prato típico da Bolívia?

Não é muito difícil apontar qual o prato típico de alguns países, como a feijoada brasileira, o sushi japonês e a pizza italiana, mas outros lugares têm uma diversidade gastronômica tão grande que a tarefa fica quase impossível.

Este é o caso da Bolívia.

A culinária boliviana é tão rica e diversa que pode ser difícil apontar apenas um prato típico: empanadas, fricasé de cerdo, salchipapas, silpancho… A lista é longa e diversa, com opções para todos os gostos.

Com tanta diversidade gastronômica assim, nada melhor do que uma viagem para conhecer in loco essas delícias e escolher a sua preferida, certo?

O país é barato para viajar e reúne atrações impressionantes, como a Cordilheira dos Andes, o lago navegável mais alto do mundo, o exótico Deserto do Atacama e muito mais.

Para te ajudar a planejar a sua viagem, fizemos um guia com os principais costumes gastronômicos bolivianos, os pratos que você não pode deixar de experimentar e até onde conhecer essas delícias no Brasil! Vamos lá!

Como é o povo boliviano?

Como é o povo boliviano?
Fonte: Pixabay

A grande maioria da população boliviana tem origem indígena, o que se reflete nos costumes e na gastronomia local, que sofreu menos influência europeia ou africana em comparação a vizinhos latino-americanos, como o Brasil e o Chile.

O país tem pouco mais de 11 milhões de habitantes e está dividido em nove províncias com pratos típicos bem diferentes entre si: Beni, Chuquisaca, Cochabamba, La Paz, Oruro, Pando, Potosí, Santa Cruz e Tarija.

Confira outras curiosidades sobre o povo boliviano!

Quais são os costumes dos bolivianos?

Embora sejam relativamente pequenas, cada província boliviana tem sua própria cultura, e isso também vale para a gastronomia: afinal, o dia a dia do país gira em torno da comida!

O café da manhã, ou “desayuno”, é simples para os padrões brasileiros. Muitas vezes, o boliviano simplesmente começa o dia com uma xícara de café preto e um pedaço de pão. 

A estrela gastronômica do dia é o almoço, ou “almuerzo”, que acontece entre 12h e 15h e inclui vários pratos: uma entrada ou sopa, um prato principal feito à base de um tipo de carne, batatas e arroz, além de uma sobremesa e um cafezinho!

Depois do almoço, os bolivianos desfrutam da tradicional siesta e só fazem uma nova pausa para refeições no fim da tarde: o chá (preto, de coca ou mate) é bastante tradicional no país, servido com biscoitos leves.

O jantar, ou “cena”, é bem menos completo que o almoço e acontece a partir das 20h.

Como a maior parte dos moradores passa o dia inteiro fora de casa, trabalhando, é bastante comum trombar com barraquinhas de comida de rua boliviana por toda parte, mas tome cuidado antes de encarar essa experiência.

Nem todas as barracas (e até restaurantes) seguem um estrito código de limpeza, e a vigilância sanitária do país não tem fama de ser muito rigorosa. 

Ou seja, vale a pena evitar comer em barraquinhas de rua, além de restaurantes e lanchonetes mal avaliados em sites como Tripadvisor. É melhor prevenir do que arriscar sofrer uma intoxicação alimentar em plena viagem!

Como é a comida boliviana?

Assim como vários países latinoamericanos, a comida boliviana é baseada em ingredientes de origem indígena com influências européias, trazidas pelos colonizadores espanhóis.

Mais de 65% da população do país é indígena, o que significa que ingredientes como milho, mandioca, pimentas e grãos são as estrelas da gastronomia local.

O toque europeu fica por conta das carnes (de boi, frango, porco e até lhama) e do uso generoso de queijo nos pratos.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Passagens aéreas para a Bolívia

    Que tal experimentar os sabores e aromas da comida boliviana em meio às mais belas paisagens do país, como os Andes, o altiplano e a floresta amazônica?

    A Bolívia está entre os destinos mais baratos para viajar na América do Sul e você pode garantir ainda mais economia em nosso site de buscas, Passagens Promo, que te ajuda a encontrar as passagens aéreas mais baratas do mercado!

    Viaje agora para a Bolívia com ótimos preços!
    Passagens aéreas saindo de
    Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

    Você pode até ativar o alerta de preços para receber notificações sempre que o trecho desejado entrar em promoção! 

    Faça agora mesmo uma cotação online gratuita para garantir a economia que você precisa para viajar pelo mundo inteiro sem comprometer seu bolso!

    Pratos típicos da Bolívia

    Quer conhecer os traços indígenas e europeus que tornam a comida boliviana única no mundo?

    Então confira nossa seleção com as principais delícias da gastronomia do país e comece a planejar a sua viagem para a Bolívia com água na boca!

    Empanadas 

    Empanadas
    Fonte: Pixabay

    As empanadas, um prato salgado bastante consumido em praticamente todos os países da América Latina, ganharam uma releitura para se tornar um dos principais pratos típicos da Bolívia!

    Também conhecidas como salteñas bolivianas, a torta salgada pode receber diversos recheios, como carne de frango ou boi e vegetais cozidos, e é consumida a qualquer hora do dia, inclusive no “desayuno”.

    Humintas 

    As humintas são uma comida boliviana típica praticamente idêntica à pamonha brasileira, que podem ser servidas tanto no formato doce, quanto salgado.

    A principal diferença está no preparo dos pratos: a versão do Brasil utiliza milho-verde, enquanto na Bolívia o quitute é feito com maíz, um milho esbranquiçado cultivado na região dos Andes.

    Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, e muito mais! Clique aqui e confira.

    Majao 

    Bastante consumido na região mais oriental do país, o majao é um prato que leva arroz com cúrcuma, carne seca ou de pato, plátano (uma espécie de banana salgada) e ovo frito.

    O nome “majao” significa macerado, referindo-se ao processo de preparação da carne, que é desfiada e misturada ao arroz.

    O resultado fica bastante parecido com paellas ou risotos e pode ser consumido nas principais refeições do dia, especialmente no almoço.

    Silpancho 

    Comida Boliviana: Silpancho
    Fonte: Poshista2 / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    O silpancho é uma comida boliviana bastante popular na região de Cochabamba, considerada por muitos a capital gastronômica do país.

    O prato leva carne de boi empanada, arroz, ovos, batata e uma salada bastante temperada, com cebola, tomate, pimenta e diversos condimentos.

    É a opção ideal para quem quer garantir a energia necessária para turistar entre os pontos turísticos bolivianos!

    Anticucho 

    O anticucho ou antecucho é um prato recomendado para quem procura praticidade e sabor. Uma das comidas de rua mais populares do país, o quitute também é bastante consumido nos vizinhos Chile e Peru.

    O prato é simples, porém bastante saboroso: espetinho de coração de boi grelhado, servido com batatas, vinagrete e farofa, muitas vezes acompanhado por um rico molho à base de amendoim e pimenta.

    Fricassé de Cerdo

    Você provavelmente já experimentou fricassê no Brasil, mas não se engane: o fricassé boliviano é bem diferente de qualquer coisa que você já tenha experimentado.

    Em vez do frango utilizado na versão brasileira, o prato é preparado com carne de porco (ou cerdo), além de farinha de rosca, batatas, temperos e milho branco, ou maíz.

    Como a iguaria leva bastante pimenta, o fricassé de cerdo é um prato famoso como “cura de ressacas”!

    Pique Macho

    Comida Boliviana: Pique Macho
    Fonte: Mollysvh / Wikimedia Commons / CC BY 2.0

    O pique macho é um prato típico da Bolívia servido tipicamente como entrada, mas capaz de satisfazer como um prato principal: ideal para matar a fome depois de fazer uma trilha ou bater perna entre diferentes atrações.

    O “macho” do nome não faz referência ao gênero, e sim ao tamanho: a iguaria é muito generosa e leva ingredientes considerados pesados, como carne de boi, cebola, ovos, maionese e muita pimenta.

    Sopa de Maní 

    A sopa de maní é uma comida boliviana consumida em todas as regiões do país e que costuma encantar os viajantes que visitam a Bolívia.

    Essa sopa cremosa de amendoim leva diversos ingredientes, como arroz, batata, ervilha, pimenta, condimentos e cebola. Em alguns estabelecimentos, o prato pode ser servido com carne de boi ou frango.

    Pizza de Lhama 

    Embora seja considerada uma carne exótica para os padrões brasileiros, a carne de lhama é bastante consumida na Bolívia. Afinal, é um animal que existe em grandes quantidades no país.

    Na região de Sucre, uma das capitais bolivianas, você poderá experimentar a diferente pizza de lhama, que leva carne de filé picada ou desfiada, além de outros “toppings”.

    Folha de Coca 

    Folha de Coca
    Fonte: Pixabay

    A Bolívia é um país de altitude elevada, situado a mais de 5.100 metros acima do nível do mar. Tanta altitude pode gerar mal-estar (ou “soroche”) em quem não está acostumado, um dos efeitos do ar rarefeito.

    Para evitar o desconforto das grandes altitudes, os bolivianos consomem algo considerado tabu em outros países: a folha de coca, que não é exatamente uma comida boliviana, mas está entre as iguarias mais consumidas no país.

    Embora também seja a base da cocaína, a folha de coca não tem efeitos alucinógenos e atua para ampliar a oxigenação no sangue, o que pode amenizar (e muito) os efeitos do soroche.

    Você pode encontrar a erva em saquinhos vendidos em praticamente todo lugar, de supermercados à farmácias, com preços bem baixos.

    A iguaria exótica pode ser consumida em chás, balas, doces e outros quitutes típicos do país.

    Salchipapas

    Como o próprio nome sugere, o salchipapas é um prato feito com salsichas e papas, ou simplesmente batatas, que neste caso são servidas fritas.

    Você pode encontrar essa delícia em qualquer lanchonete, bar ou restaurante da Bolívia: o prato é simples, mas saboroso e muito barato!

    Locro Carretero

    O locro carretero é um dos pratos da culinária boliviana que remontam à tradição indígena do país. “Locro” é uma palavra de origem quéchua que significa guisado ou ensopado.

    A iguaria é preparada com charque ou carne seca, cebolinha, arroz e mandioca. Alguns restaurantes também servem o locro de gallina, preparado com carne de frango em vez de carne bovina.

    Masaco

    Criado por povos indígenas do altiplano boliviano, o masaco (ou “massaco”) é um prato bastante nutritivo feito com massa de banana frita na banha de porco e acompanhada por carne seca.

    Também é possível encontrar o masaco feito com yuca (“mandioca”) no lugar da banana.

    Quais são os doces típicos da Bolívia?

    Quais são os doces típicos da Bolívia?
    Fonte: Stocksnap / CC0

    Você sabia que nossos vizinhos latino-americanos são apaixonados por doces? É, inclusive, bastante comum encontrar pratos salgados que levam ingredientes comuns em sobremesas!

    Entre os principais doces típicos da Bolívia estão as tortas, com os mais variados recheios, como Tres Leches, frutas e chocolate.

    O coco é um dos ingredientes mais consumidos nas sobremesas bolivianas, como cocadas, pudins, gelatinas e bolos.

    Onde experimentar comida boliviana no Brasil?

    Você não precisa sair do Brasil para experimentar todas as delícias da comida boliviana. 

    A maior comunidade de imigrantes da Bolívia na América Latina está em São Paulo, cidade que abriga a Feira Kantuta SP, onde você pode desfrutar das iguarias típicas do país vizinho!

    O evento ocorre aos domingos no bairro paulistano de Pari, onde vive a maior parcela dos imigrantes, e reúne dezenas de barraquinhas que servem pratos típicos da Bolívia a ótimos preços!

    Ainda em São Paulo, vale a pena conhecer o Boteco La Gorgona, em Barra Funda, enquanto o bairro do Brás é o endereço do Restaurante Bolívia: ambos especializados em gastronomia boliviana.

    Cotação de passagens aéreas para a Bolívia

    Já está morrendo de vontade de experimentar as delícias da comida boliviana? Então comece a planejar a sua viagem agora mesmo com comodidade e economia!

    Visite nosso site buscador, Passagens Promo, para encontrar passagens aéreas baratas para a Bolívia ou qualquer outro destino!

    Visite a Bolívia aproveitando as melhores passagens aéreas!
    Passagens aéreas saindo de
    Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

    Basta digitar as cidades de origem e destino, incluir as datas da viagem e escolher a oferta mais adequada para o seu bolso! 

    Você pode simular quantas rotas e datas de viagem quiser para encontrar o momento mais barato para viajar. Não se esqueça de acionar o alerta de preços para receber notificações quando o trecho desejado entrar em promoção!

    Conhecer os ricos sabores da gastronomia latina em meio a paisagens incríveis com economia? De Promo você pode!


    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Lago Titicaca: O que fazer no mítico lago e arredores?

    Lago Titicaca: O que fazer no mítico lago e arredores?

    O que fazer na Bolívia: lugares imperdíveis, cidades e turismo

    O que fazer na Bolívia: lugares imperdíveis, cidades e turismo