Comida da Tailândia: Quais são os pratos típicos?

Experimentar a comida da Tailândia é uma maneira saborosa de mergulhar na rica cultura de um dos principais destinos do Sudeste Asiático.

Afinal, cada ingrediente, condimento e especiaria ajuda a contar um pouco sobre a história do país e os hábitos de seu povo.

Em geral, a culinária tailandesa é rica em sabores e contrastes, baseada em um fino equilíbrio entre o azedo e o amargo, a “crocância” e a suavidade, o salgado e o doce.

Seja na cosmopolita Bangkok ou nas ilhas espalhadas pelo litoral, a gastronomia tailandesa pode conquistar até mesmo o viajante com paladar mais exigente, com uma autenticidade incomparável. Veja só!

Confira passagens aéreas com os preços incríveis neste link!

Comida da Tailândia: 12 comidas do dia a dia tailandês

Muitas pessoas associam erroneamente a comida da Tailândia a pratos exóticos, que incluem espetinhos de insetos e animais incomuns.

O que nem todo mundo sabe é que a gastronomia tailandesa é rica em texturas, combinação de sabores e contrastes, o que gera uma verdadeira explosão no paladar de quem a experimenta.

Os ingredientes variam entre frutos do mar frescos, carnes, leguminosas, vegetais e arroz, muito arroz, resultando em pratos saudáveis e pouco calóricos, que você pode comer sem peso na consciência.

Neste artigo, vamos te contar os 12 pratos mais consumidos no país e dicas para aproveitar ao máximo a sua estadia em um dos principais destinos turísticos da Ásia, vamos lá!

Onde fica a Tailândia no mapa?

Onde fica a Tailândia no mapa?
Fonte: Pixabay

Antes de descobrir os sabores e aromas da comida da Tailândia, é importante saber onde fica o país no mapa!

A chamada “terra dos homens livres” está localizada no Sudeste Asiático, às margens das águas claras do Golfo da Tailândia, entre Myanmar, Laos, Cambodja e Malásia.

Um dos principais destinos na Ásia, o país é barato para turismo e recebe voos com uma ou duas paradas a partir do Brasil.

Quando ir à Tailândia?

Se você está pensando em experimentar a comida da Tailândia in loco, é melhor ficar de olho no calendário. 

O país tem clima tropical, bastante quente e úmido, com duas estações bem-definidas, a seca e a chuvosa, e escolher bem quando viajar pode influenciar sua estadia positiva ou negativamente.

O período seco acontece entre novembro e abril, com temperaturas quase insuportáveis (acima de 40ºC) a partir de março: prato cheio para quem deseja curtir as belas praias tailandesas.

Não é uma boa ideia viajar no período chuvoso, especialmente de julho a agosto, quando o país sofre com as famosas monções asiáticas e o mar costuma ficar mais revolto.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Quanto tempo de voo do Brasil à Tailândia?

    Se fosse possível embarcar em um voo direto do Brasil para a Tailândia, o viajante precisaria enfrentar, em média, 20 horas de viagem para superar a distância de mais de 16 mil km entre os dois países.

    Como isso não é possível, os brasileiros precisam encarar voos com uma ou mais conexões: a rota mais comum vai de São Paulo a Dubai (14 horas de voo) e de Dubai a Bangkok (6h30 de voo).

    Também é possível viajar a partir de conexão com países europeus: a KLM e a Air France oferecem rotas Brasil – Amsterdã – Bangkok e Brasil – Paris – Bangkok, respectivamente.

    Você pode escolher a melhor rota para a sua viagem em nosso site de buscas, Passagens Promo, em poucos cliques: basta digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas da viagem e escolher a oferta mais adequada para o seu bolso.

    Passagens aéreas imperdíveis para a Tailândia!
    Passagens aéreas saindo de

    Vale a pena ativar o alerta de preços para receber notificações sempre que o trecho desejado entrar em promoção!

    Comida da Tailândia: principais comidas típicas

    Famosa pela pimenta generosa e pela variedade de sabores, a comida da Tailândia reúne opções para quem come carne, vegetarianos e veganos, com todo tipo de ingrediente.

    Alguns pratos, como o pad thai e o tom yum, já se popularizaram nos países ocidentais e acumulam fãs pelo mundo inteiro, enquanto outros, como o Khao Nia Mamuang e o Kaeng Khiao Wan estão entre os preferidos dos nativos.

    Confira as principais comidas típicas da Tailândia!

    Fried Rice ou kao pat

    Fried Rice ou kao pat
    Fonte: Pixabay

    O kao pat dos tailandeses pode ser facilmente comparado ao famoso “mexido” brasileiro, com o diferencial dos inconfundíveis temperos asiáticos.

    Também conhecido como “fried rice”, ou “arroz frito”, o prato leva arroz jasmin preparado em frigideira, carne suína ou de frango, ovo e vegetais diversos, como cenoura, pimentão e cebola.

    A iguaria é finalizada com molho de peixe, um toque de açúcar e doses generosas de pimenta.

    O prato é bastante popular e ganhou diversas releituras no país e no exterior, como o kao pat vegetariano e o kao pat americano, preparado com molho barbecue e ovo frito.

    Pad Thai

    Verdadeiro clássico da comida da Tailândia, o pad thai é uma espécie de macarrão frito diferente de tudo que você já viu no Brasil.

    A massa é feita com arroz frito e o preparo do prato é feito com brotos de feijão, tofu, ovo, cebolinha, molho de tamarindo, camarões frescos, castanhas e temperos diversos, como pimenta vermelha, alho e açúcar. 

    Servido com limão, o prato também ganhou novas versões à medida que se popularizou, como releituras vegetarianas e feitas com outras carnes, incluindo frango e lula.

    Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, aluguel de carro, e muito mais! Clique aqui e confira.

    Kaeng Khiao Wan

    Também conhecido como “curry verde”, o kaeng khiao wan (ou gaeng kiew wan, a depender da região) leva leite de coco e pimentas verdes, essenciais para garantir a coloração característica e um toque picante à iguaria.

    O molho é servido com carne de peixe fresca e acompanhado por uma massa, seja arroz ou macarrão.

    Khao Man Kai

    khao man kai
    Fonte: Yasuyuki Hirata / Flickr / CC BY 2.0

    O khao man kai é uma comida típica da Tailândia bastante famosa em toda a Ásia, inclusive na China e em Singapura, feito à base de frango e arroz.

    O preparo é relativamente simples: tiras de peito de frango são temperadas generosamente e cozidas. Em seguida, a carne é servida com arroz branco e a água na qual o frango cozinhou ganha pepinos e molho de pimenta para se transformar em sopa.

    Tom Yam

    Visitar a Tailândia e não experimentar a sopa mais famosa do país é como viajar pelo Brasil e não experimentar a feijoada.

    Recomendada para quem não tem medo de pratos picantes, o tom yam (ou tom yum) é a sopa mais ardida da Tailândia, feita com muita, mas muita pimenta.

    A sopa leva diversos ingredientes, como açúcar, suco de limão, gengibre, cogumelos e frutos do mar, como peixes, camarões e lulas. Outras versões são preparadas com mariscos, molho de peixe, leite de coco, vegetais e condimentos.

    Em comum, todas as versões do tom yam têm um rico molho preparado com pimentas bem ardidas.

    Pad Kra Pao Gai

    O pad kra pao gai é uma tradicional comida tailandesa também conhecida como “chicken basil”, preparada com carne de frango moída, quantidades generosas de pimenta e manjericão.

    Em alguns casos, a carne de frango pode ser substituída por carne suína moída, mas uma coisa não muda: o prato é extremamente picante e não é recomendado para quem tem estômago fraco.

    A iguaria é servida com arroz jasmin e está entre os pratos mais consumidos do país!

    Green Papaya Salad

    Green Papaya Salad
    Fonte: Pxhere / CC0

    Nem só de carne vive o tailandês! A salada mais famosa do país é a green papaya salad, conhecida como som tam.

    O prato é bastante diferente de outros da culinária asiática: essa salada de mamão é servida tanto como entrada quanto prato principal, com direito a versão vegetariana.

    Em geral, o som tam leva tomate-cereja, vagem, castanhas, molho de peixe, lascas de mamão-papaya verde, camarão ressecado e temperos como alho, pimenta, sal, limão e açúcar.

    Kuai Tiao Ruea

    O kuai tiao ruea é uma comida da Tailândia que fisgou os asiáticos e agora pode ser encontrada em diversos países do continente, nas mais diferentes versões.

    A mais comum é feita com macarrão tradicional ou de arroz, carne de porco ou frango, legumes, cogumelos, ovo e temperos como erva-doce e coentro.

    Em alguns lugares, é possível encontrar versões com carne bovina e outros ingredientes que garantem um sabor suave e levemente adocicado.

    Sai Krok Isan

    Nem todo mundo sabe, mas a Tailândia é um dos principais países em consumo de linguiças, que podem ser encontradas nas mais diferentes formas e com diversos sabores!

    A sai krok isan, também conhecida como linguiça tailandesa, é feita com carne suína e muito alho, sendo servida em diferentes versões: espetinhos, bolinhas, no formato tradicional e até no tamanho mini.

    O preparo acontece na brasa, garantindo um irresistível sabor defumado, e o prato deve ser consumido em fatias ou cubos.

    Thai Spicy Pork Stew

    Thai Spicy Pork Stew
    Fonte: Pxhere / CC0

    A paixão por linguiças não é a única coincidência entre os tailandeses e os alemães: os asiáticos também são apaixonados por joelho de porco!

    O thai spicy pork stew é uma comida da Tailândia preparada em um panelão que leva vários pedaços de carne suína, incluindo pé e joelho, além de canela, cogumelos e ovos. 

    A iguaria é servida com arroz branco e pode ser consumida nas principais refeições do dia.

    Khao Nia Mamuang

    Depois de tantos pratos salgados e apimentados, nada melhor do que uma boa sobremesa, certo? Se o brigadeiro é o doce oficial do Brasil, o khao nia mamuang é o doce oficial da Tailândia!

    O prato é feito com arroz que passou do ponto de cozimento e acabou bem grudento: em vez de ser jogado fora, o cereal se junta a leite de coco fresco e pedaços generosos de manga para se transformar em um manjar saboroso.

    Também conhecido como “mango stick rice”, esse quitute pode ser encontrado em qualquer lugar pelo país, desde barraquinhas de comida de rua a restaurantes requintados, onde recebe releituras glamourosas.

    Roti Kluai Khai

    Mais um dos doces populares no país, o roti kluai khai é uma sobremesa de origem malaia que caiu no gosto dos tailandeses e se transformou em receita nacional por sua versatilidade.

    O roti kluai khai é um tipo de panqueca frita que ganha versões salgadas e doces, com os mais diferentes recheios e coberturas, como banana, mel, geleia, chocolate e leite condensado.

    Comidas exóticas da Tailândia

    Comidas exóticas da Tailândia
    Fonte: Pexels

    Não é difícil encontrar quem diga que as comidas da Tailândia são bastante exóticas e diferentes, mas isso não é completamente verdade.

    A não ser por alguns condimentos, os pratos tailandeses são preparados com os mesmos ingredientes encontrados em outras partes do mundo, como carnes de frango, porco e boi, frutos do mar, cogumelos e vegetais.

    Um dos quitutes mais diferentes do país é o kai med ma muang, um prato à base de pés de galinha, caju, molho de soja, pimentas e cebola.

    Ou seja, nada que pareça “de outro mundo”.

    Em geral, as comidas mais exóticas são encontradas apenas em mercados voltados para turistas, como espetinhos de gafanhotos, grilos e outros insetos, mas não confunda essas iguarias incomuns com os tradicionais pratos tailandeses.

    Se você quiser experimentar essas iguarias diferentes antes de deixar o país, vale a pena visitar a Khao San Road, em Bangkok, uma rua turística que abriga um mercado a céu aberto onde algumas barracas servem pratos à base de insetos.

    Longe da capital, porém, será difícil encontrar onde experimentar esses espetinhos polêmicos.

    Compre suas passagens com menor preço!

    Experimentar a comida da Tailândia é uma experiência incrível e pode ficar ainda melhor: que tal conhecer os sabores e aromas tailandeses durante uma viagem inesquecível pelo país?

    Um dos destinos internacionais mais baratos para turismo, a Tailândia recebe voos com uma ou duas conexões a partir do Brasil: você pode fazer a cotação de passagens aéreas mais baratas para a Ásia em nosso site buscador, Passagens Promo.

    Passagens aéreas imperdíveis para a Tailândia!
    Passagens aéreas saindo de

    Fica fácil economizar em nossa plataforma de busca: é só digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas da viagem e navegar entre as melhores ofertas do mercado.

    Você ainda pode acionar o alerta de preços para ser notificado sempre que o trecho desejado entrar em promoção!

    Não perca tempo e faça uma cotação para descobrir que viajar pelo Sudeste Asiático não precisa comprometer o seu orçamento. De Promo você pode!


    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Bangkok, Tailândia: os melhores programas na cidade!

    Bangkok, Tailândia: os melhores programas na cidade!

    O que fazer na Tailândia: quando ir, lugares turísticos e informações úteis

    O que fazer na Tailândia: quando ir, lugares turísticos e informações úteis