Comida típica de Portugal: conheça os pratos e sobremesas mais famosos!

Em uma viagem de férias, a comida típica de Portugal é um dos grandes destaques dos roteiros turísticos, afinal, ela é uma das mais apreciadas e saborosas do mundo.

Regada a muito azeite, a culinária portuguesa é variada, sendo composta, principalmente, de peixes, frutos do mar, carne de caça, azeitonas, frutas e legumes diversos.

Além do bacalhau e do clássico pastel de Belém, a cozinha de Portugal tem muito mais a oferecer aos seus visitantes. 

Vem com a gente se deliciar com os 13 pratos mais gostosos e tradicionais do país para experimentar na sua viagem!

Compre passagens aéreas com o menor preço neste link!

Comida típica de Portugal: o que saber sobre a gastronomia do país?

Com acesso ao Mar Mediterrâneo e ao Atlântico, o país soube aproveitar a localização para tornar a culinária tradicional de Portugal ainda mais rica e saborosa.

Ao fazer turismo em no país, é fácil entender porque a gastronomia portuguesa é tão famosa. 

A cozinha reúne pratos inspirados em diferentes técnicas e receitas, e também serviu como referência gastronômica no mundo todo. 

Qual a culinária de Portugal?

Qual a culinária de Portugal?
Fonte: Pxhere / CC0

Para quem se pergunta qual a culinária de Portugal, saiba que é influenciada por diversos aspectos, mas o principal seria a dieta mediterrânea, conhecida pelo alto consumo de frutos do mar, azeite de oliva e ingredientes frescos.

Além disso, também tem ingredientes como o pão e o vinho, que estão presentes na maioria dos seus pratos. 

Com novas descobertas territoriais, outros produtos, como a batata e o feijão também foram incorporados aos pratos. 

Portugal não está apenas entre os lugares mais lindos do mundo, mas também como um dos melhores destinos para incluir em um roteiro gastronômico

Tem arroz e feijão em Portugal?

Tem arroz e feijão em Portugal, mas não da mesma forma como acontece na culinária brasileira. 

Como falamos no tópico anterior, com novas descobertas marítimas e territoriais ao longo da sua existência, esses ingredientes também foram incluídos em suas técnicas e receitas, dando ainda mais sabor aos pratos.

Não espere encontrar um prato com arroz e feijão em um restaurante português. Lá, eles são protagonistas em receitas individuais de dar água na boca, como a Feijoada ou um cozido feito com feijão branco e carne de porco.

O Arroz de Pato é uma comida típica de Portugal muito famosa, chamada também de Arroz de Braga.

O Arroz de Polvo, que usa um grão longo, chamado Carolino, também está entre as receitas mais tradicionais da mesa dos portugueses. 

Qual é a influência da culinária portuguesa no Brasil?

A culinária portuguesa tem grande influência na cozinha brasileira

No entanto, alguns pratos, como a Feijoada, ganharam novas versões que incorporaram os ingredientes encontrados no Brasil.

Entre as receitas com influência portuguesa estão também a bacalhoada, o caldo verde, o quindim e a nossa cachaça. 

Além disso, muitos legumes, frutas e verduras foram trazidas de Portugal para o Brasil, sendo cultivadas em nossas terras.

Frutas como a manga, a fruta-do-conde e a jaca têm origem portuguesa, assim como a cebola, a alface, a couve e outras ervas que também foram trazidas para o nosso país.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Promoção de passagens aéreas para Portugal   

    A culinária portuguesa faz a alegria dos turistas que visitam o país.

    Além de listar todas as delícias que pretende experimentar, não se esqueça que o planejamento precisa da sua total atenção, especialmente, se quer economizar.

    Na hora de comprar as suas passagens aéreas, o melhor lugar é na nossa plataforma de buscas, Passagens Promo, que reúne os voos mais baratos e as ofertas mais vantajosas do mercado.

    E o melhor é que nosso site permite que os viajantes possam comparar preços e diferentes promoções das principais companhias aéreas do Brasil e do mundo.

    Para apreciar as receitas típicas de Portugal e suas atrações históricas e naturais, não deixe de ativar o alerta de preços para receber avisos sobre as promoções do trecho selecionado.

    Passagens promocionais para Portugal!
    Passagens aéreas saindo de

    Comida típica de Portugal: melhores pratos

    Uma coisa é certa: a culinária tradicional de Portugal leva seus turistas para um universo de descobertas, histórias antigas, tradições e sabores únicos.

    Para compor um roteiro gastronômico de dar água na boca, listamos aqui 13 pratos deliciosos e que você não pode deixar de experimentar. Confira!

    1. Cozido à portuguesa

    1. Cozido à portuguesa
    Fonte: Pexels

    O cozido à portuguesa é um clássico da cozinha de Portugal e deve estar no topo da sua lista de pratos típicos para experimentar. Essa iguaria é feita com vegetais cozidos e carnes.

    As receitas também podem levar feijão, cenoura, batata, arroz, nabo, frango, orelha e pé de porco, além de carne bovina. Uma verdadeira mistura de cores e sabores, vale a pena experimentá-lo.

    2. Francesinha

    Entre as comidas típicas de Portugal, a Francesinha é uma das mais famosas entre os turistas. 

    Com origem na cidade do Porto, esse prato é uma espécie de sanduíche que leva bife bovino, linguiça, salsicha fresca e queijos, colocados entre pães de forma.

    Depois, o lanche é assado e leva ainda um molho quente feito de vinho do Porto, cereja, pimenta e tomate. A Francesinha ainda acompanha batata frita. Uma delícia!

    3. Alheira 

    Considerada uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal, a Alheira é aquele prato que todo turista deve experimentar, pois é uma verdadeira iguaria e tem um sabor inigualável. 

    Essa comida é, na verdade, uma espécie de linguiça defumada em formato de ferradura. Seu recheio é composto por diferentes tipos de condimento: carne, aves, pães, banha, azeite, alho, entre outros.

    O prato tem como acompanhamentos batatas fritas ou cozidas, ovos fritos e legumes.

    4. Feijoada

    4. Feijoada
    Fonte: Pexels

    Que tal experimentar a feijoada portuguesa? Esse prato influenciou a versão brasileira, mas tem características um pouco diferentes e possui diversos tipos.

    Esse prato da culinária de Portugal é, basicamente, um cozido de feijão e carne de porco. Porém, não é usado o feijão preto, mas sim o branco ou vermelho, dependendo da região.

    Você pode experimentar a Feijoada à Transmontana, feita com feijão branco grande ou feijão encarnado e várias partes defumadas do porco, recheadas com tomate, couve, cenoura, etc.

    Há também a Feijoada de Mariscos, que leva frutos do mar, feijão branco, camarão, alho e coentro. 

    5. Bacalhau

    O Bacalhau é, na maioria das vezes, o protagonista de pratos carregados de sabores únicos e tradições. 

    A vantagem é que você pode experimentar de tudo um pouco, pois existem as mais variadas comidas feitas com esse peixe tão famoso. 

    Entre os mais populares está o Gomes de Sá, feito com bacalhau cortado em pequenos pedaços amaciados com leite e cozidos com alho, cebola e azeite. 

    Após ficar pronto, ele é servido com salsicha, ovos cozidos e azeitonas pretas. Uma delícia!

    Outro prato da culinária portuguesa é o Brás, que é feito com bacalhau desfiado, batatas e ovos, onde todos os ingredientes são misturados e temperados.

    Experimente também o bacalhau com natas, uma versão deliciosa e cremosa, preparada com molho branco, onde os pedaços de peixe são colocados em uma assadeira, intercalados com batatas e, no final, gratinados com queijo. Deu para imaginar?

    6. Arroz de pato

    O Arroz de Pato também está entre os mais famosos da culinária do país, conhecido também como Arroz de Braga, já que a comida foi criada nesta região. 

    O arroz é cozido em um caldo que, anteriormente, cozinhou o pato junto com presunto, chouriço e vários temperos. 

    Depois de ser cozida, a carne de pato é desfiada e misturada com o arroz e levada ao forno. É de comer rezando, você vai amar!

    7. Sardinha

    8. Sardinha
    Fonte: Pexels

    A Sardinha é um dos peixes mais consumidos no país e compõe os pratos mais tradicionais, sendo uma verdadeira tradição, especialmente, nas regiões mais rurais de Portugal.

    Durante o preparo, o peixe é temperado com sal grosso e, depois, ele é assado na brasa. Por ser leve e saudável, este prato está sempre presente na mesa dos portugueses.

    8. Caldo Verde

    Entre as receitas típicas de Portugal, o Caldo Verde é um prato que não falta nas refeições dos portugueses, principalmente nos dias de inverno

    Ele é feito com os mais variados ingredientes, como alho, cebola, batata, couve, azeite, pimenta do reino e linguiça. 

    Para apreciá-lo em grande estilo, experimente também um bom vinho com um pão macio como acompanhamentos.

    9. Queijo da Serra da Estrela

    O Queijo da Serra da Estrela é aquele tipo de comida que todo turista deve experimentar ao viajar para o país.

    O alimento é encontrado na região da Serra da Estrela, uma das mais frequentadas durante o inverno português.

    A região é uma das mais procuradas para quem deseja apreciar uma paisagem branquinha, já que é uma das poucas onde é possível ver neve no país. 

    Esse queijo é feito com leite de ovelha, com um sabor bem marcante e textura cremosa, sendo, geralmente, servido sobre o pão, como se fosse uma pasta. Experimente!

    Comida típica de Portugal: sobremesas

    Comida típica de Portugal: sobremesas
    Fonte: Rvilaverde / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

    A comida típica de Portugal não é feita apenas de azeite, bacalhau, frutos do mar e batata, saiba que há sobremesas deliciosas e que são muito tradicionais na cozinha portuguesa. 

    Dá uma olhadinha nos doces que todo turista deve experimentar.

    10. Pastel de Nata

    O Pastel de Nata é um verdadeiro clássico da culinária do país, conhecido em todo o mundo e uma verdadeira atração turística.

    Criado no século XIX, nos mosteiros de Jerônimo, ele é feito com massa folhada caseira, crocante e bem fininha, e leva em sua receita açúcar, gemas de ovos e creme de leite. 

    Inclusive, esse prato tradicional está na lista das 7 Maravilhas da Culinária Portuguesa. 

    O mais famoso por lá é o Pastel de Belém, que é feito, justamente, na região que dá nome a este delicioso doce.

    11. Ovo Mole

    O Ovo Mole também é um clássico que todo turista deve experimentar na cidade de Aveiro, onde o prato teve origem nos conventos, no século XIX.

    Ao percorrer as pastelarias e barraquinhas da cidade é fácil encontrar esse doce, feito com gema e coberto por uma espécie de suspiro

    O Ovo Mole é tão tradicional, que tem até uma estátua em sua homenagem.

    12. Pastel de Santa Clara

    12. Pastel de Santa Clara
    Fonte: Monica Kaneko / Wikimedia Commons / CC BY-SA 2.0

    Além do pastel de Nata, o pastel de Santa Clara também é um clássico, tendo origem em complexos religiosos, mais precisamente no convento de Santa Clara, onde foi criado pelas freiras.

    Essa tradicional comida portuguesa é feita com massa de filó fina, amêndoas, nozes moídas, gotas de limão e recheada com ovos moles

    Ao viajar pelas cidades de Portugal, não deixe de se deliciar com essa verdadeira iguaria gastronômica do país. 

    13. Pudim Abade de Priscos

    Típico da cidade de Braga, o Pudim Abade de Priscos é uma delícia e, inclusive, já foi um dos candidatos às 7 Maravilhas da Gastronomia portuguesa.

    Esse prato é bem parecido com a versão brasileira, mas leva toucinho fresco, açúcar, casca de limão, gemas de ovo, pau de canela e vinho do Porto.

    Passagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre sua passagem aérea com até 35% de desconto, além de pesquisar hotéis e seguro viagem em um só lugar! Clique aqui e confira.

    Qual é a melhor comida típica de Portugal?

    Com uma grande variedade de pratos, é muito difícil definir qual a melhor comida típica de Portugal, afinal, cada uma delas tem características únicas e sabores inigualáveis.

    Mas se você quer saber qual receita jamais deve deixar de experimentar, saiba que as mais variadas versões do bacalhau estão entre os melhores pratos, assim como a sardinha, que é uma verdadeira iguaria. 

    Cotação de passagens aéreas para Portugal

    Já sabe qual comida típica de Portugal incluir na sua lista? A verdade é que, independentemente das suas escolhas, você vai se deliciar e viver experiências gastronômicas únicas e inesquecíveis.

    Além do roteiro turístico e gastronômico, lembre-se que a compra das suas passagens aéreas deve ter prioridade, principalmente se quer economizar, já que os preços dos voos costumam subir em datas próximas ao embarque

    A boa notícia é que, em nosso site de buscas, Passagens Promo, é possível garantir voos baratos para destinos nacionais e internacionais, além de ofertas e promoções vantajosas das principais companhias aéreas.

    Não deixe de ativar o alerta de preços para receber avisos quando o trecho selecionado entrar em oferta. 

    Quer viajar barato e ainda se deliciar com a culinária portuguesa? De Promo você pode!

    Passagens aéreas em promoção para Portugal!
    Passagens aéreas saindo de
    Tap CWB Curitiba LIS Lisboa 21 Nov 06 Fev R$ 3317 Latam Brasil CWB Curitiba OPO Porto 22 Nov 28 Fev R$ 3325 Tap CWB Curitiba LIS Lisboa 15 Nov 21 Nov R$ 3594 Air Europa SSA Salvador LIS Lisboa 03 Mar 15 Mar R$ 3760 Tap CWB Curitiba LIS Lisboa 21 Nov 29 Nov R$ 3777 Ver mais ofertas

    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Principais pratos da região Norte do Brasil: confira os mais populares!

    Principais pratos da região Norte do Brasil: confira os mais populares!

    Conheça 13 típicas comidas africanas: características e influência!

    Conheça 13 típicas comidas africanas: características e influência!

    Culinária mediterrânea: confira pratos principais, sobremesas e ingredientes típicos!

    Culinária mediterrânea: confira pratos principais, sobremesas e ingredientes típicos!

    Roteiros gastronômicos: 5 destinos internacionais imperdíveis

    Roteiros gastronômicos: 5 destinos internacionais imperdíveis

    Comidas típicas de São Paulo: confira a gastronomia da capital paulista!

    Comidas típicas de São Paulo: confira a gastronomia da capital paulista!

    Comida boliviana: história, principais pratos e dicas de viagem

    Comida boliviana: história, principais pratos e dicas de viagem