Comidas‌ ‌típicas‌ ‌do‌ ‌Peru:‌ ‌lista‌ ‌com‌ ‌os‌ ‌principais‌ ‌ pratos‌ ‌peruanos‌

Está com viagem marcada pro país e ainda não sabe quais são as comidas típicas do Peru? Fique tranquilo!

Neste post vamos te contar quais pratos não podem ficar de fora do seu roteiro gastronômico em um dos países mais legais para visitar. Ficou com água na boca? Então vem conferir!

Comidas típicas do Peru: um dos melhores destinos culinários do mundo

Comidas Típicas do Peru

Você sabia que o Peru é um dos principais destinos gastronômicos do mundo?

Isso mesmo! Em 2006 o país foi eleito o melhor melhor destino culinário do planeta pela World Travel Awards, uma espécie de “Oscar do Turismo”.

A capital, Lima, é conhecida como capital gastronômica mundial, por ser a sede de nada menos que 7 dos 15 melhores restaurantes da América Latina.

A culinária do país se destaca pela diversidade. No cardápio é fácil encontrar influências da gastronomia espanhola, africana, chinesa, japonesa e italiana, herança trazida dos imigrantes.

História da gastronomia peruana

Já que falamos da influência dos imigrantes na gastronomia local, é importante entender como a culinária peruana se tornou a mais apreciada do mundo.

Com uma mistura única de ingredientes, entre eles milho e batata, os pratos típicos do local também foram influenciados pelos incas, que eram ótimos agricultores e garantiram ao país uma diversidade de frutas e verduras.

Outro fator que também contribuiu para moldar a culinária do Peru, foi a diferença de altitude e clima de várias regiões do país, que permitiu uma disposição de ingredientes durante o ano todo.

O que tem de diferente na gastronomia do Peru?

Como já dissemos a culinária do país andino, mistura vários ingredientes, o que torna o seu sabor único!

Os pratos são ricos em frutas e frutos do mar, como peixes e camarões. No país, você vai encontrar pratos que reúnem os sabores dos quatro continentes em um lugar só. Deu água na boca, não é mesmo?

Vale a pena experimentar a culinária peruana?

Se depois de tudo que nós falamos, você ainda tem dúvidas se vale a pena conhecer a gastronomia peruana, nossa resposta não poderia ser outra: SIM!

Afinal, não é todo dia que temos a chance de comer nos melhores restaurantes do mundo. Para aproveitar bem a viagem a dica é ficar no mínimo 5 dias no país, para saborear tudo com calma, ok?

Passagens aéreas para o Peru

Comidas Típicas do Peru

Para chegar rapidinho ao Peru e aproveitar o melhor da culinária local, o mais indicado é ir de avião. E para economizar, nada melhor do que encontrar passagens aéreas para o Peru bem baratinhas, não é mesmo?

Por isso, pesquise bastante em dias e horários diferentes. Se puder, escolha viajar durante a semana, pois aos finais de semana e feriados as passagens costumam ficar mais caras.

Outra dica é usar um site comparador que te mostra as melhores passagens de várias companhias aéreas. Viu como é fácil?

11 Comidas típicas do Peru

Agora chegou a hora de conhecer as principais comidas típicas do Peru.

Separamos 11 pratos peruanos que você não pode deixar de experimentar! Tem opções para todos os gostos e bolsos. Preparado para provar? Vamos lá!

1. Anticuchos

Um prato simples e muito saboroso, que consiste em espetinhos de carne (coração de boi) temperados com molho de pimenta e acompanhados por vegetais (milho, pimentão e batata).

É servido em restaurantes e até em carrinhos na rua, mantendo a tradição que começou com os escravos, que só tinham acesso ao coração do boi.

2. Ceviche

Comidas Típicas do Peru Ceviche

Fonte: Unsplash

É impossível falar em comidas típicas do Peru sem citar o prato mais famoso da região: o ceviche.

Ele é feito com pedaços de filé de peixe marinados em uma mistura de limão, cebola roxa, sal, alho e pimenta e conquistou o status de patrimônio cultural no país.

O prato pode ser encontrado em praticamente todos os restaurantes do país, e é uma ótima escolha para dias quentes.

Mas se você é vegetariano e acha que vai ficar sem provar essa delícia, está muito enganado! Para os que não comem carne existe a opção de pedir um ceviche de manga. O prato é igualmente saboroso. Não deixe de experimentar!

Está gostando do conteúdo?
Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!

Fique tranquilo, não enviamos spam!

E-mail cadastrado com sucesso!
A partir de agora, você receberá as melhores
dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

3. Lomo saltado

Comidas Típicas do Peru

Fonte: imagem domínio público

Com uma mistura de ingredientes peruanos e chineses, esse prato peruano é preparado com carne bovina em tiras temperadas com molho shoyu, tomate, cebola e outros condimentos.

É uma das receitas mais apreciadas pelos nativos, normalmente servida com batatas ou outra comida típica do Peru: o tacu tacu.

4. Tacu tacu

E já que falamos nele, é claro que não podíamos deixá-lo de fora do nosso cardápio!

O tacu tacu é uma variação interessante do nosso arroz com feijão. Ele é servido como acompanhamento de carnes ou peixes, sempre com muito molho.

Consiste em uma massa feita de arroz e feijão cozido, frita no formato de um omelete até que fique sequinha.

A boa notícia é que o prato não leva carne, ou seja, mais uma opção para os vegetarianos!

5. Olluquito com charque

Este prato é um dos grandes destaques das comidas típicas peruanas. Ele é preparado com batatas dos Andes, as chamadas olluco, e charque, que é carne seca de lhama e alpaca.

O prato ainda leva milho e diversos temperos, em especial a pimenta, e é típico da região serrana do país.

Hotel com 5% de desconto com o cupom VAIDEPROMO5! Economia e conforto para você aproveitar muito mais a sua viagem. Confira clicando aqui.

6. Pachamanca

Uma das comidas típicas do Peru que mais atrai os turistas, especialmente na região de Cusco, é a pachamanca, uma espécie de cozido de carne com legumes variados.

Em quéchua, língua inca, pachamanca significa pote de terra. Não à toa a forma de preparo é bem curiosa: a panela com os ingredientes é colocada em um buraco cavado no chão e cozida embaixo da terra.

Ficou curioso para experimentar? Então que tal visitar os restaurantes Turísticos Sabor Campestre e La Casita de Ricardo?

7. Picante de cuy

Essa receita vem da época pré-Inca e já sofreu inúmeras variações ao longo do tempo. O cuy é uma espécie de porquinho-da-índia e sua carne tem um sabor similar ao coelho, sendo bastante utilizada na culinária local.

O prato ainda leva uma boa quantidade de molho de pimenta para fazer jus ao seu nome, e pode ser servido assado ou frito. Geralmente vem acompanhado de arroz e batatas.

8. Ají de Gallina

Gosta de frango? Então prepare-se para se apaixonar por mais uma comida típica do Peru. O prato é feito com carne de frango desfiado ao molho ají, que é uma especiaria picante criada com ingredientes andinos.

A refeição ainda acompanha arroz, batatas, ovos cozidos e azeitona preta. Uma delícia esta comida ‌típica do‌ ‌Peru!

9. Rocoto Relleno

Outra opção para quem gosta de pimenta, é experimentar o Rocoto Relleno. O prato pode ser encontrado em todo o país.

O “Rocoto” na verdade, é uma típica pimenta da região dos Andes, adaptada ao clima frio. A refeição nada mais é que uma pimenta recheada com vários ingredientes, especialmente carnes, queijo e temperos. No geral, ele é servido assado com batatas.

Viaje conectado com 10% de desconto utilizando o CUPOM PROMO10. Registre cada momento, comunique com amigos e familiares com muita economia! Confira clicando aqui.

10. Pollo a la Brasa

Imagine um frango assado na brasa temperado e marinado com temperos locais… Este é o famoso pollo a la brasa, famosa receita peruana que encanta nativos e turistas.

A iguaria pode ser encontrada nos restaurantes mais luxuosos aos mais simples. Uma dica é experimentar a comida no El Gordo, Polleria José Antonio, e no restaurante Don Tito.

11. Arroz con Mariscos

Arroz con Mariscos

Fonte: Pixabay

Já deu para perceber que os frutos do mar são ingredientes quase sempre presentes nas comidas típicas do Peru, não é mesmo?

E nossa última, mas não menos importante, dica de pratos típicos não podia ser nada menos que o arroz com mariscos.

A receita se assemelha com um risoto e é preparado com mexilhões, camarões e vários outros frutos do mar, além de pimenta e outros temperos locais.

Bebidas típicas do Peru

Comidas Típicas do Peru

Fonte: Unsplash

Gostou de conhecer as melhores comidas típicas do Peru? Que tal uma bebida para acompanhar?

O país também é famoso pelos seus deliciosos drinks refrescantes. Vamos conhecer alguns?

Chicha morada

Morado em espanhol significa roxo, e é essa a cor do nosso primeiro drink. A bebida é preparada com uma espécie de milho de cor roxa intensa, típico do Peru.

O drink ainda leva cravo, canela, abacaxi e limão (este último é opcional) e deve ser servido bem gelado.

Além de ser refrescante a bebida também é antioxidante, antiinflamatória e previne o câncer de cólon.

Pisco sour

O pisco é uma das bebidas mais famosas do Peru e é feita com suco de limão, xarope de açúcar, gelo, clara de ovo e pisco (tipo de aguardente obtida através da destilação da uva).

O drink é produzido em diversas regiões do país e é comparável à nossa caipirinha. Ele é tão famoso que ganhou até museu, o Museo del Pisco, localizado em Cusco. No local é possível provar vários tipos da bebida. Não deixe de conhecer!

Suco de lúcuma

O Peru conta com uma grande variedade de frutas, entre elas a lúcuma. A fruta cultivada na região andina do Peru tem casca verde e textura pastosa, e é uma das mais saborosas.

Seu gosto não pode ser comparado a nenhuma fruta brasileira, o que aumenta ainda mais a curiosidade dos turistas em provar o seu suco!

Ficou curioso? Então que tal experimentar no verão para dar aquela refrescada?

Sugestão de restaurantes peruanos

Depois de conhecer um pouco mais sobre as bebidas e comidas típicas do Peru, chegou a hora de descobrir quais os melhores restaurantes para saborear essas delícias.

1- Central: ocupando o posto de 4º melhor restaurante do mundo, a Central contempla a diversidade da culinária peruana e mistura vários ingredientes típicos.

A receita do sucesso é o cuidado com os alimentos. O local tem horta própria e armazena os ingredientes em caixas especiais para a conservação.

2-Astrid y Gastón: este é um dos restaurantes mais famosos do Peru e do mundo, e está sempre na lista dos mais premiados. Fundado pelo Chef Gastón Acurio e sua esposa, Astrid Gutsche, a casa hoje tem franquias na Argentina, Espanha, Inglaterra, México e Chile

3- La Mar: especializado em ceviches, o restaurante é consagrado mundialmente e tem filiais em vários países. O local só trabalha com peixes frescos, e por isso, só funciona no horário de almoço. Por ser muito procurado, a dica é chegar bem cedo, ok?

Dicas para aproveitar sua viagem ao Peru

Dicas para aproveitar sua viagem ao Peru

Você provavelmente já está apaixonado pelas comidas‌ ‌típicas‌ ‌do‌ ‌Peru. Verdade?

Além de saborear os melhores pratos e drinks, você também vai poder aproveitar das belezas do Peru. Por isso, separamos algumas dicas para tornar sua viagem ainda mais agradável. Veja só:

Vá além da capital: a cidade de Machu Picchu é linda e mágica, mas os arredores são igualmente fascinantes. A dica é explorar as montanhas de Huaraz, as fortalezas de Cusco e os vilarejos do Vale Sagrado. Não deixe de conhecer!

Negocie com os locais: os peruanos gostam de negociar, e por vezes é possível conseguir bons descontos

Pague em dinheiro: no país a maioria dos locais não aceita cartões de crédito e débito Por isso, além de ser mais prático pagar em dinheiro, você ainda economiza por não ter que pagar taxas dos cartões.

Dicas de viagem para a América do Sul

Passagens aéreas Peru

Agora que você já sabe tudo de bom que o Peru tem a oferecer, chegou a hora de arrumar as malas e ir voando pra lá.

Para economizar nas passagens aéreas, conte sempre com a Passagens Promo, o melhor site comparador do Brasil.

Ah, não esqueça de nos seguir nas redes sociais, ok? Lá você encontra sempre dicas incríveis de destinos. Afinal, a melhor viagem é sempre a próxima!

Quer viajar gastando pouco? De Promo você pode!

Passagens aéreas para o Peru
Passagens aéreas saindo de
Aerolíneas Argentinas GIG Rio de Janeiro LIM Lima 10 Nov 18 Nov R$ 2091 Latam Brasil GRU São Paulo LIM Lima 29 Out 02 Nov R$ 2185 Aerolíneas Argentinas GRU São Paulo LIM Lima 20 Mar 25 Mar R$ 2311 Latam Brasil GRU São Paulo CUZ Cusco 30 Out 03 Nov R$ 2555 Latam Brasil FLN Florianópolis CUZ Cusco 07 Dez 28 Dez R$ 2630 Latam Brasil VIX Vitória CUZ Cusco 02 Mar 16 Mar R$ 2980 Ver mais ofertas
Recomendado para você
Viajar para o Peru: cidades, moeda, gastronomia e dicas de viagem

Viajar para o Peru: cidades, moeda, gastronomia e dicas de viagem

Cusco no Peru: quando ir, informações, dicas de turismo e passeios

Cusco no Peru: quando ir, informações, dicas de turismo e passeios

Cidade de Lima: quando ir, o que fazer, turismo e curiosidades

Cidade de Lima: quando ir, o que fazer, turismo e curiosidades

Roteiro Peru: dicas para curtir 7, 5 e 4 dias no país

Roteiro Peru: dicas para curtir 7, 5 e 4 dias no país

Viagem para Machu Picchu: dicas, o que fazer e quando ir [GUIA]

Viagem para Machu Picchu: dicas, o que fazer e quando ir [GUIA]

Passagens aéreas baratas para viajar em setembro

Passagens aéreas baratas para viajar em setembro