Conheça 13 típicas comidas africanas: características e influência!

As comidas africanas carregam as tradições e histórias do terceiro maior continente do mundo em seus ingredientes, modos de preparo e sabores.

Lar de destinos inesquecíveis, como as paradisíacas Ilhas Seychelles, a histórica Marrocos, o tradicional Egito e muitos outros lugares incríveis, a África reserva várias surpresas e riquezas para o seu visitante, inclusive na cozinha!

O imenso continente tem um território vasto e abriga diversos povos e culturas diferentes, o que resulta em uma gastronomia diversificada e indiscutivelmente saborosa.

Para te ajudar a montar um roteiro gastronômico africano, destacamos neste artigo os pratos mais populares da África e curiosidades sobre as delícias africanas, vamos lá!

Compre passagens aéreas com o menor preço neste link!

Comidas africanas: quais são elas?

Não é de hoje que os pratos de origem africana despertam a curiosidade dos brasileiros, afinal, motivos para caírem no gosto do povo, não faltam. 

Os quitutes e as iguarias da África apresentam influências de todas as partes do mundo graças às heranças de colonizadores e outras culturas, como a árabe e a hindu.

Na prática, isso se reflete em sabores acentuados, carregados de especiarias, cores e aromas que enchem a boca d’água!

A cozinha africana traz, por exemplo, toda a nutrição do saboroso arroz jollof, as cores da exótica sopa de egusi, a tradição familiar do koshari e muitas outras delícias.

Ou, ainda, como ignorar suas heranças deixadas no Brasil, como o acarajé, a feijoada, o cuscuz e o mungunzá?

Conhecer os sabores da África é como dar uma volta ao mundo sem sair do lugar!

E, acredite, essa experiência pode ser ainda mais completa enquanto você visita destinos incríveis, como as praias de Cabo Verde, as cidades históricas do Egito e de Marrocos, e muitos outros. Veja só!

Quais são as características das comidas africanas?

Quais são as características das comidas africanas?
Fonte: Pexels

A África é maior que a soma dos territórios de China, EUA, Índia, Japão e todo o continente europeu, e sua gastronomia reflete bem essas proporções impressionantes.

Por isso, falar em comidas africanas é quase uma pegadinha. Afinal, o continente é tão grande e abriga tantos povos diferentes que corremos o risco de generalizar uma cultura gastronômica tão rica quanto plural.

Cada região tem seus próprios ingredientes mais abundantes e mais escassos, exigindo que as pessoas exerçam sua criatividade na hora de cozinhar para que a comida nunca falte e nunca perca seu sabor!

Na África Oriental, por exemplo, a influência árabe é mais latente, o que resulta no uso de ingredientes apresentados por esse povo há milhares de anos, como arroz, pimentão, tomates, limões, batatas e carne de porco.

Mais no coração do continente, as carnes de bois, ovelhas e cabras dividem a preferência popular com os pescados, bem como grãos, feijão e leguminosas.

No norte africano é o Mediterrâneo que dá as cartas, especialmente no Egito, Marrocos, Argélia e Tunísia, com predominância de ingredientes bastante aromáticos.

Nessas regiões, a cozinha é baseada em especiarias como alecrim, cravo, canela, louro, erva-doce e pimentas, além de frutos do mar e peixes frescos.

Na África Ocidental e Central, por sua vez, a influência europeia é bem mais discreta, o que garante uma cozinha mais tradicional, tanto nos ingredientes como nos modos de preparo.

As poucas exceções estrangeiras nessa culinária mais purista são ingredientes como mandioca, amendoim e pimentas, que hoje fazem parte do dia a dia gastronômico de lugares como Cabo Verde, Camarões e Costa do Marfim.

Ou seja, existe uma “gastronomia africana” em cada pedacinho da África, e conhecer cada uma dessas cozinhas é o mesmo que mergulhar em séculos e séculos de história e tradição!

Qual a influência das comidas africanas na gastronomia brasileira?

Você provavelmente já frequentou um rodízio de sushi ou massas italianas, conheceu alguma iguaria da culinária chinesa ou experimentou alguma sobremesa francesa, mas provavelmente nunca visitou um restaurante africano.

Isso não quer dizer que você nunca tenha experimentado nenhum prato oriundo do continente das savanas. Pelo contrário, as comidas da África no Brasil podem estar mais perto do que você pensa!

Várias receitas hoje celebradas como brasileiras são, na verdade, releituras de iguarias africanas, incluindo a feijoada, o prato-símbolo do Brasil.

As culturas gastronômicas brasileiras e africanas se misturaram a partir do século XVII por um episódio triste da história: o tráfico de negros escravizados da África para as colônias americanas.

Quase 5 milhões de africanos foram arrancados de suas famílias e trazidos para o Brasil para trabalhar em lavouras e fazendas, carregando consigo a cultura e os hábitos gastronômicos da Terra Mãe para o Novo Mundo.

Muitos dos pratos originados na África acabaram sendo adaptados para os ingredientes disponíveis na América, além de terem tido seus modos de preparo modificados, dando origem, assim, a uma riquíssima culinária afro-brasileira.

O resultado é que boa parte dos ingredientes hoje enraizados na cozinha brasileira são africanos, como o quiabo, o gengibre, o café, o coco, o jiló, o azeite-de-dendê e muitos outros.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Promoção de passagens aéreas para qualquer destino!

    Já imaginou conhecer as pirâmides do Egito e depois saborear um tradicional koshari, fazer um safári pela África do Sul e conhecer o Bunny Chow, ou mergulhar nas águas cristalinas da Ilha do Sal, em Cabo Verde, e matar a fome com uma cachupa?

    Você pode conhecer os sabores, aromas e texturas da comida africana enquanto conhece lugares inesquecíveis. Isso tudo sem abrir mão da economia! É só caprichar na hora de pesquisar suas passagens aéreas!

    Nessas horas, vale a pena visitar um site de buscas especializados, como o Passagens Promo, para potencializar as suas chances de encontrar passagens promocionais para o destino que você procura.

    A plataforma exclusiva do melhor buscador do Brasil te ajuda a pesquisar entre as melhores companhias aéreas do mercado com um só clique.

    Você só precisa digitar as cidades de origem e destino, indicar as datas de ida e volta, e pronto. O sistema de buscas Passagens Promo te mostra as melhores ofertas para o período desejado.

    Utilize a ferramenta de economia em dias próximos para ampliar seu raio de busca e aumentar suas chances de encontrar descontos incríveis! 

    Por fim, não deixe de ligar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino dos seus sonhos!

    Quais são as comidas africanas?

    Prepare o babador, pois vamos te levar a uma verdadeira viagem pelos sentidos com os pratos mais saborosos da gastronomia da África!

    Confira as mais famosas comidas africanas!

    Arroz Jollof, África Ocidental 

    Arroz Jollof, África Ocidental
    Fonte: Pixabay

    O arroz jollof é uma comida africana típica da África Ocidental que, apesar de simples, costuma encantar todos os sentidos.

    O prato é preparado em uma panela de pedra, que leva arroz amarelo, molho de tomate fresco e temperos, acompanhado por carne, frango ou peixe.

    O arroz absorve as tonalidades do tomate e ganha um aroma que enche a boca d’água à medida que o alho, a cebola e os outros temperos vão refogando, dando sabor à receita.

    Calulu, Angola

    Uma das mais famosas comidas africanas nas antigas colônias portuguesas, como Angola e São Tomé e Príncipe, o calulu é uma espécie de ensopado de carne seca ou peixe seco com vários vegetais.

    A receita inclui tomate, alho, quiabo, batata-doce, abobrinha, espinafre e óleo de palma, bem como sal, vinagre e limão. 

    No Brasil, o prato é também bastante popular e você pode conhecê-lo como o caruru típico do Nordeste, cuja receita é adaptada e tem o óleo de palma trocado pelo azeite-de-dendê.

    Sopa de Egusi, Nigéria

    Se você pretende conhecer as mais famosas comidas tipicamente africanas, a sopa de egusi não pode ficar de fora do seu roteiro gastronômico.

    O prato nigeriano é um ensopado à base de sementes de melão e leva uma quantidade impressionante de ingredientes, como carnes, peixes, especiarias, óleos e folhas de espinafre.

    A sopa de egusi é servida tradicionalmente com carboidratos, como arroz, batatas, inhame moído ou fufu, uma massa à base de milho, mandioca ou arroz.

    Cachupa, Cabo Verde

    Cachupa, Cabo Verde
    Fonte: Pxhere / CC0

    A cachupa de Cabo Verde é uma das comidas africanas que carrega várias similaridades com a comida brasileira.

    Além de ser tradicional em uma antiga colônia portuguesa, a cachupa é a base de feijões e carrega inúmeros ingredientes que tornam a receita encorpada, saborosa e muito nutritiva.

    Em geral, diz-se que uma cachupa é rica ou pobre: a cachupa rica leva vários tipos de carne, enquanto a pobre é preparada exclusivamente com peixe.

    A preparação do prato é bastante tradicional e quase ritualística. Primeiro, coloca-se de molho os grãos, como milho e feijão, pelo menos 24 horas antes do cozimento.

    Em seguida, ingredientes como mandioca, carnes, batata-doce e verduras são, um a um, temperados e incluídos na receita.

    Embora o resultado seja um prato calórico e pesado, a cachupa é tão nutritiva e popular em Cabo Verde que, muitas vezes, é consumida até mesmo no café da manhã!

    Alloco, Costa do Marfim

    Se você gosta de banana-frita, o alloco, da Costa do Marfim, é um dos pratos africanos que você precisa experimentar!

    A iguaria consiste em pedaços de banana fritos e servidos com pimenta, cebola (ou ovo) e molho de tomate condimentado.

    O quitute é servido como entrada, petisco ou lanche justamente por seu preparo rápido, sua facilidade de consumo e seu sabor inesquecível.

    Piri Piri, Moçambique

    Um dos pratos da culinária da África mais conhecidos fora do continente, a galinha piri piri (ou galinha à zambeziana) é uma verdadeira mistura de sabores africanos, europeus e orientais que vai encantar o seu paladar!

    O banquete à base de frango leva um molho de piri piri, uma espécie de pimenta-malagueta, além de limão, alho, pimenta, leite de coco e outros ingredientes.

    O prato é tradicionalmente servido com matapa, uma iguaria feita com folhas de mandioca refogadas e molho de amendoim.

    Biryanis e Pilaus, Zanzibar

    Biryanis e Pilaus, Zanzibar
    Fonte: Gagandeep Sapra / Flickr / CC BY 2.0

    O biryanis, ou sua versão alternativa, o pilaus, é um prato que surgiu no Oriente Médio e logo se tornou uma das mais tradicionais comidas africanas por ser extremamente saboroso!

    A receita, um tipo de arroz com especiarias e carnes, leva influências árabes e indianas a ingredientes tradicionalmente africanos, como alho, gengibre, cominho, cardamomo, cravo, canela e ervas, entre outros.

    O que diferencia o biryanis do pilaus é a forma de preparo. O pilaus, também conhecido como pilaf, pilaff, pulao ou plov, é feito com todos os ingredientes cozidos em uma única panela.

    O biryanis, também chamado de biriani ou beryani, tem o arroz cozido em uma panela, as carnes feitas em outra e o molho preparado em uma terceira panela, com todos os itens misturados antes de serem servidos.

    Bunny Chow, África do Sul 

    Se durante seus passeios pela África do Sul você resolver experimentar uma tradicional comida de rua do país, não há escolha melhor que o bunny chow!

    O prato de origem desconhecida é um dos lanches preferidos do povo sul-africano por ser tão saboroso quanto fácil de preparar.

    Estamos falando de um pão com um furo no meio preenchido com molho à base de curry, legumes e carne de cordeiro ou carneiro desfiada, vendido em carrinhos e barracas de rua por toda a África do Sul!

    Koshari, Egito

    Se o Brasil tem o arroz com feijão, o Egito tem o koshari, principal prato consumido pelas famílias no dia a dia do país desde o século XIX.

    A iguaria vegetariana é feita com arroz, lentilhas, macarrão, grão de bico e molho de tomate picante, com bastante alho e cebola.

    A mistura pode até parecer diferente para os padrões brasileiros, por combinar diferentes tipos de carboidratos, mas certamente vai te surpreender pelo sabor acentuado!

    Koki, Camarões

    Quer experimentar uma das mais gostosas comidas africanas? Então considere o koki, de Camarões, para a sua aventura gastronômica!

    O prato é um bolinho de feijão caupi esmagado e embrulhado em folhas de bananeira, depois cozido a vapor.

    No preparo, utiliza-se óleo de palma ou nozes, lagostins, peixes e muita pimenta, garantindo uma cor mais avermelhada ao quitute e sabor pungente.

    Doces africanos

    Doces africanos
    Fonte: Pixnio / CC0

    Depois de experimentar as saborosas comidas africanas, nada melhor que desfrutar de um tradicional doce da África, certo?

    Nesse quesito, o continente das savanas está muito bem representado, veja só!

    Qumbe, Somália

    Famoso entre os doces africanos, o qumbe da Somália é um docinho de coco bastante parecido com o beijinho brasileiro.

    A delícia é feita com leite de coco, coco ralado, açúcar refinado, leite e farinha de trigo. 

    Faz-se um caramelo saboroso com o açúcar refinado e adiciona-se os demais ingredientes até alcançar a textura ideal para que a massa seja enrolada em bolinhas.

    Puff puff, Nigéria

    No meio do caminho entre o donut dos Estados Unidos e o bolinho de chuva do Brasil existe o puff puff da Nigéria.

    O bolinho de massa leve ganha uma pitada de noz-moscada para acentuar o sabor, é frito e servido com açúcar e/ou canela polvilhado.

    Melktert, África do Sul 

    Um dos mais famosos doces da África do Sul, o melktert significa “torta de leite” em africâner e se caracteriza como uma sobremesa leve e saborosa.

    O preparo de origem holandesa consiste na preparação de uma massa de pastelaria tradicional, com farinha, açúcar, ovos e leite.

    Por fim, deve-se polvilhar açúcar e passar o maçarico sobre a torta para criar uma cobertura simultaneamente saborosa e crocante.

    Passagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre sua passagem aérea com até 35% de desconto, além de pesquisar hotéis e seguro viagem em um só lugar! Clique aqui e confira.

    Quais são as comidas brasileiras com origem africana?

    Ao longo do tempo, as comidas africanas superaram as barreiras geográficas e se espalharam pelo mundo inteiro, ganhando novas roupagens e versões adaptadas em diferentes cantos do globo.

    Um bom exemplo disso é a variedade impressionante de comidas brasileiras com origem africana, como a feijoada, a pamonha e o caruru. O angu, a canjica, a farofa e o quibebe engrossam a lista de delícias afro-brasileiras!

    A Bahia, que tem mais de 80% da população formada por descendentes de africanos, tem a sua gastronomia formada em grande parte por pratos de origem afro, como o acarajé, o vatapá, o abará e o cuscuz.

    Faça já a sua cotação de passagens aéreas em promoção!

    Que tal experimentar as mais deliciosas comidas africanas direto de sua terra de origem? 

    Você pode saborear os pratos africanos mais tradicionais na própria África sem comprometer as suas finanças: é só comprar suas passagens aéreas mais baratas em nosso site de buscas, o Passagens Promo!

    Nossa plataforma te ajuda a encontrar o momento mais barato para viajar em poucos cliques e ainda te mantém por dentro de todas as promoções com a ferramenta de alerta de preços.

    Faça agora mesmo uma cotação e comece a planejar um roteiro gastronômico inesquecível pela África. 

    Quer conhecer o continente africano com economia? De Promo você pode!

    Passagens aéreas para a África!
    Passagens aéreas saindo de
    TAAG Angola Airlines CWB Curitiba MPM Maputo 03 Out 27 Out R$ 3779 Qatar GRU São Paulo CAI Cairo 12 Out 22 Out R$ 5578 Emirates GRU São Paulo CAI Cairo 02 Set 07 Out R$ 5889 TAAG Angola Airlines GRU São Paulo MPM Maputo 03 Out 27 Out R$ 6152 Qatar GRU São Paulo CAI Cairo 17 Ago 31 Ago R$ 6439 Ver mais ofertas

    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Principais pratos da região Norte do Brasil: confira os mais populares!

    Principais pratos da região Norte do Brasil: confira os mais populares!

    Comida típica de Portugal: conheça os pratos e sobremesas mais famosos!

    Comida típica de Portugal: conheça os pratos e sobremesas mais famosos!

    Culinária mediterrânea: confira pratos principais, sobremesas e ingredientes típicos!

    Culinária mediterrânea: confira pratos principais, sobremesas e ingredientes típicos!

    Roteiros gastronômicos: 5 destinos internacionais imperdíveis

    Roteiros gastronômicos: 5 destinos internacionais imperdíveis

    Comidas típicas de São Paulo: confira a gastronomia da capital paulista!

    Comidas típicas de São Paulo: confira a gastronomia da capital paulista!

    Comida boliviana: história, principais pratos e dicas de viagem

    Comida boliviana: história, principais pratos e dicas de viagem