Comidas típicas do Chile: 10 pratos para você experimentar no país

Comer é um dos maiores prazeres da vida e todo mundo adora. Para quem está com a viagem marcada, você precisa conhecer as comidas típicas do Chile!

Preparamos este post com os 10 pratos mais amados para você se deliciar mesmo antes de desembarcar no país.

A culinária local é muito rica e com fortes influências dos ancestrais. A cada receita, um suspiro! Então, pegue papel e caneta e anota tudo o que você precisa experimentar no seu tour gastronômico no Chile. Vamos lá?

Passagens imperdíveis para o Chile!
Passagens aéreas saindo de

Comidas típicas do Chile: variedades e sabor

Comidas típicas do Chile: variedade e sabor
Fonte: Pixabay

O Chile preserva muitas tradições do seu povo, e na culinária isso não seria diferente. 

A comida do Chile vem de um conjunto de ingredientes trazidos pelos colonos de seus países.  

Na preparação são utilizados vários tipos de ingredientes, como frutos do mar, peixes, carnes, que, juntos, dão um sabor todo especial aos pratos.  

A influência da culinária europeia também tem forte presença, garantindo uma deliciosa mistura de sabores. Cada região do país conta com características diferentes quando o assunto são pratos típicos. 

Entre os pratos mais populares estão o pastel de choclo, feito de milho; ensopados e empanados também.  As comidas típicas do Chile são literalmente de comer rezando!

Os chilenos são apaixonados por vinhos. E não é por menos, a bebida fabricada no Chile tem fama  internacional.

Como é a gastronomia chilena?

Como já falamos, a gastronomia chilena possui influência dos seus ancestrais, que dão origem aos pratos chilenos. A culinária tem como base ingredientes provenientes das terras e do mar do país, com receitas ricas em quinoa.

Peixes e mariscos são os ingredientes que jamais podem faltar em uma bela refeição dos chilenos. Entre as delícias que você deve apreciar estão o caldo de congrio, machas a la parmesana, que são mexilhões e ostiones al pil pil, ostras com tempero apimentado. 

Uma das comidas típicas e mais famosas entre moradores e turistas são as clássicas empanadas ou preparações de milho, como o delicioso pastel de choclo. 

Inclua ainda no seu roteiro gastronômico as cazuelas, catutos e tortillas de rescoldo da cozinha mapuche

Delicie-se também com a preparação do curanto, cozimento de mariscos, carnes e batatas que são preparados diretamente em um buraco na terra. 

Por fim, se sua viagem ao Chile ocorrer durante o verão, experimente as frutas, o delicioso mote con huesillo (trigo com pêssego) e o refrescante suco frio e acaramelado. 

A culinária do Chile é muito variada e saborosa! Por isso, a dica é provar de tudo um pouco. 

Onde provar as comidas típicas do Chile?

Comidas típicas do Chile: onde comer
Fonte: Pixabay

A deliciosa receita típica chilena pode ser encontrada em todo o país. Em Santiago, por exemplo, faça uma refeição no Bocanariz, que oferece pratos com peixe fresco, frutos do mar, deliciosas sobremesas e um carta de vinhos muito completa. 

Em Valparaíso, o Restaurant La Concepción é uma ótima pedida. A vista que ele oferece é linda, a culinária é muito versátil e você pode escolher entre várias opções, como pratos de frutos do mar, saladas, peixes (como o famoso ceviche), sobremesas e muito mais. 

Já em Viña del Mar, conheça o La Flor de Chile, um restaurante com um ambiente muito agradável e aconchegante, com saladas bem fresquinhas, carnes, batatas e os deliciosos  doces chilenos de sobremesa! 

Em todo país é muito fácil comer bem. Desbrave as cidades e encontre os melhores pratos típicos chilenos. 

Como é a cultura do Chile?   

Comidas típicas do Chile: como é a cultura
Fonte: Pixabay

Além da comida chilena, que tem muita influência dos antepassados, a cultura também é carregada de raízes culturais e reflete também a homogeneidade da população chilena.

Ao longo de todo período colonização do Chile, a cultura do país ganhou uma mistura das tradições da dominação espanhola e dos costumes indígenas, principalmente do Mapuches, um povo indígena da região centro-sul do Chile e do sudoeste da Argentina.

O Chile é um país bastante alegre e possui grande diversidade de expressões culturais com muitos eventos típicas, como as Festas Nacionais, a Festa de Vindima, a Festa de Cuasimodo, a Festa La Tirana, entre outras. 

Além disso, o rodeio, uma tradição costumbrista que tem como objetivo comprovar a agilidade que os cavaleiros têm para as atajadas de novilhos também é muito popular e tradicional no país.

O Chile, sem dúvida, é um país com uma cultura muito rica e diversificada. Então, se quer mergulhar nas tradições deste país conheça as festas tradicionais, os rodeios e também os costumes do povo. 

Confira outras informações úteis e interessantes sobre a viagem para o Chile!

Passagem aérea para o Chile

Viajar e conhecer as comidas típicas chilenas é o tipo de passeio que vale muito a pena, mas sabemos que o investimento também é alto e deve ser planejado. 

Queremos sempre encontrar formas de economizar, não é mesmo? Por isso, se conseguirmos poupar, principalmente nas passagens aéreas, será maravilhoso, pois ela é o maior custo da viagem. 

Então, uma dica bacana antes de comprar as passagens, é fazer uma pesquisa em sites de buscas como o Passagens Promo, que reúnem as melhores opções com ótimos preços e condições de pagamento. 

Melhores preços para viajar para o Chile
Passagens aéreas saindo de

Para garantir as melhores promoções, uma boa ideia é fazer um cadastro para alerta de preços. Isso porque, se os preços das passagens forem alterados, você será avisado imediatamente pelo site comparador.  

Na hora de fazer as pesquisas, evite os feriados e finais de semana, porque as passagens costumam estar mais caras. 

10 comidas típicas do Chile

1. Empanadas

Comidas típicas do Chile: Empanadas
Fonte: Pixabay

Entre as comidas típicas do Chile mais famosas, a “empanada de pino”, recheada com uma mistura de carne de vaca moída e guisada, azeitonas, passas de uva e ovo cozido partido em pedaços é o prato que você deve experimentar durante a viagem.

A massa é feita com farinha de trigo ou purê de mandioca cozida e temperada com óleo de urucum.

2. Porotos granados

Um ensopado chileno que tem uma forte tradição no campo. Os porotos granados são compostos principalmente de amora, amendoim e milho, além de cebolas e ervas como cominho, manjericão e orégano. 

Além disso, em muitas receitas, a abóbora também é utilizada. Mais uma estrela da gastronomia chilena. Desfrute! 

3. Ceviche

Comidas típicas do Chile
Fonte: Pixabay

Ele é também um prato típico no vizinho Peru, que tem como base o peixe cru marinado em suco de limão ou lima. Recomenda-se que o pescado seja branco e de carne firme.

O ceviche também pode ser acompanhado de camarão, lagosta e polvo. A comida chilena é muito saborosa, por isso, não deixe de experimentar cada uma das opções. 

4. Lomo a lo pobre

Muito saboroso, o Lomo a lo pobre é uma das comidas típicas do Chile, sendo preparado com filé mignon coberto com ovos e batatas fritas. Ele pode ser servido também com cebolas fritas, arroz e banana frita.

5. Pastel de Choclo

Comidas típicas do Chile: Pastel de Choclo
Fonte: Wikimedia Commons

Um delicioso bolo de milho salgado, bem diferente do que estamos acostumados no Brasil. Ele se parece com uma torta e é feito com milho ralado ou moído, que forma uma pasta, finalizando com um pouco de manjericão. Delicioso!

6. Cazuela

Comidas típicas do Chile: Cazuella
Fonte: Pixabay

Ele é um prato tradicional espanhol, mas adotado também pelo Chile. A cazuela é um cozido ou ensopado de carne ou peixe com diferentes hortaliças, engrossada com batata, arroz, massa ou algum tipo de farinha de milho. 

Existe também a cazuela-de-vaca, que leva em sua receita batata, cebola, abóbora, cenoura, maçarocas cortadas em pedaços, pimentão vermelho, aipo, alho-poró, coentro fresco, páprica, orégano, sal e pimenta. É de comer rezando!

7. Chupes

É um ensopado geralmente feito com frango, carne vermelha, tripas de cordeiro ou carne, peixes, camarões, lagostins ou moluscos. 

O modo de preparo consiste em cozinhar batatas e cebolas na manteiga e adicionar várias especiarias, como pimenta em pó. Em seguida, são adicionados água, tomate e o caldo de galinha. Antes de servir o caldo, o apresto é misturado com leite ou creme.

8. Carbonada

Comidas típicas do Chile: Carbonada
Fonte: Wikimedia Commons

Além do Chile, a carbonada é um prato típico também da Argentina e Bolívia. 

Ele é feito com ingredientes como trufas de zapallo, choclo ou maíz blanco, carne, e servido com batatas fritas ou papas. Um pouco antes de ser oferecido, recebe o pimentão, orégano, tomilho, cebola, alho, salsa e o aji quitucho, que parece uma pimenta.

9. Completo

Ele é o típico cachorro quente do Chile com pão, salsicha, chucrute, tomate picadinho e abacate, formando uma espécie de purê, coberto com maionese. 

Muito diferente do que estamos acostumados aqui no Brasil, vale a pena experimentar essa versão do cachorro quente chileno. 

10. Frutos do mar

Como deu para perceber, a maioria das comidas típicas do Chile possuem uma diversidade de frutos do mar, que, claro, são especialidades dos chilenos. 

As águas geladas do Pacífico favorecem os tamanhos dos frutos do mar, que são sempre gigantescos e sensacionais no sabor. Experimente os mariscos, a centolla, um crustáceo que parece um caranguejo, e o congrio-rosa, um peixe muito usado nas receitas. 

Aliás, os pratos chilenos devem ser apreciados com uma boa bebida. Por isso, olha o que preparamos para você:

Bônus: bebidas típicas do Chile

Depois de conhecer sobre a gastronomia chilena, chegou a hora de apreciar também as bebidas mais tradicionais do país. Confira com a gente!

1. Pisco

Bebidas típicas do Chile: Pisco
Fonte: Pixabay

Ela é uma bebida docinha, mas muito forte. Então, cuidado! A tradicional bebida é feita de pisco, que é uma aguardente de uva, açúcar, suco de limão, gelo, clara de ovo e gotas de angostura, um líquido amargo feito à base de ervas.

2. Mote com huesillos

Pode beber, porque ele não é alcoólico. O mote com huesillos é muito tradicional e leva em sua receita suco de pêssego com grãos de trigo. Aliás, a preparação desses pêssegos é feita com muito cuidado. 

A bebida é feita com a fruta seca e cozida em açúcar, água e canela e, em seguida, misturado com o trigo descascado cozido e fresco. Chique, né!?

3. Chicha

Comidas típicas do Chile: Chicha e Pisco
Fonte: Wikimedia Commons

Uma bebida da época do Império Inca. A chicha é fermentada à base de milho e outros cereais. É um líquido fermentado criado pelos povos indígenas da Cordilheira dos Andes e de toda a América Latina.

4. Vinhos

Os vinhos do Chile são muito famosos em todo mundo. Aliás, a produção desta bebida chilena é muito antiga, datada do século XVI, quando os conquistadores espanhóis trouxeram videiras de Vitis vinifera no período da colonização. 

Não deixe de apreciar esse néctar delicioso dos nossos vizinhos. Nada como saborear os pratos de peixes típicos do Chile acompanhados de um bom vinho chileno, não é mesmo? 

5.Suco de Framboesa

Há quem diga que esse suco de framboesa do Chile é o melhor do mundo. Preparada com frutas fresquinhas cultivadas no país, essa bebida nunca falta na mesa do povo chileno.

Dicas para aproveitar sua viagem ao Chile

Comidas típicas do Chile: Dicas de Viagem
Fonte: Pixabay

Para que sua viagem seja incrível e você aproveite um tour pelos restaurantes do país para provar as comidas típicas do Chile, vamos te dar algumas dicas importantíssimas antes de embarcar. 

Contratar um seguro viagem: essa é uma medida que precisa estar no topo da lista. Um seguro viagem vai te dar todo respaldo necessário, caso você tenha algum problema durante a viagem.  

Para entrar no Chile não é obrigatório ter um seguro, mas é extremamente necessário para uma viagem tranquila. 

Se interessou?
Cote seu seguro com 15% de desconto clicando neste link!

Compre passeios: se conseguir, feche alguns passeios antes da viagem, principalmente se for viajar na alta temporada. Você vai fazer um roteiro Chile bem mais tranquilo, pois os melhores pontos turísticos estarão garantidos. 

Faça reservas:  se o tour envolver a gastronomia, uma boa dica é fazer as reservas com antecedência. Aliás, como é cultura no Chile, não esqueça de reservar aqueles lugares que quer conhecer, garantindo o sucesso no passeio!

Moeda: no país, a moeda em vigor é o peso. Em comparação com o real, a nossa moeda é mais valorizada, mas os preços entre Chile e Brasil são bem equiparados. 

Ah, não se assuste na hora de fazer a troca da moeda, pois no Chile os valores são na casa dos milhões. Então, quando trocar haverá muitos zeros, mas calma, você não estará milionário. 

Idioma: no país a língua oficial é o espanhol, mas mesmo que você domine o idioma, saiba que cada país tem suas peculiaridades em relação à comunicação com diferentes expressões. Então, estude um pouco antes e não passe vergonha no país. 

Cotação passagem aérea para o Chile

E aí? Preparado para viver mais uma incrível experiência de viagem? Comece seu planejamento fazendo a cotação das suas passagens para o Chile com o site comparador Passagens Promo

Melhores passagens para o Chile
Passagens aéreas saindo de
Latam Brasil GRU São Paulo SCL Santiago 19 Abr 26 Abr R$ 935 Latam Brasil GRU São Paulo SCL Santiago 22 Abr 30 Abr R$ 935 Latam Brasil GRU São Paulo SCL Santiago 08 Abr 14 Abr R$ 935 Latam Brasil CNF Belo Horizonte SCL Santiago 08 Jun 18 Jun R$ 1060 Gol GRU São Paulo SCL Santiago 06 Abr 10 Abr R$ 1095 Aerolíneas Argentinas CWB Curitiba SCL Santiago 28 Abr 03 Mai R$ 1193 Ver mais ofertas

Lá você sempre encontra ótimas opções de passagens das principais companhias do Brasil e do mundo, de forma rápida, segura e satisfatória.

Confira você mesmo! Quer experimentar as comidas típicas do Chile? De Promo você pode!

Confira outras preciosas dicas de viagem do nosso blog!

Recomendado para você
Viña del Mar no Chile: 7 pontos turísticos imperdíveis na cidade

Viña del Mar no Chile: 7 pontos turísticos imperdíveis na cidade

O que fazer no Chile: 7 destinos para conhecer no país

O que fazer no Chile: 7 destinos para conhecer no país

Roteiro Chile 7 dias: documentação, melhor época e dicas de passeio

Roteiro Chile 7 dias: documentação, melhor época e dicas de passeio

Deserto do Atacama: informações, dicas e atrações turísticas

Deserto do Atacama: informações, dicas e atrações turísticas

Águas termais Chile: 9 termais incríveis para conhecer no país

Águas termais Chile: 9 termais incríveis para conhecer no país

Valparaíso no Chile: quando ir, pontos turísticos e gastronomia

Valparaíso no Chile: quando ir, pontos turísticos e gastronomia