Comidas da Argentina: principais pratos e bebidas do país

Argentina é um país que tornou-se um dos mais turísticos, uma das suas atrações é sem dúvida a sua culinária que é rica em sabores. Famosa pelas suas carnes saborosas e vinhos de qualidade, sua gastronomia ganha cada vez mais espaço.

Não tem como provar e não se apaixonar, quando o assunto é sabor e tradição a Argentina surpreende os paladares. 

Sua culinária recebeu ingredientes da culinária espanhola, italiana e indígena, o que garantiu um verdadeiro caldeirão cultural. Tantas tradições e sabores juntos resultaram em pratos autênticos. 

Para saber um pouco mais sobre essa gastronomia, tem um conteúdo sobre sua história, pratos e principais ingredientes. Se você é um apaixonado pela culinária, não deixe de ler.

Encontre passagens aéreas para Argentina neste link!

Comidas Típicas da Argentina: sabores marcantes 

Quem já visitou alguma das cidades da Argentina sem dúvida voltou para casa com um gostinho de quero mais depois de provar um alfajor ou um bife à milanesa no país.

A influência europeia de países como a Itália e a Espanha é apenas um dos fatores que faz com que a culinária argentina seja tão marcante e única.

Quer saber mais sobre como a mistura de diferentes culturas e etnias resultou em tanta coisa gostosa? A gente conta tudo pra você!

História da culinária argentina

História da culinária argentina
Fonte: Unsplash

Uma rica fusão de sabores é a responsável pela culinária argentina. No período da colonização, com a chegada dos italianos e espanhóis novos ingredientes e técnicas de preparo foram apresentados. 

Ao longo do tempo, foram incluídos os costumes indígenas que resultaram na identidade culinária do país. Essa forte influência europeia misturadas aos traços da cultura dos povos andinos e guaranis resultou em sabores autênticos. 

A maior influência dos italianos foi o consumo de massas, hoje, é o terceiro país que mais aprecia pizza no mundo. O molho também foi acrescentado e as frutas secas pelos imigrantes do país europeu. 

Além desses ingredientes, você também vai encontrar na mesa dos argentinos o azeite de oliva e as azeitonas. E, claro, o vinho, que é uma das bebidas mais marcantes do país.

Não tem como falar da Argentina e não citar sua fama pelas suas carnes de alta qualidade. Sua gastronomia é rica em proteína, também o país chama atenção pelas suas massas, como empanadas e pizzas. 

Seus doces mais conhecidos são o alfajor e os deliciosos doces de leite, sendo considerado um dos melhores do mundo. 

Como é um país grande, seus pratos típicos variam de região para região, algumas tiveram a presença marcante de um povo específico, o que resultou no uso de alguns ingredientes.

Independente do lugar, a culinária da Argentina não vai te decepcionar, ela reserva sabores únicos e experiências marcantes. 

O Passagens Promo agora é muito mais promos!

Encontre todas as soluções para a sua viagem em poucos cliques. No site do Passagens Promo, você garante as passagens aéreas e as hospedagens mais baratas do mercado.

Como é a cultura da Argentina?

Tango
Fonte: Unsplash

A Argentina é considerada o país mais europeu da América Latina. Isso porque durante a colonização, muitos imigrantes da Itália e da Espanha se mudaram para o país.

Tendo europeus como maior número de imigrantes, o país cresceu com muitos descendentes do velho continente que influenciaram não só a culinária argentina mas também a cultura do país. 

Diferente do Brasil e dos países vizinhos que foram mais impactados pela cultura indígena e africana, ao longo dos anos essas duas etnias foram praticamente exterminadas na Argentina. 

Além da perseguição dos espanhóis com os índios, as doenças do período colonial também contribuíram para a diminuição desses dois povos no país. 

A cultura do futebol na Argentina se assemelha ao Brasil. Cerca de 90% da população argentina declara que torce para algum time.

E por último mas não menos importante, o tango, que nasceu em Buenos Aires e atualmente é um dos maiores símbolos da cultura argentina. 

Passagens aéreas para Argentina

E se você já está convencido a fazer a viagem, fique de olho no nosso site para ficar por dentro dos preços das passagens aéreas.

Aqui no Passagens Promo você encontra as melhores ofertas para a sua viagem.

Faça a sua pesquisa e comece já a se programar para conhecer as delícias da culinária argentina. 

Comidas Típicas da Argentina: pratos principais 

Agora que você já está por dentro do contexto e da história da gastronomia do país, nada mais justo do que conhecer um pouco mais sobre as principais comidas típicas da Argentina, não é verdade?

A Argentina é mundialmente conhecida por seus pratos carregados de muita proteína e pelas carnes de qualidade. Então antes da viagem, se prepare para comer bem e bastante!

Bife de Chorizo

Bife de Chorizo
Fonte: Unsplash

Um dos clássicos da culinária é o bife de chorizo. Você vai encontrar em quase todos os cardápios do país, ele é um corte nobre da carne bovina.

A espessura desse corte é bastante generosa, nos restaurantes servem cerca de dois dedos de altura que são grelhados e depois passa pela churrasqueira.

Esse preparo garante um sabor intenso e uma textura macia que encanta os paladares. Normalmente o bife é servido ao ponto para mal passada.

Parrillada

A parrillada está para a Argentina assim como o churrasco está para o Brasil. O prato consiste em uma variedade de carnes servidas juntas em um mesmo prato.

Normalmente as carnes são de boi, porco, carneiro e frango. Mas alguns restaurantes podem incluir também linguiças e miúdos assados. 

Muita gente vai querer comparar o churrasco brasileiro com a parrillada, mas é importante lembrar que apesar de ter pratos parecidos, são culturas diferentes e sabores também.

Pode parecer a mesma coisa para os olhos mas o seu paladar com certeza vai ter outra opinião.

Empanadas

comidas típicas da argentina: empanadas
Fonte: Unsplash

E se a parrillada é uma espécie de churrasco, as empanadas podem ser consideradas o pastel da Argentina e estão por toda parte.

Elas são umas das comidas típicas da Argentina, e podem ser servidas em diversos sabores, como queijo, queijo e presunto, carne moída com batata e muitos outros. 

Além disso, o valor desse prato é super em conta, ou seja, não tem desculpa pra não experimentar.

Milanesa argentina

A milanesa também é um prato que pode ser facilmente encontrado em qualquer canto do país. Até mesmo os fast foods nos shoppings vendem o prato. 

Considerada uma das heranças italianas para a culinária argentina, a milanesa nada mais é do que um bife de corte super fino, e empanado.

O bife à milanesa normalmente é bem grande e servido com batata frita ou purê de batata. Caso você goste de parmegiana, experimente a versão “a la Napolitana” da Milanesa. 

Choripán

E para quem estiver em busca de uma refeição rápida e barata, essa é uma ótima opção. O choripán é o que nós brasileiros conhecemos como pão com linguiça.

Acompanhado de molho de tomate, chimichurri e maionese, esse é um prato facilmente encontrado em qualquer food truck ou lanchonete do país.

Locro

O locro é uma das poucas comidas típicas da Argentina que tem origem indígena. Por esse motivo ele é mais comum no norte do país, principalmente perto da Cordilheira do Andes.

Preparado com milho, abóbora e carne de vaca (ou porco, dependendo da região), o guisado faz sucesso entre os locais, especialmente no inverno, já que é uma ótima opção para se aquecer.

Comidas Típicas da Argentina: sobremesas

E depois de citar os pratos principais, não podemos esquecer das sobremesas, não é mesmo? Afinal, viajar para a Argentina sem provar um alfajor é como cometer um crime contra o seu próprio paladar. 

Doce de leite

O famoso dulce de leche não pode ficar fora da sua lista de doces argentinos. Esse é um dos itens que sempre tem espaço garantido na mala do viajante. 

O doce de leite é super presente no cotidiano dos argentinos. E graças à popularidade por lá, é um item barato e que pode facilmente ser encontrado no mercado.

Medialuna

comidas típicas da argentina: medialuna
Fonte: Unsplash

A medialuna é o que nós conhecemos como croissants. O nome foi dado porque ele tem um formato de meia lua.

Geralmente os argentinos comem medialunas no café da manhã, ou durante a tarde acompanhado de um mate, assim como a gente faz com o pão francês e o café.

A maioria dos hotéis também servem elas para os hóspedes como opção de café da manhã.

Dá para usar a criatividade no recheio: pode colocar manteiga, geléia, queijos e é claro, o famoso doce de leite.

Alfajor

Ah, o alfajor, provavelmente no topo de todas as listas de comidas típicas argentinas, que deixa um gostinho de quero mais para quem já provou. 

A sobremesa consiste em uma espécie de bolinho, macio, com recheio de doce de leite e coberto por chocolate

Entre as marcas mais famosas estão a Havana, Cachafaz e o Jorgito. Mas também é possível encontrar alfajores caseiros, que são vendidos em mercados e normalmente têm cobertura de coco no lugar do chocolate.

Gelato argentino

comidas típicas da argentina: gelato
Fonte: Unsplash

O gelato é mais um dos doces argentinos que fazem muito sucesso entre os viajantes. Sim, é sorvete, mas não é qualquer sorvete.

Graças a influência italiana, os argentinos tratam o sorvete como um alimento, e não um simples doce. E não por acaso o gelato argentino é considerado um dos melhores do mundo.

O gelato de dulce de leche é o mais querido do país, as sorveterias mais famosas para experimentar a sobremesa são o Freddo e a Cadore.

Bebidas típicas da Argentina

E depois de citar as principais comidas típicas da Argentina e as melhores sobremesas, não podemos deixar de falar sobre as bebidas. Afinal, não dá para comer tanta coisa gostosa acompanhada só de água, né?

Vinhos argentinos

Comidas típicas da Argentina: vinhos
Fonte: Unsplash

A Argentina atualmente está entre os maiores produtores de vinho do mundo. Não por acaso, cidades como Mendoza tem um turismo voltado para os amantes da bebida. 

Em cidades como San Juan, Salta, Bariloche, La Rioja e Patagônia também é possível encontrar vários vinhedos.

Um dos mais famosos vinhos argentinos é o Malbec, que combina perfeitamente com os principais pratos típicos da Argentina, como a parrillada e o bife de chorizo. 

Uma das dicas é escolher um lugar para fazer degustação de vinhos e almoçar por lá. Assim você curte a vista, a gastronomia e ainda conhece um pouquinho mais sobre a produção de vinhos.

Mate argentino

Mate argentino
Fonte: Unsplash

Mais uma tradição deixada pelos indígenas. O mate argentino é uma infusão preparada com as folhas de erva mate. 

Quem mora no sul do Brasil entende bem disso. O amor do sulista pelo chimarrão é o mesmo amor do argentino pelo o mate. 

Dá para tomar sozinho ou em grupo. Uma vez que tomado em grupo, a bebida se torna praticamente um evento social. É um momento de descontração, entre família, amigos e até colegas de trabalho.

Clericó

O clericó é um dos drinks mais servidos durante o verão. Apesar de ter origem europeia, atualmente é considerada uma das principais bebidas típicas da Argentina.

A receita pode variar de um lugar para o outro, mas a base é sempre a mistura de vinho branco seco, com água gaseificada e frutas cítricas. 

Outras versões podem substituir o vinho branco por espumante e a água gaseificada por refrigerante de limão. 

Esse é definitivamente um dos drinks mais pedidos em resorts e praias no país devido à refrescância do vinho.

Americano Gancia

E por falar em vinho, o Americano Gancia, é um tipo de vinho misturado com ervas, frutas e pimentas e que faz sucesso no país.

De origem italiana, a bebida que também pode carregar o nome de Aperitivo Originale, pode ser tomada pura, mas para beber do jeitinho argentino, você deve experimentá-la em batidas de frutas ou milkshakes.

Cotação passagens aéreas para Argentina

Saber mais sobre as principais comidas típicas da Argentina te deixou com água na boca?

Então aproveita que está aqui no site e comece a planejar a sua viagem. Aqui no Passagens Promo você encontra as melhores ofertas de passagens aéreas para a Argentina.

Confira os nossos preços e cadastre seu e-mail no nosso site para ter acesso às promoções e ofertas exclusivas! 

Melhores restaurantes do país 

Para experimentar seus tradicionais pratos, escolha um restaurante típico do país, que prepara e serve seus pratos de maneira tradicional. 

Em Buenos Aires, você encontra o Don Julio, especializado em carnes de altíssima qualidade e tem uma cartela de vinho magnífica. Outra opção é o La Cabrera, com cortes nobres e o ambiente é aconchegante. 

Prove uma milanesa de deixar qualquer um com água na boca no El Obrero, já considerado um restaurante histórico da capital. E se estiver em Mendoza, passe no La Cabana, voltado para a parrilla Argentina acompanhadas de vinhos locais

Veja também:

Recomendado para você
O que fazer na Argentina: dicas para o verão e inverno

O que fazer na Argentina: dicas para o verão e inverno

Roteiro Argentina: cidades turísticas, melhor época e o que fazer

Roteiro Argentina: cidades turísticas, melhor época e o que fazer

Puerto Iguazú, Argentina: visite as maiores atrações turísticas!

Puerto Iguazú, Argentina: visite as maiores atrações turísticas!

O que fazer em Cachi, Argentina: veja onde fica, como chegar e outras dicas

O que fazer em Cachi, Argentina: veja onde fica, como chegar e outras dicas

Perito Moreno: conheça onde fica e outras informações sobre esse glaciar argentino

Perito Moreno: conheça onde fica e outras informações sobre esse glaciar argentino

El Chaltén: O que fazer, quando ir, trilhas e muito mais!

El Chaltén: O que fazer, quando ir, trilhas e muito mais!