Comidas Típicas da Argentina: principais pratos e bebidas do país

As comidas típicas da Argentina são por si só uma atração para os turistas. Conhecida pelas deliciosas carnes e vinhos que conquistam cada vez mais paladares pelo mundo, nossa vizinha não deixa a desejar no quesito culinária. 

Tendo recebido influência espanhola, italiana e indígena, o país cresceu para se tornar um grande mix de diferentes culturas que ao mesmo tempo fazem do lugar único. 

E antes de saber quais os pratos e sobremesas que você não pode deixar de experimentar durante a sua viagem, vamos conhecer um pouco mais sobre a história da culinária argentina. 

Encontre passagens aéreas para Argentina neste link!

Comidas Típicas da Argentina: sabores marcantes 

Quem já visitou alguma das cidades da Argentina sem dúvida voltou para casa com um gostinho de quero mais depois de provar um alfajor ou um bife à milanesa no país.

A influência europeia de países como a Itália e a Espanha é apenas um dos fatores que faz com que a culinária argentina seja tão marcante e única.

Quer saber mais sobre como a mistura de diferentes culturas e etnias resultou em tanta coisa gostosa? A gente conta tudo pra você!

História da culinária argentina

História da culinária argentina
Fonte: Unsplash

A gastronomia argentina, é uma completa mistura de culturas e etnias. 

Durante o período da colonização, com a chegada dos italianos e espanhóis, os costumes e a cultura dos imigrantes começaram a se misturar com os costumes indígenas.

E foi assim que a história da gastronomia argentina começou a tomar a forma que tem hoje. 

Além de ter sofrido influência europeia, a culinária argentina também recebeu influência de nativos-americanos como os povos andinos e os guaranis.

Os italianos são responsáveis pelo maior impacto. A Argentina aprendeu a fazer massa com os melhores e não por acaso está em terceiro lugar como maiores consumidores de pizza do mundo, perdendo apenas para Nova York e Itália.

Foi também graças aos italianos que os argentinos foram introduzidos ao molho de tomate e às frutas secas, aquelas que causam bastante discórdia no Natal. 

Azeite de oliva e azeitonas também foram apresentadas pelos italianos. E por último mas não menos importante, o vinho, que atualmente é uma das principais bebidas típicas da Argentina.

Como é a gastronomia argentina?

O país é conhecido no mundo todo pela qualidade de suas carnes. E não por acaso, a maioria das comidas típicas da Argentina é rica em proteína. 

Além de massas como empanadas e pizzas, o país tem várias sobremesas como protagonistas, como o alfajor e também o famoso dulce de leche

É claro que por ser um país extenso, a distribuição dos pratos típicos pode variar bastante de uma região para outra. 

Mas independente do destino escolhido, você pode viajar com a garantia de que vai encontrar muita comida boa no país.

Como é a cultura da Argentina?

Tango
Fonte: Unsplash

A Argentina é considerada o país mais europeu da América Latina. Isso porque durante a colonização, muitos imigrantes da Itália e da Espanha se mudaram para o país.

Tendo europeus como maior número de imigrantes, o país cresceu com muitos descendentes do velho continente que influenciaram não só a culinária argentina mas também a cultura do país. 

Diferente do Brasil e dos países vizinhos que foram mais impactados pela cultura indígena e africana, ao longo dos anos essas duas etnias foram praticamente exterminadas na Argentina. 

Além da perseguição dos espanhóis com os índios, as doenças do período colonial também contribuíram para a diminuição desses dois povos no país. 

A cultura do futebol na Argentina se assemelha ao Brasil. Cerca de 90% da população argentina declara que torce para algum time.

E por último mas não menos importante, o tango, que nasceu em Buenos Aires e atualmente é um dos maiores símbolos da cultura argentina. 

Passagens aéreas para Argentina

E se você já está convencido a fazer a viagem, fique de olho no nosso site para ficar por dentro dos preços das passagens aéreas.

Aqui no Passagens Promo você encontra as melhores ofertas para a sua viagem.

Faça a sua pesquisa e comece já a se programar para conhecer as delícias da culinária argentina. 

Comidas Típicas da Argentina: pratos principais 

Agora que você já está por dentro do contexto e da história da gastronomia do país, nada mais justo do que conhecer um pouco mais sobre as principais comidas típicas da Argentina, não é verdade?

A Argentina é mundialmente conhecida por seus pratos carregados de muita proteína e pelas carnes de qualidade. Então antes da viagem, se prepare para comer bem e bastante!

Bife de Chorizo

Bife de Chorizo
Fonte: Unsplash

E vamos começar a nossa lista com um dos pratos mais conhecidos da culinária argentina. O bife de Chorizo está presente em praticamente todos os cardápios no país. 

Retirado do miolo do contra filé, esse é um dos cortes mais nobres da carne de boi. O bife que tem cerca de dois dedos de altura, é assado na grelha e depois na churrasqueira. 

A maciez da carne é o que mais chama a atenção dos viajantes. Só não se esqueça de avisar qual o ponto você quer da carne, pois geralmente ela é servida mal passada.

Parrillada

A parrillada está para a Argentina assim como o churrasco está para o Brasil. O prato consiste em uma variedade de carnes servidas juntas em um mesmo prato.

Normalmente as carnes são de boi, porco, carneiro e frango. Mas alguns restaurantes podem incluir também linguiças e miúdos assados. 

Muita gente vai querer comparar o churrasco brasileiro com a parrillada, mas é importante lembrar que apesar de ter pratos parecidos, são culturas diferentes e sabores também.

Pode parecer a mesma coisa para os olhos mas o seu paladar com certeza vai ter outra opinião.

Empanadas

comidas típicas da argentina: empanadas
Fonte: Unsplash

E se a parrillada é uma espécie de churrasco, as empanadas podem ser consideradas o pastel da Argentina e estão por toda parte.

Elas são umas das comidas típicas da Argentina, e podem ser servidas em diversos sabores, como queijo, queijo e presunto, carne moída com batata e muitos outros. 

Além disso o valor desse prato é super em conta, ou seja, não tem desculpa pra não experimentar.

Milanesa argentina

A milanesa também é um prato que pode ser facilmente encontrado em qualquer canto do país. Até mesmo os fast foods nos shoppings vendem o prato. 

Considerada uma das heranças italianas para a culinária argentina, a milanesa nada mais é do que um bife de corte super fino, e empanado.

O bife à milanesa normalmente é bem grande e servido com batata frita ou purê de batata. Caso você goste de parmegiana, experimente a versão “a la Napolitana” da Milanesa. 

Choripán

E para quem estiver em busca de uma refeição rápida e barata, essa é uma ótima opção. O choripán é o que nós brasileiros conhecemos como pão com linguiça.

Acompanhado de molho de tomate, chimichurri e maionese, esse é um prato facilmente encontrado em qualquer food truck ou lanchonete do país.

Locro

O locro é uma das poucas comidas típicas da Argentina que tem origem indígena. Por esse motivo ele é mais comum no norte do país, principalmente perto da Cordilheira do Andes.

Preparado com milho, abóbora e carne de vaca (ou porco, dependendo da região), o guisado faz sucesso entre os locais, especialmente no inverno, já que é uma ótima opção para se aquecer.

Comidas Típicas da Argentina: sobremesas

E depois de citar os pratos principais, não podemos esquecer das sobremesas, não é mesmo? Afinal, viajar para a Argentina sem provar um alfajor é como cometer um crime contra o seu próprio paladar. 

Doce de leite

O famoso dulce de leche não pode ficar fora da sua lista de doces argentinos. Esse é um dos itens que sempre tem espaço garantido na mala do viajante. 

O doce de leite é super presente no cotidiano dos argentinos. E graças à popularidade por lá, é um item barato e que pode facilmente ser encontrado no mercado.

Medialuna

comidas típicas da argentina: medialuna
Fonte: Unsplash

A medialuna é o que nós conhecemos como croissants. O nome foi dado porque ele tem um formato de meia lua.

Geralmente os argentinos comem medialunas no café da manhã, ou durante a tarde acompanhado de um mate, assim como a gente faz com o pão francês e o café.

A maioria dos hotéis também servem elas para os hóspedes como opção de café da manhã.

Dá para usar a criatividade no recheio: pode colocar manteiga, geléia, queijos e é claro, o famoso doce de leite.

Alfajor

Ah, o alfajor, provavelmente no topo de todas as listas de comidas típicas argentinas, que deixa um gostinho de quero mais para quem já provou. 

A sobremesa consiste em uma espécie de bolinho, macio, com recheio de doce de leite e coberto por chocolate

Entre as marcas mais famosas estão a Havana, Cachafaz e o Jorgito. Mas também é possível encontrar alfajores caseiros, que são vendidos em mercados e normalmente têm cobertura de coco no lugar do chocolate.

Gelato argentino

comidas típicas da argentina: gelato
Fonte: Unsplash

O gelato é mais um dos doces argentinos que fazem muito sucesso entre os viajantes. Sim, é sorvete, mas não é qualquer sorvete.

Graças a influência italiana, os argentinos tratam o sorvete como um alimento, e não um simples doce. E não por acaso o gelato argentino é considerado um dos melhores do mundo.

O gelato de dulce de leche é o mais querido do país, as sorveterias mais famosas para experimentar a sobremesa são o Freddo e a Cadore.

Bebidas típicas da Argentina

E depois de citar as principais comidas típicas da Argentina e as melhores sobremesas, não podemos deixar de falar sobre as bebidas. Afinal, não dá para comer tanta coisa gostosa acompanhada só de água, né?

Vinhos argentinos

Comidas típicas da Argentina: vinhos
Fonte: Unsplash

A Argentina atualmente está entre os maiores produtores de vinho do mundo. Não por acaso, cidades como Mendoza tem um turismo voltado para os amantes da bebida. 

Em cidades como San Juan, Salta, Bariloche, La Rioja e Patagônia também é possível encontrar vários vinhedos.

Um dos mais famosos vinhos argentinos é o Malbec, que combina perfeitamente com os principais pratos típicos da Argentina, como a parrillada e o bife de chorizo. 

Uma das dicas é escolher um lugar para fazer degustação de vinhos e almoçar por lá. Assim você curte a vista, a gastronomia e ainda conhece um pouquinho mais sobre a produção de vinhos.

Mate argentino

Mate argentino
Fonte: Unsplash

Mais uma tradição deixada pelos indígenas. O mate argentino é uma infusão preparada com as folhas de erva mate. 

Quem mora no sul do Brasil entende bem disso. O amor do sulista pelo chimarrão é o mesmo amor do argentino pelo o mate. 

Dá para tomar sozinho ou em grupo. Uma vez que tomado em grupo, a bebida se torna praticamente um evento social. É um momento de descontração, entre família, amigos e até colegas de trabalho.

Clericó

O clericó é um dos drinks mais servidos durante o verão. Apesar de ter origem européia, atualmente é considerada uma das principais bebidas típicas da Argentina.

A receita pode variar de um lugar para o outro, mas a base é sempre a mistura de vinho branco seco, com água gaseificada e frutas cítricas. 

Outras versões podem substituir o vinho branco por espumante e a água gaseificada por refrigerante de limão. 

Esse é definitivamente um dos drinks mais pedidos em resorts e praias no país devido à refrescância do vinho.

Americano Gancia

E por falar em vinho, o Americano Gancia, é um tipo de vinho misturado com ervas, frutas e pimentas e que faz sucesso no país.

De origem italiana, a bebida que também pode carregar o nome de Aperitivo Originale, pode ser tomada pura, mas para beber do jeitinho argentino, você deve experimentá-la em batidas de frutas ou milkshakes.

Cotação passagens aéreas para Argentina

Saber mais sobre as principais comidas típicas da Argentina te deixou com água na boca?

Então aproveita que está aqui no site e comece a planejar a sua viagem. Aqui no Passagens Promo você encontra as melhores ofertas de passagens aéreas para a Argentina.

Confira os nossos preços e cadastre seu e-mail no nosso site para ter acesso às promoções e ofertas exclusivas! 

Confira outros textos no nosso blog:

Recomendado para você
O que fazer em Buenos Aires: passeios, pontos turísticos e gastronomia

O que fazer em Buenos Aires: passeios, pontos turísticos e gastronomia

Cidades da Argentina: 9 destinos para conhecer pelo país

Cidades da Argentina: 9 destinos para conhecer pelo país

Turismo em Buenos Aires: quando ir, o que fazer e dicas de turismo

Turismo em Buenos Aires: quando ir, o que fazer e dicas de turismo

Ushuaia na Argentina: melhor época, dicas e passeios incríveis

Ushuaia na Argentina: melhor época, dicas e passeios incríveis

O que fazer em Mendoza na Argentina: quando ir e dicas de turismo

O que fazer em Mendoza na Argentina: quando ir e dicas de turismo

Moeda argentina: quanto levar, onde trocar e dicas de viagem

Moeda argentina: quanto levar, onde trocar e dicas de viagem