Comidas típicas da Ásia: países para degustar a culinária asiática

A Ásia é um continente que desperta a curiosidade de muitos, seus costumes e tradições são singulares e religiosos. É incrível perceber que em cada detalhe neste lugar existem um significado e explicação.

Não poderia ser diferente na sua gastronomia que tem características muito opostas a qualquer outro continente, para te mostrar como é fascinante conhecer os países que fazem parte da Ásia e investir em um passeio culinário, acompanhe o nosso conteúdo e se apaixone por essa rica cultura.

História da culinária asiática

Um dos fatores que mais influenciaram a culinária asiática e a tornou uma explosão de sabores foi a colonização de alguns países que trouxeram inovação aos pratos milenares asiático. Cada país deste continente tem um ponto forte que mais se sobressai, por exemplo:

Já no Sudoeste Asiático o picante e os aromas são os que mais se destacam e resultam em uma culinária marcante em sabor e na diversidade de pratos. 

Desse modo, o continente Asiático apresenta ao mundo vários tipos de sabores em um mesmo lugar, evidenciando a rica cultura que existe em seus países.

Principais características da culinária asiática

A culinária desse continente revelam-se aspectos distintivos, em cada país, formas de cozimento e sabores resultam em pratos típicos e diferentes. No entanto, há algumas características que cada um deles conservam e usam na sua gastronomia. Confira algumas:

A saúde também é um dos fatores levados em consideração pelos asiáticos no momento das suas refeições, em geral seus pratos são muito saudáveis e nutritivos, principalmente por priorizar alimentos frescos e chás.  

Países para degustar a culinária asiática

A culinária asiática promove uma imersão em pratos únicos com sabores singulares. Os seus ingredientes e técnicas na preparação dos pratos possibilitam um sabor autêntico e forte. 

A tradição e a inovação andam em conjunto e muitos dos seus pratos são apreciados ao redor do mundo, a exemplo da comida japonesa que carrega diversos fãs globalmente.

Conheça alguns países asiáticos e os seus principais pratos típicos. 

China

A culinária chinesa é uma das mais marcantes da Ásia, seus pratos típicos refletem muito sobre a sua tradição. 

Na sua gastronomia a textura, vapor e o sabor agridoce revelam-se fortemente, além dos seus inúmeros pratos com o arroz  e outros ingredientes como o gengibre e o alho.

Mapo Tofu 

Culinária Asiática

Um prato com um sabor picante e que é possível ser degustado com vários acompanhamentos. O Mapo Tofu é um tofu, com carne moída e molho de feijão picante. 

O que mais chama atenção neste prato é o tempero com o pimentão e o molho de feijão douban. O equilíbrio do prato fica por conta do tofu e da sua textura.

Voe com economia e praticidade para qualquer lugar do mundo! 

Viajar é ter a oportunidade de viver momentos marcantes, cheios de histórias e experiências. No Passagens Promo  têm preços acessíveis, sua viagem econômica é possível com a nossa ajuda, no nosso site temos promoções e descontos, em até 35% off sua passagem aérea pode ser comprada. 

E quem decide como será a forma de pagamento é o seu bolso, você consegue efetuar seu pagamento por via:

Tudo muito prático e econômico para que seus sonhos sejam realizados! 

Zong Zi 

Culinária Asiática

O Festival Duanwu é o que marca esse tão famoso prato chinês que teve a sua origem nessa tradicional festa em homenagem ao poeta Qu Yuan. 

São bolinhas de arroz glutinoso preparadas ao vapor e tem como recheio carne, castanha ou feijão azul com folhas de bambu em volta.

Jiaozi

Culinária Asiática

O Jiaozi é muito consumido em festas e no Ano Novo chinês, é um grande marco da culinária chinesa. Esse prato é feito com farinha de trigo e pode ser dobrado de várias formas, inclusive em formato que lembra até um pastel.

O recheio pode ser diverso, carne suína, carne de frango, camarão ou vegetais e pode ser cozido ao vapor, frito ou fervido. 

Eles significam boa sorte e prosperidade, por isso fazem parte das festas chinesas.

Indonésia

A Indonésia é um país paradisíaco e com uma cultura forte e culinária que não deixa a desejar  mostrando toda a sua diversidade.

O sabor intenso e sua variedade é o que mais marca a gastronomia do país, seus pratos tem ingredientes que trazem um aroma único, como gengibre, coentro e capim-limão. 

Também é muito utilizado coco, tamarindo e molhos de amendoim na culinária, proporcionando pratos com sabores diversos.

Beef Rendang

Culinária Asiática

Um ícone gastronômico da Indonésia e que promove uma explosão de sabores. É uma carne bovina que é cozida aos poucos em um molho de coco, leite de coco e algumas ervas aromáticas. 

O cozimento lento tem como objetivo facilitar que o sabor do molho fique na carne e também para uma textura macia.

Soto Ayam 

O Soto Ayam além de ser saboroso tem um grande valor nutritivo, é preparado com pedaços de frango e com um caldo que leva açafrão, capim-limão, gengibre e coentro. 

Pode ser servido com macarrão de arroz, brotos de feijão ou ovos cozidos e tem como acompanhamento cebola frita e limão.

Sop Buntunt

Culinária Asiática

A Indonésia tem muitas sopas em sua culinária, como a Sop Buntut que é preparada com o rabo de boi que é cozido aos poucos em um caldo com gengibre, cebola, alho, cravo e canela. 

Geralmente, acrescentam também cenouras, batatas e outros vegetais e folhas de coentro.

Japão

O Japão é um país notável em sua culinária e também em sua diversidade cultural, os sabores dos seus pratos chamam a atenção de muitas pessoas. 

O que mais se destaca na gastronomia japonesa são os sushis, sashimis e tempura, como também o agridoce e o equilíbrio do doce e do salgado. 

Além desses componentes que fazem parte da alimentação japonesa, os chás e principalmente o verde são muito consumidos nas refeições.

Sushi 

Culinária Asiática

A culinária milenar japonesa ficou famosa no mundo todo pelos seus sushis que são uma obra-prima que atraiu muitos paladares. 

Eles são feitos com arroz temperado, vinagre e açúcar e sua base é feita com peixe fresco e cru.

Alguns são envoltos em alga nori como o temaki que é em forma de cone e recebe várias iguarias em seu interior. 

Para fortalecer o sabor dos sushis, o wasabi e o gengibre podem ser adicionados na hora da refeição. 

Hoje em dia, é possível encontrar vários restaurantes que servem sushis, mas comer este ícone da culinária japonesa em seu país de origem é uma oportunidade ímpar.

Sukiyaki

Um ensopado que seu preparo acontece em uma panela especial e é feito na maioria das vezes na mesa e os ingredientes são acrescentados, são eles:

Eles são cozidos em um caldo agridoce que tem como ingredientes principais o molho de soja, açúcar e mirim que vão realçar o sabor do prato. Geralmente, muitas pessoas mergulham o ensopado em ovos crus antes de comer.

Ramen 

Culinária Asiática

Mais uma iguaria japonesa que conquistou os paladares ao redor do mundo. É uma sopa com macarrão chinês, com um caldo aromático que tem na sua base carne de porco, frango ou vegetais. 

É uma receita flexível que permite que outros ingredientes sejam acrescentados, como ovo cozido, cebolinha, carne fatiada e broto de bambu. 

Nesse sentido, você consegue encontrar várias opções de Ramen de um jeito diferente.

Yakitori 

O Yakitori são espetinhos de frango grelhado e antes da carne ser grelhada é mergulhada no molho tarê que é uma mistura de milho de soja, e no mirin e açúcar, e promove um sabor agridoce. 

Dessa forma, a carne fica um pouco caramelizada e este prato é muito consumido nos bares e reuniões informais no Japão.

Egito 

O Egito  com suas exuberantes pirâmides tem uma culinária autêntica e também com várias influências culturais. O coentro faz parte de muitos dos pratos típicos e oferece um sabor mais intenso.

Aliás, os legumes e vegetais e algumas frutas da região são muito usadas como base dos seus pratos. E em relação a carne, o pombo, cordeiro e o frango são os mais consumidos, como também, os frutos do mar.

Vale destacar, que a culinária egípcia é muito voltada para o vegetarianismo, já que os vegetais e legumes são os principais elementos da sua gastronomia.

Falafel 

Culinária Asiática

Um ícone da culinária egípcia são os bolinhos fritos ou assados, conhecidos como Falafel. Basicamente, são feitos de grão-de-bico ou favas, ervas frescas e especiarias. 

Sua textura é crocante por fora e macia por dentro e é servido com pão sírio ou saladas e com molhos. Ele é um bom aperitivo e pode até mesmo fazer parte da refeição.

Koshary

Culinária Asiática

É muito apreciado por causa da sua simplicidade e pelo seu sabor o Koshary é um prato feito com camadas de arroz, lentilhas, macarrão, grão-de-bico e cebola fritas, após a montagem do prato é despejado um molho de tomate, em algumas receitas é acrescentado molho de alho ou de pimenta.

Vietnã 

Tem uma culinária que preza pratos frescos e aromáticos e os seus ingredientes locais dão um toque suave na sua gastronomia vietnamita. Na culinária deste país suas iguarias que fazem parte da maioria dos pratos são:

Dessa forma, sua culinária mostra-se muito saudável, usando o mínimo de óleo no preparo das suas refeições. 

Bánh Mì

Culinária Asiática

Um prato com influência francesa o Bánh Mì é um sanduíche com um pão crocante e leve e seus recheios podem ser diversos. 

Tem recheio com carne, vegetais em conserva, coentro, pepino e algum tipo de milho. Essa mistura toda de ingredientes permite uma experiência deliciosa e ao mesmo tempo equilibrada.

Pho

Uma sopa com macarrão de arroz, caldo de carne ou vegetais, ervas frescas e brotos de feijão, também fatias de carnes ou tofu. O que mais tem destaque na Pho é o seu tempero que pode ser com canela, anis estrelado, cravo ou cardamomo e que promove um sabor e um aroma singular. Pode ser degustada com limão, pimenta, manjericão ou coentro.  

Cao Lâu

Culinária Asiática

É um prato muito apreciado na cidade Hoi An no Vietnã, tem como base macarrão de arroz, carne de porco mergulhada em ervas, que pode ser hortelã ou manjericão.

O prato quando é preparado tradicionalmente a água para cozinhar o macarrão tem que ser de um poço específico da região. Afirmam que se for desse poço o macarrão fica um sabor melhor.

Compre passagens aéreas baratas e confiáveis!

A sua oportunidade de comprar passagens aéreas baratas e confiáveis é aqui no site Passagens Promo , que tem o melhor buscador de pesquisa e te apresenta os melhores preços para a sua viagem. 

Além disso, temos os melhores parceiros do mercado aéreo, você pode comprar a sua sem medo e com a certeza que terá um voo seguro e confortável.

Nada de ficar horas e horas na internet para encontrar uma que caiba no seu bolso, aqui em alguns instantes você consegue preço baixo e efetuar sua compra com a maior praticidade. 

Qualquer dúvida pode entrar em contato com nossos canais de comunicação, oferecemos toda assistência que você precisar para sua viagem. 

Doces típicos da Ásia 

Os doces da Ásia mostram muito a sua diversidade culinária, os seus sabores únicos representam combinações diferentes que você só poderia encontrar nesse continente. 

No Japão, o Taiyaki é uma massa que pode ser de panqueca ou de waffle com um recheio de creme de feijão vermelho, os sabores menos tradicionais são de chocolate ou creme de baunilha.

Já na China o que mais se destaca são os seus bolos redondos que são atrações do Festival do Meio do Outono e tem como recheio pasta de feijão, nozes ou lótus, são conhecidos como Mooncakes.

O Egito tem como destaque em doce típico a Basbousa que é um bolo de semolina, açúcar, iogurte ou leite, coco ralado e mel. Após ser assado e ficar com uma aparência dourada é derramado um pouco de xarope de açúcar que é perfumado com água de flor de laranjeiras ou de rosas, adicionando um aroma único.

No Vietnã, há muitas variações do seu doce típico que é o Chè, que pode ser encontrado, desde em barraquinhas de rua a restaurantes, consiste em uma sobremesa refrescante que é feita com grãos de feijão, arroz, coco, gelatinas e frutas e são cozidos em uma água com açúcar ou no leite de coco, em algumas receitas além de ficar doce, ganha uma textura cremosa. 

Essas foram alguns doces típicos da Ásia, mas tem uma variedade de outros países e de sobremesas também que fornecem uma experiência gastronômica encantadora e deliciosa.

Veja Também: