A Ásia é um continente que desperta a curiosidade de muitos por seus costumes e tradições singulares. Por lá, cada detalhe é carregado de significado e história e a culinária asiática não fica de fora.
A gastronomia não poderia ser diferente, já que a comida asiática possui características muito opostas a qualquer outro continente. Neste guia pelas comidas típicas da Ásia nós vamos te apresentar os melhores pratos e os detalhes dessa gastronomia.
Índice
História da culinária asiática
Um dos fatores que mais influenciaram a culinária asiática e a tornou uma explosão de sabores foi a colonização de alguns países que trouxeram inovação aos pratos milenares asiáticos. Cada país deste continente tem um ponto forte que mais se sobressai, por exemplo:
Já no Sudoeste Asiático o picante e os aromas são os que mais se destacam e resultam em uma culinária marcante em sabor e na diversidade de pratos.
Desse modo, o continente Asiático apresenta ao mundo vários tipos de sabores em um mesmo lugar, evidenciando a rica cultura que existe em seus países.
Principais características da culinária asiática
A culinária asiática possui aspectos distintivos em cada país, desde as diferentes formas de cozimento até os sabores que resultam em pratos típicos únicos. No entanto, há algumas características “universais” utilizadas em quase todo o continente. Confira algumas:
- ingredientes frescos: os asiáticos valorizam muito os ingredientes frescos e o utilizam em quase todas as suas receitas;
- mistura de sabores: não tem medo de misturar o doce com o salgado e seus pratos tem como sabor principal o agridoce;
- técnicas específicas: cada prato asiático tem uma técnica única para o seu preparo, todos os países desse continente levam muito a sério o processo de cozimento do alimento.
Os asiáticos também prezam por uma alimentação mais saudável e optam sempre por alimentos nutritivos e ricos em vitaminas.
Compre suas passagens aéreas com o melhor preço do mercado
Viajar é ter a oportunidade de viver momentos marcantes, cheios de histórias e experiências. No Passagens Promo têm preços acessíveis, sua viagem econômica é possível com a nossa ajuda, no nosso site temos promoções e descontos, em até 35% off sua passagem aérea pode ser comprada.
E quem decide como será a forma de pagamento é o seu bolso, você consegue efetuar seu pagamento por via:
- pix;
- cartão de crédito;
- transferência bancária;
- pagamento em lotérica.
Tudo muito prático e econômico para que seus sonhos sejam realizados!
Países para degustar a culinária asiática
A culinária asiática promove uma imersão em pratos únicos com sabores singulares. Os seus ingredientes e técnicas na preparação dos pratos possibilitam um sabor autêntico e forte.
A tradição e a inovação andam em conjunto e muitos dos seus pratos são apreciados ao redor do mundo, a exemplo da comida japonesa que carrega diversos fãs globalmente.
Conheça alguns países asiáticos e os seus principais pratos típicos.
China
A culinária chinesa é uma das mais marcantes da Ásia e seus pratos típicos refletem muito a sua tradição.
Além disso, sua gastronomia é marcada por texturas e ingredientes marcantes como o gengibre e o alho. textura, vapor e o sabor agridoce revelam-se fortemente, além dos seus inúmeros pratos com o arroz e outros ingredientes como o gengibre e o alho. Confira alguns pratos típicos da culinária chinesa.
Mapo Tofu
O Mapo Tofu é um tofu, com carne moída e molho de feijão picante. Um prato com um sabor picante e que é possível ser degustado com vários acompanhamentos.
O que mais chama atenção neste prato é o tempero com o pimentão e o molho de feijão douban. O equilíbrio do prato fica por conta do tofu e da sua textura.
Zong Zi
O Festival Duanwu é o que marca esse tão famoso prato chinês, que teve a sua origem nessa tradicional festa em homenagem ao poeta Qu Yuan.
São bolinhas de arroz glutinoso preparadas ao vapor e tem como recheio carne, castanha ou feijão azul com folhas de bambu em volta.
Jiaozi
O Jiaozi é muito consumido em festas e no Ano Novo chinês, é um grande marco da culinária chinesa. Esse prato é feito com farinha de trigo e pode ser dobrado de várias formas, inclusive em formato que lembra até um pastel.
O recheio pode ser diverso, carne suína, carne de frango, camarão ou vegetais e pode ser cozido ao vapor, frito ou fervido.
Eles significam boa sorte e prosperidade, por isso fazem parte das festas chinesas.
Indonésia
A Indonésia é um país paradisíaco e com uma cultura forte e culinária que não deixa a desejar mostrando toda a sua diversidade.
O sabor intenso e sua variedade é o que mais marca a gastronomia do país, seus pratos tem ingredientes que trazem um aroma único, como gengibre, coentro e capim-limão.
Também é muito utilizado coco, tamarindo e molhos de amendoim na culinária, proporcionando pratos com sabores diversos.
Beef Rendang
O Beef Rendang é um ícone gastronômico da Indonésia, que promove uma explosão de sabores. É uma carne bovina que é cozida aos poucos em um molho de coco, leite de coco e algumas ervas aromáticas.
O cozimento lento tem como objetivo facilitar que o sabor do molho fique na carne, proporcionando também uma textura macia.
Soto Ayam
O Soto Ayam além de ser saboroso tem um grande valor nutritivo, é preparado com pedaços de frango e com um caldo que leva açafrão, capim-limão, gengibre e coentro.
Pode ser servido com macarrão de arroz, brotos de feijão ou ovos cozidos e tem como acompanhamento cebola frita e limão.
Sop Buntunt
A Indonésia tem muitas sopas em sua culinária, como a Sop Buntut que é preparada com o rabo de boi que é cozido aos poucos em um caldo com gengibre, cebola, alho, cravo e canela.
Geralmente, acrescentam também cenouras, batatas e outros vegetais e folhas de coentro.
Japão
Seguindo nosso tour pelas delícias da culinária asiática, o Japão é um país notável por sua culinária e os sabores dos seus pratos chamam a atenção de muitas pessoas. O que mais se destaca na gastronomia japonesa são os sushis, sashimis e tempura, assim como os sabores agridoces que dão um toque especial nos pratos típicos.
Além desses componentes que fazem parte da alimentação japonesa, os chás, principalmente o verde, são muito consumidos nas refeições.
Sushi
Os sushis são uma obra-prima que atrai muitos paladares. Eles são feitos com arroz temperado, vinagre e açúcar e sua base é peixe fresco e cru.
Alguns são envoltos em alga nori como o temaki, que é em forma de cone e recebe várias iguarias em seu interior. Para fortalecer o sabor dos sushis, o wasabi e o gengibre podem ser adicionados na hora da refeição.
Hoje em dia, é possível encontrar vários restaurantes que servem sushis, mas comer este ícone da culinária japonesa em seu país de origem é uma oportunidade ímpar.
Sukiyaki
O Sukiyaki é um ensopado e seu preparo acontece em uma panela especial os ingredientes mais comuns que acrescentados, são:
- vegetais;
- macarrão;
- fatias de tofu;
- cogumelos.
Eles são cozidos em um caldo agridoce, que tem como ingredientes principais o molho de soja, açúcar e mirim que realçam o sabor do prato. Geralmente, muitas pessoas mergulham o ensopado em ovos crus antes de comer.
Ramen
Mais uma iguaria japonesa que conquistou os paladares ao redor do mundo. O Ramen é uma sopa com macarrão chinês, feita com um caldo aromático que tem na sua base carne de porco, frango ou vegetais.
É uma receita flexível que permite que outros ingredientes sejam acrescentados, como ovo cozido, cebolinha, carne fatiada e broto de bambu.
Nesse sentido, você consegue encontrar várias opções de Ramen de um jeito diferente.
Yakitori
O Yakitori são espetinhos de frango grelhado e antes da carne ser grelhada é mergulhada no molho tarê, uma mistura de milho de soja, e no mirin e açúcar, que promove um sabor agridoce.
Dessa forma, a carne fica um pouco caramelizada e este prato é muito consumido nos bares e reuniões informais no Japão.
Egito
O Egito com suas exuberantes pirâmides tem uma culinária autêntica e também com várias influências culturais. O coentro faz parte de muitos dos pratos típicos e oferece um sabor mais intenso.
Aliás, os legumes e vegetais e algumas frutas da região são muito usadas como base dos seus pratos. Em relação a carne, o pombo, cordeiro e o frango são os mais consumidos, assim como os frutos do mar.
Vale destacar, que a culinária egípcia é muito voltada para o vegetarianismo, já que os vegetais e legumes são os principais elementos da sua gastronomia.
Falafel
Um ícone da culinária egípcia são os bolinhos fritos ou assados, conhecidos como Falafel. Basicamente, são feitos de grão-de-bico ou favas, ervas frescas e especiarias.
Sua textura é crocante por fora e macia por dentro e é servido com pão sírio ou saladas e com molhos. Ele é um bom aperitivo e pode até mesmo fazer parte da refeição.
Koshary
O Koshary é muito apreciado por sua simplicidade e sabor. O prato é feito com camadas de arroz, lentilhas, macarrão, grão-de-bico e cebola fritas, após a montagem do prato é despejado um molho de tomate, em algumas receitas é acrescentado molho de alho ou de pimenta.
Vietnã
O Vietnã tem uma culinária que preza pelos pratos frescos e aromáticos e os ingredientes locais dão um toque suave na gastronomia vietnamita. Na culinária deste país, as iguarias que fazem parte da maioria dos pratos são:
- manjericão;
- coentro;
- peixes;
- pasta de camarão;
- arroz;
- frutas;
- legumes;
- pimenta.
Dessa forma, sua culinária mostra-se muito saudável, usando o mínimo de óleo no preparo das suas refeições.
Bánh Mì
Um prato com influência francesa, o Bánh Mì é um sanduíche com um pão crocante e leve.
Seus recheios são diversificados e geralmente feitos com carne, vegetais em conserva, coentro, pepino e algum tipo de milho. Essa mistura toda de ingredientes permite uma experiência deliciosa e ao mesmo tempo equilibrada.
Pho
Uma sopa com macarrão de arroz, caldo de carne ou vegetais, ervas frescas e brotos de feijão, também fatias de carnes ou tofu. O que mais tem destaque na Pho é o seu tempero que pode ser com canela, anis estrelado, cravo ou cardamomo e que promove um sabor e um aroma singular. Pode ser degustada com limão, pimenta, manjericão ou coentro.
Cao Lâu
É um prato muito apreciado na cidade Hoi An no Vietnã, tem como base macarrão de arroz, carne de porco mergulhada em ervas, que pode ser hortelã ou manjericão.
O prato quando é preparado tradicionalmente a água para cozinhar o macarrão tem que ser de um poço específico da região. Afirmam que se for desse poço o macarrão fica um sabor melhor.
Compre passagens aéreas baratas e confiáveis!
A sua oportunidade de comprar passagens aéreas baratas e confiáveis é aqui, no site Passagens Promo , que tem o melhor buscador de pesquisa e apresenta os melhores preços para a sua viagem.
Além disso, temos os melhores parceiros do mercado aéreo, você pode comprar a sua passagem sem medo e com a certeza que terá um voo seguro e confortável.
Nada de ficar horas e horas na internet para encontrar uma opção que caiba no seu bolso, aqui, em alguns instantes, você consegue preço baixo e efetua sua compra com a maior praticidade.
Qualquer dúvida pode entrar em contato com nossos canais de comunicação, oferecemos toda assistência que você precisar para sua viagem.
Doces típicos da Ásia
Os doces da Ásia mostram muito a sua diversidade culinária, os seus sabores únicos representam combinações diferentes que você só poderia encontrar nesse continente.
No Japão, o Taiyaki é uma massa que pode ser de panqueca ou de waffle com um recheio de creme de feijão vermelho, os sabores menos tradicionais são de chocolate ou creme de baunilha.
Já na China o que mais se destaca são os seus bolos redondos que são atrações do Festival do Meio do Outono e tem como recheio pasta de feijão, nozes ou lótus, são conhecidos como Mooncakes.
O Egito tem como destaque em doce típico a Basbousa que é um bolo de semolina, açúcar, iogurte ou leite, coco ralado e mel. Após ser assado e ficar com uma aparência dourada é derramado um pouco de xarope de açúcar que é perfumado com água de flor de laranjeiras ou de rosas, adicionando um aroma único.
No Vietnã, há muitas variações do seu doce típico que é o Chè, que pode ser encontrado, desde em barraquinhas de rua a restaurantes, consiste em uma sobremesa refrescante que é feita com grãos de feijão, arroz, coco, gelatinas e frutas e são cozidos em uma água com açúcar ou no leite de coco, em algumas receitas além de ficar doce, ganha uma textura cremosa.
Essas foram alguns doces típicos da Ásia, mas tem uma variedade de outros países e de sobremesas também que fornecem uma experiência gastronômica encantadora e deliciosa.