Rota Germânica: conheça as cidades para visitar no seu tour pelo sul!
As comidas típicas da região Sul são motivos suficientes para conhecer esse cantinho do Brasil cheio de charme, atrações culturais e belezas naturais de tirar o fôlego.
Famosa por seus deliciosos churrascos, chimarrão e vinho, a gastronomia sulista conquista os mais diferentes paladares e não deixa nada a desejar quando o assunto é tradição e personalidade.
Influenciadas por países como Argentina, Paraguai, Uruguai, Alemanha e Itália, as comidas do Sul do Brasil proporcionam experiências gastronômicas deliciosas e inesquecíveis.
Para te ajudar a escolher os melhores pratos típicos, separamos aqui comidas que dão água na boca. Vem com a gente conhecer o universo gastronômico da região Sul do Brasil!
Viaje para o Sul do Brasil com até 35% de desconto no Passagens Promo. Faça sua pesquisa de passagem aérea agora mesmo!
Índice
Comidas típicas da região Sul: doces, salgados, bebidas e outras delícias
Não é à toa que a região Sul é uma das gastronomias mais apreciadas do Brasil. Suas comidas fazem tanto sucesso que foram incorporados na culinária dos mais diversos estados brasileiros.
Não deixe de experimentar as comidas típicas folclóricas da região Sul, como o espeto corrido, o arroz carreteiro, a costela assada e o pinhão, entre outros.
Na hora da sobremesa, guarde um espacinho para doces como a cuca, cueca virada e o sagu. Não esqueça de apreciar um bom vinho e experimentar o tradicional chimarrão.
Quais os estados da região Sul?
Quer fazer uma viagem pelo Sul do país? Então, que tal se aprofundar sobre os principais atrativos dos três estados que pertencem a essa região? Confira!
Paraná
O Paraná é dono de cidades belíssimas e paisagens exuberantes, como as Cataratas do Iguaçu, com centenas de quedas d’águas, que se estendem até a fronteira com a Argentina.
A capital Curitiba é uma das principais cidades turísticas. Conhecida como “cidade verde”, ela é repleta de casarões, ruas elegantes, parques naturais e prédios antigos.
Não deixe de apreciar as comidas típicas da região Sul, que são também muito saborosas no Paraná.
Santa Catarina
O estado de Santa Catarina é um convite para dias de cultura, história e boa gastronomia. As cidades catarinenses são cheias de charme e refletem toda a influência da colonização dos alemães.
Conheça cidades como a capital Florianópolis, cheia de praias e atrações de lazer. A Oktoberfest de Blumenau é uma das celebrações mais populares do Brasil, recebendo milhares de visitantes todos os anos.
Rio Grande do Sul
O Rio Grande do Sul é rico em belezas naturais, cultura, história e gastronomia, sendo, inclusive, uma das regiões mais visitados por turistas de todo o mundo.
Se você quer apreciar a comida típica do Rio Grande do Sul de um jeito ainda mais charmoso, visite a Serra Gaúcha, a região mais famosa do estado.
Dona de belas paisagens, esse cantinho do estado gaúcho abriga o Vale dos Vinhedos, com cenários belíssimos, vinícolas que oferecem boa gastronomia e vinhos deliciosos.
Não podemos deixar de citar Gramado e Canela, muito visitadas durante o inverno, além da capital Porto Alegre, repleta de atrações culturais e de lazer.
Passagens aéreas para conhecer a região Sul
Se você quer apreciar o melhor das comidas típicas da região Sul do Brasil, nada melhor do que economizar sempre que puder para investir nas refeições mais saborosas, não é mesmo?
Para encontrar os voos nacionais mais vantajosos do mercado, seu lugar é na nossa plataforma comparadora, Passagens Promo.
O nosso site reúne as mais diversas opções de passagens aéreas para centenas de destinos brasileiros, com ótimos preços e condições de pagamento.
Para garantir as melhores ofertas e descontos, recomendamos que você registre o seu e-mail no alerta de preços para ser informado sempre que aparecerem promoções ou quando os preços diminuírem.
Recomendamos também que simule voos em diferentes dias e horários, além de pesquisar durante as madrugadas, pois as companhias aéreas costumam oferecer bons preços nesses períodos.
Principais comidas típicas da região Sul
Além de conhecer os lugares históricos e naturais do sul do Brasil, as comidas típicas da região sul não deixam de ser também uma atração turística, já que, por meio da culinária local, é possível conhecer um pouco da cultura e das tradições do seu povo.
Para te ajudar a escolher os melhores pratos, destacamos aqui as principais comidas típicas, que devem fazer parte do seu roteiro gastronômico. Anota aí!
Espeto Corrido – Churrasco
Para quem quer saborear pratos clássicos, o Espeto Corrido precisa estar no topo da sua lista. Com origem no Paraná, esse sistema de rodízio com diferentes tipos de carnes se popularizou mesmo no Rio Grande do Sul, onde tornou-se uma verdadeira tradição.
Ao viajar para essa região do país, não deixe de conhecer as mais diversas churrascarias que servem o tradicional churrasco e com preços bem acessíveis.
Mas há quem diga que o espeto corrido típico é encontrado mesmo nos lares sulistas, onde o processo de preparação é um verdadeiro ritual, passado de geração em geração.
Além de apreciar o tradicional churrasco, o ponto alto é reunir a família e amigos ao redor da mesa enquanto a carne é assada lentamente na churrasqueira.
Arroz carreteiro
Quer saber quais são os pratos típicos da região sul? Então, inclua o arroz carreteiro no seu roteiro gastronômico.
Embora seja uma receita consumida em todo o Brasil, esse prato é considerado um dos pratos mais tradicionais da cozinha gaúcha.
A receita, criada por mercadores que cruzavam os pampas gaúchos, é feita à base de carne de sol e arroz, além de ser temperado com pimenta, sal, cebola, alho e azeite.
Mas você encontrará o arroz carreteiro também em diferente variações: com calabresa, bacon, tomate e cheiro verde, entre outros.
Costela Assada
A costela assada também é um dos pratos presentes na mesa dos sulistas, principalmente aos finais de semana ou em momentos de confraternização, como Natal e Ano Novo. Essa comida tem diferentes formas de preparo dependendo da região.
Há receitas que utilizam apenas o sal grosso como tempero, e também há preparos mais elaborados, como a costela gaúcha — que leva ingredientes como alho, cebola, pimenta do reino e baiana.
Independentemente de qual prato escolher, saiba que essa, certamente, será uma das comidas típicas folclóricas da região Sul mais saborosas e marcantes da sua viagem.
Xis
Já ouviu falar do Xis? Esse prato é um legítimo sanduíche rio-grandense, que faz o maior sucesso não somente no Rio Grande do Sul, mas também em toda a região Sul.
Mas é bom se preparar, pois esse lanche é bem maior do que aquele tradicional hambúrguer consumido em diferentes partes do Brasil, e que, provavelmente, você já experimentou.
O Xis Gaúcho é um pão prensado na chapa com os mais variados recheios, como picanha assada, carne desfiada e hambúrguer, além de outros ingredientes, como presunto, mussarela, tomate, alface, bacon, milho e muito mais.
Com tanto sucesso e tradição, esse prato possui as mais diversas variações, tendo também diferentes nomes, como X-Tchê e X-Gaúcho.
O melhor é que esse prato é facilmente encontrado em todo o estado, sendo servido em bares, restaurantes e também em barraquinhas de rua.
Pinhão cozido
Se o seu objetivo é conhecer as comidas típicas da região Sul mais tradicionais, não deixe de experimentar o pinhão cozido, um verdadeiro clássico dessa parte do Brasil.
O pinhão é, na verdade, a semente da árvore Araucária, e possui uma massa branquinha e macia quando cozida.
Além de comer o pinhão na sua forma natural e com sal, saiba que ele também é usado nas mais diferentes receitas, como risoto, carne, massas e doces. No inverno, o consumo dessa semente é muito apreciado pelos moradores locais.
Polenta
Nada mais gostoso do que uma polenta quentinha, não é mesmo? Se aprecia esse prato estimado em todo Brasil, você precisa experimentar a receita tradicional, trazida para o país pelos imigrantes italianos.
Na lista de comida típica da região Sul, a polenta é um verdadeiro clássico gaúcho, consumida principalmente, durante o inverno.
Feita à base de farinha de trigo, a polenta sulista possui várias versões, como frita e na chapa, mas a versão mais famosa, sem dúvida, é a receita em pasta.
O prato é tão popular na região que em Monte Belo do Sul, na Serra Gaúcha, acontece o Polentaço, um evento que comemora a gastronomia trazida pelos colonizadores italianos. Durante a festa são usados mais de 800 quilos de polenta nas mais diversas receitas.
Barreado
O barreado é uma receita que faz parte das características e comidas típicas da região Sul, mais precisamente no Paraná.
Esse prato é muito tradicional no estado, tendo origem no século XVIII, a partir de um ritual açoriana de 300 anos.
A receita é preparada com vários tipos de carne bovina magra e de segunda, como patinho, maminha e paleta. Durante o processo de preparo são adicionados vários temperos, como pimenta e louro, além de cebola, alho e toucinho de porco.
Depois disso, os ingredientes são misturados com farinha de mandioca e servido com banana-da-terra fatiada e arroz.
Doces típicos da região Sul
Depois de se deliciar com os pratos mais gostosos e tradicionais, claro que não podemos deixar de fora os doces típicos da região Sul, que são de comer rezando.
Nessa parte do Brasil há muitas sobremesas apetitosas, mas para que você possa experimentar as mais populares, selecionamos aqui 4 doces que devem fazer parte do seu tour gastronômico pela região Sul.
Cuca
A cuca é uma das comidas da região Sul típicas fáceis de fazer e deliciosas. Depois de uma refeição saborosa, não deixe de experimentar esse prato, que é uma herança dos imigrantes alemães que colonizaram a região.
Esse prato é um bolo feito à base de ovos, manteiga, farinha e açúcar, e é coberto com farinha crocante e frutas, mas você também encontra as mais diversas variações. Geralmente, a cuca é servida com geleia ou requeijão, acompanhado de café ou mate.
A receita é tão especial que é passada dos pais para filhos com o intuito de perpetuar o costume, para que ela esteja sempre nas mesas das famílias sulistas.
Cueca virada
A cueca virada é uma receita de comida típica da região Sul do Brasil trazida pelos de imigrantes italianos no final do século XIX.
Com diferentes nomes, como cavaquinho, orelha de gato, coscorão ou ceroula virada, esse doce é uma massa feita com farinha de trigo e ovos, cortadas em tirinhas e fritas.
Depois de cortadas, as pequenas massinhas são polvilhadas com açúcar e servidas com café ou mate. Geralmente faz parte de refeições como o café da manhã ou da tarde.
Vovó sentada
A vovó sentada é um doce tradicional semelhante à uma bolacha assada em formato V, que é crocante, macia e também muito fácil de fazer. A receita é feita à base de farinha de trigo, sal, margarina, gordura vegetal e fermento vegetal.
Depois de misturar todos os ingredientes, essa massa é levada ao forno por aproximadamente 15 minutos. Não deixe de experimentar esse quitute com café ou mate.
Sagu de vinho
O sagu de vinho é um dos doces típicos da região Sul mais tradicionais. O prato é feito com bolinhas de fécula de mandioca cozidas, vinho tinto, leite ou sucos de diferentes sabores.
Durante o preparo do sagu, a fécula de mandioca é transformada em bolinhas duras, mas depois de cozidas com vinho, ficam macias e quase transparentes. Essa comida faz parte das festas da região Sul, como a junina e julina.
Bebidas
Além de saborear comidas típicas da região Sul do Brasil, claro que as bebidas deste cantinho do país também devem ser companhia durante as suas refeições.
Por isso, separamos duas das bebidas mais consumidas nessa região e que você não pode deixar de experimentar.
Chimarrão
Essa é, certamente, a bebida mais tradicional do Sul do Brasil. O chimarrão, ou mate, como também é chamado, é uma tradição herdada de culturas indígenas, guarani, quéchua, caingangue e aimará.
Normalmente, a bebida é feita de erva-mate moída e água fervida em torno de 40 graus. Depois de pronta, os ingredientes vão para uma cuia para ser consumida.
Para quem nunca tomou essa bebida típica, é bom saber que, dependendo da qualidade da erva-mate, o sabor pode ser bem amargo. O chimarrão é consumido em vários momentos do dia, e para muitos, é considerado um ritual amistoso.
Vinho
O vinho é uma bebida produzida e apreciada em todo o mundo — mas aqui no Brasil, a maior tradição da fabricação da bebida fica no Rio Grande do Sul, sendo que grande parte das vinhas estão localizadas na Serra Gaúcha.
Entre as bebidas e comidas típicas da região Sul, não deixe de apreciar o vinho desse cantinho do país. Na região, você encontrará vinhos de mesa, espumantes e muito mais.
Durante a sua viagem, não deixe de conhecer os mais diversos vinhedos distribuídos por toda a Serra Gaúcha. Nesses locais, você pode conhecer a produção do vinho e também participar de degustações.
Não deixe as passagens para última hora!
Para apreciar as comidas típicas da região Sul mais tradicionais, não postergue a compra das suas passagens aéreas — assim você correrá o risco de encontrar os preços um pouco mais salgados.
Se você quer garantir os melhores valores e ofertas vantajosas, utilize a nossa plataforma comparadora, Passagens Promo, que reúne os voos com as melhores condições das companhias aéreas do Brasil e do mundo.
E você não precisa se preocupar, pois utilizar o nosso buscador é muito tranquilo e sem complicações. Para localizar as opções mais vantajosas, basta acessar o nosso site, inserir a data da viagem, origem e o destino.
Em poucos segundos, nossa plataforma comparadora disponibiliza uma extensa lista de voos, com horários, dias e diversos preços para que você possa escolher as opções que mais se adequam ao seu bolso e estilo de viagem.
Quer se deliciar com as melhores comidas do Sul do país e ainda economizar na compra de passagens aéreas? De Promo você pode!
Leia também:
- Hotéis em Salvador: valores, locais e mais
- Melhores hotéis do Brasil
- O Passagens Promo está concorrendo ao Prêmio Reclame aqui 2024
- Córsega: aventura, tranquilidade e cultura-O combo perfeito
- Manhattan: coração da movimentada Nova York
Bombinhas, SC: confira as melhores informações para preparar sua viagem!
Conheça detalhes sobre o Aeroporto de Navegantes
Canela, RS: onde fica a cidade, o que fazer, história e outras curiosidades