
Hotéis em Jericoacoara: valores, locais e mais!
Não é à toa que as comidas típicas do Brasil estão entre as mais apreciadas em todo o mundo.
Com um território tão extenso e influências culturais de povos variados, a culinária brasileira é uma deliciosa mistura de cores e sabores.
Cada região possui suas próprias comidas, carregadas de tradições, o que tornam as experiências gastronômicas ainda mais singulares e especiais.
Viaje pelo Brasil economizando! Cote sua passagem aérea no Passagens Promo e garanta descontos de até 35%. Aproveite!
Índice
A gastronomia brasileira é uma das melhores do mundo em razão da sua diversidade. Os hábitos alimentares dos europeus, indígenas e africanos foram incorporadas à mesa do brasileiro.
Com tantas influências, as deliciosas receitas típicas do Brasil são frutos de uma mistura de ingredientes e técnicas de preparo de várias partes do mundo.
Ao longo dos anos, nossas receitas foram adaptadas, tornando os pratos ainda mais especiais e únicos.
Nas nossas tradições, incorporamos também comidas de outros países e inserimos o jeitinho brasileiro de cozinhar.
Vários motivos fazem do Brasil um grande destaque na culinária mundial, embora não tenha sido sempre assim.
A diversidade dos nossos pratos e a mistura de temperos e preparos fazem da nossa culinária única no mundo, com sabores jamais encontrados em outro lugar.
Cada região do Brasil oferece diferentes experiências gastronômicas devido à utilização de elementos e matérias-primas regionais, que agregam os mais diferentes sabores e cores aos seus pratos.
A criatividade do brasileiro na cozinha torna até mesmo as comidas mais simples em verdadeiros ícones da gastronomia mundial.
Para conhecer os destinos mais incríveis do país e apreciar a comida tradicional brasileira, encontrar passagens aéreas baratas é tudo que queremos, não é mesmo?
Se você quer economizar nesse item, faça as suas pesquisas no nosso site comparador, Passagens Promo, famoso por apresentar as opções mais vantajosas do mercado, com os menores preços.
Para garantir ainda mais descontos e promoções, não deixe de criar um alerta de preços no nosso site, para ser avisado sempre que os valores das passagens baixarem.
Cada cantinho do Brasil tem as suas peculiaridades, tradições e costumes. E quando o assunto é a culinária, a diversidade também entra em cena nas comidas e bebidas típicas do Brasil.
Vamos começar nosso tour gastronômico pela região Sudeste. Confira!
Vai viajar para Minas Gerais? Então, você precisa comer o tradicional pão de queijo, que é uma verdadeira iguaria e um dos símbolos da gastronomia mineira.
O pão de queijo ganhou o coração dos brasileiros devido à sua versatilidade, já que pode ser consumido nas mais diversas refeições. O pãozinho é feito de farinha de polvilho, queijo, leite e sal.
Esse prato típico surgiu nas fazendas mineiras para substituir alguns pratos que tinham como base a farinha de trigo, que estava escassa na região.
Depois disso, o pão de queijo ganhou o país. Uma dica é saboreá-lo com um delicioso café!
Entre as comidas do Brasil, sem dúvida a feijoada é a mais famosa — não somente em todo o país, mas também no exterior.
A história dessa comida típica remonta ao período da escravatura, quando os escravos eram alimentados com comidas que não eram consumidas pelos senhores, o que originou a feijoada.
Esse prato é feito de uma mistura de feijão preto com diversas partes do porco, como pé, rabo e orelha, além de carne seca e linguiça. Na hora de servir, a feijoada vem acompanhada de arroz, couve e farinha.
O feijão também é o protagonista nesse prato. Além de delicioso, o feijão tropeiro é muito nutritivo e bem fácil de preparar.
O prato está associado ao movimento de Tropeirismo, que surgiu nessa região do Brasil no século XVII, sendo também uma comida tradicional muito apreciada pelos brasileiros.
O feijão tropeiro é fruto de uma mistura cultural de povos indígenas, europeus e africanos. O prato leva feijão, farinha de mandioca, carne seca e toucinho.
A região Nordeste não é rica apenas em suas tradições, danças e belezas naturais. A cozinha nordestina é cheia de cores e sabores marcantes, que agrada aos paladares mais exigentes.
A carne de sol faz parte de diversos pratos da culinária nordestina, sendo muito tradicional nessa parte do país. Essa carne é, na verdade, um colchão mole, que passa por uma processo de salgamento.
A comida tradicional brasileira leva esse nome pois, antigamente, era levada para secar no sol, iniciando o processo chamado de cura.
Hoje em dia, sua preparação ficou mais moderna e a carne não é mais levada ao sol, mas sim para um local refrigerado.
A carne de sol pode ser usada em pratos como baião de dois e feijoada, além de servida com feijão verde, queijo coalho e aipim frito.
Com origem indígena, a tapioca, embora típica do nordeste brasileiro, é consumida de diferentes maneiras em todo o país. Cada região tem o seu jeito de preparo.
Essa farinha tem origem da fécula de mandioca, e nos últimos anos, ganhou a mesa dos brasileiros que preferem refeições mais saudáveis.
A tapioca entrou definitivamente na lista de alimentos típicos do Brasil e substitui, muitas vezes, o pão feito de farinha de trigo, podendo ser consumido com frango, queijos, frios e muito mais.
O baião de dois, além de delicioso, é carregado de significados, principalmente para os nordestinos.
Ele surgiu em um período em que a região Nordeste enfrentava uma intensa seca e, para não passar fome, a população guardava um pouco de cada alimento.
No preparo, itens como feijão, arroz, carne seca e queijo coalho são misturados com vários temperos e ervas.
Se vai viajar para o Nordeste, o vatapá precisa estar na sua lista de comidas típicas do Brasil.
A receita, que tem origem africana, é composta por creme feito de camarão, pimenta, farinha de rosca ou fubá, azeite de dendê, pão, amendoim, castanha de caju e leite de coco.
Esse creme também está presente no acarajé, e pode ser servido com arroz. No Nordeste, ele é um prato muito tradicional, sendo consumido principalmente durante a Semana Santa.
No Norte do país, além de suas belas paisagens e história, a gastronomia também é um dos pontos fortes que fazem parte dos roteiros turísticos.
As receitas e as formas de preparo seguem tradições de povos antigos, como os índios e também os europeus. O resultado são comidas deliciosas, que você jamais encontrará em outro lugar do mundo.
Ao chegar na região Norte, comece o seu tour gastronômico pelo famoso açaí. Essa fruta é consumida de diferentes formas em todo o país.
Nessa parte do Brasil, ele é uma comida típica e está presente nas refeições diárias dos nortistas.
O açaí é encontrado em todos os lugares, como nos restaurantes, bares, quiosques e barraquinhas.
Em vários lugares do país, o açaí é usado como sobremesas e sucos, mas no Norte, ele é servido com camarão e peixe frito, além de farinha de mandioca.
O melhor de tudo é que essa frutinha roxa é ótima para a saúde, pois possui vitaminas, fósforo, cálcio e ferro, entre outras propriedades.
Nessa parte do Brasil, o que não faltam são riachos e grandes rios, como o Amazonas. Em razão disso, o consumo de peixe é muito grande entre a população.
O filé de tucunaré é um dos pratos típicos da região Norte mais populares, sendo consumido das mais diversas formas e com os mais variados molhos.
De água doce, ele pode ser assado, grelhado, ensopado ou recheado. O peixe faz sucesso também com molho de alcaparras, arroz e farofa. Fica delicioso!
O caruru paraense é um prato delicioso e muito consumido em toda região Norte. Trata-se de uma espécie de pasta feita com camarão, quiabo, cebola, tomate, alho, pimentas e azeite de dendê, entre outros ingredientes.
Para quem não gosta de pimenta, cuidado na hora de saboreá-lo. Pergunte qual o nível de picância do prato.
Chegamos à culinária típica brasileira do Centro-Oeste. A gastronomia local também entra na lista das regiões com culturas gastronômicas singulares e cheias de sabores.
Ao visitar esse cantinho do Brasil, não deixe de sentar à mesa de um bom restaurante e provar o que tem de melhor na cozinha centro-oestense.
Viajar para estados como Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e não experimentar o arroz com pequi é o mesmo que ir para a Itália e não comer uma bela massa.
Esse prato é considerado uma verdadeira iguaria da culinária centro-oestense. O pequi é um fruto nativo da região de cerrado e possui um sabor muito marcante, sendo consumido com diversos acompanhamentos.
Com sabor adocicado e bastante aromático, ele é cozido juntamente com o arroz. Fica uma delícia!
Para quem quer fazer um almoço tradicional brasileiro, não deixe de experimentar a capivara de caçarola durante a sua viagem ao Centro-Oeste do país.
O prato é feito com lombo de capivara e condimentos, como cominho, louro, alho, cebola e toucinho defumado. A capivara de caçarola é servida como uma espécie de picadinho, misturada aos demais ingredientes.
Se você ainda não apreciou esse prato típico, não sabe o que está perdendo. Além do Centro-Oeste, a pamonha é muito popular em vários estados, como Minas Gerais e São Paulo.
Com origem indígena, a receita tem como base o milho, que é ralado e misturado com leite, manteiga, sal ou açúcar.
Depois de virar uma massa homogênea, ela é cozida em um caldeirão de água até que se torne consistente. A pamonha é um dos mais saborosos pratos típicos brasileiros.
Com influências europeias, a culinária sulista é para ninguém botar defeito. Muitos dos seus pratos típicos seguem receitas milenares, preservando a originalidade de seus antepassados.
O melhor é que a gastronomia da região Sul tem referência nos mais diferentes países do continente europeu, garantindo muita diversidade.
Para quem ainda não comeu pinhão, na sua viagem ao sul do país, esse prato não pode ficar de fora da lista de comidas brasileiras.
O pinhão é uma semente de uma árvore araucaria angustifolia e, no passado, foi o principal alimento de tribos indígenas.
Uma das formas de degustar essa comida tradicional é cozinhar o fruto com um pouco de sal. Ele também é usado em receitas como risoto, farofa e bolos, entre outros.
Com origem espanhola, o matambre recheado se popularizou na região sul do país. Essa parte do boi serve para proteger a costela do animal.
O prato é feito do matambre inteiro e é recheado com ingredientes como linguiça calabresa, bacon, cenoura, pimentões, queijo, pimenta, sal e temperos verdes. Geralmente é servido com arroz, salada e farofa.
Se você ainda não comeu, possivelmente já ouvi falar do famoso arroz carreteiro, que é consumido em diversas regiões do país.
Essa receita de comida típica brasileira tem origem nos pampas gaúchos, e surgiu no período em que os carreteiros atravessavam o sul do país para fazer comércio.
Na época, eles precisam de uma alimentação rápida e prática, com ingredientes que não fossem perecíveis.
O arroz carreteiro é uma mistura de ingredientes como carne seca, linguiça calabresa, bacon, cebola, alho, pimenta, salsinha e folhas de louro, além do arroz. Sem dúvida, um prato de comer rezando!
Agora que você já sabe quais comidas típicas do Brasil pretende experimentar durante as suas viagens, nunca deixe para última hora a compra das suas passagens aéreas.
Quanto antes iniciar as suas buscas, mais chances de encontrar voos com bons preços. Na hora de fazer as cotações, seu lugar é no nosso site, Passagens Promo, que apresenta sempre as opções mais vantajosas.
Para garantir as melhores promoções e descontos, faça sempre pesquisas em horários e dias alternados e evite viajar aos finais de semana, pois os preços estão sempre mais altos.
Que tal conhecer o melhor da culinária brasileira gastando pouco? De Promo você pode!
Leia também:
Hotéis em Jericoacoara: valores, locais e mais!
O que fazer em São Paulo com crianças
Nazaré Paulista: onde fica, o que fazer, cachoeiras e curiosidades
Festas populares: tradição e alegria pelo Brasil!
O que fazer em Tiradentes: roteiro para 3 dias com o melhor da cidade
Península de Maraú: turismo, informações e dicas para o seu roteiro