Voos para Itália: informações e dicas de destinos para conhecer no país
Quem viaja de avião sabe que no geral é uma viagem bem tranquila e sem muitos desconfortos.
Entretanto, uma reclamação recorrente entre os viajantes é dor de ouvido no avião. Esse desconforto pode acontecer com qualquer um, mas na maioria das vezes, são as crianças que sofrem mais, inclusive os bebês.
Quando ocorre com os adultos é um pouco mais simples de se resolver, pois a pessoa que está com dor de ouvido é capaz de executar ações que ajudam a acabar com esse desconforto.
Porém, quando isso ocorre em crianças e bebês é um pouco mais complicado, já que dependendo da idade eles não sabem falar e não conseguem expressar o que estão sentindo, apenas choram.
Pensando nisso, trouxemos esse post com dicas de viagem para te ajudar a evitar esse desconforto! Vamos lá!
Aproveite e confira também os preços excelentes de passagens aéreas no nosso site!
Índice
O que é pressurização no avião?
Antes de falarmos sobre as dores de ouvido no avião é preciso entender um pouco sobre a pressurização da cabine, o que ela é e os seus efeitos no corpo dos tripulantes e passageiros.
A pressurização do avião acontece para que seja possível que todos respirem dentro da aeronave, uma vez que na alta altitude o ar é muito rarefeito e impossibilita que a respiração seja normal, sem a pressurização.
Existem diversos dispositivos que são capazes de manter a pressurização do avião, por meio de sensores de pressão e válvulas que regulam. De acordo com a subida do avião, mais pressão é necessária para que as condições de ar e respiração dentro da cabine sejam o mais parecido possível com a que temos em terra firme.
Mas pode ficar tranquilo, pois os casos de despressurização do avião são incomuns, eles podem ocorrer em caso de algum vazamento em janelas ou portas. Mas elas são frequentemente avaliadas para que isso não aconteça.
E se por acaso acontecer, o avião é equipado com máscaras de oxigênio que caem imediatamente sobre os passageiros.
Por que os ouvidos doem no avião
Como falamos acima, durante um voo a altitude faz com que o ar fique rarefeito e dificulta a respiração normal. Com isso é necessário fazer a pressurização, processo que tem início na decolagem e se mantém durante todo o voo.
Como a pressão acontece de maneira brusca, pode ser que algumas pessoas tenham dor de ouvido durante a decolagem e o pouso.
O motivo é o “Tubo de Eustáquio” – um canal que liga os ouvidos à cavidade nasal e para a garganta.
Explicando melhor, com a variação rápida de pressão o tubo de Eustáquio, pode ter dificuldade em controlar a pressão que vai para a área nasal e para a garganta. Logo, surgem as dores, que no geral são passageiras.
Mas o que causa a dor de ouvido no avião, afinal?
A dor de ouvido no avião geralmente é causada durante a decolagem ou durante o pouso. Em ambos os momentos, ocorre uma mudança brusca na pressão do ar, que pode causar esse problema.
Se você estiver gripado ou com inflamações como sinusite e rinite, essa dor pode ser mais forte e durar mais tempo do que o normal.
Mesmo que todas as cabines do avião sejam pressurizadas, isso acontece porque, como as vias estão congestionadas, o corpo não consegue trocar o ar que está no ouvido pelo ar do avião.
Se você for viajar e estiver nessas condições fique ainda mais atento às nossas dicas de como aliviar as dores de ouvido e ter uma viagem confortável.
Todo mundo tem dor no ouvido?
Não! Algumas pessoas podem voar com grande frequência e nunca sentirem dor de ouvido, zumbidos ou tontura. Não existe uma regra de quais pessoas vão ter dores ou não. Mas, inflamações podem ser uma predisposição a ter dor de ouvido.
Em caso de você estar doente no dia da sua viagem, antes mesmo da decolagem faça os exercícios que ajudam a aliviar a pressão, como abrir a boca bocejando ou mascar um chiclete.
Mas, evite colocar o fone de ouvido antes do avião ter decolado, é bom que as vias estejam livres para que a pressão seja controlada e você não sofra com as dores depois.
Passagens aéreas com desconto: reserve agora!
Para ter uma viagem ainda mais tranquila, além das nossas dicas de como evitar dor de ouvido no avião, temos uma super dica para você comprar passagens aéreas com os menores preços.
Utilizando o buscador do Passagens Promo você encontra voos para todos os destinos com preços exclusivos!
Faça sua reserva de maneira rápida e com um suporte ágil para esclarecer todas as suas dúvidas.
Além disso, se quiser ficar por dentro de promoções e alterações de preços basta cadastrar o seu email que sempre que tiver novidades você recebe em primeira mão.
Viajar com Passagens Promo é mais fácil, econômico e tranquilo. Experimente!
6 maneiras de evitar dor de ouvido no avião
São várias as formas de driblar a dor de ouvido, algumas realmente bem simples que podem ser feitas por qualquer pessoa, em qualquer momento da viagem.
Se você já sabe que vai sentir esse tipo de dor durante o voo, pode se prevenir com as nossas dicas para evitar dor de ouvido no avião.
Confira algumas que separamos pra vocês!
Guarde algo para mastigar
Aproveite os lanchinhos oferecidos pela companhia para mastigar durante o pouso e leve algo consigo para mastigar na decolagem.
O processo de mastigação te obriga a movimentar os músculos do rosto e ajuda a equilibrar a pressão que vai para o ouvido durante a mudança de altitude.
Force um bocejo
Um bocejo forçado também segue a mesma lógica de mastigar alguma coisa. Você movimenta os músculos do rosto para aliviar a pressão do ouvido.
Outra dica que também funciona é mascar um chiclete, durante o pouso e a decolagem.
Tampe o nariz
Se não tiver nada para comer ou mascar, você pode tampar o nariz e tomar alguns goles de água consecutivos.
Também funciona engolindo a própria saliva. É só uma manobra indicada por especialistas para evitar esse tipo de desconforto.
Tente ficar acordado
Dormir durante a decolagem ou durante o pouso pode piorar a situação. É claro que você tem total liberdade para descansar durante o voo.
Mas a recomendação é que você esteja acordado pelo menos 30 minutos antes de pousar. Isso porque quando dormimos, nosso corpo demora um pouco mais para reagir às mudanças, o que pode aumentar a dor.
Spray Nasal
O Spray pode ser útil para ajudar a liberar a passagem de ar nos canais nasais e no ouvido. Com isso, ele facilita o controle da pressão interna, o que contribui para evitar a dor de ouvido no avião.
Use o spray nasal cerca de meia hora antes da decolagem e meia hora antes do pouso, lembrando que não é aconselhável utilizá-lo na hora da decolagem, pois pode gerar um desconforto ainda maior.
Lembre-se de ler a bula e saber se você pode fazer uso deste produto. Pois algumas pessoas podem apresentar sensibilidade e alergia.
Compressa quente
Uma compressa ou lencinhos quentes no ouvido podem ajudar a aliviar em caso de pessoas que têm dores fortes de ouvido. Basta pedir aos comissários de bordo um pouco de água quente e lencinhos.
Molhe eles na água e coloque sobre os ouvidos. Se tiver dúvidas pode pedir ajuda a um dos comissários, pois esse é um pedido bem comum e muitos deles sabem os locais corretos de colocar a compressa e a ajudar a aliviar o desconforto das dores.
Como saber se o bebê está com dor de ouvido
Como os bebês não conseguem nos dizer o que estão sentindo, precisamos estar atentos aos outros sinais que são dados para saber que eles estão com dor de ouvido durante uma viagem e assim tomar as atitudes certas para trazer alívio a eles.
Alguns sinais claros e que se apresentados juntos podem ajudar a entender a dor de ouvido nos bebês são:
- Irritabilidade;
- Choro;
- Falta de apetite;
- Febre que não passa de 38.5ºC, em alguns casos;
- Dificuldade para mamar e o bebê pode inclusive rejeitar a mama;
- Colocar a mãozinha na orelha muitas vezes;
- Dificuldade em repousar a cabeça do lado da infecção;
- Balançar a cabeça para os lados muitas vezes.
Eles podem apresentar um ou mais desses sintomas. Caso você note isso, já siga as dicas abaixo para que eles tenham alívio e consigam terminar o voo sem o desconforto causado pelas dores de ouvido.
Como aliviar a dor de ouvido das crianças e bebês?
As crianças podem nem sempre estar dispostas a seguir nossas sugestões, principalmente os bebês. Mas isso não quer dizer que seja impossível salvar os pequenos desse desconforto.
Numa viagem com bebês o primeiro passo é identificar se ele está com dores ou se é manha ou ainda é a quebra da rotina que gera irritabilidade choro neles.
No geral, os pais conseguem perceber a alteração de humor e os sentimentos dos seus bebês.
Logo, conseguem saber se estão com dores de ouvido. Nesse caso, alguns métodos que podem ajudar a aliviar isso nos pequenos são:
Amamentar ou dar mamadeira
Amamentar as crianças ou bebês durante os pousos ou decolagens pode ajudar muito a aliviar a pressão no ouvido.
Basicamente, vai funcionar como os truques de mastigar, tampar o nariz ou mascar um chiclete. Pois a criança também estará movimentando os músculos do rosto.
Mantenha os pequenos acordados
Como já falamos antes, dormir perto da decolagem não é uma boa ideia. Nem para os adultos e muito menos para as crianças.
Nos 30 minutos antes de decolar, e nos 30 minutos antes de pousar, mantenha eles acordados. Assim você vai evitar o sofrimento deles para se adaptar à pressão do ar.
Evite deixar eles deitados
Deixar que as crianças e bebês fiquem deitados durante a decolagem ou durante o pouso pode ser um problema.
Não só colabora para possíveis engasgamentos, como também pode aumentar a chance de entupir o ouvido e aumentar a dor. Portanto, é melhor evitar essa posição.
O que fazer se a dor não passar?
Depois de tentar todos os métodos acima e mesmo assim a dor de ouvido do bebê não passar você pode tentar distraí-los, pelo menos durante o voo para que o desconforto fique um pouco menor.
Mas, é recomendado que assim que possível, você procure um médico para entender se as dores estão sendo potencializadas por algum outro fator, como otite e inflamação no ouvido.
Isso é necessário, pois dor de ouvido é algo comum em bebês, independente de uma viagem de avião. Por isso, a avaliação de um médico é importante.
Em hipótese alguma dê medicamentos ao bebê sem recomendação de um profissional.
Encontre passagens aéreas promocionais
Agora que você já tá sabendo diversos modos de evitar o desconforto causado pelas dores de ouvido no avião, é hora de procurar passagens para viajar e aproveitar um voo tranquilo e confortável.
Acesse agora mesmo o site do Passagens Promo para fazer uma busca rápida e encontrar as melhores opções de passagens aéreas com preços que só tem no nosso site.
Faça uma viagem tranquila e aproveite para explorar o Brasil e o mundo. De Promo você pode!
Veja outros dos posts mais recentes do nosso blog:
- Haia: conheça a capital da paz e suas atrações
- O que fazer em São Paulo com crianças
- Bratislava: capital da Eslováquia com maravilhas e tesouros
- Hoteis em Copacabana: valores, locais e mais!
- Provence: cidades encantadoras e paisagens deslumbrantes!
Quais as diferenças, vantagens e como escolher os Melhores assentos no avião