Como fazer check-in: conheça nossas dicas pra facilitar suas próximas viagens!

Quer aprender como fazer check-in e os segredos para embarcar com tranquilidade? Você chegou ao lugar certo!

O check-in é uma das etapas mais importantes da jornada de um viajante e pode ser sinônimo de tranquilidade, desde que você se planeje de forma adequada.

Caso deixe tudo para a última hora e não se organize para esse momento, o check-in pode se transformar em fonte de dor de cabeça.

Mas não se preocupe, pois vamos te ajudar a lidar com essa etapa fundamental das viagens aéreas: confira o nosso guia com as principais dicas do que você precisa saber!

Compre passagens aéreas com o menor preço neste link!

Como fazer check-in: tudo o que você precisa saber!

Comprar passagens aéreas não é nenhuma garantia de que você vai estar no voo escolhido. 

É só com o cartão de embarque em mãos que você vai ser autorizado a subir no avião, e esse cartão só é emitido no ato do check-in, um assunto que já gerou arrepios em quem viajava no passado.

Até pouco tempo atrás, para fazer o check-in o viajante precisava chegar com horas de antecedência ao aeroporto e enfrentar demoradas filas antes de embarcar.

A tecnologia, porém, mudou as formas como fazer check-in e trouxe mais comodidade à vida do viajante: agora, você pode confirmar seus dados à companhia aérea até mesmo pelo celular.

Por mais facilidades que tenham sido agregadas ao processo, uma coisa não muda: você vai precisar fazer o check-in, pois essa é a única maneira de confirmar suas informações pessoais à companhia aérea.

Neste artigo, vamos te contar como proceder para realizar o check-in presencial ou online das principais companhias aéreas em operação no Brasil, como Azul, Gol e Latam, para voos nacionais e internacionais. Vamos lá!

O que é o check-in no aeroporto??

O que é fazer o check-in?
Fonte: Unsplash

O check-in é necessário para qualquer viagem, você só pode entrar no avião depois que realizá-lo. Ele funciona da seguinte forma:

Após todas essas etapas o passageiro é liberado para despachar sua bagagem e também recebe o seu cartão de embarque, ou seja, sua autorização para entrar no avião.

Há duas alternativas para fazer o check-in no aeroporto, são elas: no balcão de atendimento ou em um dos totem da companhia aérea que a passagem foi comprada.

Antes de descobrir o que você precisa para fazer o check-in da maneira correta, é essencial compreender do que estamos falando e por que essa etapa é tão importante em qualquer viagem aérea.

Mas, afinal, o que é fazer check-in no aeroporto?

Check-in é uma expressão em inglês que pode ser traduzida como “dar entrada”, utilizada amplamente no setor de turismo, seja na hotelaria (“fazer check-in” na sua reserva) ou na aviação.

Na prática, isso significa que o passageiro deve apresentar toda a sua documentação obrigatória para confirmar sua presença no voo, como documento de identidade ou passaporte.

Assim, a companhia aérea consegue certificar que a pessoa que está embarcando é a mesma que consta nas passagens e que não existe nenhuma restrição para ela embarcar.

É só depois de fazer o check-in que o passageiro poderá despachar suas bagagens e receber o cartão de embarque, documento que deve ser apresentado aos comissários de bordo ao subir no avião.

Além disso, é nessa etapa que você poderá confirmar sua opção de assento, feita no ato da compra das passagens, ou selecionar seu assento na aeronave, caso ainda não tenha escolhido.

O que precisa para fazer o check-in?

Você não terá como fazer check-in sem os documentos obrigatórios para o embarque: esses documentos servirão para comprovar as informações pessoais que você digitou ao comprar as passagens aéreas.

Isso não quer dizer, porém, que os mesmos documentos servirão para todas as viagens que você fizer: trechos nacionais podem ser feitos apenas com o documento de identidade (RG), enquanto trechos internacionais podem exigir passaporte.

Para te ajudar a planejar a sua viagem, destacamos o que precisa para fazer o check-in caso a caso, confira!

Para viagens nacionais

Para viagens nacionais
Fonte: Unsplash

Se você está embarcando em um voo doméstico, isto é, entre destinos brasileiros, não vai precisar providenciar nenhum documento diferente para viajar.

Neste caso, basta apresentar seu documento de identidade (RG) ou outro documento oficial de identificação, como Carteira de Trabalho, DNI ou CNH.

Também são aceitos cartões de identidade emitidos por conselhos regionais, federações trabalhistas ou pelos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, nos âmbitos estadual e nacional, incluindo Ministério da Defesa e Forças Armadas.

Profissionais da aviação, por sua vez, podem apresentar documentos emitidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), como licenças de piloto e comissário.

Se você está fazendo o check-in de uma criança de até 12 anos, a certidão de nascimento também pode ser apresentada como documento oficial.

Vale lembrar que o documento de identificação que você apresentar deve estar em boas condições de legibilidade, para que seja possível confirmar a titularidade do passageiro visualmente.

Para viagens internacionais

Para as viagens internacionais, a lista de documentos obrigatórios é reduzida drasticamente: o que você precisa ter em mãos é o passaporte, seu documento oficial de identificação com validade global.

A exceção fica por conta de alguns destinos da América do Sul: para países que fazem parte do Mercosul e associados ao bloco, basta apresentar o RG.

Neste caso, vale a regra da legibilidade: sua carteira de identidade deve estar em boas condições para permitir que a titularidade do documento seja conferida sem dificuldades.

Não se esqueça, ainda, de apresentar o visto de entrada do país que você vai visitar, caso se faça necessário.

Como é feito check in pela Internet?

Como é feito check in pela Internet?
Fonte: Stocksnap / CC0

Nem sempre é possível chegar algumas horas antes para realizar o check-in com calma, alguns imprevistos podem acontecer e atrasar sua chegada ao aeroporto. 

Além disso, se você já quiser adiantar essa tarefa e não se preocupar quando chegar ao aeroporto para fazer o check-in, você pode realizar pela internet. Quer saber como faz? Confira:

Após finalizar todas essas etapas imprima o cartão de embarque ou salve para apresentar no dia da sua viagem. 

Algumas companhias, mesmo que tenha disponibilizado o check-in on-line, ainda exige que o passageiro vá até o balcão de atendimento para imprimir o cartão. Para saber se a que você vai viajar funciona dessa forma, confira antes da viagem.

Por isso, não deixe para fazer nada de última hora, esteja sempre atento ao que é necessário para ocorrer tudo certo com a sua permissão para o embarque.

Antigamente, o viajante não tinha muitas opções na hora de fazer o check-in: o jeito era chegar com bastante antecedência ao aeroporto para confirmar seus dados no balcão da companhia aérea.

Hoje em dia, porém, as coisas não são mais assim: você tem como fazer check-in online de diversas formas, seja pelo computador, celular, redes sociais ou até mesmo por mensagens SMS!

Isso garante muito mais comodidade ao viajante, que pode confirmar a presença no voo ainda na véspera da viagem, em casa.

O processo de check-in online é bastante parecido em todas as companhias aéreas, embora possa sofrer uma ou outra alteração a depender da empresa. 

Por isso, informe-se com antecedência sobre as exigências de cada uma e não deixe nada para a última hora.

Além disso, confira as condições da companhia aérea em relação ao horário de check-in eletrônico: muitas vezes, o viajante só pode optar pelo registro online entre 48 horas e 70 minutos antes do voo.

Como fazer check-in no totem do aeroporto?

Com o objetivo de diminuir as filas do balcão de atendimento algumas companhias oferecem máquinas, conhecidas como totem para que o check-in possa ser feito pelo passageiro. Veja passo a passo como você pode fazer o seu check-in:

Rapidinho você fez o seu check-in, sem precisar enfrentar longas filas. Uma curiosidade é que algumas companhias ou aeroportos, só é permitido o auto check-in se o passageiro tiver bagagem de mão, mas na maioria é aceito o check-in pelo totem, independente da quantidade de mala.

Os viajantes também têm como fazer check-in em totens das empresas de aviação instalados nos aeroportos, opção disponível entre 3 horas e 1 hora antes do voo.

Por fim, é só pegar o cartão de embarque emitido e seguir para a sala de embarque!

Como fazer check-in no balcão do aeroporto?

Nem todo mundo consegue realizar o seu check-in de forma on-line ou no totem que é específico para autoatendimento. Dessa forma, vai ser necessário realizar o seu check-in no balcão da companhia da sua passagem aérea. Funciona da seguinte forma:

Vale destacar, que existem filas para quem faz parte dos programas de pontos da companhia que vai viajar. Não esqueça do seu código de reserva, as vezes pode ser que solicitem. 

Como também, é recomendável que chegue 2h antes e quando o voo é internacional umas 3h antes para evitar algum contratempo. Talvez, você pode ter esquecido de algum documento e se chegar com antecedência tem como providenciar a tempo.

Economize em sua viagem para qualquer destino!

Quer encontrar passagens aéreas promocionais para voar pelo Brasil e pelo mundo sem comprometer o seu bolso? 

Visite o melhor buscador do Brasil, o Passagens Promo, referência em passagens baratas!

A plataforma do Passagens Promo oferece várias comodidades ao viajante para potencializar a procura pela melhor oferta sem dificuldades.

Em poucos cliques é possível utilizar recursos modernos, como alerta de preços e economia em dias próximos, para encontrar o momento mais barato para viajar!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de

Como fazer check-in na Azul?

Como fazer check-in na Azul?
Fonte: Pxhere / CC0

Se você vai viajar pela companhia aérea Azul, saiba que você pode realizar seus check-in no aeroporto de duas formas: pelo balcão de atendimento ou usando um dos totens disponíveis da companhia.

Balcão de atendimento

Pelo balcão de atendimento você realiza o seu check-in entregando os seus documentos ao atendente que vai conferir todas informações e vai realizar todo o procedimento como foi citado quando o check-in é realizado no balcão de atendimento. 

Totem

O totem são máquinas que a companhia aérea disponibiliza para os seus passageiros realizarem manualmente o seu check-in. Veja como é que faz:

O viajante tem como fazer check-in na Azul de várias maneiras: no aeroporto, no balcão ou no totem, online, por aplicativo de celular ou via SMS.

Se você preferir fazer o processo presencialmente, é só se deslocar até o balcão da Azul com seus documentos em mãos. Depois, você poderá despachar suas bagagens e seguir ao portão de embarque.

Como fazer o check-in online pela Azul?

Para quem já quer sair de casa com o seu check-in de embarque da companhia Azul já realizado, saiba que pela internet você pode fazer. Veja passo a passo:

Tem algumas pessoas que optam por fazer por SMS, é uma das alternativas, para isso você precisa enviar uma mensagem para o número 26990 e responder seus SMS de acordo com os dados solicitados acima. Em seguida, será liberado o seu cartão de embarque.

Como fazer check-in na Latam?

Como fazer fazer check-in Gol?
Fonte: Unsplash

Para quem vai viajar pela Latam pode realizar o check-in presencialmente. Dessa forma, o passageiro precisa seguir alguns passos, são eles:

Outra forma de fazer presencialmente é através do totem da companhia aérea que fica próximo ao balcão de atendimento. Veja como realizar:

Em poucos minutos o seu cartão de embarque estará em suas mãos e você não vai precisar enfrentar uma fila para conseguir.

Como fazer check-in online pela Latam?

Quem gosta de praticidade e rapidez pode optar por realizar o seu check-in da Latam de forma on-line. Para isso será necessário seguir estes passos: 

Quando finalizar todo o processo não esqueça de imprimir o cartão de embarque ou salvar, porque será necessário apresentar na hora do embarque.

Como fazer check-in Gol?

Como fazer check-in na Latam?
Fonte: Pxhere / CC0

Se a companhia da sua passagem aérea é a Gol, você pode realizar o seu check-in tanto presencialmente como on-line. No presencial, o check-in pode ser feito de duas formas: balcão de atendimento e totem.

Balcão de atendimento

Uma das formas mais usadas é pelo balcão de atendimento, acontece da seguinte forma:

Totem 

Se você quer agilizar e consegue fazer o seu check-in sozinho, você pode usar o totem: 

Como fazer check-in online pela Gol?

Quem realiza muitas viagens, principalmente todos os meses, prefere realizar o check-in on-line e é mais prático. 

Além de não precisar chegar muitas horas adiantado no aeroporto e só quer ter a tarefa de despachar a mala é uma boa alternativa. Confira como realizar o seu check-in on-line na Gol:

Para realizar todo o processo, você vai precisar do RG, do código da reserva do voo e em alguns minutos o seu check-in estará pronto.

Como fazer check-in para voos internacionais?

Como fazer check-in para voos internacionais?
Fonte: Unsplash

Vai viajar para fora do Brasil? As etapas de check-in são ligeiramente distintas e você vai precisar chegar com mais antecedência ao aeroporto, de preferência 4 horas antes do voo para check-in e procedimentos de segurança.

O viajante deve estar com seu passaporte em mãos, com validade mínima de 6 meses a partir da data de embarque.

Em geral, os passageiros podem realizar o check-in de 72 horas a 2 horas antes do embarque em voos internacionais, mas o intervalo pode variar a depender da companhia aérea e do destino da viagem.

Ou seja, confira as condições do check-in com antecedência para se organizar e não correr o risco de perder o voo!

Como fazer check-in online para voos internacionais?

Não existe segredo por trás de como fazer check-in online para voos internacionais: o processo é bastante parecido com o de voos nacionais. A diferença é que o documento pessoal que você vai informar é o seu passaporte.

O viajante precisa acessar o site ou aplicativo da companhia aérea, digitar suas informações de voo, confirmar os dados e imprimir seu cartão de embarque.

Neste caso, lembre-se de digitar os dados do mesmo passaporte que você vai utilizar para entrar no país que vai visitar e não se esqueça de conferir se as informações inseridas condizem com a realidade.

Tem como fazer o check-in pelo celular?

Hoje em dia é muito mais fácil realizar o seu check-in, antes você só conseguiria quando estivesse no aeroporto e enfrentasse uma fila para conseguir apresentar seus documentos ao atendente. 

Agora, você consegue realizar sem sair de casa. É possível usar o seu celular para instalar o app ou até mesmo entrar no site da companhia aérea e concluir o seu check-in, como nas instruções acima. Depois é só salvar e imprimir o arquivo de cartão de embarque ou deixar salvo no celular para apresentar antes de embarcar.

Dicas para o seu check-in

A melhor dica que um viajante pode receber para o check-in é não subestimar a antecedência mínima para esses trâmites.

Mil coisas podem dar errado no caminho da sua casa ao aeroporto: você pode ficar preso no trânsito, ter dificuldades para encontrar o balcão da companhia aérea ou simplesmente se atrasar.

Por isso, vale a pena se organizar para realizar o check-in antecipado pela internet, disponível até dois dias antes do embarque.

Desse modo, você pode confirmar a sua presença no voo e reservar o seu tempo para outros procedimentos da viagem.

Se você não vai despachar bagagens, não precisa passar pelo balcão de despacho. É só seguir com seu cartão para a sala de embarque.

Fique de olho no horário do check-in e do voo para evitar perrengues.

Encontre passagens aéreas em promoção!

Já sabe como fazer check-in? Então não perca tempo e adquira suas passagens aéreas com desconto no buscador Passagens Promo!

Você só precisa digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas da viagem e escolher a melhor oferta.

Para garantir ainda mais economia, não deixe de cadastrar seu e-mail no alerta de preços e utilize a ferramenta de economia em dias próximos para identificar o momento mais barato para viajar! 

Quer viajar com economia? De Promo você pode!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
LATAM GIG Rio de Janeiro CNF Belo Horizonte 24 Mai 27 Mai R$ 239 LATAM CNF Belo Horizonte GIG Rio de Janeiro 27 Mai 31 Mai R$ 239 LATAM CNF Belo Horizonte GIG Rio de Janeiro 12 Jun 14 Jun R$ 239 Azul CPV Campina Grande REC Recife 15 Out 31 Out R$ 240 Azul CNF Belo Horizonte GIG Rio de Janeiro 27 Mai 31 Mai R$ 245 Ver mais ofertas

Veja também:

Recomendado para você
No-show: previna-se e evite dores de cabeça na sua viagem!

No-show: previna-se e evite dores de cabeça na sua viagem!

Tire suas dúvidas sobre as formas de pagamento do Passagens Promo!

Tire suas dúvidas sobre as formas de pagamento do Passagens Promo!

Passagens aéreas para Maceió: motivos para visitar a capital

Passagens aéreas para Maceió: motivos para visitar a capital

Planejando sua viagem: Dicas, roteiro, datas e mais!

Planejando sua viagem: Dicas, roteiro, datas e mais!