Como morar em Portugal: tire suas dúvidas aqui!

Quer descobrir como morar em Portugal de forma legal? Você chegou ao lugar certo! Montamos um guia com tudo que você precisa saber sobre o assunto!

O país europeu é o queridinho entre pessoas do Brasil que desejam viver no exterior: mais de 200 mil brasileiros vivem por lá, e o número cresce cerca de 12% todos os anos.

Motivos para isso não faltam. Por lá, os imigrantes encontram segurança, oportunidades de trabalho e estudo, qualidade de vida e muito mais.

Desfrutar de todas essas benesses, no entanto, não é tarefa das mais simples. O brasileiro precisa providenciar a documentação exigida e atender às exigências das autoridades portuguesas para não viver de forma ilegal.

Por essas e outras, compilamos todas as informações de que você precisa para planejar a sua mudança para Portugal dentro da lei, veja só!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Como morar em Portugal: guia completo para viver no país!

Como morar em Portugal: guia completo para viver no país!
Fonte: Pxhere / CC0

Deixar o seu país de origem e mudar para uma terra completamente diferente, do outro lado do oceano, é um desafio encarado por muitos brasileiros todos os anos. 

Na maioria das vezes, o destino escolhido é Portugal, atrás apenas dos Estados Unidos no ranking de países que mais recebem imigrantes do Brasil.

Por trás dessa estatística, algumas informações ajudam a entender por que o país tem recebido tantos imigrantes.

Para começar, os brasileiros não precisam lidar com a barreira do idioma: mesmo que existam diferenças pontuais, o português é a língua oficial dos dois destinos.

Mas não é só isso: quem vive em Portugal pode desfrutar de um clima mais ameno em comparação a outros cantos da Europa, recebe em euro, tem menos preocupações com a segurança e maior qualidade de vida.

Mas, afinal, como morar em Portugal sendo brasileiro? Que tipos de visto estão disponíveis para quem deseja imigrar ao país? É fácil arrumar emprego por lá? Quanto custa a mudança? 

Para responder a essas e outras perguntas, montamos um guia com tudo que você precisa saber sobre o tema, confira!

Como morar em Portugal sendo brasileiro?

Se você chegou a este artigo, é provável que esteja tentando descobrir o que é preciso para morar e trabalhar em Portugal. A resposta é animadora: viver no país europeu legalmente pode ser mais simples do que você imagina.

Antes de qualquer coisa, você vai precisar dos documentos exigidos pelas autoridades portuguesas.

Além disso, você deve tomar as providências para emissão de visto de residência ou, se possível, até mesmo a aquisição da Cidadania Portuguesa ou Europeia.

Vale a pena ler com atenção o site da Embaixada de Portugal no Brasil para conhecer os diferentes tipos de vistos e outras informações importantes sobre o tema.

E não pense que apenas atender à burocracia será suficiente para garantir sua mudança para Portugal: você também vai precisar de um bom planejamento financeiro e estabilidade emocional para superar os desafios de viver em outro país.

Documentos necessários para morar em Portugal

Documentos necessários para morar em Portugal
Fonte: Pxhere / CC0

Você só terá como morar em Portugal se estiver com os documentos exigidos em dia e em mãos.

De forma sucinta, o imigrante vai precisar de um passaporte válido e do visto (ou, se possível, cidadania portuguesa ou europeia).

Existem diferentes tipos de vistos e cada um deles tem suas próprias exigências e aplicabilidades, então o melhor caminho é estudar bastante quais são as opções para identificar a melhor alternativa para o seu caso.

Também é necessário apresentar um comprovante de planejamento e capacidades financeiras para seu período de residência no país.

Visto para morar em Portugal

Você vai precisar de um visto para morar em Portugal. Do contrário, estará vivendo de maneira ilegal e corre o risco de deportação.

Os vistos estão divididos em diferentes categorias, de acordo com a finalidade da viagem, intenção do imigrante, situação econômica, entre outros.

Os mais comuns são os vistos para trabalho, estudos (D4), empreendedor (D2), startup, rendas próprias, incluindo aposentadoria (D7) e o Golden Visa, destinado a investidores.

Passagens aéreas para Portugal pelo menor preço!

Além de considerar a documentação obrigatória antes de ir morar em Portugal, você precisará adquirir suas passagens com destino ao país europeu. Nessa missão, pode contar com toda a expertise do Passagens Promo.

O melhor buscador de passagens aéreas do Brasil pode te ajudar a encontrar voos baratos para qualquer destino em poucos cliques.

Você só precisa digitar as cidades de origem e destino, incluir as datas da viagem, e pronto. O site faz a pesquisa por você e te mostra as melhores ofertas. 

É possível até pesquisar passagens multidestinos ou apenas com o trecho de ida, a melhor opção para quem está de mudança para outro país.

E não deixe de acionar o alerta de preços para receber notificações sempre que o destino que você procura entrar em oferta. Assim, você não perde nenhuma promoção!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de

Como morar em Portugal com cidadania portuguesa?

Uma das formas de como morar em Portugal legalmente é através da cidadania portuguesa. 

Qualquer pessoa de nacionalidade portuguesa pode morar no país ibérico ou em qualquer outro destino da União Europeia. 

A única coisa que você precisa fazer é avisar as autoridades a respeito de seu novo endereço.

E você nem precisa ter nascido em Portugal para ter a cidadania: filhos, netos e bisnetos de portugueses têm direito a requerer a nacionalidade portuguesa.

Você também pode se tornar cidadão por casamento com uma pessoa portuguesa há, pelo menos, três anos, ou se comprovar que é descendente de judeu sefardita.

Como morar em Portugal com cidadania europeia?

Você também tem como morar em Portugal com cidadania europeia, e os trâmites são exatamente iguais aos da residência com cidadania portuguesa.

Ou seja, você não precisa de visto. Cidadãos europeus têm livre trânsito entre os países do bloco, basta avisar as autoridades sobre a mudança de endereço.

Como morar em Portugal sendo estudante?

Sua intenção é melhorar o currículo e aprender enquanto vive em outro país? Você tem como morar em Portugal com visto de estudante, o D4.

Esse tipo de visto vale para diferentes cenários, como intercâmbio, estágio, mestrado, doutorado e programas de voluntariado.

Para conseguir esse documento e poder estudar em Portugal, o primeiro passo é comprovar vínculo com uma instituição de ensino portuguesa por meio de uma carta de aceite.

Ou seja, antes de solicitar o visto, você precisa se candidatar em um programa de uma universidade portuguesa para estrangeiros (algumas instituições aceitam até o Enem brasileiro como forma de ingresso).

Além disso, será necessário comprovar que você dispõe de alojamento para seu período de residência, seja acomodação da faculdade, carta-convite para a casa de um amigo ou até mesmo reserva de hospedagem com duração mínima de uma semana.

Se pretende executar atividades de estágio, pode trocar a carta de aceite por um comprovante de contratação em empresa certificada para esse fim e um contrato que comprova formação teórica e/ou técnica em sua área de formação.

Vai fazer voluntariado? Você pode apresentar contrato com a entidade responsável pelo projeto e precisará contar com um seguro de responsabilidade civil (oferecido pela empresa) para cobrir eventuais danos durante a prática voluntária.

Como morar em Portugal sendo aposentado?

Como morar em Portugal sendo aposentado?
Fonte: Pxhere / CC0

Quer curtir a aposentadoria com tranquilidade na Europa? Você tem como morar em Portugal com o visto D7, que permite ao titular de renda no Brasil a residência no país europeu.

Esse visto não é exclusivo para aposentados: pessoas que geram renda com imóveis, aplicações financeiras, por participação em empresas ou propriedade intelectual também podem solicitar um visto D7.

Para isso, é necessário comprovar que você tem ao menos um salário mínimo português de renda por mês. Nas cidades em que o custo de vida é superior, o valor mínimo pode ser maior.

Como morar em Portugal com a família?

Quem deseja se mudar para Portugal com a família, pode contar com o recurso de reagrupamento familiar.

Nessa categoria se encaixam cônjuges, filhos menores de idade, filhos maiores de idade que estejam estudando em uma instituição de ensino portuguesa e irmãos menores de idade que estão sob tutela legal do imigrante.

Você também pode emigrar para Portugal com dependentes financeiros do casal ou de um dos cônjuges, como pais, sogros e irmãos menores de idade.

No caso do reagrupamento familiar, as pessoas do seu grupo devem viajar com você quando se mudarem para o país europeu. 

Depois de chegar a Portugal, vocês terão um prazo de três meses para solicitar o reagrupamento familiar no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

O que é preciso para viver em Portugal?

Seguir o passo a passo para morar em Portugal não é a única responsabilidade do imigrante. 

A lista para essa importante viagem inclui um bom preparo psicológico, renda suficiente para se manter no país e muito planejamento.

Você não precisará se preocupar com o idioma, o que é uma boa notícia. Em contrapartida, é fundamental fazer um bom planejamento financeiro, pois mais do que mudar de país, você estará mudando de vida.

Lembre-se de que o real vale muito menos que o euro e que cada centavo pode fazer a diferença na sua qualidade de vida em Portugal. 

Você precisará de dinheiro para aluguel, mobília, roupas adequadas ao clima, transporte, entre outros, além de plano de saúde (PB4 e/ou seguro viagem) e reserva de emergência para os momentos difíceis.

E não se esqueça de que é necessário cuidar do psicológico. Muitas vezes, a saudade de casa, da família, do Brasil, da comida e do clima é o preço que o imigrante precisa pagar, e ele não é barato.

Confira o que mais você precisa para morar em Portugal!

Qual o valor necessário para morar em Portugal?

Qual o valor necessário para morar em Portugal?

Quem pensa em viver no país ibérico deve se preocupar com quanto custa ir morar em Portugal. Afinal, o destino é um dos mais baratos para se viver na Europa, mas ainda tem custo de vida elevado em comparação ao do Brasil.

Mesmo assim, tenha em mente que o valor pode variar, e muito, a depender da cidade em que vai viver.

Lisboa está entre as cidades mais caras do mundo, com custo médio mensal de 2.000 euros por pessoa para cobrir gastos com apartamento, contas básicas e alimentação. 

Em Guimarães, no entanto, o custo para as mesmas despesas (aluguel, contas e alimentação) cai para cerca de 850 euros por mês.

Para assegurar que a sua mudança será tranquila, o ideal é comprovar que você conta com renda suficiente para cobrir seu custo de vida por, no mínimo, seis meses, de acordo com o salário mínimo português, 740,83 euros (em agosto/2022).

Como esse valor é o mínimo necessário, é recomendado contar com uma reserva financeira de 10% a 30%, além do valor que vai levar para usar em caso de imprevistos.

É fácil de arrumar emprego em Portugal?

Se você já tem um visto para trabalhar em Portugal, prepare-se para encontrar um mercado competitivo, que exige competência e experiência por parte do candidato para a concorrência com pessoas de todos os cantos.

Assim como na maioria dos países, muitas empresas portuguesas dão preferência a cidadãos portugueses em detrimento de estrangeiros, o que pode dificultar a busca por um emprego.

Além disso, prepare-se para lidar com algumas empresas ou cidadãos que discriminam brasileiros a trabalho no país: não se deixe abalar e lembre-se de seu valor nas horas de dificuldade.

Em geral, existe uma boa oferta de empregos para brasileiros em áreas de hospitalidade, como recepcionista, garçom, motorista de Uber, auxiliar de cozinha e segurança, entre outros.

Se você já tem diploma de ensino superior, pode ser mais fácil encontrar posições com salários mais altos e melhores condições de trabalho.

Vantagens de morar em Portugal

Quem procura como morar em Portugal, na maioria das vezes, busca melhores condições de vida em comparação ao Brasil. E, de fato, não faltam motivos para fazer as malas e se mudar para o país ibérico.

Portugal é um país muito seguro para os padrões brasileiros, com taxas de criminalidade mínimas.

Além disso, a “terrinha” é capaz de oferecer excelente qualidade de vida, saúde pública gratuita e de qualidade, educação de excelência e muitas ofertas de lazer a seus habitantes, incluindo estrangeiros.

Motivos para não morar em Portugal

Mesmo com tanta coisa boa à espera do imigrante, é inegável que existem algumas desvantagens de morar em Portugal. 

Você vai precisar se adaptar a uma vida completamente nova, longe da família, onde quase tudo é diferente, da alimentação aos hábitos culturais.

Também será necessário se acostumar ao clima, se adequar ao custo de vida e até mesmo a lidar com situações de xenofobia.

De qualquer forma, não desanime e lembre-se de que você pode superar essas dificuldades com persistência e planejamento. 

Melhores cidades de Portugal para morar e trabalhar

Melhores cidades de Portugal para morar e trabalhar

Tão importante quanto descobrir como morar em Portugal é escolher a melhor cidade possível para viver durante sua estadia no país europeu.

As maiores metrópoles do país, Lisboa, Porto, Braga e Coimbra, são as cidades portuguesas mais procuradas por imigrantes, mas têm custo de vida elevado até mesmo para os padrões europeus.

Você pode encontrar boa qualidade de vida com um custo bem mais acessível em cidades como Faro, Guimarães, Cascais e Sintra, que têm boa infraestrutura e oferecem fácil acesso a outros destinos do país.

As melhores ofertas estão aqui no Passagens Promo!

Agora que você já sabe como morar em Portugal, só falta entrar no Passagens Promo para encontrar passagens aéreas pelo menor preço para a Europa.

Faça uma pesquisa em poucos segundos e não deixe de incluir o seu e-mail no alerta de preços para não perder nenhuma promoção!

Quer viver em Portugal sem estourar o orçamento? De Promo você pode!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de

Continue sua leitura!

Recomendado para você
Visto para Portugal: como fazer e quais documentos você precisa e mais!

Visto para Portugal: como fazer e quais documentos você precisa e mais!

Veja os segredos e as delícias de morar em Braga, Portugal

Veja os segredos e as delícias de morar em Braga, Portugal

Santuário de Fátima, Portugal: veja onde fica e dicas de como visitar!

Santuário de Fátima, Portugal: veja onde fica e dicas de como visitar!

Comida típica de Portugal: conheça os pratos e sobremesas mais famosos!

Comida típica de Portugal: conheça os pratos e sobremesas mais famosos!

Coimbra, Portugal: confira os melhores pontos turísticos e dicas de viagem!

Coimbra, Portugal: confira os melhores pontos turísticos e dicas de viagem!

O que fazer na Ilha da Madeira, Portugal: melhores passeios e dicas

O que fazer na Ilha da Madeira, Portugal: melhores passeios e dicas