Viajar com crianças: 5 destinos nacionais incríveis!
O processo para tirar o passaporte de bebês e crianças é bem parecido com o de adultos, mas é bom ficar atento a algumas exigências, já que são os pais ou responsáveis que devem fazer todo o processo.
Organizar uma viagem com crianças não é um dos processos mais simples, pois requer atenção a vários detalhes. Inclusive, se alguns não forem levados em consideração podem atrapalhar toda a viagem.
Já pensou se na hora do embarque em uma viagem internacional você descobre que o passaporte do bebê está vencido?
Além de muita dor de cabeça as chances de perder a viagem são enormes, já que mesmo com pedido emergencial existe um prazo para uma emissão de um novo documento.
Por isso, ao longo deste texto vamos explicar todas as regras e procedimentos para tirar o passaporte de bebê e criança, bem como o prazo de validade e outras dúvidas comuns.
Vamos às dicas?
Confira as passagens aéreas com os melhores preços neste link!
Índice
Como tirar passaporte de bebê e criança: documentos e procedimentos necessários
Para viajar com bebês ou crianças é preciso estar bem atento às regras das companhias aéreas. Algumas são mais rígidas que outras, mas se você estiver bem informado não será nenhum problema.
Além disso, antes de comprar as passagens e definir o destino é preciso saber a respeito da forma de embarque, afinal, não são todos os destinos que exigem passaportes.
Mas se o escolhido exigir é bom que você faça a solicitação do documento com antecedência para evitar que atrasos no processo possam fazer com que você perca a viagem.
Se você vai viajar de avião, seja com filhos, sobrinhos ou outras crianças, saiba que uma série de documentos será pedida para os menores de idade. Se você for um dos pais ou responsável legal o processo é mais facilitado.
Mas se for um parente ou amigo vai precisar de autorizações especiais e conferir se a companhia aérea aceita a viagem dos menores somente com a autorização. Uma vez que as empresas aéreas são livres para decidirem se aceitam ou não.
Logo, um dos primeiros itens da sua organização de viagem deve ser conferir todas as regras da companhia para que os documentos sejam providenciados com o máximo de antecedência.
Quais destinos exigem passaporte para bebês e crianças?
Você sabia que, assim como é para os adultos, não são todos os destinos que exigem passaporte de bebês e crianças para permitir o embarque?
Para as viagens nacionais, ou seja, dentro do Brasil mesmo, a companhia aceita para o embarque a certidão de nascimento original ou uma cópia autenticada em cartório.
Lembrando que em caso da certidão do seu bebê seja autenticada confira antes do embarque, pois essa é uma regra volátil e que pode mudar a qualquer momento.
Alguns destinos internacionais também aceitam o embarque de bebês e crianças sem passaporte, nesse caso é necessário apresentar o documento de identidade com foto.
Os países que aceitam a viagem sem passaporte são todos aqueles que fazem parte do Mercosul, logo o uso de passaporte não é necessário nem para as crianças, nem para os adultos.
Atualmente fazem parte do Mercosul: Argentina, Uruguai e Paraguai. A Venezuela apesar de ter entrado em 2012 está suspensa desde 2017.
Mas fique atento! O documento de identificação a ser apresentado na hora do embarque deve estar em boas condições. Documentos amassados, rasgados ou dobrados podem ser rejeitados.
Tenha desconto nas passagens aéreas
Para tirar passaporte de bebê e criança é necessário gastar um pouco, existem taxas que não podem ser abonadas. Logo, se você tiver mais de um filho para fazer o documento os gastos da viagem já vão ser maiores.
Mas existe uma maneira de economizar com outro item que geralmente é considerado como caro, as passagens aéreas.
Para isso, basta utilizar o buscador de Passagens Promo e encontrar as melhores ofertas e descontos que são exclusivos da plataforma.
Seja qual for o destino, com Passagens Promo você consegue encontrar o menor preço. Entre no site, deixe seu email cadastrado e receba ofertas diárias.
Quando vale a pena tirar passaporte para bebê?
Antes de mais nada, só vale a pena tirar o passaporte para o bebê se sua viagem para o exterior for para países fora do Mercosul, onde o documento realmente é exigido.
Para viagens nacionais, a certidão de nascimento é o suficiente para embarcar – já para os integrantes do Mercosul, o documento necessário é a carteira de identidade.
Vai realmente precisar do passaporte? Atenção aos prazos! Se organize para começar o processo de solicitação à tempo.
Talvez a parte mais difícil seja conseguir um horário para o atendimento presencial – também é bom estar preparado para qualquer outro imprevisto.
A validade do passaporte de bebês e crianças também é menor, se comparado ao documento de adultos – então, só vale a pena tirar quando surgir uma viagem. Caso contrário, você pode precisar refazer tudo de novo para embarcar.
Fique atento à validade do passaporte!
- Menores de 1 ano: validade 1 ano
- 1 ano completo a 2 anos incompletos: validade 2 anos
- 2 anos completos a 3 anos incompletos: validade 3 anos
- 3 anos completos a 4 anos incompletos: validade 4 anos
- 4 anos completos a 18 anos incompletos: validade 5 anos
- 18 anos completos ou mais: validade 10 anos
Como tirar passaporte de bebê e criança
Tirar o passaporte de bebês e crianças não é a coisa mais difícil do processo, mas reunir todos os documentos, pagar taxas, tirar fotos e outras coisas mais burocráticas podem deixar o processo mais lento.
Além disso, se esquecer de um pequeno detalhe que seja pode impedir a confecção do documento, ou ainda, se o passaporte sair com algum erro a criança pode ser impedida de viajar.
Por isso, reunimos todas as informações sobre documentação e prazos para que você consiga se organizar bem. Confira!
1. Documentos necessários
- Certidão de Nascimento: menores de 12 anos precisam apresentar o documento original;
- Carteira de Identidade e CPF dos pais: atenção à validade e conservação, só são aceitos documentos em bom estado;
- Foto do bebê: crianças menores de 3 anos devem apresentar uma foto tamanho 5×7, recente, colorida, sem data e com fundo branco;
- Protocolo de agendamento impresso;
- Comprovante de pagamento da GRU impresso;
- Formulário para autorização de expedição de passaporte para menor.
2. Solicitação de passaporte
Para fazer a solicitação, entre no site da Polícia Federal. Lá você vai preencher os dados do bebê e dos pais.
Ao final, será gerado um protocolo – você deve guardar o número para levar no momento do atendimento presencial.
3. Pagamento
Depois do preenchimento dos dados, o site da PF irá gerar uma Guia de Recolhimento da União (GRU) que deverá ser paga (atualmente o valor é de R $257,25)* até a data do vencimento.
Guarde o comprovante de pagamento, pois ele será exigido no dia da entrevista.
*valores pesquisados em janeiro de 2021
4. Formulário de autorização de expedição de passaporte para menor:
Outro formulário que precisa ser preenchido é a autorização de expedição do passaporte e autorização da viagem. Existem três modelos para que os pais possam escolher qual o tipo de passaporte será feito para a criança:
- Poderes para genitores: com essa autorização, a criança só poderá viajar acompanhada de pelo menos um dos pais. Nesse caso, não é necessário apresentar uma autorização de viagem quando for sair do país.
- Poderes amplos: autoriza a criança a viajar com um dos pais ou desacompanhada, também não sendo necessário apresentar autorização de viagem.
- Formulário padrão: nesse caso, sempre que a criança for sair do país, mesmo que acompanhada de um dos pais, deverá ser apresentada uma autorização de viagem autenticada.
5. Agendamento
O último passo online é o agendamento, e só pode ser feito após o pagamento do GRU. É só pesquisar o local e escolher entre os dias e horários disponíveis.
Lembrando que, o local escolhido para tirar o passaporte é o mesmo onde você deverá ir buscar o documento pronto.
Portanto fique atento a isso para não escolher um lugar muito longe e que você não tenha fácil acesso, uma vez que o documento não é enviado pelos Correios.
6. Posto da Polícia Federal
Com os documentos, número do protocolo, comprovante da GRU e o formulário de autorização de expedição de passaporte em mãos, é só comparecer ao posto da PF no dia e horário marcado para terminar o procedimento.
Atenção: o bebê precisa estar presente, acompanhado dos pais. Caso um dos pais não possa ir, é necessário levar uma autorização autenticada para a emissão do passaporte.
7. Entrega do passaporte
Durante o atendimento presencial, um novo protocolo será gerado com a data da entrega – que, se não houver nenhum imprevisto, costuma ser rapidinho.
No site da PF diz que a criança precisa estar presente na hora de retirar o documento juntamente com um dos pais, mas em alguns postos de atendimento pode não ser necessário.
Vale a pena conferir com antecedência!
Dicas para tirar foto 5×7 de bebês
Agora que você já sabe o passo-a-passo para tirar passaporte de criança, deve estar se perguntando: mas como é a tal foto 5×7 para o passaporte de bebê?
Veja algumas dicas para conseguir a foto ideal e não correr o risco de ter a emissão do passaporte barrada.
Como é um documento oficial, a foto do passaporte precisa obedecer alguns critérios. Crianças menores de 3 anos de idade não podem tirar a foto na hora, como é feito com adultos.
Isso porque a chance de não conseguir a foto ideal é grande e a emissão do passaporte pode não dar certo.
Assim, se sua criança tem 3 anos incompletos, o jeito é procurar um lugar que faça a foto ou improvise em casa.
A imagem precisa ter tamanho 5×7, ser recente, colorida, sem data, com fundo branco e o ideal é não ter nada cobrindo o rosto da criança (sem enfeites no cabelo) e, claro, com o rostinho tranquilo – nada de careta ou choro!
Uma dica é levar mais de uma opção no dia do agendamento, assim não corre o risco de ter o passaporte barrado por causa da imagem.
Para onde viajar com crianças!
Viu como tirar passaporte de bebê e criança é super tranquilo, né? Agora é só planejar muitas viagens para fazer com os pequenos. Vem ver algumas indicações de destinos para viajar com a criançada!
Disney
Dos destinos internacionais, talvez o mais famoso para se viajar com crianças sem sombra de dúvidas é a Disney! Os parques que encantam crianças e adultos são verdadeiros locais mágicos.
Para ir conhecer a casa do Mickey é necessário ter além do passaporte também o visto de autorização de entrada nos Estados Unidos, já que os principais parques estão em Orlando.
Mas eles não são os únicos, também existem parques da Disney na França, Japão e China.
Portugal
A “terrinha” também é um lugar que pode ser uma boa opção para levar as crianças para conhecer.
Lisboa e Porto são as principais cidades de Portugal e que reservam muitas atrações, inclusive castelos.
Além é claro de muita história, se sua família curte passeios culturais levar as crianças para conhecer Portugal será uma ótima experiência.
Itália
Apesar de muitos lembrarem da Itália como um destino romântico, ela também pode ser um lugar para levar as crianças.
Com diversos zoológicos, parques aquáticos e ao ar livre é a chance de proporcionar aos seus filhos uma experiência de férias única.
Como todo destino internacional é sempre bom estar atento à melhor época para visitar Itália com os pequenos.
Além disso, planejamento e organização do roteiro ajudam para que as crianças não fiquem entediadas em uma das mais antigas cidades do mundo!
Passaporte pronto, compre as passagens!
Depois de reunir todos os documentos e fazer o passaporte de bebês e crianças que vão embarcar nessa viagem com você, não pague caro nas passagens aéreas.
Use o nosso Passagens Promo e encontre bons preços para qualquer destino.
Não tenha preocupações ou deixe o seu orçamento estourado para encontrar passagens para o destino dos seus sonhos e dos sonhos dos seus filhos.
Com uma busca rápida e ágil no Passagens Promo você vai encontrar a passagem para o destino que deseja e com o menor preço e ótimas condições de pagamento.
Viaje sem preocupações ou stress. De Promo você pode!
Leia também:
- Destinos europeus que foram cenários de filme
- Belgrado: história, vida moderna e agito noturno
- Hotéis em Salvador: valores, locais e mais
- Melhores hotéis do Brasil
- O Passagens Promo está concorrendo ao Prêmio Reclame aqui 2024