Compras no Uruguai: regras, cota, moeda e o que comprar no país

Que delícia ir às compras no Uruguai e voltar ao Brasil com várias sacolas repletas de presentes e todo tipo de produto que o Uruguai comercializa.

Mas nem tudo é assim tão simples. Existem cotas de compras no Uruguai e muitas regras que são obrigatórias aos turistas. Vamos entender juntos como funciona tudo isso? 

Seu planejamento já pode começar verificando os preços das passagens aéreas:

Compras no Uruguai: quais as vantagens

Vantagens de comprar no Uruguai
Fonte: Pxhere

Para quem gosta de comprar muito, com certa economia dos preços, o Uruguai é um bom endereço. Existem várias vantagens de comprar no Uruguai, além de conhecer um pouco o país.

Que tal saber mais sobre essas vantagens que todos querem usufruir na hora de comprar no Uruguai.

Regras para comprar no Uruguai

Não pense que chegando ao Uruguai você poderá sair comprando tudo o que quiser! Não é bem assim. Lá existem regras rigorosas que controlam essas compras feitas pelos turistas.

Os produtos têm sua importação controlada. Isso significa que estes produtos somente podem ser trazidos para o Brasil como bagagem se tiver uma manifestação prévia do órgão competente.

Por exemplo, animais, armas e munições, plantas, medicamentos, entre outros são produtos que têm limites para compras no Uruguai. 

Sem a comprovação de sua regularidade, esses produtos podem ser apreendidos. Durante suas compras no Uruguai, saiba que não existe limite de quantidade para alguns produtos. 

O que existem são condições estabelecidas para que o viajante usufrua da isenção de bagagem.

É importante lembrar que essa isenção de bagagem dá direito ao turista trazer produtos do Uruguai para o Brasil com limite e só pode ser utilizada a cada 30 dias.

Regras para Compras no Uruguai
Fonte: Pexels

Outra regra para ir às compras no Uruguai é estar ciente de que todas as notas fiscais terão de ser apresentadas à Receita Federal, na Alfândega, tão logo o brasileiro desembarque de volta.

Os agentes da Receita Federal possuem listas com os preços de vários produtos que são comercializados no Uruguai. Se a NF apresentada estiver com um valor menor, ela é desconsiderada.

Mais uma regra importante é que o turista não pode apresentar as compras feitas no Uruguai, mesmo com notas fiscais, nos postos de fiscalização das rodovias. É obrigatório mostrá-las na Alfândega.

E atenção ao fazer compras no Uruguai para não correr o risco de responder a processos criminais por prática de contrabando. Já pensou que susto passar por uma situação dessas?

Para evitar esse crime, não deixe de declarar suas compras com valor superior a 300 dólares. É obrigatório que a declaração seja feita na Área de Controle Integrado.

Hotel com 5% de desconto com o cupom VAIDEPROMO5! Economia e conforto para você aproveitar muito mais a sua viagem. Confira clicando aqui.

Cota para compras no Uruguai

Vamos, agora, entender a cota para compras. Elas estão em duas categorias: nas viagens aéreas e marítimas, e nas viagens terrestres (carros e ônibus).

Se você sair do Uruguai retornando ao Brasil de avião ou de navio, seu limite de cotas é de U$ 500. Ou seja, até esse valor, suas compras estão livres das taxas.

Mas se você sair do Uruguai de carro ou de ônibus, a cota para compras no Uruguai reduz para U$ 300. Ah! Outro detalhe: essas cotas são pessoais e não podem ser transferidas para outra pessoa.

Qual a melhor época para fazer compras no Uruguai?

Melhor época para Compras no Uruguai
Fonte: Pixabay

Isso vai depender do perfil do turista e o que ele quer comprar? Na alta temporada, entre novembro e janeiro, o Uruguai está repleto de turistas e, consequentemente, os preços sobem um pouco.

Quem gosta de curtir altas temperaturas e quer comprar roupas e sapatos mais fresquinhos para amenizar o calor nos dias quentes, é essa a melhor época para fazer compras no Uruguai.

nos demais meses, os dias frescos e frios predominam no Uruguai e as temperaturas caem um pouco bem como os preços também.

O fluxo de turistas continua alto, já que muitos gostam de ir ao Uruguai nessa época para comprar roupas de inverno e curtir com calma as lojas uruguaias, que ficam menos movimentadas. 

Está gostando do conteúdo?
Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!

Fique tranquilo, não enviamos spam!

E-mail cadastrado com sucesso!
A partir de agora, você receberá as melhores
dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

Qual moeda levar para o Uruguai?

A boa notícia é que no Uruguai há casas de câmbio espalhadas em todos os cantos, o que deixa fácil a troca da moeda.

O Uruguai aceita tanto o real quanto o dólar. Para saber qual das moedas compensa mais, é preciso analisar o valor do peso uruguaio e também do dólar nas casas de câmbio, no momento da sua viagem.

Quanto levar para uma viagem ao Uruguai?

Quanto levar para compras no Uruguai
Fonte: Unsplash

Não há uma quantia exata. O valor ideal vai depender exclusivamente da programação que você queira fazer pelo Uruguai e quantos dias pretende permanecer por lá.

Se você for às compras no Uruguai, leve sempre um pouco a mais de dinheiro do que você planejou. Sempre pode surgir um item a mais do que estava programado para comprar.

O estilo de restaurante que você irá também influencia nessa decisão. Há restaurantes para todos os gostos e bolsos no Uruguai. Basta você escolher qual é o seu perfil.

Uma dica bem legal é pesquisar em casas de câmbio os valores do peso uruguaio e também do dólar para saber, em média, quanto de dinheiro você deverá levar para o Uruguai.

Como comprar com cartão de crédito no país?

Para ter uma das vantagens principais, o turista precisa utilizar o cartão de crédito internacional, por exemplo, para pagar bares e restaurantes e até compras em vinícolas.

É que na hora do pagamento com o cartão de crédito internacional, o Uruguai devolve aos turistas até 18% do IVA, que é o principal imposto do país vizinho. Isso representa uma economia que chega a cobrir a taxa de IOF, no Brasil.

O que é o IVA no Uruguai?

O IVA é o Imposto de Valor Agregado que pode ser usufruído pelo turista, durante as compras no Uruguai. 

Para isso, é obrigatório que o turista pague com cartão de crédito ou de débito pelo seu consumo nos bares, restaurantes, vinícolas e em algumas lojas.

As compras em Rivera são sensacionais e ótimos exemplos para a isenção do IVA aos turistas. 

Em Rivera, tem de tudo! Desde velas aromáticas até aparelhos eletrônicos e roupas de grifes. Perfumes, maquiagens, sapatos, roupas e utensílios domésticos dominam o comércio de Rivera. 

Ah, a gastronomia local é sensacional. Não deixe de provar. Rivera fica na divisa com a Santana do Livramento (RS). 

Passagens aéreas para o Uruguai

Ir para o Uruguai preparado para fazer compras é uma delícia, não é mesmo? Visitar muitas lojas do Uruguai e percorrer shoppings e mercado.

Mas lembre-se que na hora de comprar as passagens aéreas para o Uruguai é importante manter o foco na economia. Até porque, viajar com o objetivo de ir às compras exige planejamento financeiro.

Utilize o site Passagens Promo para pesquisar e comprar as passagens. Você poderá comparar preços de todas as companhias aéreas que rumam ao Uruguai e escolher a opção ideal de passagem!

Compras no Uruguai: o que comprar em Montevidéu e arredores

Compras em Montevidéu
Fonte: Pixabay

São tantos os produtos que atraem os turistas para as compras no Uruguai que é difícil saber o que de fato adquirir e por onde começar quando desembarcar em Montevidéu.

O Passagens Promo separou alguns produtos mais adquiridos pelos turistas no Uruguai, durante as compras.

1. Vinho

No Uruguai, há uma rota de vinho fabulosa! O país é um dos principais produtores de vinho do mundo e possui vinícolas abertas ao turismo. Nelas há degustação e os sabores são fantásticos!

A uva tannat é a responsável pelo sucesso dos vinhos uruguaios. Embora seja de origem francesa, a uva tannat se adaptou bem às terras uruguaias e seus vinhos sempre ganham destaque.

2. Doce de Leite

Doce de leite
Fonte: Pixabay

O Uruguai é o maior produtor de doce de leite do mundo! Há fazendas no país que vivem da produção do leite e se especializaram na fabricação de doces de leite. A Fazenda Lapataia é um ótimo exemplo.

Inclusive, no Uruguai é feito o “Festival Nacional del Dulce de Leche” que atrai os melhores produtores dessa iguaria, que é uma das riquezas do Uruguai e a paixão de muitos turistas.

3. Alfajor

De origem espanhola, o alfajor uruguaio é o mais delicioso e bem feito do mundo! E não é exagero. Ele é muito famoso por conta do seu doce de leite, que é a especialidade do Uruguai.

No país vizinho, são diversas as marcas de alfajores para você comprar. Um mais delicioso que outro. Difícil escolher qual deles e quantos trazer para o Brasil. Ir ao Uruguai significa experimentar muitos alfajores.

4. Geleias

Geleia
Fonte: Pxhere

Lembra da fama do doce de leite que citamos nesse artigo? Pois bem! Depois do doce de leite prepare seu paladar para saborear as geleias uruguaias. Principalmente, aquelas feitas com blueberries.

As casas de chá são especialistas em geleias de frutas e aproveitam esse doce para rechear tortas e bolos magníficos que vão surpreender os paladares mais exigentes!

5. Artesanato no Uruguai

A valorização do artesão também está no Uruguai!

Várias feiras de artesanato são feitas nas diversas cidades turísticas do Uruguai e atraem turistas do mundo inteiro que se apaixonam pelo artesanato.

Os presentes e lembrancinhas da viagem ao Uruguai comumente são comprados nessas feiras de artesanatos, que valorizam os produtos locais.

6. Roupas

Comprar roupas no Uruguai pode ser um bom negócio, mas para isso é preciso duas situações: promoções e muita procura. As promoções de roupas no Uruguai são para valer e os preços caem mesmo!

Fora do período de promoção é preciso andar muito pelos shoppings em busca de preços bons em roupas de grife ou de qualidade boa que estejam com preços atrativos.

Onde fazer compras no Uruguai

Onde fazer compras no Uruguai
Fonte: Freepik

Onde comprar no Uruguai é uma das perguntas que mais ronda a cabeça dos turistas que chegam ao país a fim de comprar vários produtos. Então, aqui alguns dos melhores lugares para ir às compras no Uruguai. Anote aí! 

Free shops

Pense numa rua cheia de lojas que comercializa os mais variados tipos de produtos sem impostos. 

Você encontrará dos mais simples aos mais requintados produtos de marcas internacionais por preços que são verdadeiros atrativos.

Em Rivera, na fronteira entre Brasil e Uruguai, os free shops tomam conta com lojas especializadas em vinhos, outras em embutidos. 

Free shops de roupas maravilhosos e até de perfumes importados. Surpreenda-se! 

Mercados

No Uruguai as redes de supermercados e hipermercados surpreendem pela organização dos produtos e pelos preços também.

Inclusive, os preços de muitos produtos nos supermercados uruguaios continuam sendo muito bons!

Vale a pena dar uma volta nos supermercados em busca daquele produto que você tanto quer trazer para o Brasil. 

Há muitas marcas e tipos de produtos que, por vezes, apenas os mercados comercializam.

Shoppings

Entrar nos shoppings do Uruguai é estar num mundo à parte. Eles oferecem desde lojas de grifes até praças de alimentação e supermercados. Ou seja, você fica praticamente um dia todo por ali. 

O Shopping Terminal Tres Cruces, no bairro Tres Cruces, em Montevideo, fica dentro do principal terminal rodoviário que oferece ônibus para as outras cidades do interior do país.

Feiras de artesanato

Artesanato
Fonte: Pxhere

Elas são incríveis! Mesmo que você não compre nada, vale a pena o passeio. São muitos os produtos comercializados nas feiras, com ótimos preços, que despertam a curiosidade de todos que chegam.

Baratos, de boa procedência e ótima qualidade, conheça a Feira Tristán Narvaja, em Cordón, em Montevideo. Além de famosa, é conhecida pela variedade de produtos. Até móveis você irá encontrar!

Aluguel de carro com muita economia. Utilize o cupom PASSAGENSPROMO e ganhe 5% de desconto! Economia para você conhecer muitos destinos. Confira clicando aqui.

Afinal, vale a pena comprar no Uruguai?

A resposta é clara e direta: sim! Vale muito a pena! Tudo porque o governo uruguaio busca sempre estimular o turismo no país e vem conseguindo essa meta com sucesso!

Um diferencial é que é permitido aos comerciantes e donos de bares e restaurantes devolver o IVA aos consumidores, que economizam muito com essa isenção do Imposto sobre o Valor Agregado.

As lojas, restaurantes, brechós e muitos outros comércios oferecem várias promoções de produtos do Uruguai, atraindo centenas de turistas para as compras.

Dicas para aproveitar sua viagem ao Uruguai

Dicas para Compras no Uruguai
Fonte: Pixabay

O Uruguai é excelente opção de viagem com custo mais econômico e perto do Brasil. Conhecer Montevidéu e as demais cidades turísticas do país vai ampliar sua percepção de cultura e costumes.

Sem contar que fazer comprinhas no Uruguai é uma sensação maravilhosa diante de tantas variedades e bons preços.

Uma dica bem bacana é visitar Punta del Este e conhecer a Playa Brava. Prefira alugar um carro para passear por toda a cidade. É mais barato e você ficará mais livre para se deslocar por lá.

Reserve pelo menos um dia para visitar Montevidéu e suas praias limpas e lindas. O povo uruguaio – que vive em sua maioria nessa capital – é muito hospitaleiro e de bom humor.

A capital uruguaia é um misto de cultura e praias que deixa a cidade muito charmosa e interessante. Na hora de comer, prefira os supermercados que oferecem cardápios muito bons por preços baixos.

Passagens aéreas na promoção para o Uruguai

Já decidiu quando você irá às compras no Uruguai? Será sua próxima viagem? Prepare-se para muitas compras superlegais enquanto você estiver em solo uruguaio!

Aproveite e comece a pesquisar o preço das passagens aéreas para Montevideu no Uruguai no site Passagens Promo. Garanta o menor preço desse item tão importante numa viagem.

Melhores passagens aéreas para o Uruguai
Passagens aéreas saindo de
Latam Brasil GRU São Paulo MVD Montevidéu 06 Dez 09 Dez R$ 1245 Aerolíneas Argentinas POA Porto Alegre MVD Montevidéu 13 Mai 17 Mai R$ 1437 Aerolíneas Argentinas GIG Rio de Janeiro MVD Montevidéu 16 Nov 20 Nov R$ 1452 Aerolíneas Argentinas GRU São Paulo PDP Maldonado 30 Dez 03 Jan R$ 1533 Latam Brasil GRU São Paulo MVD Montevidéu 25 Jan 31 Jan R$ 1559 Latam Brasil CNF Belo Horizonte MVD Montevidéu 25 Dez 06 Jan R$ 1738 Ver mais ofertas

Faça o cadastro e ative o alerta de preços para receber em primeira mão qualquer alteração que houver no valor do trecho da sua viagem. Não perca oportunidades e nem preços promocionais, cadastre-se!

E pode se preparar para muitas compras no Uruguai, porque de Promo você pode!

Veja mais dicas de viagem no blog do Passagens Promo:

Recomendado para você
Colonia del Sacramento: o que fazer, quando ir e dicas de viagem

Colonia del Sacramento: o que fazer, quando ir e dicas de viagem

Uruguai: quando ir, destinos turísticos, praias, vinícolas e curiosidades

Uruguai: quando ir, destinos turísticos, praias, vinícolas e curiosidades

Turismo no Uruguai: 10 atrações imperdíveis e dicas de viagem

Turismo no Uruguai: 10 atrações imperdíveis e dicas de viagem

Pontos turísticos do Uruguai: dicas, mapa e cidades turísticas

Pontos turísticos do Uruguai: dicas, mapa e cidades turísticas