Conheça mais um país do Oriente Médio: o moderno Bahrein 

Um país que mistura modernidade e tradição em um só lugar, repleto de arranha-céus, suas cidades também abrigam mercados tradicionais e praias belíssimas.

Optar ir para esse destino é desfrutar do privilégio de fazer uma imersão profunda na cultura oriental e conhecer seus tesouros. Leia o conteúdo para saber mais! 

Onde fica o Bahrein?

Um pequeno arquipélago, localizado no Golfo Pérsico no Oriente Médio, Bahrein tem uma localização estratégica, faz fronteira com a Arábia Saudita  e com o Catar.

A capital do país é Manama, um dos destinos mais escolhidos pelos turistas que visitam o arquipélago. 

Embora seja o árabe o idioma oficial, grande parte da população é fluente no inglês, o que facilita e muito o turismo no país. 

Bahrein também é amplamente conhecido por ser Base Naval dos EUA e por oferecer uma experiência diferente aos visitantes

Como ir do Brasil ao Bahrein? 

O primeiro passo é solicitar o seu visto, pode ser obtido pelo eVisa on-line ou na chegada ao aeroporto. Para garantir a sua entrada é melhor fazer a solicitação on-line.

Tenha em mãos um passaporte válido de pelo menos 6 meses e um certificado contra febre amarela. Devido à distância dos países, não existem voos diretos, é necessário fazer algumas conexões. 

Geralmente são feitas 1 ou 2 escalas em hubs do Oriente, como Dubai , Doha , Istambul  e Abu Dhabi . O tempo do percurso dura em torno de 18 a 30 horas, depende das escalas. 

E os voos partem para a capital do país, que é Manama, tem uma boa infraestrutura para receber os turistas. Ao chegar ao aeroporto, pode escolher táxi, aplicativo de transporte ou alugar um carro para se locomover com autonomia.

Se você pretende alugar um carro, o mais recomendado é fazer isso antes da viagem, procure uma locadora confiável e também verifique as regras de trânsito. 

Qual é a melhor época para visitar Bahrein? 

Para não enfrentar o calor do país, prefira visitar nos meses de novembro e março, quando é outono e inverno. O clima fica ameno e possibilita a realização das suas atividades ao ar livre sem desconforto.

Além disso, é uma época em que o céu fica ensolarado e as noites são frescas, consegue ir tranquilamente as suas praias e ilhas. 

E nesses meses ocorrem eventos culturais importantes, como o Bahrein International Airshow. Na primavera (abril a maioria), você ainda consegue aproveitar um pouco as manhãs e finais de tarde para explorar o país. No entanto, algumas atrações começam a não ficar mais acessíveis.

Para quem quer economizar e viver o Ramadan, que coincide em alguns anos com o verão, escolha ir em junho a setembro. A maior vantagem é que os preços das hospedagens e passagens ficam mais baratos, por causa da pouca procura.

É uma época desconfortável para fazer passeios ao ar livre, suas temperaturas podem chegar até 40° C e com o Ramadan, alguns restaurantes e atrações ficam fechadas durante o dia.

Compre sua passagem aérea por um preço exclusivo 

Como é o Ramadan no Bahrein? 

Ramadan

Nos países mulçumanos, acontece o Ramadan, uma época exclusiva para o jejum, reflexão espiritual e oração. É um mês escolhido de acordo com o calendário lunar, cada ano as datas mudam. 

Nesse período, os mulçumanos ficam sem comer e beber do nascer ao pôr do sol, também não podem realizar algumas atividades. 

Tanto que os museus, atrações turísticas e lojas têm horários reduzidos, os restaurantes não abrem, só os que ficam em hotéis internacionais continuam funcionando normalmente para os turistas. 

É proibido beber, fumar ou comer em locais públicos, os turistas precisam respeitar essas regras. O interessante é que durante o dia suas cidades ficam tranquilas, com pouco trânsito, e a noite tem o despertar e tudo volta a funcionar. 

Se você tem o interesse de participar do Ramadan, pelo menos viver uma experiência de um dia, experimente o Iftar, uma refeição que quebra o jejum ao pôr do sol.

Os hotéis e restaurantes preparam um buffet recheado de vários pratos para os não-muçulmanos, promovendo a oportunidade de provar a culinária tradicional.

Após o pôr do sol, faça uma visita aos seus mercados noturnos ou participe de alguma festividade, para experimentar seus doces típicos e assistir apresentações culturais.

Melhores cidades de Bahrein 

Explore o arquipélago Bahrein, conheça suas cidades repletas de cultura e história, também modernas. 

Embora seja um país compacto, suas áreas urbanas tem uma boa variedade de atrações. O que possibilita aos seus turistas experiências. Conheça suas principais. 

Manama 

Manama 

Comece seu tour pela vibrante capital do país, que é a porta de entrada. Seus arranha-céus dividem espaço com seus mercados tradicionais e locais históricos. 

Para compreender a história e cultura do arquipélago, desde a civilização Dilmun até os tempos modernos, faça uma visita ao Museu Nacional do Bahrein, um dos mais importantes do país. 

Conheça uma das maiores mesquitas do mundo, a Mesquita Al-Fateh, ela pode acomodar mais de 7.000 pessoas. E aceita a visita de turistas que podem fazer um tour guiado para aprender mais sobre o Islã.

O mercado da cidade também é parada obrigatória, o Souq de Manama, é tradicional, tem especiarias, joias, tecido e lembranças locais. Sinta o espírito local em um passeio.

Visite a parte moderna da cidade, a Bahrein Bay, que tem o primeiro arranha-céu do mundo com turbinas eólicas integradas. E à noite, não deixe de visitar os restaurantes que ficam no bairro Adliya.

Muharraq

Muharraq

Uma cidade tradicional e que promove experiências históricas, Muharraq, também tem a cultura marítima e patrimônios históricos importantes. 

Como o Caminho da Pérola, Patrimônio Mundial da UNESCO, faça um passeio pelo local para conhecer suas casas históricas, mercados e antigos bancos de pérolas. 

A Casa de Sheikh Isa Bon Ali, tem uma arquitetura tradicional, com torres de vento e pátios internos. Faça uma visita para fazer uma verdadeira viagem no tempo e conhecer a arquitetura que predomina no país. 

O Souq de Muharraq é um mercado mais tradicional que o da capital, você vai encontrar especiarias, doces locais e mais produtos regionais. 

Coloque o Arad Fort, em seu roteiro noturno, um forte histórico, que fica iluminado à noite. É uma boa opção para fazer passeios tranquilos e fotografar. 

Riffa 

Riffa 

Riffa é uma cidade dividida entre duas áreas: East Riffa com uma grande quantidade de atrações turísticas e West Riffa uma parte mais residencial. 

Considerada a segunda maior cidade do país, tem o Forte de Riffa, do século 19, garante uma vista ímpar do deserto e permite que seus visitantes conheçam a história militar do país. 

Visite o seu mercado, para comprar roupas, artesanato e perfumes tradicionais. É uma boa oportunidade para conhecer as raízes regionais e adquirir presentes da viagem.

Quem gosta de golfe, não deixe de conhecer o Campo de Golfe Real do Bahrein, um dos melhores do Oriente Médio, tem uma boa infraestrutura e um espaço amplo. 

Invista seu dinheiro nos restaurantes de luxo da cidade, tenha uma experiência gastronômica refinada e inesquecível. Finalize a noite em uma caminhada pela Riffa Views, uma área residencial e arborizada. 

Isa Town 

Isa Town 

A cidade que tem um prestígio educacional e residencial é a Isa Town, apesar de não ser tão voltada para o turismo, ainda é uma boa opção para conhecer as raízes do arquipélago.

Compre os melhores tecidos, roupas e móveis no Souq de Isa Town, tem produtos autênticos e o melhor de tudo são os seus preços acessíveis.

Se você viajou em uma época que está acontecendo eventos esportivos, passe no complexo esportivo da cidade, para assistir algum torneio.

Dedique a sua noite às cafeterias locais e aos pequenos restaurantes, que servem pratos tradicionais bem preparados e com um sabor marcante. 

Sintra 

Conheça uma cidade que permite passeios  em meio a natureza, Sintra, também é conhecida por ser um polo industrial. O que conquista mesmo o coração dos turistas são seus lugares naturais. 

Faça um passeio no Parque de Sintra, um espaço verde, que promove áreas específicas para caminhadas e piqueniques, durante os meses de inverno e outono, é uma boa opção para relaxar. 

Visite as vilas de pescadores, que ficam na região costeira, elas são tradicionais e preservam a prática da pesca tradicional. Uma visita permite que você conheça um pouco do seu estilo de vida local.

Relaxe na Ilhas Al Dar, tem uma praia ideal para nadar, praticar esportes aquáticos e passear de jet ski. Durante à noite, escolha algum restaurante à beira-mar para ter um jantar com frutos do mar. 

A’Ali

A'Ali

Visite os antigos túmulos da civilização Dilmun, e conheça a tradição em cerâmica de A’Ali, uma cidade famosa por sua tradição artesanal. 

Há várias oficinas locais, onde você pode entrar e ver os artesãos produzindo, além de ter a oportunidade de comprar peças únicas. 

Explore o sítio arqueológico dos túmulos de A’Ali, remontam a mais de 4.000 anos, tem milhares da civilização de Dilmun. 

Continue conhecendo sobre a cerâmica local, no centro cultural, que tem exposições sobre a história da cerâmica e a cultura local. 

Atração imperdível de cada cidade do país 

Sem dúvidas, o país oferece aos seus visitantes ótimas oportunidades de conhecer a sua cultura, história e tradições. 

Para quem vai realizar um tour pelas suas principais cidades, conheça a atração mais marcante de cada uma.

Saiba que há vários pontos turísticos nesses destinos, só que esses se destacam mais pelo seu valor histórico e cultural para o país. 

Explore o Oriente Médio com o Passagens Promo 

Dicas para uma viagem em Bahrein 

Garantir uma boa experiência é o que todos os turistas desejam, para conseguir realizar seus passeios tranquilamente e retornar para casa com boas memórias, veja algumas dicas. 

Ao segui-lás, você tem maiores chances de não causar nenhum transtorno e respeitar as regras locais. 

Vestimenta e comportamento 

Como é um país mulçumano, o ideal é usar roupas discretas, evitar peças curtas ou justas em áreas públicas, especialmente religiosas. 

Nas praias privadas e resorts, as regras são mais flexíveis, mesmo assim, é bom manter o respeito. 

Se a época da sua viagem for no Ramadan, evite comer, beber ou fumar em lugares públicos durante o dia. 

Não é agradável ter demonstrações públicas de afeto em locais públicos, para não chamar atenção e nem ocasionar transtorno aos locais.

Transporte 

A melhor opção para explorar o país é alugar um carro, se você tiver um espírito aventureiro e paciência, pois o trânsito pode ser intenso em horários de pico. Lembre-se que a direção é pela direita.

Utilize aplicativos como o Uber ou o Careem em Bahrein, são mais práticos e seguros. Em relação aos transportes públicos, existem poucas linhas de ônibus.

Segurança e saúde 

Não precisa ter medo em Bahrein, o país é bastante seguro para os turistas, seus níveis de criminalidade são baixos. 

Antes da viagem adquira um seguro viagem, nunca se sabe o que pode acontecer em seus passeios, é bom ter uma assistência médica em caso de acidente. 

Além disso, tenha sempre um kit básico de medicamentos e consuma bastante água para não se desidratar. 

Planeje o orçamento 

O país tem um custo de vida intermediário, alimentação e transporte são acessíveis. Suas hospedagens oferecem valores mais altos.

Especialmente os hotéis de luxo, que oferecem serviços exclusivos. Vale a pena organizar o seu orçamento com antecedência e também realizar uma pesquisa de preços.

Use protetor solar e óculos de sol

O calor em Bahrein não é um dos mais tranquilos, esteja sempre com um protetor solar, passe várias vezes durante o dia. 

Para proteger os olhos, use um óculos de sol e também lenço ou pashmina para cobrir os ombros e não queimar.

Veja Também: