Conheça o Nordeste nas suas férias de junho! 

A temporada de inverno no Brasil é em junho e a maioria das suas cidades ficam com temperaturas baixas e com probabilidade de incidência de chuva. No entanto, nem todos apreciam esse clima frio, alguns preferem o calor. 

Se você está entre aqueles que fogem da chuva e desejam aproveitar as férias nessa época do ano, a região nordeste oferece destinos perfeitos. Com suas belas praias, é possível desfrutar de bons passeios ao ar livre, além das temperaturas estarem mais altas.

O que fazer no nordeste no mês de junho? 

No mês de junho o turista tem um leque de opções de atividades para serem feitas durante a sua viagem para alguma cidade nordestina. Você que busca aproveitar os festejos deste mês o melhor lugar é nesta região do país. 

Participar das festas juninas

Em todas as cidades do nordeste é celebrado o São João. A maioria delas tem atrações durante o mês todo, a exemplo de Aracaju, Caruaru, Campina Grande e outras. 

Elas promovem shows de cantores regionais e nacionais, apresentações juninas com quadrilhas, barracas de comidas típicas em vários pontos da cidade

Passar o dia nas suas praias 

Não tem como negar que o nordeste é um dos destinos brasileiros com o maior número de praias do país, além de ser belíssimas e garantirem outras atrações à parte. 

Não deixe de conhecer as piscinas naturais de Porto de Galinhas e Maragogi, relaxar em meio às dunas de Jericoacoara ou de participar de eventos na Praia do Forte. 

Fazer passeios culturais

Visitar cidades históricas como Recife, Olinda e Salvador é ter o privilégio de conhecer grandes casarões coloniais. Já em São Luís do Maranhão tem fachadas com azulejos azuis que são um verdadeiro espetáculo arquitetônico. 

Para explorar mais da cultura nordestina conheça o Museu Cais do Sertão que permite aos seus turistas a compreensão da cultura e tradição sertaneja. Em Salvador tem o Pelourinho que é quase um museu a céu aberto. 

Tenha as melhores férias da sua vida no nordeste! 

Cultura junina do Nordeste 

O povo nordestino ama o São João, uma das épocas mais aguardadas. Por isso, no mês de junho suas cidades ficam repletas de atrações e eventos culturais em homenagem aos seus famosos santos, São João, Santo Antônio e São Pedro.

Com danças, músicas, comidas típicas e decorações temáticas, as famosas bandeirinhas e outros adereços que enfeitam suas ruas e estabelecimentos. 

Neste mês, em quase todos os festejos têm quadrilhas juninas, com dançarinos de trajes no estilo caipira e grande parte delas simulam um casamento na roça. A trilha sonora fica por conta da sanfona, zabumba e triângulo, não tem quem fique parado.

10 destinos do Nordeste para passar as férias de junho! 

O nordeste é uma região rica e carrega histórias fascinantes, o estilo de vida sertanejo é retratado em seus museus e eventos culturais. 

Além disso, tem paisagens deslumbrantes de deixar qualquer um de boca aberta, suas praias são as mais cobiçadas do país e sua culinária tem um sabor marcante e delicioso.

Recife e Olinda – Pernambuco 

Recife e Olinda - Pernambuco 

Na capital de Pernambuco  o mês de junho é bastante animado e festivo, tem arraiais, quadrilhas e atrações musicais. Por isso, Recife é o lugar ideal para viver dias incríveis nas suas férias. Além de ser uma cidade histórica com ruas de paralelepípedos e antigas construções. 

Já pensou em ver um antigo presídio? Hoje ele abriga um centro de artesanato de Recife, conhecido como a Casa da Cultura que recebe muitos visitantes. Para quem busca boas praias, as mais famosas são Boa Viagem e Porto de Galinhas, além de outras próximas da metrópole.

Estenda a viagem e conheça uma cidade vizinha, a adorável Olinda que fica aproximadamente 9 km de distância e vale muito a pena a ida. 

O seu Centro Histórico é deslumbrante e o Alto da Sé permite contemplar a praia urbana de Recife. O melhor horário é ao entardecer que promove cores vibrantes no céu e o horizonte fica irresistível.

Aracaju, Sergipe 

Aracaju, Sergipe 

A cidade sergipana, Aracaju, no mês de junho tem uma grande quantidade de turistas que buscam viver dias animados e você não pode ficar de fora do Forró Caju, onde tem várias atrações nacionais. Além das quadrilhas, comidas típicas e fogueiras. 

Na sua viagem para Aracaju não deixe de ir ao Museu da Gente Sergipana, ele é interativo e expõem a cultura e as tradições do Estado. O seu Oceanário também é parada obrigatória, explore a vida marinha local e conheça o Projeto Tamar  que realiza ações de proteção às tartarugas.

E se você gosta de ter vistas belíssimas, o Parque da Cidade tem um teleférico que permite uma visão panorâmica da região. Quem ama ter contato com a natureza pode estender seus dias de viagem e ir até os Cânions do Xingó, no Rio São Francisco.

Ele fica a cerca de 200 km de distância da capital de Sergipe, tem uma das paisagens mais espetaculares do Brasil, diversas novelas e filmes foram gravados na região,que é perfeita para relaxar e se aventurar. 

Lençois Maranhenses – Maranhão 

Lençois Maranhenses - Maranhão 

Em Maranhão tem uma das belezas naturais mais fascinantes do Brasil, são os Lençois Maranhenses e no mês de junho promove um cenário ainda mais deslumbrante.

Por causa das chuvas as lagoas ficam cheias e cristalinas, é um parque também com dunas de areias e elas refletem na água. O acesso até esse destino é feito de jipe ou de barco, tem dois circuitos muito conhecidos e você pode escolher algum dos dois – Lagoa Azul ou Lagoa Bonita.

E durante a sua ida ao parque pode ir até um  vilarejo que fica próximo, é o Caburé com o Rio Preguiças, e antes de chegar para desfrutar de um bom banho de rio vai passar em Vassouras onde tem macacos prego.

Porto Seguro – Bahia 

Na época de junho a cidade de Porto Seguro  tem festas animadas com apresentações de quadrilhas, fogueiras, comidas típicas como milho cozido, canjica e pamonha, além das famosas atrações juninas. 

Para quem busca uma vida noturna agitada precisa ir à Praia de Taperapuã que tem barracas com músicas ao vivo, shows e aulas de danças, já tranquilidade encontra na Praia do Mutá é menos movimentada.

Durante o dia não dispense um passeio pelo seu Centro Histórico, visite o Marco do Descobrimento, a Igreja de Nossa Senhora da Pena e outros edifícios coloniais.

Se você ama atividades repletas de aventuras, faça uma trilha pela Mata Atlântica na Reserva da Jaqueira, ela abriga a comunidade indígena Pataxó, uma boa oportunidade para explorar mais sua cultura e tradição.

Maragogi- Alagoas 

Maragogi- Alagoas 

Em Alagoas no seu litoral norte se encontra Maragogi , com belas praias de águas cristalinas e piscinas naturais, conhecidas como Galés, sem dúvidas é um dos destinos mais procurados do nordeste.

Você pode ter o privilégio de fazer snorkeling para apreciar os recifes de corais e o acesso é feito através de barco, e durante o trajeto vai contemplar toda a beleza do mar cristalino.

Para se aventurar, faça um passeio de buggy nas suas praias e trilhas ecológicas a exemplo da Trilha do Visgueiro, que leva até uma árvore centenária no meio da Mata Atlântica, no caminho vai explorar a riqueza da sua biodiversidade.

Viajar para nordeste e não provar da sua culinária é o maior erro que você pode cometer em sua vida. É uma região com os pratos mais deliciosos do Brasil, em Maragogi peça o camarão ao coco e a moqueca de peixe, depois de provar nunca mais vai esquecer do seu sabor.

João Pessoa – Paraíba 

A capital  da Paraíba é um dos lugares onde você vai mais se divertir em uma viagem para o nordeste e no mês de junho ganha um brilho especial por causa das variadas festividades juninas. 

Antes de começar o xaxado e experimentar suas comidas típicas juninas, faça um tour pelas suas praias, como Tambaú e Cabo Branco que tem um mar cristalino e uma infraestrutura adequada para receber turistas.

Para conhecer mais das raízes paraibanas, visite seu Centro Histórico, com construções coloniais, umas delas são a Igreja de São Francisco e o Mosteiro de São Bento que expressam toda a singularidade desse estilo arquitetônico. 

João Pessoa também é uma cidade que promove boas aventuras ao ar livre, como o Parque Arruda Câmara e o Jardim Botânico Benjamin Maranhão. Para quem gosta de visitar exposições culturais e científicas, a Estação Cabo Branco é ideal.

Barra Grande – Bahia 

Barra Grande - Bahia 

No Estado da Bahia, especificamente na Península de Maraú, se encontra um dos lugares mais ideais para quem procura tranquilidade e contato com a natureza, é a belíssima Barra Grande . O melhor de tudo é que no mês de junho fica menos movimentada e você consegue ter dias mais reservados. 

Ela tem águas calmas e a sua extensão de areia é repleta de coqueiros, eles acrescentam uma atmosfera relaxante ao destino, o seu mar calmo permite a realização de atividades aquáticas como stand-up paddle.

Uma boa oportunidade para você explorar sua vida marinha é fazer mergulhos em suas piscinas naturais e também não deixe de fazer um passeio de barco ou lancha nas suas ilhas vizinhas como a Ilha da Pedra Furada e a Ilha do Sapinho que são belíssimas. 

Outra coisa que torna esta região tão excelente para o turismo são suas pousadas charmosas e acolhedoras, elas garantem aos seus hóspedes uma experiência relaxante.

Jericoacoara – Ceará 

Jericoacoara - Ceará 

Um dos destinos mais cobiçados do nordeste é Jericoacoara , localizado no Ceará, tanto a sua vila quanto a praia permite aos seus visitantes boas atividades.

A Praia de Jericoacoara possibilita que os seus turistas subam em suas dunas e apreciem um incrível pôr do sol, na Pedra Furada que é uma formação rochosa também é possível, e o acesso é feito através de uma trilha 

A Lagoa do Paraíso e a Lagoa Azul são locais imperdíveis, tem redes dentro d’água para que o visitante possa relaxar, enquanto desfruta de uma paisagem natural. 

É bastante comum os passeios de buggy que são bons para explorar a região e se aventurar nas suas dunas, que também podem ser aproveitadas com o kitesurf, windsurf e sandboard. 

Após conhecer as atrações naturais, você deve curtir a noite na vila, conhecida pelo seu estilo rústico, com várias lojas, bares e restaurantes, que servem pratos saborosos e com frutos do mar.

Além disso, na época de junho o seu centro recebe quadrilhas e tem muito forró para os seus visitantes desfrutarem de um São João no estilo nordestino e cultural.

São Miguel do Gostoso – Rio Grande do Norte 

Mais um destino excelente no nordeste para viver dias tranquilos, São Miguel do Gostoso no Rio Grande do Norte, pode promover as férias mais relaxantes que você procura. 

Não há dúvidas que seu maior atrativo são suas praias como a Praia de Tourinhos com falésias e um mar calmo para mergulho e esportes náuticos.

A Praia de Ponta do Santo Cristo é o paraíso dos amantes de esportes aquáticos, seus ventos constantes permitem boas condições para o surf, tem até escolas que oferecem aulas para a prática dos esportes e também aluguel dos equipamentos.

Para conhecer mais a região e se aventurar nas suas falésias, um passeio de buggy é perfeito para conhecer os seus mirantes, lagoas e dunas. À noite a parada obrigatória é a vila que tem ruas de areia e uma atmosfera rústica. 

E como é época de São João tem apresentações culturais, como quadrilhas e também forró, além das suas deliciosas comidas típicas que você não pode deixar de provar.

Campina Grande – Paraíba 

Um dos melhores São João é o de Campina Grande  na Paraíba, também é considerado o maior do mundo, o Parque do Povo recebe palcos para as comemorações juninas e também exibe uma réplica de uma vila nordestina do século passado para expressar a cultura local.

Também a cidade garante bons pontos turísticos, como o Museu de Arte Assis Chateaubriand, que abriga um acervo da arte brasileira, vale super a pena visitar, é uma oportunidade ímpar para os seus visitantes.

O Mercado Central é o local perfeito para explorar mais os produtos locais e experimentar comidas típicas, especialmente pratos à base de carne de sol, macaxeira e o famoso queijo coalho.

Compre sua passagem aérea para o nordeste! 

Comidas típicas juninas do nordeste 

Viajar para o nordeste é a certeza que vai comer bem a viagem toda, são vários pratos típicos de deixar qualquer um salivando.

E para quem vai na época junina no mês de junho, tem a vantagem de provar os melhores pratos juninos, como a deliciosa pamonha feita de milho, a canjica que é cozida ao leite de coco, o bolo de milho e de aipim, que são de deixar qualquer um apaixonado.

Também no período de São João tem os famosos doces de amendoim, o pé de moleque e a bebida fica por conta do quentão a base de cachaça.

Participe dos arraiás e visite suas barracas que vendem comidas típicas juninas, pode ter certeza que não vai se arrepender e todo ano vai desejar curtir suas férias de junho no nordeste.

Veja Também:

Recomendado para você
Praias do Piauí: veja as melhores e mais indicadas pra visitar e curtir!

Praias do Piauí: veja as melhores e mais indicadas pra visitar e curtir!

Itacaré, Bahia: conheça a cidade e suas melhores praias!

Itacaré, Bahia: conheça a cidade e suas melhores praias!

Croa do Goré, Sergipe: o que fazer, como é e quanto custa o passeio pela região

Croa do Goré, Sergipe: o que fazer, como é e quanto custa o passeio pela região

Icaraí de Amontada: veja as principais praias, onde ficar e onde comer na cidade!

Icaraí de Amontada: veja as principais praias, onde ficar e onde comer na cidade!

Camocim, Ceará: veja as melhores praias e destinos turísticos

Camocim, Ceará: veja as melhores praias e destinos turísticos

Roteiro Nordeste: saiba tudo que precisa pra montar um bom roteiro!

Roteiro Nordeste: saiba tudo que precisa pra montar um bom roteiro!