Conheça Phuket: um paraíso tropical na Tailândia 

Para quem ama o clima tropical, a cidade de Phuket é uma boa opção para viver férias inesquecíveis. 

Viajar para este destino é ter uma viagem cultural e paradisíaca em um só lugar, são várias atrações e experiências para aproveitar durante a sua passagem.

Onde fica Phuket? 

Na Tailândia , no mar de Andamão, na costa oeste, fica a maior ilha do país, Phuket. É muito conhecida por causa dos seus resorts de luxo e também proporcionar boas experiências aos mochileiros que buscam viver dias simples em meio a natureza.

Na parte urbana a herança cultural é bastante visível, suas construções são no estilo sino-portuguesa e oferecem atrações imperdíveis para quem ama histórias e tradições.

Como chegar a Phuket? 

Uma boa maneira para ter uma viagem segura e tranquila é saber como será o trajeto. Se a sua próxima aventura é em Phuket, saiba que ao menos uma escala internacional vai precisar fazer antes de chegar ao destino final. 

Geralmente, os voos decolam de São Paulo, Rio de Janeiro ou Brasília e as companhias aéreas responsáveis pelo trajeto são Emirates, Qatar Airways Turkish Airlines e Lufthansa.

A rota mais comum é para Dubai e depois Bangkok , que é a capital da Tailândia, em seguida é só pegar um voo doméstico para Phuket, dura em torno de 1h20min.

Ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Phuket para chegar ao centro tem que encarar 31 km de estrada e podem ser percorridos de transporte público (ônibus, songthaew, tuk tuk), táxi ou aplicativos de transporte.

Você pode também alugar um carro ou moto para ficar com ele durante a viagem, é uma boa opção se vai conhecer lugares afastados da área urbana. 

Uma boa notícia é que os brasileiros não precisam de visto para entrar na Tailândia, se a permanência no país não for superior a 90 dias. Caso não seja, será solicitado somente o passaporte.

Melhor época para passear em Phuket 

A melhor época para viajar para Phuket é na estação seca, nos meses de novembro a abril, as temperaturas variam entre 24° C e 32°C e tem poucas chuvas. 

A maioria dos dias são ensolarados e contribuem para a realização de passeios ao ar livre. E se deseja curtir as praias precisa ir neste período, pois o mar está calmo e garante boas condições para atividades aquáticas.

Em março e abril são meses quentes, mesmo assim é possível explorar a ilha. O mês de abril é o mais optado, por ser o Ano Novo Tailandês, é uma época festiva e bastante animada.

Para quem quer passeios ao ar livre, não é muito recomendado ir na estação chuvosa (maio a outubro) o mar fica agitado e são poucas atividades que podem ser realizadas.

No entanto, é o tempo de preços baixos e fluxo menor de turistas, ao depender das suas preferências ainda é viável ir neste período.

Passagens aéreas econômicas e seguras!

Phuket é um destino caro?

Em comparação ao estilo de vida tailandês e outras cidades do país, Phuket tem preços mais elevados, mesmo assim não se torna um destino caro e inacessível.

Por ser uma região com diversas atrações gratuitas e praias belíssimas é possível se aventurar sem pesar no bolso. O transporte público é barato, mas os táxis e serviços privados têm preços mais salgados.

Você que deseja conhecer a maior ilha da Tailândia e não quer gastar, faça um bom planejamento, busque por hospedagens mais em conta, escolha realizar suas refeições em restaurantes mais tradicionais e econômicos, assim vai conseguir economizar.

Vale mencionar, que uma boa forma de fazer uma viagem completa sem gastar muito é antes de contratar excursões ou outros serviços, realizar uma pesquisa e comparar os preços.

4 praias imperdíveis de Phuket 

A maior ilha da Tailândia não deixa a desejar em suas praias, uma é mais bonita que a outra. Escolha algumas para viver dias de sombra e água fresca, tenha certeza que não vai se arrepender. 

Pode ter certeza que cada uma surpreende de um jeito diferente e reserva experiências inesquecíveis.

Principais excursões de Phuket 

A Ilha Phuket proporciona excursões para lugares belíssimos da Tailândia. As mais populares são para James Bond Island, Similan Islands e as Ilhas Phi Phi e cada uma oferece excelentes passeios paradisíacos.

James Bond Island 

James Bond Island 

Fica na baía de Phang Nga Bay e já foi cenário de filme, o “007 Contra o Homem com as Pistolas de Ouro”. Após passar nos cinemas a James Bond Island se tornou ainda mais famosa, suas excursões incluem passeios de barco, visitações nas cavernas e lagos afastados.

Também é possível realizar esportes aquáticos, como caiaque, para explorar de perto formações rochosas de calcário. Para almoçar de um jeito diferente, você pode ir à vila flutuante de Koh Panyee que tem vários restaurantes.

Similan Islands 

Ela fica a cerca de 90 km de Phuket, é conhecida por ser um dos destinos mais cobiçados para mergulho, o acesso é feito de barco.

Você pode visitar a Similan Islands, por meio de uma excursão que promove passeios subaquáticos para explorar suas formações de corais, além de oferecer o almoço em uma praia belíssima. 

Ilhas Phi Phi 

Ilhas Phi Phi 

Não tem como negar que as Ilhas Phi Phi  são uma das mais famosas da Tailândia e tem excursões de Phuket para este paraíso de mar azul turquesa.

Como a James Bond Island, ela também foi cenário para filmes de Hollywood, “A Praia” foi gravado na Maya Bay, um local belíssimo. 

Nas excursões, é possível visitar suas praias e fazer várias paradas icônicas para explorar lugares repletos de aventura, cultura e beleza.

Pontos turísticos de Phuket 

Phuket não se resume somente às suas praias paradisíacas, ela tem vários pontos turísticos que promovem passeios interessantes e riquíssimos em cultura.

Além disso, tem museus que trazem uma visão ampla das suas histórias e costumes, que valem muito a pena serem visitados, eles permitem uma compreensão das raízes dessa cidade.

Templo Chai Tararam 

Templo Chai Tararam 

Um dos templos budistas mais renomados da Tailândia, é o Templo Chai Tararam, está localizado no distrito de Chalong. Foi construído em homenagem a dois monges que eram conhecidos pelos seus poderes de cura.

O complexo tem vários edifícios e o mais emblemático é o Chedi, que abriga uma relíquia sagrada, que tem os ossos de um dos budas.

Também tem murais que retratam a trajetória dele e você pode subir até o topo para ter uma vista panorâmica da região. No local pode acender velas, fazer oferendas e ouvir os monges receitarem orações.

A entrada é gratuita. No entanto, é preciso ir com trajes discretos em forma de respeito e para entrar nos edifícios tem que retirar os calçados.

Chinpracha House 

Você que gosta de histórias e explorar artefatos de época tem que colocar o museu Chinpracha House no seu roteiro de Phuket, ele foi construído em 1903 e o seu edifício demonstra toda a influência sino-portuguesa.

Diariamente é aberto e cobra uma pequena quantia, no valor de R$22,12, um valor simbólico. Você não vai se arrepender da visita, terá a oportunidade de entender de forma profunda e educativa a herança desta cidade

A sua arquitetura mescla elementos europeus e chineses, a casa tem azulejos que vieram diretamente da Itália e móveis chineses. O edifício tem uma boa ventilação e iluminação, graças ao seu pátio central. 

O proprietário original foi um dos pioneiros da indústria de estranho e tinha grande poder na comunidade local, sua casa se tornou um museu de como era a vida da aristocracia de Phuket. 

Phuket Thai Hua Museum 

Para compreender sobre a história dos imigrantes chineses, o museu Phuket Thai Hua Museum garante exposições interativas, em que você poderá interagir durante o tour. Antes do museu ser inaugurado em 2010, funcionava uma antiga escola chinesa. 

A arquitetura é colonial com elementos ocidentais e orientais. Ao passear pelas suas galerias vai conhecer fotografias e artefatos dos imigrantes, como também documentários e vídeos que narram histórias pessoais. 

Hoje em dia, suas descrições são em inglês e tailandês, além de ter disponíveis guias turísticos que proporcionam um passeio mais rico e completo. A entrada é no valor de R$29,20 e fica aberto de segunda a domingo a partir das 9h da manhã até 17h da tarde.

Santuário Jui Tui 

Santuário Jui Tui 

Um dos santuários mais antigos de Phuket é o Jui Tui, fica próximo ao mercado da cidade e a entrada é gratuita. A arquitetura do templo é chinesa, seus telhados são ornamentados, com estátuas de dragões, a decoração é nas cores vermelha e dourada.

No altar tem estátuas de deuses chineses que estão rodeados de oferendas e incensos, se a sua visita for em setembro ou outubro, pode participar do grande Festival Vegetariano, são nove dias de purificação espiritual e física.

Vale mencionar que o santuário foi feito em homenagem ao deus protetor da saúde e da música.

Green Elephant Sanctuary Park 

O Green Elephant Sanctuary Park fica próximo das praias Bang Tao e Surin, é uma reserva que abriga elefantes que foram resgatados de situações abusivas, como trabalhos forçados e maus-tratos. Para que eles pudessem viver livres em um ambiente natural.

Você pode conhecer este belo trabalho de educação e conservação que é realizado em Phuket. Pode alimentar os elefantes com frutas e vegetais, participar dos seus banhos de lama, realizar caminhadas pela floresta, observar o animal em seu hábitat, mas tudo de maneira respeitosa.

Não precisa se preocupar em passar o dia lá, tem áreas para descanso, banheiros. Para ajudar o trabalho que é realizado, nesta reserva tem uma loja de souvenirs que o dinheiro é usado para financiar o parque.

Como é uma atração bastante conhecida da cidade é recomendável fazer a reserva da sua visita antecipadamente, só entra uma quantidade limite de visitantes.

Chillva Market 

Chillva Market 

Que tal experimentar os sabores mais marcantes de Phuket? No seu mercado noturno Chillva Market tem diversos contêineres coloridos e barracas que vendem comida  e bebidas.

Além de ser bastante animado, com música ao vivo e luzes cintilantes, que promovem uma atmosfera descontraída. Você tem a oportunidade de escolher entre diversos pratos tailandeses e internacionais para provar e bebidas, como sucos frescos, coquetéis e chá tailandês.

Vai encontrar também algumas pequenas lojas que comercializam roupas, artesanato, acessórios, produtos típicos e souvenirs, aproveite para garantir seus presentes da viagem.

O mercado funciona de quinta a sábado, das 17h às 23h. É recomendável chegar cedo para não enfrentar multidões e conseguir fazer o seu passeio com tranquilidade e sem pressa.

Monkey Hill Viewpoint

Monkey Hill Viewpoint

O mirante Monkey Hill Viewpoint é uma das atrações mais visitadas de Phuket, fica na colina Toh Sae, além de proporcionar uma visão privilegiada da região, é uma área onde vivem macacos que são amigáveis.

A sua infraestrutura é boa para receber visitantes, tem bancos e equipamentos para exercícios físicos. Precisa ser levado em consideração não alimentar ou provocar os macacos, apesar de serem tranquilos, eles são animais imprevisíveis.

O melhor horário para ir contemplar a costa e suas montanhas ao redor é no final do dia para presenciar o pôr do sol. 

Tenha uma viagem inesquecível para Phuket! 

Quantos dias ficar em Phuket?

Phuket é a maior ilha da Tailândia, tem diversos pontos turísticos e atrações, para conseguir aproveitar e viver algumas experiências é recomendável ficar no mínimo de 4 a 7 dias.

Para conseguir conhecer suas principais praias, realizar excursões, visitar seus templos e degustar da culinária dos seus mercados tailandês.