Conservatória, RJ: informações, mapa e pontos turísticos

Capital da seresta, Conservatória, RJ, é um destino cercado por montanhas e com muitas histórias para contar aos seus visitantes.

Localizado no Vale do Café, o destino ainda preserva construções antigas do período em que a produção de café vivia seu ápice, o que fazia da região uma das mais importantes na produção do grão no século XX.

Mesmo depois de séculos, o vilarejo ainda preserva aquela atmosfera do passado com casarões em estilo colonial e fazendas de café, que levam seus visitantes para uma “viagem ao tempo”. 

Além de histórias, os cenários naturais da região coroam os roteiros turísticos com muita beleza. Vem conhecer essa cidade cheia de encantos!

Verifique as passagens aéreas com os melhores preços neste link!

Conservatória, RJ: conheça a cidade da seresta!

Para os turistas que querem fugir do agito e passar um final de semana entre as montanhas, a cidade de Conservatória é o destino ideal.

Cercada pela Serra da Beleza, o antigo vilarejo apresenta aos seus turistas locais históricos, como igrejas, cinemas, túneis e museus, que guardam as memórias do ciclo do café e também contam como a cidade se tornou a capital da seresta.

Como se não bastasse, as belezas naturais da região também tornam as experiências dos turistas ainda mais gostosas, já que o contato com a natureza se faz sempre presente. Sem falar da gastronomia local, que é uma delícia.

História de Conservatória, RJ

História de Conservatória, RJ
Fonte: Jonathan Wilkins / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

A história de Conservatória, RJ, remonta para o final do século XVIII, quando a região era uma reserva dos índios Araris. 

Segundo registros, em 1826, essa localidade tinha índios aldeados na reserva, que depois foram exterminados com a chegada dos colonizadores.

Mas a região viveu seu esplendor durante o ciclo do café, no século XX, quando o vilarejo cresceu e prosperou como uma importante ligação na produção e circulação do grão no país.

Na época, o vilarejo possuía mais de 100 fazendas de café, que abrangiam o antigo caminho ferroviário, passando por Minas Gerais até o estado do Rio de Janeiro, de onde seguia para o porto e outras localidades do país.

Em que estado fica Conservatória?

Pretende incluir o destino seu roteiro de férias, mas fica em dúvida em que estado fica Conservatória? 

Saiba que esse vilarejo cheio de charme é um distrito do município de Valença no Rio de Janeiro.

Com população de pouco mais de 4 mil habitantes, ela fica bem pertinho da capital fluminense, fazendo divisa também com o estado de Minas Gerais, mais precisamente com as cidades de Pentagna, Parapeúna e Santa Isabel do Rio Preto.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Como chegar em Conservatória, RJ?

    A pouco mais de 140 km da cidade do Rio de Janeiro, a forma mais comum para chegar ao destino é desembarcar em um dos aeroportos da capital e depois seguir viagem de ônibus ou de carro.

    Para quem quer descobrir como chegar em Conservatória, RJ, há três empresas que fazem o percurso até a cidade, que é a Viação Util, Viação Barra do Piraí e Viação Senhor dos Passos.

    Mas se você quer aproveitar para conhecer as belezas naturais da região, que tal fazer o trajeto de carro? 

    Composto de curvas sinuosas, que exigem sua atenção, os cenários até Conservatória vão te surpreender, tamanha a sua beleza. 

    Passagens aéreas para Conservatória

    Se você é aquele tipo de viajante que está sempre procurando os menores preços, seu lugar é na nossa plataforma de buscas, Passagens Promo.

    Passagens até os aeroportos do Rio, para viajar para Conservatória!
    Passagens aéreas saindo de

    Para conhecer a cidade de Conservatória com economia, comece a fazer as suas pesquisas pelos voos mais baratos do mercado com bastante antecedência, pois os preços das passagens sobem em datas mais próximas ao embarque.

    Na nossa plataforma, você tem a oportunidade de simular voos em diferentes dias, horários e companhias aéreas, a fim de garantir aqueles preços que cabem no seu bolso.

    Basta digitar a cidade de origem, o destino de viagem e as datas de ida e volta. Em seguida, o nosso sistema te apresentará uma lista completa das opções de passagens aéreas.

    Para não perder nenhuma novidade e ofertas, ative o nosso alerta de preços, que disparar notificações sempre que o trecho selecionado entrar em promoção!

    Mapa de Conservatória, RJ

    Embora seja um vilarejo pequeno de menos de 5 mil habitantes, é sempre bom ter um mapa de Conservatória, RJ, para entender como chegar ao destino e as principais atrações da região.

    Confira esse guia que preparamos para você visualizar onde a vila fica no mapa e as rotas mais fáceis para acessá-la.

    Conservatória: pontos turísticos

    Para explorar cada cantinho desse vilarejo cercado pela natureza e cheio de história, montamos uma lista com os pontos turísticos de Conservatória, RJ, que você não pode perder. Dá uma olhadinha nas nossas dicas!

    Casa de Cultura

    A Casa de Cultura é uma das atrações mais visitadas do vilarejo, principalmente, porque conta um pouco sobre a história das serestas, já que Conservatória é considerada a capital desse estilo musical.

    O antigo casarão em estilo colonial pertenceu ao Barão do café Francisco Leite Ribeiro e, hoje, abriga memórias importantes da região. 

    Um dos espaços é dedicado a um acervo do antigo Museu da Seresta e outro para exposições temporárias.

    É possível conhecer ainda obras de arte de artistas locais e um acervo de rádios e aparelhos eletrônicos antigos, usados entre as décadas de 1920 até 1990.

    Ao visitar o local, aproveite também para fazer um tour pelo centro histórico de Conservatória, RJ, repleto de casarões antigos, que revelam o apogeu da região durante o ciclo do café. 

    Caminhe a pé pelas ruas de pedras e visite lugares, como a Igreja Matriz de Santo Antônio, inaugurada em 1868.

    Cachoeira da Índia

    Cachoeira da Índia
    Fonte: Robson Vianna / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    Cercada por montanhas, o vilarejo não vive apenas de história, suas paisagens naturais proporcionam momentos incríveis aos seus turistas. 

    Não deixe de visitar a Cachoeira da Índia, que possui uma queda d’água tímida, mas onde dá para se refrescar e curtir o cenário.

    Em uma das pedras da cachoeira, é possível ver uma estátua dourada feita de bronze, que representa uma estranha mulher sentada. Vale a pena dar uma pausa e passar algumas horas relaxando na região.

    Cine Centímetro

    Na hora de escolher o que fazer em Conservatória, reserve um espaço na sua programação para visitar o Cine Centímetro, uma réplica idêntica do extinto Cine Metro Tijuca, que funcionou na capital carioca por muitos anos, mas foi demolido em 1977.

    Respeitando as devidas proporções, a atração foi criada pelo cinéfilo Ivo Raposo, que trouxe itens e mobílias, como tapete, tela, poltrona, lustres, letreiros e até bilheteria do antigo cinema.

    O resultado disso foi uma versão menor do antigo cinema, que fez tanto sucesso na década de 1970. Para tornar o cenário ainda mais real, é possível ver uma réplica do antigo Café Palheta.

    Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, e muito mais! Clique aqui e confira.

    Locomotiva 206

    Locomotiva 206
    Fonte: Newton Paz Peres / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    Entre os pontos turísticos de Conservatória está a Locomotiva 206, que fica instalada na Antiga Estação Ferroviária. 

    O antigo veículo circulou pelas ferrovias brasileiras entre os anos de 1912 e 1926 durante os tempos gloriosos vividos pelo Vale do Café.

    Inclusive, a linha por onde passava essa locomotiva foi inaugurada em 1883 pelo imperador Dom Pedro II e foi usada por quase 80 anos para carregamento de café e transporte de passageiros até que foi desativada, em 1961.

    Serra da Beleza

    As paisagens naturais da Serra da Beleza também serão companhia durante o seu roteiro da cidade, mas para apreciá-las de perto, que tal subir até o mirante, de onde você tem um visual belíssimo das montanhas.

    Além de admirar as belezas da serra, saiba que ela também é cercada por curiosidades. 

    Segundo pesquisadores, essa região tem uma grande concentração de areia monazítica, que acreditam serem substâncias que poderiam abastecer discos voadores.

    Túnel que Chora

    Túnel que Chora
    Fonte: Halley Pacheco De Oliveira / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    Na sua viagem para Conservatória, visite também o Túnel que Chora, chamado oficialmente de Túnel Maria Nossar, com mais de 100 metros de comprimento e cinco de largura.

    Inaugurado em 1883 como passagem da linha férrea, o túnel fazia a ligação do vilarejo com outras cidades do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

    O local quase foi destruído por conta das obras de expansão da rodovia RJ-137, mas ele acabou sendo preservado e hoje é uma atração turística muito visitada na região.

    Ponte dos Arcos

    A Ponte dos Arcos é um ponto de fotos e que merece estar no seu roteiro de viagem. 

    Inaugurada em 1883, a construção centenária fazia parte da Estrada de Ferro Santa Isabel, uma via por onde percorriam os trens que transportavam passageiros e sacas de café.

    Depois de anos de funcionamento, a linha férrea foi desativada em 1960, mas a estrutura de arcos permanece intacta, sendo procurada também para escalada, além de embelezar ainda mais os cenários.

    Fazenda Florença

    Fazenda Florença
    Fonte: Pxhere / CC0

    Jamais vá embora de Conservatória, Rio de Janeiro, sem antes conhecer a Fazenda Florença. Ao visitar a propriedade é fácil observar o período glorioso das antigas fazendas de café. 

    O principal casarão da fazenda é datado do ano de 1852 e possui uma arquitetura influenciada pelo estilo neoclássico francês, que leva seus visitantes para uma “volta ao passado”.

    Além da sua estrutura preservada, no interior do edifício é possível ver peças decorativas e mobiliários que fazem referência ao período do ciclo de café e com traços do estilo europeu.

    Restaurantes em Conservatória, RJ

    Além de atrações regadas de história e cenários naturais de tirar o fôlego, saiba que a gastronomia da região também é o ponto alto dos roteiros turísticos, pois, restaurantes em Conservatória, RJ, não faltam.

    Um dos locais que fazem o maior sucesso entre os turistas e também moradores locais é o Restaurante Mirante da Serra que, além de comida deliciosa feita em fogão à lenha e com um toque mineiro, também oferece um visual belíssimo das montanhas.

    Outra opção é o Restaurante Do Ré Mi, que serve uma gastronomia de primeira com pratos de dar água na boca, como pizzas, porções, feijoada e muito mais. 

    O Bistrô do Poeta é um local para quem gosta de uma dose de requinta. Com uma proposta mais sofisticada e romântica, o menu possui pratos variados para agradar a todos os paladares. 

    Experimente o filé mignon com arroz à Piamontese, o Escondidinho e as Bruschettas, que são deliciosas.

    Outro lugar muito apreciado pelos visitantes é a Cachaçaria Vilarejo, onde os visitantes podem aprender sobre a fabricação da bebida e ainda comprar produtos regionais, como mel, melado, torresmo, café, rapadura, linguiça e muito mais. 

    Onde se hospedar em Conservatória?

    Onde se hospedar em Conservatoria?
    Fonte: Elquarto / Pousada & Camping Serras Verdes

    Embora seja um vilarejo pequeno no interior fluminense, não precisa se preocupar sobre onde se hospedar em Conservatória, pois o destino possui ótimas opções de acomodações, desde pousadas mais econômicas, até hotéis e resorts com excelente estrutura.

    Para os turistas que não querem investir muito em acomodações, a Pousada das Bromélias, Pousada Luar da Serra e os Chalés Verde Vida são ótimas opções.

    Quem está em busca de acomodações com ótimo custo benefício, vale considerar hotéis como: o Hotel Fazenda Florença, Hotel Fazendo Rochedo e a Aldeia das Águas Park Resort.

    Se você quer garantir as melhores opções de hospedagem no distrito, faça as suas buscas no nosso site comparador, ElQuarto, que reúne as ofertas mais vantajosas e os preços mais baixos do mercado.

    O que fazer em Conservatória no final de semana?

    Uma coisa certa: o que fazer em Conservatória no final de semana não será um problema, pois em dois dias dá para conhecer e muito as melhores atrações do destino.

    Dessa forma, ao chegar na cidade, no primeiro dia, não deixe de visitar a Casa de Cultura, a Locomotiva 206, o Cine Centímetro e o Túnel que Chora.

    No segundo dia, dedique-se a conhecer as belezas naturais da região, como a Serra da Beleza, a Cachoeira da Índia e faça uma parada na Fazenda Florença

    Cotação de passagens aéreas para Conservatória, RJ

    O vilarejo de Conservatória, RJ, é um destino surpreendente e, com certeza, você também ficará encantado com suas belezas naturais, histórias e atrações.

    Para curtir tudo que o lugar tem de melhor e ainda economizar durante a sua viagem, faça as suas buscas na nossa plataforma comparadora, Passagens Promo, para encontrar promoções imperdíveis.

    Viaje para Conservatória desembarcando nos aeroportos do Rio de Janeiro!
    Passagens aéreas saindo de
    Latam Brasil CGH São Paulo SDU Rio de Janeiro 23 Nov 27 Nov R$ 220 Azul CAW Campos SDU Rio de Janeiro 22 Out 27 Out R$ 236 Azul CAW Campos SDU Rio de Janeiro 26 Nov 29 Nov R$ 274 Latam Brasil GRU São Paulo GIG Rio de Janeiro 23 Nov 26 Nov R$ 289 Gol GRU São Paulo GIG Rio de Janeiro 07 Dez 12 Dez R$ 297 Ver mais ofertas

    Lembre-se de ativar o alerta para ser notificado sempre que o trecho desejado entrar em promoção. Aproveite e siga as nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade.

    Deseja conhecer as belezas do interior fluminense com economia? De Promo você pode!


    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Ilha da Madeira, RJ: Uma das mais belas praias no Rio de Janeiro!

    Ilha da Madeira, RJ: Uma das mais belas praias no Rio de Janeiro!

    Pontal do Atalaia: como ir, o que fazer e dicas de viagem pela região

    Pontal do Atalaia: como ir, o que fazer e dicas de viagem pela região

    Mangaratiba, RJ: informações, o que fazer e dicas de viagem

    Mangaratiba, RJ: informações, o que fazer e dicas de viagem

    13 Lugares para tomar café da manhã no Rio de Janeiro

    13 Lugares para tomar café da manhã no Rio de Janeiro

    Niterói, RJ: informações, mapa e o que conhecer pela cidade

    Niterói, RJ: informações, mapa e o que conhecer pela cidade

    Praias de Niterói: 10 paraísos para conhecer na cidade fluminense

    Praias de Niterói: 10 paraísos para conhecer na cidade fluminense