Córdoba: centro cultural e histórico da Espanha 

Córdoba é uma cidade onde o multiculturalismo está vivo, devido a isso há uma variedade de pontos turísticos que refletem a herança histórica, artística e cultural acumulada ao longo dos séculos.

Turistas curiosos e que gostam de lugares autênticos precisam escolher essa cidade espanhola para conhecer. Não tem como não ficar impressionado. 

Onde fica Córdoba? 

Córdoba é uma cidade considerada Patrimônio Mundial da UNESCO por causa das suas ruas estreitas e a herança cultural. Localizada em Andaluzia, na Espanha, especificamente às margens do Rio Guadalquivir e na Serra Morena. 

A localização permite facilidade para os turistas que desejam explorar a Espanha, a cidade fica aproximadamente 119 km de Sevilha e 130km de Granada.

Foi formada pelos romanos e no período Islâmico  ganhou mais destaque, especialmente nos séculos X e XI, sendo um centro cultural, econômico e religioso. 

O que chama atenção dos seus turistas é a chance de compreender sobre como era a convivência entre mulçumanos, judeus e cristãos. 

Como ir do Brasil a Córdoba? 

A viagem do Brasil a Córdoba tem conexão, a maioria acontece nas grandes cidades espanholas, como Málaga , Madrid  ou Barcelona . Geralmente, escolhem fazer em Madrid. 

Você pode pegar um trem de alta velocidade e o trajeto dura em torno de 1h40min, são confortáveis e seguros. Quem deseja economizar pode ir de ônibus, porém, a viagem demora um pouco mais, em média são 4 a 5 horas. 

Para viver uma experiência mais emocionante, antes de decolar faça a contratação de um carro e quando chegar no aeroporto estará à sua espera. Poderá explorar as paisagens da Espanha e fazer paradas em outras cidades, além de ter mais autonomia e flexibilidade. 

Em relação ao visto, não é necessário se a ida a Córdoba for a turismo e não ultrapassar mais de 90 dias. Menos uma preocupação, e se você escolher alugar um carro, peça a liberação para dirigir com antecedência para evitar algum transtorno.

Evite dores de cabeça e antes de realizar a contratação do carro, procure uma agência confiável. Uma boa ideia é entrar em contato com pessoas que já foram para Espanha e realizou a contratação. Dessa forma, vai saber quais empresas são comprometidas e tem os melhores benefícios.

Qual é a melhor época para visitar Córdoba? 

A decisão da melhor época para viajar a Córdoba é particular. Cada viajante precisa refletir e analisar qual irá oferecer mais passeios da sua preferência. 

No entanto, uma época se destaca mais, é a primavera (abril a junho) com boas temperaturas, nem calor e nem frio demais e também é quando ocorre duas grande festas, são elas: Festival de los Pátios e a Semana Santa.

Quem quiser explorar a cultura local e vivenciar um momento intrínseco de Córdoba, o ideal é viajar na primavera. Uma boa opção também é o outono (setembro a novembro) é menos movimentado, suas hospedagens e outros serviços ficam mais em conta. E a atmosfera da cidade fica aconchegante. 

Muitas pessoas escolhem viajar para um destino europeu no verão (julho e agosto), porém como Córdoba é mais voltada para passeios históricos, não é tão agradável ter que explorar a cidade em temperaturas quentes. 

O inverno (dezembro a fevereiro) também é um período perfeito para viver momentos especiais, seus mercados de natal carregam toda a beleza do espírito natalino . E você não irá sofrer nenhum um pouco nas atrações fechadas. 

Passagens Promo o melhor parceiro de viagem

Experimente a cultura local

Cada destino oferece experiências locais é uma excelente forma para se sentir parte e conhecer um pouco da cultura.

Durante a sua viagem a Córdoba, você pode ter a chance de vivenciar situações que são capazes de contribuir para uma viagem mais completa e enriquecedora. Saiba quais são!

Banhos Árabes

A cidade carrega traços das tradições mouriscas e você pode realizar banhos relaxantes no centro histórico. Os banhos termais estão próximos à Mesquita-Catedral e oferecem aos seus banhistas a oportunidade de conhecer os tempos passados. 

O complexo tem piscinas termais, salas de vapor e locais específicos para descanso. Para garantir uma experiência viva, a decoração com mosaicos, arcos e luzes suaves das velas trazem todo o charme dos antigos árabes de Córdoba.

Se você quiser também pode fazer uma massagem relaxante com óleos essenciais, são bastante usados flores de laranjeira e argão produzidos na região. 

Assistir uma apresentação de Flamenco

Uma das expressões culturais de Andaluzia são apresentações de flamenco. Muitas delas envolvem a música, o canto e a dança. Há diversos lugares em Córdoba que oferecem aos seus visitantes a chance de sentir um pouco da cultura local. 

Você pode acompanhar um show no Tablao em Cardeal, vizinho a Mesquita-Catedral, diversos artistas renomados do país fazem suas apresentações. Outro lugar para assistir é o Centro Flamengo Fosforico, um espaço cultural do Flamenco.

Além disso, também tem exposições gratuitas que abordam a história do estilo musical de Andaluzia. É uma oportunidade de compreender melhor a cultura local e sobre essa expressão.

A Casa de Flamenco Arte y Sabores de Córdoba é um lugar animado e também tem apresentações, serve tapas e vinhos locais. Tenha certeza que dedicar uma noite para assistir um show de flamenco irá resultar em boas memórias.

Visite os mercados locais 

Sinta um pouco do cotidiano de Córdoba em uma visita aos seus mercados locais. Eles misturam gastronomia, cultura e história em um mesmo lugar, além de conhecer mais aspectos sobre os cordobeses e degustar a culinária local.

Um dos mercados mais famosos é o Victoria, no pavilhão histórico da cidade. Considerado o primeiro mercado gastronômico de Andaluzia, suas barracas oferecem tapas e outros pratos tradicionais, além dos vinhos regionais. Não deixe de experimentar o presunto ibérico e o salmorejo, verdadeiras iguarias locais. 

Na Plaza de la Corredera tem outro mercado, com barracas diversas, você irá encontrar frutas, legumes, carnes e queijos, garantindo mais proximidade com os locais.  Conheça um pequeno mercado tradicional, com produtos frescos e artesanais, o Mercado Sánchez Pena que transmite uma atmosfera autêntica.

Sem dúvidas, fazer esse passeio nos mercados é vivenciar um pouco da cultura local. Explorar seus artesanatos feitos à mão, como cerâmicas e artigos de couro. Você também pode interagir com os locais e descobrir histórias fascinantes da região.

Explore Montilla-Moriles 

Aos apreciadores de vinho é recomendável conhecer Montilla-Moriles, uma região ao sul de Córdoba, conhecida pelos seus renomados vinhos. Há um vinho que é produzido por fermentação natural e o sabor é seco, experimente com tapas e queijo.

Outro que você não pode deixar de degustar é o Soleraje, um vinho envelhecido em barris e tem um sabor marcante. O Uva Pedro Ximénez é um mais doce e com notas intensas.

Para provar de forma autêntica, visite suas vinícolas que oferecem um tour completo, desde o processo de produção ao engarrafamento. No final, você pode optar por fazer um almoço ou piquenique acompanhado pelos seus vinhos.

Além disso, a região surpreende com sua paisagem encantadora e seus olivais. E se a viagem for em abril pode participar do Cata del Vini Montilla-Moriles e em setembro das festas de colheitas. 

Pontos turísticos em Córdoba 

Uma boa maneira de compreender mais sobre a trajetória de um destino é visitar seus principais pontos turísticos. Na maioria das vezes, são catedrais, mesquitas e centros históricos.

Em cada lugar uma parte da história é revelada. Por isso, conhecer os mais importantes é como se estivesse montando um quebra cabeça. Veja o que explorar em Córdoba.

Mesquita-Catedral de Córdoba 

Mesquita-Catedral de Córdoba 

Fundada para ser uma mesquita e alguns anos depois tornou-se catedral. Localizada no centro da cidade foi construída em 785 pelo mulçumanos e após a Reconquista em 1236 ficou sob o domínio cristão. 

A mesquita original tinha uma arquitetura com bosque de colunas e arcos bicolores e na conversão em catedral foi acrescentada uma nave renascentista no centro. Dessa forma, mesclou ambos os estilos arquitetônicos promovendo algo novo e autêntico 

Ao entrar, você irá se deparar com o Mihrab com mosaicos dourados e o nicho para meca. Seus arcos e colunas chamam atenção tanto pela quantidade quanto pela beleza, são 850 colunas de mármore, jaspe e granito.

Com a Reconquista ganhou capelas cristãs no estilo renascentista e barroco. Vale a pena fazer uma visita a este ponto turístico que esbanja uma beleza sem igual. 

Existe até visitas guiadas com iluminação especial que possibilita aos seus visitantes ter uma visão ampla e compreender cada detalhe da atração. Não deixe para comprar o ingresso na hora, garanta o seu antes de ir a catedral.

Museu Casa de Sefarad

No bairro judeu de Córdoba, você encontra o Museu Casa de Sefarad, um lugar que apresenta a história e a herança dos judeus ibéricos. Localizado em uma antiga casa do século XIX, é próxima da antiga sinagoga da cidade. O lugar oferece uma verdadeira viagem ao tempo.

O museu é dividido em salas temáticas, uma delas é dedicada à vida doméstica, com objetos que fizeram parte do cotidiano, desde roupas a instrumentos musicais. Existe a seção voltada a religião e festas, exibe textos sagrados e aborda celebrações judaicas.

Para explicar melhor como ocorreu a expulsão, tem uma sala dedicada somente a isso, onde mostra o que aconteceu após 1492. Além disso, pode conhecer uma biblioteca com uma rica coleção de manuscritos e livros antigos.

Aproveite que está próximo da sinagoga e dedique um tempo para conhecê-la e também explorar outras atrações que estão na região. 

Ponte Romana de Córdoba

Ponte Romana de Córdoba

Um dos símbolos emblemáticos de Córdoba é a Ponte Romana, também chamada de Ponte Velha, que conecta o centro histórico às margens do rio. Construída no século I a.C no período romano e teve grande relevância no comércio e transporte local.

Ao decorrer dos séculos, ela foi reconstruída e reformada diversas vezes, especialmente no período islâmico e medieval. Hoje em dia, sua arquitetura é do século VIII com elementos mouriscos, seus 16 arcos de pedra trazem uma imponência para ponte de 331 metros de comprimento.

Na ponte romana, você consegue avistar o Arco de Triunfo, a Torre de la Calhorda e algumas outras atrações. 

Escolha ir no fim do dia para assistir ao pôr do sol, o cenário é deslumbrante. Ótimo para fazer caminhadas e até participar de alguns eventos culturais que são promovidos esporadicamente.

Torre de la Calahorra

Torre de la Calahorra

No lado sul da ponte tem a Torre de la Calahorra, uma fortaleza medieval construída pelos mulçumanos com o objetivo de proteger a cidade. Em 1236 com a Reconquista a torre permaneceu na função militar a favor dos cristãos.

Atualmente a torre tem um Museu Vivo de

Al-Andalus que aborda sobre a convivência  harmoniosa das culturas islâmica, cristã e judaica na época de Al-Andalus, são diversas maquetes, artefatos e audiovisuais usados para contar a trajetória.

Faça um tour pela fortaleza para conhecer sua arquitetura militar e os três lugares que estão interligados com uma escadaria interna que leva aos andares. Suba ao topo da torre para contemplar o cenário do rio, a Ponte Romana e a Mesquita-Catedral.

Bairro Judeu de Córdoba

Bairro Judeu de Córdoba

O Bairro Judeu de Córdoba é parada obrigatória, próximo à Mesquita-Catedral é composto por ruas estreitas semelhantes a labirintos, casas brancas e pátios floridos, além de abrigar famosos monumentos da comunidade judaica.

Visite a Sinagoga de Córdoba de 1315 no estilo medieval, seu interior é surpreendente com arabescos e inscrições em hebraico. Garante viva a cultura do judaísmo. 

Passe na Casa de Sefarad, um museu que permeia a história sefardita por meio de exposições. Em seguida, conheça a Estátua de Maimônides de um filósofo e médico judeu nascido na cidade. A estátua é localizada na Plaza de Tiberíades, afirmam que um toque em seus pés atrai boa sorte. 

Fique encantado na Calleja de las Flores, uma rua repleta de flores em vasos pendurados nas paredes, promovendo um cenário autêntico para belas fotos e também vista da Mesquita-Catedral ao fundo.

Reserve um tempo para conhecer seus restaurantes tradicionais e se deliciar com seus pratos típicos. Não saia do bairro sem passar nas lojas de cerâmicas, de artigos em couros e joias. 

O melhor horário para realizar o passeio é durante a manhã para evitar um fluxo alto de turistas e aproveitar da luz suave do sol para garantir suas fotos.

Gaste pouco e viva momentos marcantes 

4 pratos típicos para provar em Córdoba

Na viagem a Córdoba organize seu tempo para dedicar um momento para conhecer seus restaurantes tradicionais e a herança multicultural dessa cidade espanhola. 

Descubra quais são os 04 pratos típicos que você não pode ficar sem experimentar e que apresenta de forma significativa a culinária local:

Veja Também: