* TEXTO ATUALIZADO NO DIA 09/11/2020, ÀS 17 HORAS.
Vai tirar férias? Saiba sobre coronavírus e viagens. Seja para passeios nacionais ou internacionais.
As atualizações a cerca da contaminação pela Covid 19 estão em mudança constante, por isso, quem vai viajar precisa estar sempre em busca de informações.
Esse artigo, tem como objetivo informar a respeito das medidas de segurança que estão sendo adotadas nas companhias aéreas, bem como abordar o que os passageiros precisam saber para se prevenir.
Para ter informações aprofundadas sobre a contaminação, número de infectados e as medidas seguidas por cada país, acompanhe os órgãos oficiais como o Ministério da Saúde e a OMS.
Agora, se você vai viajar nos próximos dias e meses, continue lendo para saber como se prevenir, ao mesmo tempo que aproveita os seus dias de férias.
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Índice
Coronavírus e viagens: o que devo saber?
O aumento dos casos do novo coronavírus no mundo está preocupando pessoas que já tinham passagens compradas para locais que, hoje, sofrem as consequências da pandemia.
Desde janeiro, vários voos para a China foram cancelados, museus da França foram fechados, a Itália entrou em quarentena e muitos países tomam as precauções que precisam para evitar o aumento da pandemia.
Agora, depois de mais de 8 meses, muitos países e cidades estão flexibilizando a quarentena e possibilitando que os turistas voltem a frequentar os locais, desde que tomando uma série de precauções.
Mas ainda há razão para alarde? O que fazer com as passagens e reservas já compradas?
Respondemos a essas e outras perguntas ao longo deste artigo. O objetivo é deixar os passageiros cientes da situação, para que, se estiverem confortáveis, possam fazer uma excelente viagem.
CORONAVÍRUS E AS PASSAGENS AÉREAS: COMO PODEMOS TE AJUDAR
É importante ressaltar que o Passagens Promo entende e respeita a decisão dos seus clientes em adiar ou cancelar as suas viagens.
Sua segurança sempre será prioridade, principalmente diante de uma situação atípica como a pandemia atual.
Se você tem viagens marcadas para lugares que estão sendo afetados pelo coronavírus, considere cancelar a viagem e ficar com o crédito oferecido pela companhia aérea. Esse procedimento é isento de multas.
O fechamento de fronteiras e as recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde) têm um forte impacto na decisão de muitos passageiros em alterar seus destinos de férias.
Por isso, o nosso atendimento estará à disposição para auxiliá-los em caso de dúvidas e demandas, da melhor forma possível.
Pedimos um pouco de paciência, pois no momento, estamos sobrecarregados com os pedidos de cancelamento e adiamento de viagens.
Por conta disso, procuramos priorizar os casos emergenciais de viagens mais próximas.
Mas não se preocupe! Estamos fazendo o possível para manter o nosso fluxo, assim possibilitamos que todos sejam devidamente atendidos.
A nossa principal orientação nesse momento, é que os nossos clientes procurem solicitar o cancelamento com crédito ou adiamento da viagem.
Assim, eles poderão garantir as condições da compra e obter o benefício de ser isento de multas. Não deixe de conferir as condições e datas estabelecidas por cada companhia aérea.
Deixaremos as nossas plataformas o mais atualizadas possível. Assim, mantemos você bem informado diante dessa situação.
Principalmente sobre os processos referentes aos adiamentos, compras, vendas ou cancelamentos de passagens aéreas.
Para auxiliar nesse processo, caso o cliente opte por solicitar o cancelamento com crédito, preparamos este formulário para agilizar o atendimento.
CORONAVÍRUS E O TURISMO
Estamos, como já dissemos, vivendo um momento atípico em que diversos setores da economia estão sofrendo com o avanço do novo coronavírus. O setor do turismo é um dos mais impactados.
E por sempre priorizar a transparência e sinceridade em todos os nossos processos com o nosso público, pedimos, encarecidamente, que se você tiver a chance de adiar a sua viagem ao invés de cancelá-la, adie.
Nos ajude a atravessar JUNTOS este momento delicado do nosso planeta. Essa crise irá passar e você voltará a viajar e viver experiências incríveis! E se nos permitir, adoraríamos fazer parte dessa trajetória!
Vamos fortalecer o turismo: adie sua viagem para um futuro próximo!
Confira no final deste artigo as principais medidas tomadas pelas companhias aéreas diante da situação atual.
O que é o coronavírus?
O coronavírus é basicamente uma família de vírus que causa infecções e complicações respiratórias.
O novo coronavírus, ou COVID-19, é um novo agente desse vírus, e foi descoberto apenas no fim de dezembro de 2019.
O que pouca gente sabe é que a maioria das pessoas já foi infectada por essa família de vírus ao menos uma vez na vida.
Os tipos mais comuns do vírus estão entre os mais comuns a atingir crianças, por exemplo.
Variações mais antigas do coronavírus já são velhas conhecidas dos cientistas: SARS-CoV e MERS-CoV já fizeram vítimas mundo afora e foram devidamente controladas.
Agora, o desafio é outro: pesquisadores e especialistas hoje estudam o COVID-19 em busca de respostas sobre o vírus, que surgiu no fim de 2019 com novas características.
Como o coronavírus é transmitido?
O primeiro tipo de coronavírus, descoberto na década de 1930, chegou aos humanos por contato com animais: gatos e dromedários foram os agentes que nos trouxeram a Sars e a Mers, respectivamente.
Desta vez, porém, ninguém sabe como a primeira transmissão ocorreu.
O que se sabe é que agora a infecção vai de pessoa para pessoa. Especula-se que uma vítima do novo vírus possa transmiti-lo para outras duas ou três pessoas.
A transmissão acontece pelo ar ou pelo contato pessoal com secreção contaminada, como gotículas de saliva, espirro, catarro, tosse ou mesmo o contato com objetos ou superfícies contaminadas.
No entanto, não há motivo para pânico: para termos de comparação, um vírus comum da gripe tem contágio muito mais intenso do que o novo coronavírus.
Quais são os sintomas do coronavírus?
Os sintomas do COVID-19 são, em geral, semelhantes aos de um resfriado comum: febre, tosse e dificuldades para respirar. As pessoas que têm a doença também apresentam falta de apetite, e falta de olfato.
Boa parte dos sintomas atinge as vias respiratórias e pode gerar complicações como pneumonia em pessoas com sistema imunológico comprometido, demandando mais cuidado para superar a doença.
O que é período de incubação?
O período de incubação é, basicamente, o tempo entre a transmissão do vírus e o surgimento dos primeiros sintomas no paciente.
No caso do COVID-19, esse período pode variar entre 2 e 14 dias.
Vale lembrar que a transmissão viral acontece apenas quando o paciente apresenta sintomas, ou seja: casos assintomáticos ou que estejam no período de incubação não são contagiosos.
Existe algum tipo de tratamento?
Ainda não existe um tratamento específico para o COVID-19. Em geral, é indicado ao paciente que descanse e se mantenha hidratado, além de ser medicado em caso de febre e dor.
Para alívio da tosse e da dor de garganta, recomenda-se o uso de umidificador de ar no ambiente ou até mesmo um banho quente.
Se os sintomas persistirem ou se apresentarem em maior gravidade, procure assistência médica.
Como posso me prevenir?
A prevenção é, de fato, o melhor remédio em relação ao novo coronavírus. Existem cuidados básicos que ajudam a diminuir os riscos de contrair ou transmitir o COVID-19.
O Ministério da Saúde recomenda que as mãos sejam frequentemente lavadas com água e sabonete por, no mínimo, 20 segundos. Você pode usar, também, desinfetantes à base de álcool para essa limpeza.
Lembre-se de não colocar as mãos em qualquer parte do rosto se não tiver lavado as mãos. Também vale a pena evitar o contato com pessoas doentes.
Não se esqueça de proteger boca e nariz ao tossir, se possível, com lenço de papel. Em seguida, jogue o lencinho no lixo.
Lembre-se de limpar e desinfetar objetos tocados com frequência, como telefone, controle de televisão ou até interruptores de luz.
Por fim, uma dica importante: se estiver doente, evite o contato com outras pessoas.
Fique em casa para evitar uma potencial proliferação dos casos de COVID-19 e só deixe o repouso caso precise de cuidados hospitalares.
O uso da máscara também é imprescindível, tanto para evitar pegar o vírus, quanto para evitar a transmissão. Se você está flexibilizando e saindo de casa, use sempre a máscara, ao retirar para se alimentar, por exemplo, coloque em um saco plástico para evitar contaminação.
Seguro viagem e coronavírus: o que ele cobre nesse caso?
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As seguradoras, em geral, não oferecem cobertura médica à lista de “riscos excluídos”, ou seja, casos relacionados a surtos, epidemias ou pandemias.
A crise do COVID-19 foi declarada pandemia no dia 11 de março.
Assim, as seguradoras podem teoricamente deixar de cobrir os custos com despesas hospitalares e médicas para sintomas e tratamento da infecção.
Leia com atenção sua apólice de seguro viagem para descobrir as situações cobertas pela seguradora que você contratou.
Atualmente, algumas seguradoras parceiras oferecem coberturas específicas em caso de confirmação do Coronavírus.
Mas, essa cobertura não entra no DMH (Despesas Médicas Hospitalares). É preciso que no momento da contratação do seguro, seja incluído a despesa específica chamada de “Despesas Médicas e Hospitalares por COVID-19“.
Para saber mais sobre os planos e seguradoras que estão oferecendo esse serviço leia o artigo completo no Seguros Promo.
Coronavírus e viagens: destinos internacionais
Coronavírus e viagens é uma questão global. Já foram registrados casos em todos os continentes, o que gerou iniciativas para reduzir a circulação de pessoas em vários países.
A China chegou a fechar fábricas, a Itália colocou milhões de pessoas em quarentena, a França fechou museus e Israel impediu o acesso de visitantes a monumentos e espaços turísticos.
Dessa forma, é indicado que você procure saber como está a situação no seu destino caso esteja planejando uma viagem ao exterior.
No momento da atualização deste artigo cerca de 100 países estão com as fronteiras abertas para receber turistas brasileiros.
Incluindo países da América do Sul, como a Argentina que passou a receber os brasileiros no mês de novembro.
Esses dados mudam todo os dias, por isso, o viajante precisa estar sempre atendo às novas regras. Alguns países da Europa estão passando pela segunda onda de contaminação e por isso, mesmo depois de um período de flexibilização, estão retornando ao lockdown.
Além disso, mesmo os países que estão abertos para receber brasileiros, têm uma série de medidas que devem ser tomadas.
Devo cancelar a minha viagem por causa do coronavírus?
Depois de meses de pandemia, cancelar ou não uma viagem ainda é uma dúvida muito recorrente. O critério atual fica por conta do viajante e se ele sente ou não seguro para viajar.
As companhias aéreas e os países com fronteiras abertas estão tomando todas as medidas de segurança para evitar o contágio e propagação da doença. Então, se você se sente seguro para viajar, não há porque cancelar.
Mas se você está dentro do grupo de risco, tem um ou mais sintomas da Covid 19, vale a pena pensar em remarcar a viagem para um outro momento.
É importante verificar as condições de remarcação e cancelamento da sua viagem, para que em um caso de imprevisto ou de sintomas em cima da hora da viagem, você saiba como proceder. .
Só se recomenda o cancelamento da viagem nos casos em que o viajante já apresenta sintomas, como febre, tosse e dificuldades para respirar.
Viajar dentro do avião: é seguro?
Está com viagem marcada a lazer ou a trabalho, não pode cancelar e está com medo de ser infectado no avião? Então temos uma boa notícia!
Você vai gostar de saber que o risco de pegar uma infecção viral ao tocar apoio de braço, assentos ou outra superfície da aeronave é bem baixo.
Isso acontece porque os aparelhos de ar-condicionado dos aviões são tão modernos quanto os utilizados em salas cirúrgicas.
Ou seja: quase não existem grandes chances de ser contaminado em um avião, a não ser que você interaja diretamente com passageiros que já estejam contaminados com o coronavírus.
As companhias aéreas estão com medidas de higienização ainda mais severas, desinfectando completamente as aeronaves entre os voos. Também estão sendo tomadas as seguintes cautelas:
- Aferição de temperatura no aeroporto
- Recomendação de check in online
- Algumas companhias estão distribuindo sachês de álcool em gel
- Só é permitido voar usando máscara
Atrações turísticas estarão abertas?
Com a flexibilização e a retomada das viagens turísticas muitas atrações também reabriram pelo Brasil e mundo.
Mas, assim como recomendamos que seja feita uma pesquisa sobre os países que estão aceitando turistas, também aconselhamos que antes de montar o seu roteiro, você se inteire a respeito das atrações que deseja visitar.
Faça um roteiro de viagem flexível, com a possibilidade de mudar ou inserir novas atrações ao longo dos dias de viagem.
Viagens e coronavírus: principais riscos
Busque se informar sobre restrições adotadas pelo país que você pretende visitar e tome cuidado com a contaminação.
Sempre se informe sobre a taxa de contágio e número de infectados do país para onde você está indo. Leia atentamente quais são as medidas de segurança obrigatórias e principalmente, se apresentar febre alta e outros sintomas do Coronavírus, não viaje. Pois, você corre o risco de ser barrado no aeroporto ou na imigração.
Como as companhias aéreas estão lidando com o coronavírus?
O PROCON tem recebido centenas de reclamações de consumidores interessados em cancelar ou remarcar viagens por conta da pandemia que não têm sido atendidos em suas demandas.
As companhias aéreas e agências de viagem, de fato, não têm a obrigação de cancelar a viagem, mas cabe negociação.
O governo brasileiro orienta empresas e clientes a firmarem acordo sobre a questão, como oferta de voos para outros trechos com tarifas promocionais.
Minha passagem já foi comprada, e agora?
Cancelamentos por questões relativas à saúde pública não são previstos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Dessa forma, estamos diante de uma situação extraordinária, que demanda compreensão por parte das companhias aéreas.
De acordo com o PROCON-SP, as companhias aéreas não podem se recusar a oferecer alternativas para o consumidor.
Se você já comprou sua passagem, entre em contato com a companhia aérea para negociar: o Código de Defesa do Consumidor prevê a proteção dos interesses do lado mais fraco, nesse caso, o consumidor.
Quer remarcar seu voo? Você pode fazer sua solicitação de forma simples e rápida, clicando aqui.
Posso trocar o destino da minha viagem?
Por conta da pandemia do coronavírus, muitas companhias aéreas já cancelaram voos para alguns destinos e ofereceram outras rotas como alternativa.
A Associação Brasileira de Agências de Viagens já está em negociação para que fornecedores de pacotes turísticos não imponham multas a consumidores que prefiram adiar ou mudar o destino de uma viagem.
Com uma justificativa oficial, você deverá conseguir trocar o destino de sua viagem, provavelmente sem custos adicionais.
Encomendas importadas: existe algum risco?
A contaminação pelo coronavírus pode acontecer pelo contato com secreções, como a saliva ou o catarro. No entanto, dificilmente o vírus vai contaminar uma mercadoria comercial.
Mesmo no caso de contaminação, é bastante improvável que o coronavírus sobreviva a uma viagem tão longa quanto da China para o Brasil. Assim, pode receber sua encomenda sem medo de contágio.
Cotação passagens aéreas na promoção
Se você já procurou saber sobre a real situação no país que escolheu para passar as férias ou ao qual precisa viajar a trabalho e decidiu embarcar, chegou a hora de procurar passagens aéreas.
Com a queda na procura registrada por companhias aéreas, aumentam as chances de o consumidor conseguir bons preços.
A melhor forma de conseguir uma economia importante nos custos de passagens aéreas é por meio da pesquisa.
Utilize ferramentas comparadoras, como a nossa, do Passagens Promo, para encontrar os melhores preços para a rota dos seus sonhos.
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