Córsega: aventura, tranquilidade e cultura-O combo perfeito

Córsega é uma ilha que encanta a todos, suas cidades são um verdadeiro espetáculo da natureza, com montanhas dramáticas, praias de águas cristalinas e uma cena cultural vibrante.

Sem dúvidas, é o destino preferido dos aventureiros que gostam de trilhas desafiadoras e paisagens deslumbrantes. Se você busca tranquilidade e belezas naturais, Córsega é o lugar ideal.

Onde fica Córsega?

A Ilha Córsega faz parte do território francês , localizada no Mar Mediterrâneo, fica aproximadamente 170 km da Costa Azul  e a 83 km da Itália . A sua área é de cerca de 8.680 km², considerada a 4° maior ilha do Mediterrâneo.

Tem como paisagem montanhas, praias, picos rochosos e costas paradisíacas. Ela apresenta uma boa infraestrutura para receber turistas. 

Não é de estranhar a grande quantidade de pessoas que desejam conhecer essa ilha paradisíaca. Ela tem uma forte identidade cultural, sua própria língua e tradições. 

Além de garantir boas trilhas desafiadoras em um cenário que parece ter saído de um filme da sessão da tarde.

Como ir do Brasil à Córsega, França? 

Antes de chegar ao destino final, você precisará fazer uma escala em alguma cidade europeia , como Milão , Paris  ou Roma , já que não existem voos diretos do Brasil para Córsega. 

Em seguida, tem que pegar um voo para algum dos aeroportos da ilha, são quatro principais e cada um serve para uma região, são eles: 

Escolha desembarcar no que fica na região que deseja começar a sua exploração da ilha. Além dos voos, alguns turistas que já estão na França  ou Itália , pegam um ferry das cidades da costa sul para Córsega. 

Se a sua viagem para esse destino não ultrapassar o período de 90 dias, você consegue entrar no território francês sem precisar apresentar visto e se o intuito for apenas turismo. 

É recomendável alguns meses antes procurar saber informações a respeito de outros documentos exigidos para que a sua entrada seja tranquila e sem transtorno.

Qual é a melhor época para ir à Córsega? 

A escolha é bastante pessoal, tem que levar em consideração os tipos de passeios que mais combinam com a sua personalidade e qual é época do ano que pode proporcionar. 

O verão (junho a agosto) como na maioria dos destinos europeus é alta temporada e em Córsega não é diferente, para quem gosta de passar o dia nas praias, participar de eventos culturais e festivais, é a época ideal.

Uma viagem tranquila e sem multidões pode ser feita durante a primavera (maio a junho) , são meses em que o clima é agradável com  paisagens floridas. O outono (setembro a outubro) também é excelente para aproveitar a ilha e realizar trilhas e passeios. 

Em comparação a outros lugares do continente, Córsega tem invernos (novembro a abril) mais tranquilos. No entanto, suas temperaturas podem chegar a 10°C. A desvantagem é que alguns hotéis chegam até fechar nessa época, mas se procurar consegue encontrar um com bons serviços.

Transportes disponíveis em Córsega 

Uma boa forma de realizar a sua viagem sem estresse é organizar antes como será o roteiro e escolher o tipo de transporte para usar na sua locomoção.

Para quem vai viajar em grupo e deseja ter mais flexibilidade, pode alugar um carro  e decidir como será o ritmo da viagem. Além disso, conseguirá acessar áreas remotas e praias escondidas que o transporte público não consegue chegar.

No entanto, é bom que você tenha habilidade na direção, já que as estradas são estreitas. E procure com antecedência a liberação para dirigir na Europa. 

O trem é um transporte bastante utilizado na ilha. As linhas principais são: 

Outra opção é ônibus, em comparação aos transportes citados o custo é mais acessível, além de ser bem ligado com as vilas das ilhas.

Aventure-se em mais uma belíssima ilha francesa!

Principais cidades de Córsega 

A Ilha de Córsega tem belíssimas cidades que carregam a herança cultural da região e paisagens naturais deslumbrantes. É um refúgio para quem busca uma viagem mais tranquila e com contato com a natureza.

O melhor de tudo é que elas estão bem conectadas umas às outras, assim facilita a locomoção dos seus turistas que tem vontade de conhecer mais de uma. 

Ajaccio

Ajaccio

Ajaccio é a capital da Córsega e cidade natal do ilustre Napoleão Bonaparte. Faça um passeio pela sua casa natal que foi transformada em um museu, em homenagem a vida e ao império desse grande líder militar. Você poderá ter uma visão exclusiva da sua trajetória como imperador.

A Cidade Velha é o coração histórico de Ajaccio, com ruas estreitas e charmosas. Em seguida, passe pelo porto que abriga cafés e restaurantes, aproveite e faça uma refeição com vista para o mar.

Conheça a Saint-Ermengol, uma famosa catedral com um interior barroco que expõe todos os detalhes desse estilo arquitetônico. 

Após fazer um tour pelas atrações históricas, chegou a hora de contemplar suas belezas naturais. A Plages de Capo di Feno e a Plage Saint-François são belíssimas praias de águas claras e com uma extensão de areia fina. 

Não deixe de fazer um passeio de barco por Iles Sanguinaires, onde há paisagens dramáticas e um mar cristalino, além do seu farol histórico que promove uma vista única da região. 

Em poucos quilômetros, você poderá apreciar uma das gargantas mais impressionantes da França, faça uma trilha pela área e desfrute dos seus lagos de águas turquesas, um cenário único. 

Para os aventureiros e apaixonados pela vida marinha, o Parc Marin de la Côte Bleue, é um parque marinho que possibilita atividades como mergulho e snorkeling.

Bastia

Bastia

Uma cidade charmosa e que possibilita fácil acesso para o norte da ilha. Além de oferecer várias atrações e pontos turísticos. A Citadelle de Bastião é uma cidade histórica e fica no topo de uma colina, guarda construções medievais, ruas estreitas e uma vista magnífica.

A Église Saint-Jean-Baptiste é a principal igreja da cidade e tem uma arquitetura barroca. Com uma fachada deslumbrante e interior rico de afrescos. Na praça central, conhecida como Place Saint-Nicolas tem ao seu redor lojas, restaurantes e uma vista privilegiada do Porto Velho.

Bastia não deixa a desejar em suas praias, como a Plages de I’Arinella e a Plage de la Marana com areia dourada e mar claro, são ideais para quem busca tranquilidade e boas condições para nadar. 

Na península de Cap Corse, que fica no norte da cidade, tem vilarejos com uma atmosfera pitoresca e paisagens dramáticas excelentes para trilhas. 

Um pouco distante da cidade fica o Parc de Saleccia, um parque botânico, onde há coleções de plantas mediterrâneas e exóticas, vale a pena visitar para conhecer mais sobre a flora local.

Porto-Vecchio

Porto-Vecchio

No sul de Córsega, fica uma das cidades que tem as praias mais paradisíacas da ilha. Porto-Vecchio também promove um ambiente acolhedor e bons pontos turísticos.

O centro histórico tem ruas de paralelepípedos, construções antigas e fortalezas. Faça um passeio para conhecer a área mais velha da cidade, a Citadelle. 

Quem gosta de assuntos arqueológicos é interessante visitar o sítio arqueológico que traz uma visão de como eram as antigas civilizações que viviam na região. 

Depois que explorar a parte histórica de Porto-Vecchio, passe um dia na Plagge de Palombaggia, uma das praias mais cobiçadas de Córsega, tem uma extensão de areia branca cercada por pinheiros e o mar oferece boas condições para atividades aquáticas. 

Inclua a Plages de Santa Giulia no roteiro, ela tem águas rasas e turquesas, bastante procurada pelas famílias. Também promove uma boa infraestrutura com bares, restaurantes e locais para alugar equipamentos aquáticos.

Próximo da cidade, aproximadamente 30 minutos de distância, fica a Lac de I’Ospedale, um lago na montanha que é fechado por florestas. Um excelente lugar para piqueniques e caminhadas. Aproveite e faça a trilha Cascata de Piscina di Gallu, ela leva para uma cachoeira deslumbrante.

Corte 

Corte 

Uma paisagem montanhosa e charmosa é a Corte, situada no coração da Córsega. Para quem gosta de aventura e busca uma viagem em contato com a natureza, esse destino é o ideal.

Antes de começar a se aventurar, faça um passeio pela sua Cidadela para conhecer o Musée de la Corsa que guarda exposições sobre a trajetória, cultura e tradições que permeiam a ilha. A Citadelle de Corte fica no topo do penhasco rochoso e oferece uma visão única. 

Em seguida, passe em Belvédère um mirante próximo da cidadela. Você poderá apreciar a cidade e o Vale do Restonica de um ponto privilegiado, não é de se estranhar que é bastante procurado para fotos. 

O Vale do Restonica fica a poucos quilômetros de Corte. É uma região montanhosa, que promove trilhas, rios e lagos glaciais. Algumas das suas trilhas são desafiadoras, mas vale a pena se arriscar e ter um dos cenários mais impressionantes. 

Você também encontrará gargantas no rio do vale, elas tem piscinas naturais que são ótimas para natação. Poderá relaxar em meio a uma paisagem montanhosa. Outro que merece ser mencionado é o Vallée du Trevignano é tão bonito quanto o outro e menos movimentado.

Antes de sair da região, visite a principal igreja de Corte, com uma arquitetura barroca e um interior repleto de afrescos sacros. 

Na praça da cidade, onde fica a estátua de Jean-Pierre Gaffuri, que é uma importante figura para a resistência de Corsa tem cafés próximos. Tome uma bebida e relaxe nessa atmosfera acolhedora.

Bonifácio 

Bonifácio 

No sul da Córsega, fica uma das cidades com mais falésias da ilha. Bonifácio também é vista por causa da sua atmosfera pitoresca. A Cidade Velha fica no topo de falésias e suas ruas estreitas, construções históricas trazem uma atmosfera única. Além da maioria ser da idade média.

Faça uma visita à fortaleza para apreciar o litoral. Com certeza, fazer caminhadas pelas suas ruas é uma viagem no tempo. Não deixe de passar em seus restaurantes e lojas tradicionais para ter boas experiências.

Um dos seus destaques é a escadaria que foi esculpida nas falésias e tem 186 degraus e vai até o nível do mar. Além disso, tem uma lenda que diz que foi construída pelos soldados do Rei de Aragão em uma só noite. 

Quem gosta de lugares paradisíacos as praias de Bonifácio são destinos irresistíveis, a Plages de Rondinara tem a forma de uma meia-lua e promove uma experiência calma aos seus turistas, já a Plages de Pintarella é mais movimentada e o mar tem condições adequadas para esportes aquáticos.

Passe o dia no arquipélago de Iles Lavezzi, localizado próximo da cidade é acessível por barco. É uma reserva natural com praias paradisíacas de águas cristalinas, garante a oportunidade de explorar a vida marinha da região.

Calvi 

Calvi 

Calvi fica no noroeste da ilha e tem uma das paisagens mais marcantes, ela mistura montanhas, praias e construções antigas em um só lugar. A sua Cidadela se ergue acima do nível do mar e tem uma fortaleza do século XIII, com ruas de paralelepípedos, casas antigas e a Catedral de São João Batista.

Entre na catedral do estilo barroco para explorar o seu interior e afrescos. Em uma colina pouco distante de Calvi, tem uma capela que promove uma das vistas mais fotográficas. 

Tenha momentos de aventuras na Montanha do Monte Cinto, faça trilhas desafiantes e aprecie cenários deslumbrantes, com vales, rios e florestas abundantes.

Conheça um dos Patrimônios Mundiais da UNESCO, a Reserva Natural de Scandola tem formações rochosas em vermelho, falésias e vida marinha. O local é caracterizado pelas suas paisagens dramáticas. 

Em Calvi você também encontra boas praias que oferecem boas condições para atividades aquáticas e também outras mais afastadas em meio a natureza.

Viaje pelo mundo com preços exclusivos! 

Quais cidades apresentam uma melhor infraestrutura? 

Há duas cidades da ilha que se destacam mais na infraestrutura. A primeira, é a capital da Córsega, Ajaccio tem aeroporto internacional bem conectado a outras regiões da França, também tem um bom sistema de transporte público e táxis.

Não deixa a desejar em suas hospedagens e restaurantes, tem mais de um tipo para caber nos orçamentos diferentes. 

Outra cidade com uma infraestrutura excelente é Bastia, a segunda maior cidade do país, além de ter um centro comercial importante para a Ilha. 

Você também não terá nenhum problema para encontrar serviços turísticos, boas hospedagens e uma boa quantidade de restaurantes. 

Além de garantir fácil acesso a outros locais da ilha, ou seja, se você procura uma cidade-base na tour por Córsega, escolha uma dessas duas. 

Veja Também: