Ser conhecida como Capital do Pantanal não é para qualquer cidade, mas Corumbá, MS, certamente dá conta do recado.
Com pouco mais de 110 mil habitantes, a maior cidade pantaneira é um verdadeiro paraíso para quem gosta de natureza, atividades ao ar livre e boa gastronomia.
O que você acha de conhecer um dos lugares mais bonitos do Brasil? Vem conferir as dicas que reunimos para ajudar no seu planejamento de viagem!
Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!
Índice
Corumbá, MS: melhores passeios da cidade!
Mais de 60% do território da cidade de Corumbá, Mato Grosso do Sul, é coberto pela vegetação do Pantanal, a maior planície de inundação do planeta, com nada menos que 250 mil km² de extensão.
Isso garante que a cidade seja um destino perfeito para quem gosta de observar a fauna e flora, percorrer trilhas, tomar banho de rio, praticar pesca esportiva e passear pelas águas da região.
Por lá, você também poderá fazer safáris pelo Pantanal, conhecer museus interessantes e até atravessar a fronteira do Brasil com a Bolívia!
No fim das contas, difícil mesmo é decidir quais atrações incluir em seu roteiro, pois as opções são muitas e o tempo nem sempre é o suficiente para visitar tudo.
Mas pode ficar tranquilo, porque reunimos os atrativos que não podem ficar de fora da sua viagem para te ajudar a planejar a sua visita, veja só!
Onde fica Corumbá?
Corumbá fica bem na divisa do Brasil com a Bolívia, no oeste do Mato Grosso do Sul.
E quer saber qual a cidade boliviana que faz divisa com Corumbá? A resposta é dupla! Puerto Quijarro e Puerto Suarez são as cidades da fronteira, já no país vizinho!
A capital, Campo Grande, fica a cerca de 420 km de distância. As turísticas Bonito e Jardim, por sua vez, estão a 350 km e 420 km de distância, respectivamente.
Corumbá, MS: mapa
Localizada em um dos estados do Centro-Oeste, essa cidade foi construída no coração do Pantanal, a maior planície inundada do mundo.
O ponto exato escolhido para instalar a cidade foi às margens do Rio Paraguai, um dos maiores da América Latina, que se estende por Brasil, Bolívia, Paraguai e Argentina.
Confira onde fica Corumbá, Mato Grosso do Sul, no mapa!
Como chegar à cidade Corumbá?
Como a cidade de Corumbá, Mato Grosso do Sul, é um importante polo urbano e econômico, conta com rotas de transporte terrestres e aéreas, o que facilita o deslocamento dos turistas, independente do ponto de partida da viagem.
O Aeroporto Internacional de Corumbá é um dos mais movimentados do Centro-Oeste, por onde passam cerca de 230 mil passageiros por ano, e recebe voos a partir de diversas cidades brasileiras.
Por via terrestre, a cidade está conectada ao restante do Brasil, Bolívia e Paraguai por uma extensa malha viária, com destaque para a rodovia BR-262, que liga o litoral brasileiro à fronteira boliviana.
A viação Andorinha opera viagens de ônibus entre Corumbá e Campo Grande, com passagens a partir de R$ 115,00 (preço em agosto/2022).
Encontre passagem para Corumbá, MS, pelo melhor preço do mercado!
Quer viajar com eficiência e rapidez, sem abrir mão da economia? Então visite agora mesmo o Passagens Promo para adquirir sua passagem para Corumbá, MS, pelo menor preço do mercado!
Nosso sistema moderno oferece passagens das melhores companhias aéreas do mercado com descontos de até 35% para os principais destinos do Brasil e do mundo.
Você pode comparar preços, identificar o momento mais barato para viajar e até ativar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção!
Quando visitar a cidade de Corumbá?
O clima em Corumbá, MS, é quente o ano inteiro e não costuma variar muito ao longo dos meses, mas não se engane, existe um momento ideal para visitar a cidade a depender do que você espera fazer por lá!
Quem quer observar os animais do Pantanal, por exemplo, deve programar sua viagem para os meses de maio a setembro: a estiagem nessa época faz com que os bichos explorem mais a região e saiam em busca de água e comida, facilitando a observação.
Você quer praticar pescaria? Não viaje de novembro a março, período da piracema, quando a atividade é proibida nos rios da região.
De qualquer maneira, independentemente da data da sua viagem, prepare-se para encontrar temperaturas elevadas durante o dia, quase sempre acima dos 30ºC.
Se for viajar entre maio e agosto, não deixe de levar um casaco na mala, porque os termômetros podem chegar a 18ºC durante as madrugadas.
O que fazer em Corumbá, MS
Quem gosta de passar tempo ao ar livre e observar a natureza não deverá passar por nenhum segundo de tédio durante a sua visita à capital do Pantanal!
Vem descobrir o que fazer em Corumbá, MS!
Museu de História do Pantanal (Muhpan)
Nenhum roteiro pela capital do Pantanal está completo sem uma visita ao Museu de História do Pantanal (Muhpan), onde você vai aprender tudo sobre o menor bioma do Brasil.
O museu foi instalado em um edifício do século XIX muito bonito, que guarda um riquíssimo acervo a respeito da história da região ao longo dos últimos 8.000 anos, incluindo os povos originários pantaneiros e os primeiros exploradores portugueses.
Em outras palavras, uma oportunidade ímpar de mergulhar na história do Pantanal e começar a viagem com o pé direito!
Passeio de barco
Quem visita a maior planície de inundação do planeta não pode perder a chance de explorar as águas da região. A melhor maneira de fazer isso é contratando um passeio de barco.
Muitas empresas oferecem roteiros fluviais pelos rios que cortam a cidade, incluindo opções com cerca de 3 horas de duração, almoço e guia turístico inclusos no pacote.
Existem até opções para quem não abre mão de luxo e alternativas mais modestas, em barcos rústicos a remo, para viver essa experiência pantaneira.
Casario do Porto Geral
Uma das joias do centro histórico de Corumbá, MS, o Casario do Porto Geral é datado do período em que a cidade abrigava o terceiro maior porto fluvial do continente.
Os antigos edifícios que formavam o complexo portuário foram revitalizados e convertidos em estabelecimentos comerciais, incluindo bares charmosos e lojas de artesanato, tornando-se um dos lugares mais fotogênicos da cidade.
O Casario do Porto Geral é tão importante para a história pantaneira que foi até tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Estrada Parque do Pantanal
A Estrada Parque do Pantanal foi a primeira rodovia a conectar Corumbá, MS, ao restante do Brasil, incluindo Campo Grande.
Com pouco mais de 120 km de extensão e mais de 70 pontes, a estrada hoje é o palco do imperdível Safári Pantaneiro, por onde você poderá observar animais típicos da região, especialmente no período de seca.
Durante o passeio, é comum avistar tamanduás, jacarés, capivaras, primatas, pacas e até onças-pintadas!
Você pode contratar um passeio com agência para percorrer a Estrada Parque do Pantanal ou fazer o roteiro por conta própria.
Existem vários restaurantes, hotéis, bares e pousadas ao longo da via que garantem conforto ao viajante.
Forte Junqueira
Uma das atrações históricas mais interessantes da cidade, o Forte Junqueira foi construído na segunda metade do século XIX, pouco depois do fim da Guerra do Paraguai, para proteger a fronteira do Brasil.
Uma das estruturas mais antigas do Pantanal, a fortaleza não reúne muitas atrações, mas oferece vista privilegiada do Rio Paraguai e dos cenários pantaneiros, bem como guarda 12 canhões antigos.
Artizu
Quem gosta de arte e artesanato vai gostar de conhecer a Artizu, casa-museu da artesã Izulina Xavier, um dos grandes símbolos da cultura do Pantanal.
A artista ficou conhecida por suas obras em pó de pedra, cerâmica e entalhes de madeira com temática religiosa, como o Cristo Rei do Pantanal e a escultura de São Francisco de Assis.
Estação Natureza Pantanal
Uma das atrações mais interessantes da cidade, a Estação Natureza Pantanal é simplesmente imperdível para quem está viajando com crianças, pois ensina tudo sobre a região de forma lúdica, interativa e divertida.
O museu fica em um casarão do começo do século XX recentemente revitalizado, onde os visitantes podem aprender sobre o processo de formação do Pantanal e de diversos biomas brasileiros.
Durante o passeio, você vai entender como funcionam os ciclos pantaneiros de cheia e seca, curiosidades sobre os animais que vivem na região e muitas outras informações.
Cristo Rei do Pantanal
Produzido pela artesão Izulina Xavier, o Cristo Rei do Pantanal é um símbolo e cartão-postal de Corumbá, MS, situado em localização privilegiada, no alto do Morro do Cruzeiro.
Além de conhecer a escultura, você terá a oportunidade de contemplar as paisagens pantaneiras do alto: um espetáculo ainda mais bonito durante o pôr do sol.
Para chegar até a estátua e o mirante, você vai percorrer um caminho muito bonito em meio à mata, passando por 14 obras de Izulina Xavier que representam as estações da Paixão de Cristo.
Praça da Independência
Coração da cidade, a Praça da Independência foi construída no comecinho do século XX bem no centro de Corumbá.
O espaço foi enfeitado com quatro esculturas em mármore carrara que representam as diferentes estações do ano e homenageiam os heróis brasileiros da Guerra do Paraguai e da Segunda Guerra Mundial.
Onde comer em Corumbá, MS?
Você não precisa ir muito longe para encontrar comida saborosa e de qualidade em Corumbá, MS.
Melhor ainda: você pode (e deve) aproveitar a sua viagem para explorar as delícias da culinária do Centro-Oeste do Brasil!
O carro-chefe do cardápio de praticamente todos os restaurantes são os pescados, como pintado, dourado, bagre, pacu e muitos outros.
Na hora de escolher onde se sentar para comer, não tem muito mistério.
A cidade reúne seus melhores restaurantes no centro histórico, nos arredores dos principais hotéis e pousadas locais, especialmente ao longo das ruas América e Pôrto Carreiro e na Avenida Rio Branco.
É bom morar em Corumbá?
Encravada em uma das regiões mais bonitas do Brasil, rodeada pela natureza e com economia forte, Corumbá é considerada um dos melhores lugares para viver no país.
Os índices de criminalidade estão entre os 30 mais baixos de todo o Brasil, não faltam opções de diversão e o custo de vida é baixo em comparação a outras grandes cidades brasileiras.
O lado menos positivo é a localização da cidade, relativamente afastada dos grandes centros urbanos.
Esse, inclusive, é o principal motivo porque Corumbá tem esse nome: a palavra “Curupah” quer dizer “lugar distante” em tupi-guarani.
De qualquer forma, como a infraestrutura local é robusta e moderna, você não vai sentir falta de certos confortos comuns às grandes cidades. Dá até para atravessar a fronteira e ir às compras na Bolívia sem dificuldades.
Se você está se preocupando com oportunidades de trabalho, pode ficar tranquilo.
Corumbá é a terceira maior cidade sul-mato-grossense e abriga inúmeras empresas, fábricas, lojas e instituições de ensino, com oferta de emprego abundante em vários setores.
Cidades próximas a Corumbá, MS
Que tal aproveitar sua visita à Corumbá para conhecer outras cidades do Mato Grosso do Sul?
A turística Bonito fica a apenas 4h30 de viagem pela rodovia BR-262: por lá, você poderá praticar flutuação em rios de água cristalina, percorrer trilhas e conhecer cachoeiras paradisíacas.
Você também poderá conhecer as paisagens serranas do Centro-Oeste brasileiro em Aquidauana, a 290 km de distância: a cidade fica no alto da Serra de Maracaju e pode ser o destino perfeito para uma viagem romântica.
É possível até aproveitar sua visita a Corumbá para fazer um roteiro internacional: o Pantanal boliviano fica logo do outro lado da fronteira, em Porto Quijarro e Puerto Suarez, a menos de 20 km de distância.
Melhores ofertas de passagem aérea para Corumbá, MS!
Não perca tempo e garanta agora mesmo sua passagem aérea para Corumbá, MS, pelo menor preço do mercado.
Faça uma cotação gratuita no Passagens Promo para encontrar passagens com descontos exclusivos para os principais destinos do Brasil e do mundo.
Você pode até incluir o seu e-mail no alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que deseja visitar!
Quer conhecer as belezas do Pantanal com economia? De Promo você pode!
Continue sua leitura!