
10 melhores praias do litoral paulista
De Canavieiras à Itacaré, a região da Costa do Cacau está entre as zonas turísticas da Bahia em que parte da história nacional é contada em meio à belezas naturais preservadas.
Praias paradisíacas, cachoeiras e trilhas recortam a paisagem de Mata Atlântica, onde se encontra grande biodiversidade tanto da fauna quanto da flora.
Como a Bahia é encantadora e merece todos os olhares, separamos as principais dicas para os turistas curiosos sobre a Costa do Cacau: cidades, como chegar e as melhores atrações para turismo na região!
Pesquise sua passagem aérea no Passagens Promo e ganhe 35% de desconto em sua tarifa, aproveite!
Índice
A Bahia é mesmo um lugar de vários axés, cuja fama da folia do carnaval de Salvador e a riqueza histórica da Costa do Descobrimento ultrapassam as fronteiras do nosso país.
Destinos como Itacaré, rico em belezas naturais, e Ilhéus, fonte de preservação da cultura e do período colonial baiano, também estão entre os mais famosos do estado.
E você sabia que essas duas cidades fazem parte da Costa do Cacau, Bahia?
Zona turística que se estende por cerca 200 km no sul do litoral baiano, a região conta parte da história brasileira a partir do cultivo da fruta, que é base da produção de chocolates.
Mas é no contato com a natureza, responsável por atrair os amante do ecoturismo, que a região tem seu grande atrativo.
Praias intocadas, como Ribeira e Tiririca, em Itacaré, rendem belos cliques e são redutos para dias tranquilo. O trecho abriga ainda uma das principais áreas de preservação de Mata Atlântica do estado, com cachoeiras e trilhas que fazem a alegria dos espíritos aventureiros.
Depois de deixar você com um gostinho da região, nós vamos apresentar as informações mais importantes para quem deseja conhecer os encantos da Rota do Cacau!
Primeiro ponto essencial para quem deseja conhecer a Costa do Cacau: onde fica localizada a região no território baiano?
As cidades e atrações desta zona turística se encontram no sul da Bahia, divididas em um roteiro pelo litoral do estado.
Canavieiras, a cidade mais ao sul que limita a região, está aproximadamente a 200 km de distância, pela estrada, de Porto Seguro, um dos principais destinos turísticos do sul baiano.
Ilhéus também serve como ponto de referência para os visitantes. A mais importante das “cidades do cacau” fica a 450 km da capital Salvador, para quem viaja pela estrada (indo de balsa pela ilha de Itaparica, o caminho é mais curto).
Vem dar uma olhadinha no mapa da costa da Bahia para saber onde exatamente fica a região turística do Cacau no estado.
Começando em Canavieiras, o roteiro abrange mais seis cidades antes de chegar à Itacaré, limite ao norte. Fazem parte da rota, ainda: Santa Luzia, Una, Olivença, Itabuna, Ilhéus e Uruçuca.
Para percorrer a Costa do Cacau, o mapa vai ajudar qualquer turista a planejar o melhor itinerário e dividir os dias para visitar os melhores atrativos da região.
Saindo de Salvador, o acesso à Itacaré de carro é bem simples. A maneira mais rápida é cruzando a Baía de Todos os Santos de ferry boat até a ilha de Itaparica.
De lá, o turista segue viagem pela BA-001 até chegar ao município que limita o norte da Rota do Cacau. O caminho tem aproximadamente 250 km.
A rodovia estadual que leva à Itacaré é também o principal caminho para conhecer as outras cidades da região espalhadas pelo litoral.
Embora você já saiba a estrada a seguir para as cidades da Costa do Cacau, viajar de avião segue sendo a forma mais rápida e segura para o destino.
Quem faz essa opção pode desembarcar no principal município deste roteiro, Ilhéus.
A cidade é servida pelo Aeroporto Jorge Amado e recebe voos das principais capitais brasileiras, inclusive decolagens que saem do Aeroporto Internacional de Salvador.
O melhor de tudo é que dá para viajar de avião até Ilhéus e fazer uma boa economia para o seu passeio. Acesse o Passagens Promo e pesquise por diferentes dias e horários para ter os melhores descontos para o seu destino.
Não deixe de fazer o cadastro em nosso site, e nós avisaremos sempre que as passagens aéreas ficarem mais baratas. Assim, você terá ainda mais economia na sua viagem!
A região onde fica Costa do Cacau, BA, assim ficou conhecida pelo desenvolvimento a partir da produção do fruto de mesmo nome.
Foi a partir do século 18 que a cultura do cacau ganhou terreno em território baiano. Os registros apontam para o plantio da primeira árvore na década de 1770, em Canavieiras.
Durante dois séculos, essa foi a principal atividade econômica do região, deixando marcas nas cidades ao redor. É possível ver casarões antigos e ruas de pedra que caracterizam o período em que o cacau foi a principal fonte de renda.
Visitando a região, é possível conhecer as fazendas — em algumas delas onde o fruto é cultivado até hoje — e ver o rico acervo que conta parte da história da produção do cacau na Bahia.
Sol e tempo bom são atrativos do litoral baiano durante o ano todo, o que torna as cidades da Costa ótimos destinos em qualquer época.
Nós recomendamos ter maior atenção ao período de chuvas antes de decidir quando viajar.
Embora as chuvas sejam bem distribuídas, elas são mais frequentes entre março e julho. A partir de agosto, a chance de ter que rever a sua programação na região é menor.
Também é bom saber que, entre dezembro e fevereiro, coincidindo com o verão, o turismo na região vive sua alta temporada. Por isso, as cidades e praias estarão mais cheias, e o preço de pousadas e hotéis, consequentemente, é mais caro.
Algumas das paisagens da Bahia mais incríveis podem ser vistas percorrendo as cidades que fazem parte da região do Cacau.
Itacaré, Ilhéus e Itabuna são municípios mais conhecidos e, principalmente o primeiro, mais visados pelos turistas. E um alerta para os turistas que não confiarem no potencial das outras cidades: existem atrações capazes de te surpreender.
É por isso que listamos o que fazer nas cidades da Costa do Cacau, para te ajudar a pensar melhor o roteiro pela região. Dá uma olhada!
Um dos principais destinos de turismo na Bahia, Itacaré recebe brasileiros e estrangeiros, deixando todos encantados com a beleza de suas praias e maravilhas naturais.
O lugar é ideal para praticar esportes radicais ou em meio à natureza, relaxar e ter um contato bem próximo com a cultural local.
Para começar a falar de Itacaré, é quase obrigatório descrever as suas praias.
Em uma das orlas mais incríveis da região do Cacau, turistas podem escolher entre as praias urbanas, próximas da cidade, e as mais selvagens, que estão mais afastadas. Nas duas, o cenário presenteia os visitantes com coqueiros e vegetação nativa em volta.
Entre as urbanas, conheça a praia do Resende, mais calma e com boa estrutura de quiosques, e a praia da Tiririca, pico do surfe local.
Na praia da Concha, outra “queridinha” dos turistas, o Rio de Contas encontra o mar após cortar a cidade desde a Chapada Diamantina.
Itacaré é cercada por Mata Atlântica, permitindo aos turistas se aventurarem por trilhas que levam à cachoeiras, como a do Tijuípe, e praias selvagens, como Itacarezinho.
Não importa se você vai percorrer a Costa do Cacau, BA, no sentido norte-sul ou ao contrário: entre Itacaré e Ilhéus, a pequena Uruçuca merece a sua atenção.
A cidadezinha está dentro da Área de Proteção Ambiental Itacaré/Serra Grande, por onde passa o Rio de Contas, e existem várias atividades em meio à natureza.
Nas viagens em família, as praias de Uruçuca são tranquilas e ótimas para curtir o local. A praia do Pé de Serra tem ondas fracas, ótima para crianças, enquanto a Barra do Rio Tijuípe é mais deserta e cercada por mata nativa e manguezais.
Uruçuca tem ainda uma das maiores biodiversidades do mundo, encontrada no Parque Estadual Serra do Conduru.
Considerada a “capital” da Costa do Cacau, Ilhéus tem várias atrações entre natureza, história e cultura para entreter os turistas.
A começar pelas praias em Ilhéus, cidade com a maior faixa litorânea da Bahia. São 85 km de areia e mar onde se encontram belíssimas praias, como a do Pontal e a dos Milionários.
Ilhéus é também a cidade onde viveu Jorge Amado, escritor que se inspirou no município para dar vida aos seus personagens. A Casa de Cultura Jorge Amado é um importante centro cultural para conhecer.
Na Estância Hidromineral de Olivença, no distrito de Olivença, é possível conhecer o Balneário Tororomba, onde estão nascentes de água ferruginosas e medicinais entre o mar e a Mata Atlântica.
Conheça também tudo sobre a cultura do cacau visitando as fazendas da região, e se delicie nas fábricas de chocolates artesanais localizadas em Ilhéus.
Muitos chegam à região em dúvida se Itabuna tem praia. Apesar da resposta ser negativa, a cidade é uma das mais importantes da região do Cacau e está cheia de atrativos.
O município é bastante comercial, com indústrias e um dos maiores shoppings do interior baiano.
O Centro de Pesquisa do Cacau também é um importante lugar para entender o desenvolvimento de toda a região pelo cultivo do fruto, assim como as fazendas de cacau na zona rural de Itabuna.
Olivença, o distrito de Ilhéus onde fica a Estância Hidromineral, é também um dos lugares mais procurados pelos surfistas ao longo da Rota do Cacau.
Nas praias de Batuba e Back Door, as ondas são consideradas ótimas para a prática da modalidade.
Já a praia do Cururupe tem estrutura de quiosques e restaurantes, que permitem passar um dia inteiro se divertindo de frente para o mar, curtindo o melhor da Bahia.
Para não falar só das praias, Véu de Noiva é uma queda d’água que fica no distrito e que recebe sempre muitos turistas, estando entre as principais atrações turísticas locais.
A ilha de Comandatuba está entre os principais pontos turísticos de Una, Bahia, mais uma das cidades que fazem parte da zona do Cacau.
Comandatuba possui 18 km de litoral com lindas praias. As desertas Puxim e Oiticica são as de maior destaque.
Mas quando se fala na ilha, a primeira imagem que se tem é do luxuoso resort que ocupa enorme área, com atividades relacionadas ao ecoturismo, passeios de barco e entretenimento para adultos e crianças.
O Ecoparque de Una também tem grande relevância, sendo a única área onde habitam mico-leões de cabeça dourada, espécie ameaçada de extinção.
Não sabe onde fica Una, na Bahia? A cidade está ao sul de Ilhéus, a cerca de 60 km da principal cidade da região.
Santa Luzia, no roteiro do Cacau, ficou muito conhecida no passado pela exploração de diamantes no sul da Bahia.
Os turistas podem entender um pouco desse período visitando grutas, cavernas, cachoeiras e rios na cidade, que tem atividades essencialmente voltadas para o ecoturismo.
Não deixe de conhecer as Grutas do Lapão, a Trilha dos Diamantes e a Lagoa Dourada, todos passeios que revivem o período exploracionista na região.
Além de limitar a Costa do Cacau, BA, ao sul, Canavieiras foi a cidade onde se plantou a primeira árvore para a colheita do fruto na região.
Logo, tanto o centro histórico de Canavieiras como as fazendas da região conservam importantes registros e acervo sobre o desenvolvimento das cidades no entorno.
Praias e cachoeiras também se destacam na cidade, que tem ainda uma culinária privilegiada. Experimente pratos feitos com caranguejo, base principal da gastronomia local.
Conhecer a Bahia é ter o privilégio de ter vários roteiros à disposição para conhecer em um mesmo estado, todos com grandes riquezas para se ver.
Se a Costa do Cacau é o seu próximo destino, não deixe de acessar o Passagens Promo para encontrar as passagens aéreas com os menores preços para explorar a região.
Viaje pelos principais destinos baianos com rapidez, conforto e economia. De Promo você pode!
Leia também:
10 melhores praias do litoral paulista
Praias de Trindade: Saiba quais são as melhores para banho!
Lagoinha, Ceará: dicas de turismo, gastronomia e hospedagem
Ipojuca, PE: 7 melhores praias do município
O que fazer em Itapema: Praias e pontos turísticos da cidade
Cabo de Santo Agostinho: 7 praias imperdíveis e dicas turísticas