Costa do Sauípe, onde fica: descubra as melhores atrações e praias

Você chegou ao artigo certo se deseja conhecer tudo sobre a Costa do Sauípe: onde fica, quando visitar, o que fazer, onde se hospedar e outras dicas valiosas!

Criamos um guia turístico completo sobre um dos principais destinos do litoral da Bahia, onde o cenário natural exuberante é o grande protagonista.

A região abriga dunas a perder de vista, piscinas naturais e coqueirais robustos, além de mar cristalino e com águas mornas, por onde circulam inúmeras espécies de peixes, tartarugas e até baleias!

Além disso, os viajantes encontram uma boa infraestrutura turística, com resorts luxuosos e praticamente autossuficientes, que oferecem tudo que você precisa para a sua estadia. Veja só!

Costa do Sauípe, onde fica: paraíso no litoral baiano!

Costa do Sauípe, onde fica em qual cidade
Fonte: Pixabay

No coração da Costa dos Coqueiros, no litoral norte da Bahia, fica um verdadeiro tesouro turístico que reserva aos visitantes cenários paradisíacos e excelentes hotéis, recomendados para todos os estilos de viajante.

Afinal, estamos falando da Costa do Sauípe, onde fica o primeiro complexo de resorts do Brasil, com dezenas de opções de hospedagem, megaestruturas de lazer e atrações para todas as idades.

As praias privativas, de águas verdes, transparentes e mornas, oferecem aos viajantes uma grande lista de atrações turísticas, com trilhas ecológicas, lagoas para a prática de esportes aquáticos e excelentes opções gastronômicas.

Para aproveitar ao máximo possível a sua estadia na região, vale a pena caprichar no planejamento de viagem, e nós vamos te ajudar nessa missão. Confira!

Em qual cidade fica a Costa do Sauípe?

A Costa do Sauípe, onde ficam alguns dos maiores hotéis do Nordeste brasileiro, não é uma cidade, e sim um distrito que pertence à cidade de Mata de São João, na Costa dos Coqueiros.

A distância de Costa do Sauípe para Salvador, capital da Bahia, é de apenas 120 km, trajeto que pode ser feito em menos de 2 horas pela rodovia BA-099.

Isso quer dizer que estamos falando de um destino pertinho da maior cidade baiana, capaz de receber milhares de turistas todos os anos, especialmente durante o verão, fins de semana e feriados prolongados.

Ou seja, se você pretende viajar nessas épocas, não se esqueça de fazer um planejamento caprichado de viagem e garanta suas reservas de passagens aéreas e hospedagem com o máximo de antecedência possível.

Não perca passagens aéreas para voos domésticos com os melhores preços neste link!

Costa do Sauípe: quando ir?

Não é tão simples assim escolher quando visitar a Costa do Sauípe, onde ficam praias agradáveis o ano inteiro.

Como não ocorre uma grande variação climática entre as estações do ano, o movimento turístico é intenso durante os 12 meses e não existe uma “baixa temporada”.

As temperaturas ficam elevadas durante o ano inteiro, variando entre 20ºC e 30ºC, e as águas do mar estão sempre entre 26ºC e 29ºC. Ou seja, o dia está sempre bom para praia!

Se você quer evitar qualquer chance de ter seus passeios interrompidos por chuvas, pode ser uma boa ideia não viajar entre os meses de abril e junho, quando ocorrem chuvas rápidas pela região a qualquer hora do dia.

Os viajantes que querem avistar as baleias-jubarte que se reproduzem na região devem viajar entre julho e novembro

Caso você queira testemunhar o processo de desova e nascimento de tartarugas marinhas, o melhor período para viajar é de setembro a março.

Como funciona Costa do Sauípe?

Decidir onde se hospedar na Costa do Sauípe não é tão difícil quanto parece. 

O centrinho da região é a Vila Nova da Praia, um pequeno polo gastronômico com restaurantes e bares que oferecem atrações de entretenimento noturno e toda a riqueza da cozinha baiana.

No entanto, você não precisa necessariamente ficar em Vila Nova da Praia para aproveitar o que a Costa do Sauípe tem de melhor: sua hotelaria.

O complexo de turismo ocupa uma área de mais de 176 hectares, por onde estão espalhados vários resorts praticamente autossuficientes, que têm seus próprios bares, restaurantes, serviços e estrutura de lazer.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Ou seja, em vez de se deslocar para o centrinho para fazer suas refeições, você pode simplesmente passar todos os dias no resort em que está se hospedando, sem necessidade de sair para nada.

    Como a maioria dos resorts da região funcionam com sistema all inclusive de alimentação (todas as refeições e bebidas inclusas nas diárias), você não corre o risco de ter surpresas desagradáveis na hora do check-out.

    E você encontra os resorts mais completos da Costa do Sauípe com preços exclusivos no melhor site buscador do Brasil, o ElQuarto, que oferece opções com cancelamento exclusivo e condições facilitadas de pagamento.

    Promoção de passagem para Costa do Sauípe

    Uma das maiores vantagens da região onde fica a Costa do Sauípe é a localização: apenas 84 km separam o aeroporto de Salvador do maior complexo de resorts do Brasil.

    Você pode encontrar passagens aéreas baratas para a Bahia em nosso site de buscas, Passagens Promo, que te ajuda a economizar enquanto conhece lugares incríveis!

    Passagens aéreas imperdíveis para Salvador!
    Passagens aéreas saindo de

    O viajante só precisa digitar as cidades de origem e destino, incluir as datas da viagem e escolher a melhor oferta.

    Você ainda pode ativar o alerta de preços e receber notificações via e-mail quando o trecho desejado entrar em promoção. 

    Não se esqueça de seguir as redes sociais do Passagens Promo para ficar por dentro de todas as novidades do mundo das viagens!

    Costa do Sauípe onde fica no mapa

    Se você está pensando em conhecer a Costa do Sauípe, onde fica no mapa deve ser uma preocupação do seu planejamento de viagem: a partir daí, vai ficar mais fácil montar o seu roteiro. Veja só!

    O que tem para fazer na Costa do Sauípe?

    O que tem para fazer na Costa do Sauípe?
    Fonte: Marcia Cristina P Godinho / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    Um dos principais destinos turísticos do Nordeste, a Costa do Sauípe reúne atrações para a família inteira, como trilhas, esportes aquáticos, praias belíssimas e bons restaurantes.

    Confira o que fazer na região!

    Vila Nova da Praia

    O centrinho do complexo de resorts é Vila Nova da Praia, uma grande praça de alimentação a céu aberto que abriga bons restaurantes e barzinhos animados.

    Entre os destaques está o Benditos Frutos, um restaurante especializado em frutos do mar com decoração temática. O Baêa, por sua vez, serve especialidades da culinária baiana.

    Quem gosta de ambientes requintados pode curtir a alta gastronomia do La Villa, enquanto o Gastropub é o preferido do público jovem.

    Quermesse da Vila

    Quermesse da Vila
    Fonte: Pexels

    Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, e muito mais! Clique aqui e confira.

    A Quermesse da Vila é uma espécie de feirinha permanente que abriga diversas barraquinhas, além de food trucks e até food bikes que servem pratos típicos da Bahia.

    Um dos pontos mais animados do complexo de resorts, a quermesse ainda abriga um pequeno parque de diversões, onde está instalada uma roda-gigante que oferece vista da costa.

    Também é na Quermesse da Vila que ocorrem as principais apresentações culturais e artísticas da Costa do Sauípe, Bahia, ou seja, é um lugar que definitivamente merece estar em seu roteiro pela região!

    Sauípe Náutica

    Quem gosta de circuitos de aventura não pode deixar de conhecer a Sauípe Náutica, um complexo cheio de atrações radicais para todas as idades.

    Os visitantes podem se divertir em tirolesa, caiaque, canoagem, stand-up paddle e diversos outros esportes radicais, garantindo uma dose de adrenalina a sua viagem.

    Mas fique atento! Os pacotes para a Sauípe Náutica devem ser comprados com antecedência pela central de atendimento do complexo de resorts.

    Sauípe Kids

    A Costa do Sauípe é um destino amigável para toda a família, incluindo crianças de todas as faixas etárias.

    Sob supervisão de uma equipe qualificada de monitores, a garotada pode se divertir com brinquedos, jogos, atividades em grupo e piscinas exclusivas para crianças, com toda a segurança que a sua família merece.

    O espaço foi criado para oferecer uma experiência completa para as crianças e abriga até restaurantes que servem pratos adorados por elas!

    Orla da Costa

    Orla da Costa
    Fonte: Pexels

    Se você está visitando um verdadeiro paraíso tropical, nada melhor que curtir todas as belezas da orla da Costa do Sauípe, onde ficam dunas, coqueirais, areia branca e mar verde e cristalino, certo?

    Por essas e outras, uma das melhores atrações da região é justamente seu litoral, que tem 6 km de extensão e abriga três praias: Tranquila, Selvagem e da Oca.

    Vale a pena passar o dia curtindo o mar e praticando atividades ao ar livre ou simplesmente relaxando na região, com um cenário simplesmente paradisíaco como plano de fundo.

    Praia da Oca

    Entre todas as praias na Costa do Sauípe, a Praia da Oca é a preferida entre os surfistas, com ondas perfeitas e mar cristalino, mas também agrada quem não surfa.

    Vários monitores ficam espalhados pela faixa de areia e oferecem dezenas de atividades de lazer, como futevôlei, frescobol, slackline, tênis de praia, futebol e atrações infantis.

    Para completar, às quintas-feiras a Praia da Oca ainda sedia a Festa da Praia, com apresentações musicais ao vivo e DJ para animar os banhistas.

    Praia Tranquila

    Se você não quer saber de bagunça e deseja simplesmente relaxar em frente ao mar, a Praia Tranquila é a melhor opção em seu roteiro pela Costa do Sauípe.

    O mar na região é bastante calmo e praticamente sem ondas, recomendado para crianças e idosos, bem como praticantes de esportes aquáticos, como stand-up paddle, caiaque e canoa canadense.

    Durante a maré baixa, formam-se piscinas naturais de águas transparentes e mornas que fazem a alegria de toda a família.

    Costa do Sauípe: praias próximas

    Costa do Sauípe: praias próximas
    Fonte: Pixabay

    A Costa do Sauípe, onde ficam as praias da Oca, Tranquila e Selvagem, não é a única opção para quem deseja curtir o litoral norte da Bahia.

    Não se esqueça de que o complexo de resorts faz parte da cidade de Mata de São João, um dos principais destinos do estado, com quase 30 km de litoral e várias praias de grande beleza natural.

    Confira na Costa do Sauípe, melhores praias que merecem um lugar no seu roteiro!

    Praia do Forte

    Considerada uma das melhores praias do Brasil, a Praia do Forte fica a 20 km da Costa do Sauípe e se destaca pelo excelente trabalho de conservação ambiental, além de mar cristalino e areias douradas.

    Praticamente intocada, a região abriga uma unidade do Projeto Tamar, iniciativa dedicada à preservação da vida marinha: você pode visitar a ONG e ver de perto diversas espécies de tartarugas e outros animais.

    Além disso, aproveite o seu passeio para conhecer a fotogênica Igreja de São Francisco de Assis, construída praticamente na faixa de areia.

    Praia de Massarandupió

    Sua visita à Costa do Sauípe, Bahia pode render uma experiência diferente: que tal conhecer uma das principais praias de nudismo do Brasil, a Praia de Massarandupió?

    A praia fica a 30 km do complexo de resorts e tem 2 km de faixa de areia dedicados ao naturismo, com roupas de banho opcionais.

    Bem preservada, a praia tem uma bela paisagem e costuma ser bastante tranquila, sem grande movimento de turistas. Ou seja, ideal para quem deseja relaxar!

    A praia dispõe de boa infraestrutura, com quiosques à beira-mar que servem petiscos saborosos e bebidas geladas.

    O viajante ainda pode optar entre mergulhar em águas doces ou salgadas, pois além do mar a região é banhada por um rio bastante tranquilo e limpo.

    Praias de Santo Antônio e Imbassaí

    Um dos destaques da Costa dos Coqueiros é a Praia de Santo Antônio, localizada em um vilarejo homônimo, com visual paradisíaco, areia branca e fofa, águas azuis e excelente infraestrutura.

    A vila de pescadores é um charme só, com casinhas rústicas pintadas em cores vivas, restaurantes pé na areia e várias lojas de artesanato, onde você pode comprar as tradicionais bolsas de palha produzidas na região.

    A 8 km da Praia de Santo Antônio fica a Praia de Imbassaí, um reduto de puro sossego, rodeado por coqueiros e areias douradas que merecem a sua visita.

    A região abriga a paradisíaca Cachoeira da Dona Zilda, além de trilhas ecológicas, quilômetros de ciclovia à beira-mar, quiosques de praia e atrações radicais, como tirolesa, canoagem e stand-up paddle.

    Cotação de passagens aéreas para a Costa do Sauípe

    Já sabe tudo sobre a Costa do Sauípe: onde fica, as principais atrações, os restaurantes mais badalados e muito mais? 

    Então só falta encontrar passagens aéreas baratas para conhecer um dos lugares mais bonitos do Nordeste!

    Visite nosso site buscador, Passagens Promo, para garantir os melhores preços para sua viagem em poucos cliques, com total segurança e praticidade.

    Visite a Costa do Sauípe a partir de Salvador, Bahia!
    Passagens aéreas saindo de
    Latam Brasil SDU Rio de Janeiro SSA Salvador 10 Nov 18 Nov R$ 415 Azul REC Recife SSA Salvador 26 Ago 30 Ago R$ 499 Gol REC Recife SSA Salvador 26 Ago 30 Ago R$ 499 Latam Brasil LDB Londrina SSA Salvador 16 Out 05 Nov R$ 499 Azul REC Recife SSA Salvador 04 Mai 08 Mai R$ 504 Azul REC Recife SSA Salvador 26 Nov 29 Nov R$ 504 Ver mais ofertas

    Basta digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas da viagem e escolher a oferta mais adequada para o seu bolso.

    Lembre-se de ativar o alerta de preços para ficar por dentro das ofertas para o destino escolhido!

    Conhecer todas as belezas da Costa do Sauípe sem comprometer seu orçamento? De Promo você pode!


    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Ilha dos Frades: onde fica, como chegar, o que fazer e dicas

    Ilha dos Frades: onde fica, como chegar, o que fazer e dicas

    Cumuruxatiba: conheça o litoral deserto na Costa das Baleias

    Cumuruxatiba: conheça o litoral deserto na Costa das Baleias

    Mangue Seco, Bahia: o que visitar, onde comer e passeios na região

    Mangue Seco, Bahia: o que visitar, onde comer e passeios na região

    Praia do Forte, Bahia: guia de viagem completo pela vila

    Praia do Forte, Bahia: guia de viagem completo pela vila

    Comida Baiana: principais pratos típicos!

    Comida Baiana: principais pratos típicos!

    Chapada Diamantina, Bahia: guia turístico completo

    Chapada Diamantina, Bahia: guia turístico completo