Praias de Trindade: Saiba quais são as melhores para banho!
O Costão de Itacoatiara é o destino perfeito para os turistas que estão em busca de aventura e contato com a natureza.
A trilha, que fica dentro de uma reserva natural, proporciona uma bela vista para o mar e para a montanhas da região, garantindo uma experiência maravilhosa aos seus visitantes.
Para você montar um roteiro bem bacana nesse cantinho do Rio de Janeiro, preparamos um guia completo de como fazer as diversas trilhas que existem por lá.
Aproveite as promoções do Passagens Promo e voe economizando!
Índice
Costão de Itacoatiara: principais dicas para trilhar a região
Não é à toa que esse cantinho de Niterói é um dos trechos mais famosos da cidade. Geralmente, quem viaja para capital fluminense aproveita a trip para conhecer as praias da região.
Além de garantir belas paisagens, Itacoatiara possui trilhas para todos os níveis de praticantes, com percursos mais tranquilos e trilhas com um nível maior de dificuldade para os mais experientes.
Para aproveitar a região, uma dica é viajar para o Rio de Janeiro em um período de pouca chuvas para não estragar os passeios, já que as trilhas são ao ar livre.
Os meses de janeiro e fevereiro são os mais chuvosos, mas também é possível ter ótimas experiências nessa temporada. Prepare-se para temperaturas altas e possibilidades de chuvas.
Os meses entre abril e setembro são ótimas épocas para fazer trilhas em Niterói, já que a incidência de chuva também é menor.
Se você quer conhecer as praias de Niterói e de outras regiões, ao desembarcar na capital fluminense, uma dica é alugar um carro para facilitar o seu deslocamento e te dar mais liberdade.
Se possível, contrate também um seguro viagem nacional para te dar respaldo caso algum imprevisto aconteça.
Na hora de escolher as melhores opções de seguros, concentre as suas buscas no nosso site verificador de preços, Seguros Promo, que garante os planos mais recomendados com os menores preços do mercado.
Nem precisamos dizer que roupas de banho precisam estar na sua mala, né? Leve também roupas leves, como bermudas, shorts e camisetas.
Não esqueça de colocar na mala protetor solar, boné e óculos de sol, além de uma mochila para usar durante os passeios. Para fazer as trilhas, você precisará também de um tênis confortável.
No seu checklist de viagem, inclua ainda remédios e repelente, pois em áreas de vegetação há muitos mosquitos e pernilongos.
Onde fica Itacoatiara?
O parque que abriga o Costão fica bem na entrada de Itacoatiara, na cidade de Niterói, a pouco mais de 20 quilômetros da capital fluminense.
O bairro é muito popular por abrigar a praia homônima, que recebe torneios de surfe e bodyboarding ao longo do ano. Se quer aventura, esse é um dos lugares para visitar no Rio mais incríveis.
Como chegar à Itacoatiara?
Para chegar até a região de Itacoatiara é possível desembarcar nos aeroportos da cidade do Rio de Janeiro, como o Tom Jobim ou o Santos Dumont.
Depois de chegar na cidade maravilhosa, você pode alugar um carro ou pegar um ônibus até o município de Niterói, onde está localizado o bairro de Itacoatiara.
Há a possibilidade também de ir de barca que, sem dúvida, será uma experiência bem legal.
Voos mais próximos de Itacoatiara, RJ
Depois de saber como chegar à Itacoatiara, que tal garantir os voos mais próximos e os melhores preços para explorar as trilhas mais famosas no Rio de Janeiro?
No nosso site verificador, Passagens Promo, você encontrará as melhores opções de passagens aéreas para a capital fluminense e também para qualquer outro destino do Brasil e do mundo.
No nosso buscador, você pode simular várias opções de passagens e encontrar aquela que mais combina com o seu perfil e bolso. Para não perder nenhuma oferta, uma dica é ativar o alerta de preços, para ser notificado sempre que surgirem passagens em promoção ou com desconto.
Como fazer a Trilha do Costão de Itacoatiara?
Também chamada de Morro do Tucum, a trilha do Costão do Itacoatiara fica no Parque Estadual da Serra da Tiririca, uma área de preservação ambiental que inclui também o Morro das Andorinhas e a Pedra do Elefante, entre outros.
Para fazer as trilhas em Niterói, você precisará chegar ao centro de visitantes, do lado esquerdo da praia, de onde sai os grupos.
O caminho até o topo do morro não é muito difícil, e você poderá admirar as mais lindas paisagens naturais da região.
Quantos metros tem o Costão de Itacoatiara?
O trecho de trilha é considerado de nível médio e tem cerca de 2 quilômetros de extensão, incluindo a ida e a volta, com pouco mais de 200 metros de altitude.
Durante o percurso, você passará por trechos mais íngremes, sobre uma imensa rocha. Em alguns partes do caminho, há corrimãos para ajudar tanto na subida quanto na descida.
Quanto tempo leva para subir o Costão de Itacoatiara?
Dependendo do seu ritmo e condicionamento físico, é possível chegar até o final da trilha Costão de Itacoatiara em menos de 30 minutos.
Embora seja rápido, o percurso cansa um pouco, mas a vista lá do alto vale cada passo e o esforço.
O Costão de Itacoatiara é perigoso?
Não precisa se preocupar, pois a trilha não é perigosa e, como já falamos, em trechos mais íngremes, há corrimãos para auxiliar os visitantes a subirem até o topo da pedra de forma mais fácil e segura.
Dicas para fazer a trilha
Para que o seu turismo de aventura seja ainda mais seguro, vá de tênis e roupas confortáveis, além de levar um chapéu ou boné e garrafinhas de água. Se for ficar mais tempo por lá, leve também um lanchinho.
Jamais faça o percurso de chinelo ou calçado aberto, pois eles podem se soltar ou até arrebentar durante o trajeto.
Se quiser tomar um banho de mar na praia em Itacoatiara, que fica aos pés da pedra, vá com roupas de banho por baixo.
O que mais fazer em Itacoatiara, RJ?
Além de curtir a bela paisagem do alto do Costão, a cidade tem outros atrativos, que deixam os visitantes ainda mais apaixonados por esse cantinho do litoral fluminense. Confira os passeios que você não pode deixar de fazer na região!
Praia de Itacoatiara
Essa é a única praia de Niterói que não tem vista para a cidade do Rio de Janeiro, garantindo um visual diferente de outras praias da cidade.
Localizada entre as praias de Itaipu e Itaipuaçu, o mar de Itacoatiara é bem limpo, com tons de azul esmeralda, além da praia ser cercada por uma área vegetativa.
De um lado, há o Costão e a Pedra do Elefante, e do outro lado está localizado o Morro das Andorinhas, que também atrai turistas aventureiros.
Na hora de escolher o que fazer em Itacoatiara, RJ, não deixe de reservar algumas horas para curtir o clima descontraído do bairro de Itacoatiara, que é residencial.
A praia não é muito grande e o clima tranquilo da região é bem calmo, já que ela fica em uma área mais reservada. Porém, na alta temporada, você encontrará muitos turistas e surfistas por lá.
Do lado direito, você encontrará a Pedra do Pampo, onde há a Prainha, com águas calmas, perfeitas para aproveitar com as crianças.
Em toda extensão da praia há barraquinhas vendendo comidas e bebidas, além de cadeiras e guarda-sóis. Em dias de mar bravo, a praia fica lotada de surfistas devido às suas ondas fortes. Por isso, nesses dias, é bom ter cuidado.
A praia de Itacoatiara já foi eleita a 12ª melhor praia do país, sendo um dos destaques das praias no Rio de Janeiro.
Como subir na Pedra do Elefante?
Além de fazer a trilha do Costão, não deixe de subir até a Pedra do Elefante, que fica na divisa do município de Maricá e Niterói. Essa trilha também fica dentro do Parque Estadual da Serra da Tiririca.
A entrada para o caminho que leva até o alto da Pedra está localizada na Estrada Gilberto Carvalho, na saída de Itacoatiara.
Com mais de 400 metros de altitude, você precisará de disposição para percorrer o caminho, que é considerado uma trilha de nível médio e mais difícil do que outros percursos das redondezas, como a Pedra Bonita e a trilha do Costão de Itacoatiara.
O percurso até o ponto mais alto da Pedra também varia de acordo com o condicionamento físico do indivíduo, mas de forma geral, o tempo aproximado varia entre 1 a 2 horas.
O caminho é de terra batida, passando por trechos com raízes de árvores, pedras e também por um enorme paredão de pedra.
Ao chegar no topo da Pedra do Elefante, a vista é deslumbrante, e dá para ver toda a praia do bairro de Itacoatiara e até outras mais distantes, como a Camboinhas e Itaipu.
Enseada do Bananal
Os turistas aventureiros e mais corajosos precisam conhecer a Enseada do Bananal, um dos melhores pontos para prática de rapel de todo o estado.
Diferente da trilha do Elefante, essa é uma das trilhas em Niterói mais fácies e com um visual deslumbrante. A Enseada do Bananal fica entre o Morro do Elefante e o Costão de Itacoatiara.
O percurso é famoso pela quantidade de pedras dos mais diversos tamanhos e também em razão dos enormes blocos, onde é realizada a prática de rapel.
A trilha, com início no final da Rua das Rosas, também está localizada Parque Estadual da Serra da Tiririca. O percurso tem duração de 15 minutos em uma vegetação densa, mas com caminhos bem sinalizados.
Ao chegar no topo da Enseada do Bananal, você terá uma vista sensacional. Se tiver coragem, não deixe de fazer o chamado rapel negativo, que é a modalidade na qual o esportista não tem contato com as pedras. São pouco mais de 30 metros até o chão.
Córrego dos Colibris
Além da trilha do Costão, o Córrego dos Colibris também proporciona uma caminhada bem interessante em meio à natureza.
O percurso passa por bosques e também por uma área de vegetação secundária, onde os visitantes podem observar diferentes espécies de animais da Mata Atlântica.
Em toda a trilha, você verá enormes figueiras, tabebuias, helicônias e muito mais. Essa área do parque possui ainda o Poço Colibris, com águas claras, onde você pode mergulhar.
Há ainda uma floresta inundada, que oferece uma trilha pequena, mas bem interessante.
Morro das Orações
O Parque Estadual da Serra da Tiririca é gigantesco, com diversos pontos de visitação, como o Morro das Orações. Além da trilha do Costão do Itacoatiara, reserve algumas horas para conhecer esse trecho da área de preservação.
O passeio nessa passagem é bem tranquilo e agradável, sendo indicado para pessoas que não têm o hábito de fazer trilhas, já que o nível de dificuldade é bem baixo, com descidas e subidas leves.
O local ganhou esse nome porque muitas pessoas e grupos religiosos sobem até lá para fazer orações.
O que comer em Itacoatiara?
Depois de caminhar bastante, fazer trilhas em Niterói, subir morros e curtir a praia da região, nada melhor do que se alimentar bem, não é mesmo?
Na cidade de Itacoatiara é possível encontrar ótimos restaurantes, para todos os gostos, bolsos e paladares.
Para quem não dispensa peixes e frutos do amor em um destino praiano, não deixe de experimentar o filé de linguado, que é muito famoso por lá.
O Restaurante Areias de Itacoatiara é uma ótima opção e serve pratos de peixes de dar água na boca. Para quem curte comida japonesa, saiba que a região possui vários restaurantes que servem pratos típicos deliciosos.
Nos quiosques da praia, não deixe de experimentar peixe ensopado, porções de camarão, peixe frito, casquinha de siri e frutos do mar. Experimente também os drinks tropicais servidos por lá.
Passagens aéreas promocionais para as cidades do Rio!
O Costão de Itacoatiara é um dos locais mais sensacionais de Niterói. Para curtir as trilhas e as mais incríveis paisagens naturais do Rio de Janeiro, que tal encontrar passagens áreas promocionais?
No nosso site, Passagens Promo, você tem acesso aos melhores preços, promoções e descontos, além de simular voos de várias companhias aéreas para encontrar aquele que cabe no seu bolso. Quer viajar com economia? De Promo você pode!
Leia também:
- Carnaval na Sicília: praias, festividades tradicionais e animação
- Hotéis em Aparecida: valores, locais e mais
- Évora: um museu a céu aberto no coração do Alentejo
- Irlanda do Norte: cidades medievais e paisagens dramáticas
- Segóvia: onde a história se encontra com a natureza
Lagoinha, Ceará: dicas de turismo, gastronomia e hospedagem
Ipojuca, PE: 7 melhores praias do município
O que fazer em Itapema: Praias e pontos turísticos da cidade
Cabo de Santo Agostinho: 7 praias imperdíveis e dicas turísticas
Conheça as melhores praias de Itanhaém para curtir o verão!