Cozumel, México: conheça o destino paradisíaco!

A ilha de Cozumel, México, ou San Miguel de Cozumel, fica nas proximidades de Cancún, Playa del Carmen e da Riviera Maya. Dona de uma beleza exuberante, a ilha é um dos destinos imperdíveis no Mar do Caribe!

Com praias paradisíacas e diversas atrações turísticas, Cozumel, México, conquista viajantes ao redor do mundo. Mesmo quem tem receio dos furacões dessa região do México, pode viajar tranquilo: os riscos são muito pequenos!

Quer saber mais sobre o destino? Preparamos este artigo com todas as informações necessárias para viajantes. Prepare o seu roteiro de viagem e conheça uma das mais famosas ilhas mexicanas!

Compre passagens aéreas mais baratas neste link!

Cozumel, México: paraíso mexicano

Praias paradisíacas, mar perfeito e ideal para mergulhos: assim é a ilha de Cozumel, México, um dos destinos turísticos mais procurados por viajantes do mundo inteiro, localizada na costa da Riviera Maya!

Com um mar límpido e cristalino, a ilha é um paraíso para mergulhadores que encontram águas quentes e claras, além de muita vida marinha.

Os mergulhos são uma atração à parte, desde os mais rasos até os mais fundos, e rendem uma visão fantástica com visibilidade de aproximadamente 30 metros, incluindo até mesmo os praticantes de snorkel.

Além disso, outra peculiaridade que atrai e encanta os visitantes é a magnífica barreira de corais, localizada no sul da ilha!

Se prepare para viver momentos inesquecíveis em Cozumel, México!

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Como chegar até a ilha de Cozumel, México?

    O viajante a caminho da ilha de Cozumel, México, pode ficar tranquilo: chegar neste paraíso é fácil e rápido!

    Se você estiver em Cancún, ou na Cidade do México, é possível ir de avião até a ilha mexicana, com desembarque no Aeroporto de Cozumel (CZM), próximo ao centrinho.

    Outra alternativa é ir até Cozumel, México, de balsa, também conhecida como ferry-boat!

    Existem dois tipos: os ferry-boats para passageiros, incluindo quem vai ficar mais de um dia na ilha e precisa levar bagagem. E outro específico para travessia de carros.

    Mas preste atenção: não há ferry-boats que saem de Cancún rumo a Cozumel, México. Os ferry-boats saem somente de Playa del Carmen e o trajeto dura cerca de 35 minutos!

    Como se locomover em Cozumel, México?

    Como se locomover em Cozumel, México?
    Fonte: Cícero R. C. Omena / Wikimedia Commons / CC BY 2.0

    A ilha de Cozumel, México, é grandiosa e conhecer suas praias e arredores pode ser o ponto alto da viagem! 

    Para fazer os trajetos da melhor maneira, é necessário alugar um carro ou bug, utilizar táxis ou contratar uma das empresas de turismo local espalhadas pela ilha.

    Se você não quiser contratar uma das opções acima, seu passeio poderá ser limitado a conhecer o centrinho de Cozumel, México, a pé e passear por lojas e restaurantes locais.

    Qual melhor época para ir a Cozumel, México?

    A ilha de Cozumel, México, é linda o ano todo, e a melhor época para conhecer o destino pode variar de acordo com as preferências de cada viajante!

    Durante o inverno, entre os meses de dezembro e março, a ilha fica mais fria e a ausência do sol pode deixar o cenário paradisíaco sem o brilho que o faz tão famoso. 

    Mas não se preocupe: mesmo com noites mais frias, a temperatura não é tão rigorosa e a água do mar continua quente!

    Ainda no período de inverno, a ilha vira sede para o Spring Break, ou semana do saco cheio, com a chegada de estudantes das universidades de Cozumel, México. 

    Nos meses de fevereiro e março, próximo ao fim das férias escolares e da alta temporada, muitos estudantes escolhem as melhores praias do México para descansar!

    Já o verão vai de junho a setembro e, nesse período, existe uma frequência maior de chuvas e dias quentes.

    Para quem quer escapar das chuvas ou dias frios, a melhor época para conhecer a ilha é nos meses de abril e maio porque chove pouco e a temperatura é amena.

    Quais documentos são necessários para viajar para Cozumel, México?

    Quais documentos são necessários para viajar para Cozumel, México?
    Fonte: Pixabay / CC0

    Para chegar a Cozumel, México, você não precisará se preocupar com o visto: o governo mexicano não exige a autorização para que turistas brasileiros entrem no país!

    Contudo, é preciso apresentar passaporte dentro da data de validade e ter no mínimo um documento de identificação em bom estado de conservação. Um exemplo: o seu RG.

    É importante destacar que o visto mexicano não será exigido somente para os turistas que pretendem permanecer na ilha de Cozumel, México, por no máximo 180 dias. Acima disso, o visto passa a ser exigido junto a outros documentos!

    Passagens aéreas para Cozumel, México!

    Conhecer a ilha de Cozumel, México, mergulhar em águas cristalinas e descobrir suas atrações e belezas paradisíacas é uma experiência única ao optar pelo turismo no México!

    E para fazer tudo isso da melhor maneira, nada melhor do que economizar na hora de comprar passagens aéreas rumo à ilha mexicana, certo?

    Por isso, você encontra as melhores ofertas no Passagens Promo! Por lá, você só precisa colocar o destino, as datas de ida e volta, e o número de passageiros. 

    Pronto! Agora, você tem acesso a passagens aéreas por um preço que cabe no bolso!

    Faça sua pesquisa com antecedência e ative o alerta de preços, assim você receberá todas as novidades e não perde nenhuma promoção disponível para o destino desejado!

    Passagens aéreas imperdíveis em promoção!
    Passagens aéreas saindo de

    Cozumel, México: atrações imperdíveis

    Agora que você já conhece um pouco sobre sobre a ilha, pode estar se perguntando “O que tem para fazer em Cozumel, México?”. Essa pergunta tem resposta fácil: não faltam atrações e atividades na ilha mexicana!

    São muitas praias para conhecer sem pressa, além de esportes aquáticos para praticar. Você também poderá visitar belos parques e museus com clima agradável e que estão prontos para receber turistas em viagem pela ilha.

    Sem falar na diversão dos passeios de barco que completam o roteiro de viagem!

    Paradisíaca, você não vai se arrepender de conhecer Cozumel, México! Muitos turistas em viagem a Cancun, separam alguns dias somente para conhecer a ilha mexicana e suas belezas naturais. 

    Você não vai ficar de fora dessa, certo? Listamos abaixo 6 atrações imperdíveis para sua passagem pela ilha!

    Parque Nacional Arrecifes de Cozumel

    Conhecer o Parque Nacional Arrecifes de Cozumel é um dos principais passeios na hora de decidir o que fazer em Cozumel, México. O parque oferece mergulhos que podem ser feitos de dia ou à noite!

    É o lugar preferido pela maioria dos mergulhadores em busca de aventuras submersas e emocionantes, mergulhando em um “jardim” com corais multicoloridos e areia de mar branquinha.

    Um verdadeiro espetáculo da natureza que não vai decepcionar os viajantes!

    Parque Ecológico Punta Sur

    Parque Ecológico Punta Sur
    Fonte: Saúl Peláez S. / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    O Parque Punta Sur é uma reserva ecológica com áreas intocadas e vários projetos ambientais sendo desenvolvidos. A tradução literal de seu nome reafirma que o mesmo fica na ponta de Cozumel, México.

    As visitas acontecem de forma sustentável e no Punta Sur há uma extensa lagoa onde é possível observar a presença de centenas de crocodilos que vivem tranquilamente por ali. 

    Mas fique tranquilo: os mesmos não são ameaça para os visitantes! 

    No parque ainda é possível ver ninhos de tartarugas, visitar a Ruína Maia “El Caracol”, subir ao Farol Celarain e passear no barco “El Tatich” conhecendo belas praias locais.

    Parque San Gervasio

    Construído no século XX, o Parque San Gervasio é o sítio arqueológico mais famoso de Cozumel, México. 

    Lá são encontradas várias ruínas que contam um pouco da história da ilha e de seus habitantes passados!

    O passeio pelo Parque San Gervasio é guiado e o contexto histórico vai sendo explicado, com destaque a história da arquitetura das casas: construídas com aproximadamente 300 metros de distância uma da outra.

    Museu da ilha de Cozumel

    Localizado na região central de Cozumel, México, o museu é uma ótima opção para quem se interessa pela história da civilização maia e deseja conhecer mais sobre os primeiros povos que habitaram a ilha.

    O Museu da Ilha tem quatro salas e oferece um tour interativo para visitantes apresentando a história da tradição indígena e das expedições espanholas que foram a Cozumel, México, em décadas passadas!

    Mergulho e snorkel

    Mergulho e snorkel
    Fonte: Patrick Mueller / Flickr / CC BY 2.0

    As águas cristalinas de Cozumel, México, tornam seus mares perfeitos para as práticas de mergulho e de snorkel: a ilha é uma das preferidas entre mergulhadores!

    O mergulho proporciona uma das visões mais espetaculares da natureza submersa da ilha com corais e arrecifes coloridos extraordinários.

    Quem prefere o snorkel também vai se encantar com a ilha visto que, em um mergulho raso, é possível visualizar muita vida marinha: a prática do esporte é uma das mais populares entre os turistas!

    Passeios de buggy

    Uma atração indispensável em Cozumel, México, são os passeios de buggy. Com eles, você terá a oportunidade de conhecer vários pontos turísticos da ilha e ainda visitar as praias mais incríveis!

    Além disso, é bom frisar que ao longo de cada trajeto o viajante terá a oportunidade de contemplar as paisagens e todo o mar ao redor das praias do Caribe que banham a ilha de Cozumel, México.

    Praias em Cozumel, México

    Quem visita Cozumel, México, não pode deixar de incluir em seu roteiro viagem uma passagem por suas belas praias: é um cenário propício para tirar fotos na ilha!

    Para te ajudar nesse planejamento, listamos 5 paradas indispensáveis para conhecer e ver de perto a beleza única da ilha mexicana. É de tirar o fôlego!

    Playa El Cielo

    Playa El Cielo
    Fonte: Flickr / CC0

    Considerada por muitos turistas como a praia mais linda de Cozumel, México, a Playa El Cielo é marcada por um oceano de azul inexplicável! 

    São várias conchas enormes e estrelas do mar que ficam no fundo de suas águas e podem ser vistas mesmo quando se nada em partes mais rasas. 

    Reserve pelo menos um dia inteiro para curtir a Playa El Cielo e conhecer toda a beleza e calmaria presente nas ilhas do México.

    Praia Chen Rio

    Localizada nas proximidades do centrinho de Cozumel, México, a Praia Chen Rio é marcada pela tranquilidade do ambiente e a calmaria das águas: perfeita para que crianças e idosos aproveitem a praia em segurança! 

    Além disso, a areia é fina e a vista é incrível: a barreira de pedras da região ajuda na formação de piscinas naturais que atraem turistas do mundo todo!

    Playa San Francisco

    Playa San Francisco
    Fonte: Comisión Mexicana De Filmaciones / Wikimedia Commons / CC BY-SA 2.0

    Quem quer nadar e relaxar precisa conhecer a Playa San Francisco, onde as águas são calmas, quentinhas e cristalinas!

    Com uma faixa de areia branca e muito fina, essa praia oferece ótimos passeios de catamarãs com piso de vidro. Durante o passeio, o viajante aprecia todo o colorido e as diversas espécies de peixes que existem na profundidade rasa do mar.

    Isla de Pasion

    Romance e paixão tornam o clima dessa praia diferente dos demais!

    Repleta de mangues e recifes sensacionais, a espetacular Isla de Pasion é um dos destinos mais visitados por casais apaixonados e em lua de mel por Cozumel, México.

    A única ressalva é a forma de chegar a esta ilha. Pequena e um pouco distante do centrinho da ilha mexicana, a Isla de Pasion tem apenas um quilômetro de comprimento e para chegar até o local o ideal é contratar um tour.

    Playa Palancar

    Favorita entre os turistas, a Playa Palancar é uma das praias intocáveis e mais naturais de toda a ilha de Cozumel, México: a calmaria de suas águas cristalinas e belas reforçam sua beleza paradisíaca!

    Com excelente infraestrutura, ela também abriga dois dos recifes mais importantes de Cozumel, México: o Recife Colômbia e o Recife Palancar, que deu o nome a praia.

    Quantos dias são necessários para conhecer Cozumel, México?

    Quantos dias são necessários para conhecer Cozumel, México?
    Fonte: Pxhere / CC0

    O tempo ideal para conhecer a ilha de Cozumel, México, vai depender muito do motivo da sua viagem à ilha mexicana!

    Se você quer turistar pela região e conhecer algumas praias, sugerimos no mínimo 2 dias de estadia. 

    É importante frisar que algumas empresas de turismo oferecem passeios de bate-volta indo de Playa del Carmen para Cozumel, México, especialmente para quem quer conhecer a beleza da ilha de forma rápida.

    Agora, se você quer fazer a prática do mergulho durante a passagem pela ilha, separe cerca de 4 dias para ter tempo suficiente de conhecer os variados pontos de mergulho e se apaixonar ainda mais por este paraíso!

    Dicas de como aproveitar sua viagem para Cozumel, México

    Agora que você já sabe que Cozumel, México, é uma das ilhas próximas a Cancún, separamos mais algumas dicas importantes para curtir cada momento nesse lugar incrível!

    Com essas dicas, você poderá aproveitar ao máximo sua estadia pela ilha!

    Melhores ofertas de passagens aéreas para Cozumel, México!

    Depois de conhecer mais sobre a ilha de Cozumel, México, você já deve estar se imaginando neste destino paradisíaco, certo?

    E para garantir um preço que cabe no bolso, você pode fazer uma cotação no Passagens Promo. Por lá, você encontra as melhores ofertas de passagens aéreas rumo à ilha mexicana!

    São promoções disponíveis durante o ano todo para os mais diversos destinos do mundo. Faça uma simulação gratuita e garanta suas passagens aéreas para Cozumel, México!

    Quer viajar pagando pouco? De Promo você pode!

    Passagens aéreas imperdíveis em promoção!
    Passagens aéreas saindo de

    Continue sua leitura!