Culinária chinesa: tudo sobre a sua gastronomia e curiosidades!

Um país que conquista a todos que o visitam, não tem como não se surpreender com uma cultura rica em vários aspectos. Um deles é a sua culinária, que influencia vários países com os seus sabores únicos e agridoces. 

Realizar uma viagem para China é muito além de visitar atrações e conhecer pontos turísticos, é fazer um mergulho na sua tradição, costumes e crenças. 

Além de tudo isso é ter o privilégio de fazer um verdadeiro passeio gastronômico, cheio de texturas e sabores que ficarão marcados em sua memória.

Conheça a história da culinária chinesa

Há mais de 4 mil anos atrás, com os primeiros povos da China surgiu a culinária chinesa que é muito vista hoje em dia, foram poucas coisas que se perderam do início até agora.

Suas principais características são preservadas a exemplo da combinação de sabores dos ingredientes. A China influenciou muitos países com a sua culinária, muito da gastronomia japonesa e de alguns países  do sudeste asiático são dos tradicionais pratos chineses. 

Vale destacar que ela foi originada da dinastia Zhou e por isso muitas técnicas como stir-frying e steam-cooking se fazem presente. Veja o que outras dinastias trouxeram:  

O que mais chama atenção é como os seus chefes criaram técnicas únicas para o preparo e o cozimentos dos alimentos e também no corte. O costume de cortar em pequenos pedaços não foi em vão, é para contribuir com o uso dos palitos (hashi) que são usados como os principais talheres do país.

Quais são os pratos típicos da China? 

A China é um país de uma beleza singular, seus costumes e tradições chamam atenção do mundo todo. A arquitetura dos seus templos e construções expõem toda sua história.

Além disso, sua gastronomia é uma das mais exóticas do mundo e tem vários fãs, ou seja, viajar para esse país não é somente conhecer suas paisagens e arquitetura é mergulhar em um passeio gastronômico também. 

Conheça alguns dos principais pratos típicos da culinária chinesa:

Pato à Pequim 

Culinária chinesa

Um dos pratos mais tradicionais da China surgiu na dinastia Yuan e era muito servido nas cortes imperiais.

A princípio o Pato à Pequim era preparado com temperos e molhos específicos e depois era levado ao forno com especiarias para ser assado. 

Em seguida, era cortado em fatias e acompanhado com crepes muitos finos, hoje em dia, é servido com molho hoisin, cebolas verdes e panquecas finas. 

O prato teve algumas alterações durante a dinastia Ming e a partir desse momento virou uma febre no país e se tornou mundialmente conhecido e apreciado.

Porco Agridoce 

Culinária chinesa

O Porco Agridoce é ícone da culinária chinesa e é o tão famoso prato que surgiu na dinastia Han. O preparo do prato consiste na carne de porco temperada com vinagre e mel. 

Após a dinastia Tang o prato ganhou mais destaque e outros ingredientes foram acrescentados, são eles: abacaxi e pimentões.

Atualmente, é muito servido com arroz, os mais tradicionais preferem apreciar somente a carne de porco e essa combinação do doce e azedo tem como princípio a medicina tradicional por causa do equilíbrio dos cinco sabores.

Tian Bu la 

O Tian Bu la advém da dinastia Qing nesse momento os chefes chineses estavam empenhados na criação de pratos novos e principalmente brincar com os diferentes sabores.

Esse prato é composto por um bolinho de peixe misturado com legumes frescos e temperos e o seu sabor é adocicado. 

Atualmente, ele pode ser feito também com farinha de batata ou tapioca, e em algumas receitas é introduzido o ovo. Cada região acrescentou algum ingrediente e personalizou, mas todas preservam a essência do prato.

Frango do General Tso

Culinária chinesa

Um dos pratos mais históricos da China, sua criação foi em homenagem ao líder militar Zuo Zongtang, criado pelo chef Peng Chang-kuei nos anos 50. 

De acordo com a história estava acontecendo um jantar para os líderes chineses e só tinha uma coxa de frango. O prato é feito de pedaços de frango fritos em tempura e com um molho agridoce.

Uma curiosidade é que o general não provou e o seu nome foi homenageado no prato. Vale destacar que é muito conhecido no ocidente, principalmente nos EUA, mas teve algumas modificações para agradar o paladar americano.

Voe com economia e praticidade para qualquer lugar do mundo!

Se você tem a curiosidade de conhecer a China, suas histórias, tradições, e costumes e fazer um tour gastronômico do país, use o buscador de pesquisa do Passagens Promo , e encontre as passagens aéreas mais baratas. 

O nosso site tem parceria com as melhores companhias aéreas do mundo que estão comprometidas com a segurança e o conforto dos seus clientes. 

Você vai até o outro lado do mundo sem gastar muito e com vários benefícios. Faça a tão sonhada viagem com a gente! 

Zong Zi 

Culinária chinesa

Um prato popularmente conhecido na China e afirmam que sua criação foi no Festival Duanwu que são corridas de barcos-dragão e para proteger o rio começaram a jogar pacotes de arroz na água. 

Durante o festival esse prato é bastante consumido para preservar a tradição e homenagear o poeta Qu Yuan. 

O Zong Zi é um arroz com textura pastosa temperado com óleo de pimenta, gengibre, molho de soja e óleo de amendoim, e é cozinhado em folhas de cana.

Mapo Tofu

Culinária chinesa

Um prato clássico da culinária chinesa é o Mapo Tofu, que tem registros do século XIX que foi criado pelo Chen Mapo e é um prato tipo de Chengdu. 

Hoje em dia, esse prato foi muito reinventado, já que teve um grande alcance global e cada lugar o caracterizou de uma forma. 

No entanto, na receita original ele é feito com tofu picante com molho de óleo, pasta de amendoim fermentada com feijão preto, pimenta e carne moída (bovina ou suína). 

Ao redor do mundo, você pode encontrar esse prato em diferentes versões, algumas vão até cebolas, castanhas e outros vegetais, em outras grãos de pimenta Sichuan, vinho de arroz, cebolas verdes. 

Não há dúvidas que é um dos pratos que você não pode deixar de experimentar na sua viagem para a China.

Arroz frito

É inegável como o arroz faz parte da culinária chinesa de diversas formas e receitas. O prato Arroz frito surgiu com a intenção de aproveitar as sobras do arroz na época da dinastia Yangshao.

A preparação começa refogando o arroz cozido em uma frigideira ou nas panelas wok com vários ingredientes, como:

Após fritar o arroz ele pode ser misturado com ovos, carnes ou frutos do mar. Ele pode ser consumido de várias formas, um dos motivos que o tornam tão famoso no país.

Bolinho de feijão

Diferentemente do Brasil que o feijão é usado como um prato salgado na China, ele é caracterizado de outra forma. 

Na dinastia Tang com as festividades do Ano Novo Lunar o bolinho de feijão, conhecido também como Tangyuan, era símbolo de plenitude familiar. 

O prato é feito com feijão vermelho e depois é passado em uma pasta feita de farinha e é cozinhado a vapor, após a receita evoluir foram incluídos outros ingredientes, como pasta de amendoim ou sementes de gergelim.

Gua-Bao 

É um prato típico da província de Fujian, só que em Taiwan durante o século XX teve mais destaque. Começou a ser comercializado pelos vendedores ambulantes e ao decorrer do tempo ganhou espaço em restaurantes. 

O Gua-Bao é um pão macio que é recheado com carne de porco, amendoim, coentro e alguns condimentos e é muito conhecido e chamado de folhas de lótus.

Chow Mein

Culinária chinesa

Mais um prato bastante tradicional da China e ganhou o coração da América do Norte. Ele se originou na dinastia Song e passou por muitas modificações ao longo dos anos. 

É um prato de massa frita e preparado na panela wok e o macarrão é misturado em diferentes molhos. No ocidente recebe legumes e carne, promovendo um prato com diferentes texturas e sabores. 

Como é um prato muito conhecido e tem a admiração dos chineses, ele está tanto em restaurantes como em barraquinhas. 

Tortinha de ovos 

A Tortinha de ovos teve influência dos portugueses que espalharam as técnicas com cremes de ovos, na China, foi acrescentado queijo, vegetais e ervas. 

É um prato simples de ser feito e muito saboroso, por isso, é um dos pratos típicos dos chineses que gostam muito dessa combinação de sabores.

Rolinho primavera

Iniciou-se com a dinastia Han e tem como nome originário “egg roll”. O rolinho primavera é basicamente uma massa feita de farinha que é recheada, pode ser doce ou salgada e depois é frita no óleo. 

No século XIX os imigrantes chineses que foram para os EUA propagaram esse prato na América e ganhou mais popularidade e chegou até o Brasil. 

Atualmente, você encontra ele em vários restaurantes aqui no Brasil. Esse prato chinês não é somente famoso em sua terra natal, ganhou alcance mundial.

Comidas exóticas da China

A China é um país muito conhecido pela sua diversidade gastronômica e os seus pratos exóticos. 

Os chineses são um povo que gosta de fazer um mix de texturas, sabores e usar ingredientes diferentes, provar dos pratos da China é ter uma experiência inesquecível, totalmente nova. 

Confira algumas das comidas mais exóticas desse país:

Espetinho de insetos

Culinária chinesa

Passear pelas ruas chinesas é se deparar com muitas barraquinhas de comidas e de espetinhos. Na pré-história era muito comum os caçadores se alimentarem de insetos, já que são ricos em proteína e gordura. 

Hoje em dia, uma das culturas que preservam esse costume é a chinesa. Dessa forma, são vários espetinhos de insetos, como:

Se você é o típico viajante aventureiro que topa tudo para realizar uma viagem completa, não deixe de provar os famosos espetinhos de insetos da China.

Espetinho de estrelas do mar 

Espetinho de insetos não são apenas uma das iguarias exóticas da China, o espetinho de estrelas do mar também faz parte dessa vasta culinária. 

As estrelas do mar são espetadas e grelhadas fornecendo uma textura elástica e um sabor salgado. 

Dificilmente, você vai comer algo tão diferente como os espetinhos de estrelas do mar, essa especialidade chinesa é ímpar.

Sopa de ninho de andorinha

Quem é que não gosta de sopa? Na China uma das suas famosas sopas é uma das mais exóticas do mundo, é feita com ninhos das suas várias espécies de andorinha. Esse ninho é construído com a saliva do pássaro e é considerado um dos pratos mais caros do mundo. 

Ovos de mil anos ou ovos podres 

São ovos de pato, galinha, ganso ou codorna. Eles são preparados com uma mistura de sal, argila, cal, amido e cinzas, como também com cascas de arroz. 

O seu preparo dura semanas ou até meses, depende de qual será o método escolhido, após ganharem uma coloração escura poderão ser consumidos.

3 curiosidades da gastronomia chinesa

A China é um país repleto de tradições e costumes, não poderia ser diferente na sua culinária, muitos aspectos dela estão ligados a símbolos. 

É um país que há um significado por trás de tudo, nesse sentido, você vai se encantar em cada detalhe que é preservado nos costumes chineses e como eles trazem isso para a sua culinária. 

Encontre suas passagens aéreas para a China!

No Passagens Promo , você tem acesso às passagens aéreas com ofertas, além das promoções relâmpagos da madrugada. Cadastre em nosso site, para não perder nenhuma oportunidade. 

Além disso, quem escolhe como vai pagar sua passagem é você, temos a sua disposição várias formas de pagamento, são elas:

Qual é o prato principal da China? 

A gastronomia chinesa é surpreendente, composta de vários pratos tradicionais e sabores, e o que mais se destaca é o Arroz Frito. Em geral, é o mais escolhido pelos chineses e por vários amantes da comida chinesa, tanto que é possível encontrar variedades desse prato.

Mas, a China é um país extenso, em cada região tem as suas preferências, levando em consideração a maioria, o arroz frito é o principal prato.

Veja Também: