Culinária de Goiás: pratos típicos, onde comer e mais!

Mais um Estado brasileiro que é repleto de paisagens incríveis e tem uma gastronomia muito apreciada ao redor do país. 

Os goianos são muito conhecidos por ser um povo que valoriza a tradição e suas iguarias locais, não é de se estranhar que grande parte das suas receitas são com ingredientes regionais.

Viajar para Goiás é ter a oportunidade de mergulhar em mais uma experiência gastronômica impactante que vai ficar guardada na memória. Com certeza, vai até pegar algumas dicas com os goianos para preparar seus deliciosos pratos. 

Culinária de Goiás 

Goiás é um Estado do Brasil e fica na região centro-oeste  e tem uma culinária influenciada pelos povos indígenas, os negros e europeus. O que é mais visto em seus pratos são os sabores e também não são tão leves. 

Eles usam muito os seus ingredientes locais na elaboração dos seus pratos, é muito comum encontrar a guariroba e o arroz vermelho em diversos tipos de receita. 

Como também, o pequi que é um fruto da região e é consumido principalmente em uma receita com arroz. É notável, como o povo goiano valoriza sua cultura e preservam suas tradições em diversos pratos.

Experimentar a comida desse Estado é sentir o tempero caseiro, além de ser uma comida saborosa e robusta, traz uma lembrança afetiva e sua população admira e preserva sua culinária local. 

Pratos típicos de Goiás 

A gastronomia de Goiás mostra muito da sua variedade e das suas combinações com os ingredientes locais. 

Grande parte do que é saboreado hoje em dia pela sua população advém de muitos anos atrás e de seus costumes, desde antes do período colonial.

Conheça alguns dos principais pratos típicos dessa região:

Galinhada 

A Galinhada é um prato geracional, está há um bom tempo presente na culinária goiana, mostra em seu sabor os traços regionais do Estado. 

Basicamente, é feito com frango desfiado, pequi, arroz, milho, e alguns temperos como pimenta de cheiro, açafrão e cebolinha verde. 

Como o pequi tem um cheiro marcante e adocicado ao mesmo tempo, ele harmoniza o prato e traz um sabor forte.

Pamonha

Uma das riquezas regionais é a Pamonha que tanto pode ser salgada como doce, é preparada com milho verde ralado e enrolado em folhas de bananeira que depois vão ao fogo. 

Para fazer a Pamonha salgada, ela é recheada com queijo, linguiça ou carne, já a doce é acrescentado só açúcar e às vezes coco.

Em geral, está sempre presente nas festas juninas, não somente em Goiás, mas já conquistou os paladares de grande parte do Brasil. Então, é muito fácil encontrar, principalmente a doce em outros estados. 

Hoje em dia, a Pamonha Salgada ganhou mais outros ingredientes, como o frango, catupiry, pequi, existe uma variedade de receitas para a salgada.

Peixe na Telha 

O que mais chama atenção nesse prato é a sua preparação, é um peixe fresco que na maioria das vezes é tilápia ou pintado, após ser temperado é cozido em uma telha de barro, afirmam que dessa forma caracteriza um sabor singular. 

Como também, o uso dos ingredientes locais torna o prato uma grande figura regional. Seu principal acompanhamento é arroz branco e um pirão que é feito do caldo da cabeça e da espinha do peixe.

Por isso, se você estiver em Goiás, procure um restaurante que sirva dessa forma, para ter a oportunidade de experimentar essa iguaria da forma mais tradicional.

Empadão

O Empadão de Goiás é uma referência da sua gastronomia é uma torta salgada muito recheada com frango, linguiça, queijo, ovos e tempero e é envolto em uma massa. 

No Brasil, em muitos lugares você encontra empadinha que na maioria o recheio só vai frango, já a de Goiás não deixa a desejar em nada, é recheada com tudo.

Além dos recheios que foram citados, há uma gama de outros que podem ser usados na hora de rechear a empada, como carne de porco e guariroba, entre outros.

Voe com economia e praticidade para qualquer lugar do mundo! 

O Passagens Promo , quer facilitar sua compra de passagens aéreas. Você pode comprar a sua em qualquer lugar, só precisa acessar o nosso site e colocar no buscador de pesquisa a sua preferência. 

Em poucos instantes estará em sua tela as melhores ofertas do mercado das companhias aéreas mais reconhecidas e que garantem um serviço de bordo excepcional. 

Ninguém quer ter uma viagem sem conforto e com um preço absurdo. Aqui, oferecemos bom preço e qualidade. Além disso, quem escolhe como paga é você, nossas formas de pagamento, são: 

Aqueles que escolhem pagar pelo cartão de crédito podem dividir em até 10X sem juros, não deixe essa oportunidade passar. 

Angu de milho verde

Culinária de Goiás

O Angu de milho verde é uma joia da culinária goiana que apresenta como o milho pode ser usado de várias maneiras e resultar em pratos saborosos. 

Sua preparação começa com o milho verde sendo moído e depois é levado ao forno até atingir uma consistência cremosa e pode ser consumido com carne e nos churrascos de Goiás é o que você vai mais encontrar. 

O seu sabor adocicado e a textura que fica proporciona uma experiência saborosa e quando é servido com churrasco deixa qualquer um com água na boca.

Nesse sentido, o que não falta no churrasco goiano é o Angu de Milho que faz tanto sucesso quanto a carne, e quando são consumidos juntos fornece um gosto sensacional.

Arroz de puta rica 

Este arroz surgiu na era colonial aqui no Brasil nos bordeis, quando as garotas de programa não ofereciam somente os seus serviços, mas também cozinhavam para os seus clientes. 

O Arroz de puta rica é feito com arroz e é misturado com vários tipos de carne, quanto mais carne eram colocadas, mas significava que a dama tinha dinheiro.  

Atualmente, o prato é composto com frango, porco e linguiça e é muito bem temperado, em vários restaurantes você encontra ele.

Matula

Culinária de Goiás

O termo “matula” é designado para se referir a marmita, em Goiás é conhecido como feijoada do Cerrado e é muito consumida na Chapada dos Veadeiros

A matula tem como ingredientes o feijão branco ou mulatinho a carne de sol, e pedaços de linguiça, carne de lata que são misturados com farinha de mandioca. 

Para a população raiz, ele deve ser servido na folha de bananeira, e seu acompanhamento deve ser arroz, carne de lata, mandioca cozida e galinha caipira, é um dos pratos mais saborosos da culinária goiana.

Doces típicos de Goiás

Os doces típicos desse Estado celebram a flora da região, ou seja, usam muito do que a terra dá para preparar receitas saborosas e muitas delas já ganharam o coração de todos os brasileiros. 

Agora, conheça alguns doces típicos goianos:

Doce de Jaracatiá

A fruta jaracatiá é usada na elaboração de uma geleia agridoce. O preparo se inicia com o cozimento da fruta no açúcar até chegar em uma consistência de geleia. 

Essa receita representa o tanto que os goianos utilizam dos seus  ingredientes regionais na cozinha na preparação de pratos saborosos.

Cajuzinho do Cerrado 

Um pouco diferente do cajuzinho de aniversário, o Cajuzinho do Cerrado é preparado com o caju da região e banana que ficam cremosos para depois ser enrolado no açúcar. 

O seu sabor e sua textura são singulares, caracterizando esse doce uma iguaria da região.

Pé de Moleque 

Culinária de Goiás

Um doce típico goiano e é servido muito nas festas juninas, não somente do Estado, mas de outros lugares do Brasil. 

O Pé de Moleque tem amendoim, açúcar e em algumas receitas é acrescentado melado ou rapadura, após o amendoim ser torrado é misturado no açúcar caramelizado e o doce fica crocante. 

Normalmente, cortam em pedaços retangulares ou quadrados, é muito saboroso, vale a pena experimentar e faz um grande sucesso com a criançada.

Doce de leite de Cabra 

Esse doce tem o coração dos goianos, é preparado a partir do leite de Cabra que é cozinhado lentamente com açúcar até ficar cremoso.

Ele é um pouco diferente do doce de leite tradicional, por causa das características do leite de cabra.

Pastelinhos 

Os Pastelinhos de Goiás são pequenos pasteis recheados com diversos ingredientes, carne moída, frango, queijo, entre outros. 

E são envoltos em uma massa fina e vão até o óleo para ser fritos e ganhar uma cor dourada e uma textura crocante. 

Difícil não encontrar os Pastelinhos em festas ou eventos goianos, fazem o maior sucesso nessa região.

Chocolate com Pequi 

Culinária de Goiás

O Pequi é a sensação de Goiás e resolveram fazer uma combinação com o chocolate e resultou em um sabor único, o gosto marcante da fruta com a suavidade do chocolate oferece uma sobremesa deliciosa. 

Você pode encontrar essa fusão em trufas, bombons ou barras de chocolate com pedaços de pequi, é inevitável não perceber como a população goiania gosta tanto da sua fruta regional.

Mané Pelado 

É uma massa de pão de queijo que não recebe recheio, por isso é chamado de “Mané Pelado”. 

Em Goiás, é muito consumido como quitute ou em lanche informal em celebrações, é um prato que enfatiza as raízes da região.

Cuca goiana

Tem origem no sul do Brasil, mas faz um enorme sucesso em Goiás é um massa que parece com um bolo, basicamente é um pão doce recheado. 

Em alguns casos, é acrescentado até banana e canela e é uma das sobremesas mais favoritas da região.

Bolo de Fubá com Erva-doce 

Culinária de Goiás

Um dos bolos mais apreciados pela população de Goiás é feito com fubá, farinha de milho e com erva-doce para trazer um aroma a receita. 

Ele é muito simples de ser preparado, passa por todo o processo de um bolo comum e o que traz realmente a diferença é a erva-doce. 

Os goianos gostam muito de comer acompanhado com café, principalmente no finalzinho da tarde o seu gosto traz uma lembrança de casa de vó.

Trufa de chocolate com baru

Na região de Goiás eles não tem medo de ousar e criar várias combinações, uma delas é o chocolate amargo, creme de leite, leite condensado, sementes de baru e amêndoa nativa da região. 

Após passar por todo o processo é enrolado em bolinhas e envolto em chocolate em pó, fazendo muito sucesso em festas.

Onde comer em Goiás? 

Se você viajou para Goiás e não quer perder a chance de provar da culinária, mas não sabe quais são os melhores restaurantes para experimentar da gastronomia goiana, veja algumas das melhores opções:

Em Goiânia  há dois restaurantes que são muito conhecidos por oferecer pratos típicos da região, um deles é o Empório Parrilla que sua especialidade é o churrasco e suas diversas combinações.

Já para quem quer provar o arroz de pequi e seu tão famoso empadão, tem que ir no Panela Mágica que surpreende a todos com o seu sabor caseiro. 

Se você quer explorar mais da culinária típica, o Rancho de Santa Maria em Caldas Novas não deixa a desejar em nada com sua culinária caseira e deliciosa.

Outro que é muito conhecido no Estado é o Empório do Cerrado que fica em Pirenópolis  e mistura o tradicional com o inovador e promove uma verdadeira experiência gastronômica. 

E para quem quer garantir os doces típicos da região, precisa passar por Goiânia e ir até as suas padarias que vai encontrar diversas iguarias com frutas locais. É excelente, para aproveitar e já comprar suas lembrancinhas e levar um pedaço de Goiás para casa. 

Viaje para Goiás por um preço acessível!

Não tem nada melhor que explorar os Estados do seu país de origem, o Brasil é um lugar repleto de diversidade e em cada pedaço há algo inédito.

O site Passagens Promo , quer te ajudar a viver todas essas oportunidades incríveis que só o país do samba reserva. 

Por isso, fique ligadinho em nossas promoções e já se cadastre para receber diretamente as melhores opções de preços para qualquer destino do mundo. 

O melhor é que você pode ainda conseguir sua passagem aérea com 35% de desconto, não fique de fora desse show de preço baixo. 

Qual é o prato preferido dos goianos? 

A resposta para essa pergunta varia muito dependendo da região do Estado, pois, há uma diversidade de pratos típicos e determinar o preferido da população de Goiás, é quase impossível. 

No entanto, existem três pratos típicos que os goianos mais consomem e fazem questão em servir em suas festas, são eles:

Portanto, em sua viagem para esse Estado, esses pratos típicos devem estar na lista para você experimentar, sem dúvidas alguma eles te darão uma boa perspectiva de como é a culinária regional.

Agora, é só comprar suas passagens aéreas e preparar suas malas para mais uma aventura gastronômica em mais um lugar surpreendente do Brasil. 

Veja Também: