Culinária mediterrânea: confira pratos principais, sobremesas e ingredientes típicos!

Considerada uma das mais saudáveis do mundo, a culinária mediterrânea tem conquistado o mundo com suas texturas delicadas, sabores inigualáveis, aromas e ingredientes com baixa caloria. 

Se você ainda não se rendeu as delícias da região, vem com a gente conhecer um pouco mais sobre essa cozinha milenar, que tem agradado aos paladares mais exigentes!

Confira passagens aéreas para todos os destinos do Mediterrâneo, com até 35% de desconto neste link!

Culinária mediterrânea: informações, benefícios e curiosidades

A comida do mediterrâneo não garante apenas experiências gastronômicas gostosas, mas é uma cozinha com forte apelo cultural dos povos mais antigos que viveram naquela região, há milhares de anos.

Prezando sempre por alimentos frescos e orgânicos, os pratos do povo mediterrâneo são muitos saborosos, e também fazem um bem danado para a saúde por serem ricos em vitaminas, minerais e componentes, prevenindo até doenças.

Saboreie o melhor do mediterrâneo aqui com a gente antes mesmo de desembarcar nessa região tão bonita e com características únicas!

Culinária Mediterrânea: o que é?

Culinária Mediterrânea: o que é?
Fonte: Pxhere / CC0

Para você a gastronomia mediterrânea pode até parecer uma novidade, mas essa alimentação existe há mais de 5 mil anos e tem origem nos países banhados pelo mar, de mesmo nome, que se estende do sul do continente europeu até o norte da África.

Tradicionalmente, esse estilo de cozinha teve início em países como a Espanha, Itália, Grécia, Egito e Israel. 

Por lá, os moradores dizem que a região do mediterrâneo vai “até onde nascem as oliveiras”, já que o azeite de oliva serve como base os pratos. 

A cozinha do povo mediterrâneo é um verdadeiro tesouro para a culinária mundial, sendo reconhecida, inclusive, como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura.

Muito mais do que um tipo de gastronomia, a dieta mediterrânea é uma combinação de histórias, tradições e culturas milenares.

Qual a principal característica da cozinha mediterrânea?

Há alguns anos, essa cozinha ultrapassou as fronteiras do mediterrâneo para conquistar o mundo.

Isso se deve a sua gastronomia que preza pela alimentação saudável, ingredientes naturais, frescos e orgânicos, abdicando-se de produtos industrializados.

A culinária do povo mediterrâneo tem como base três ingredientes principais: azeite extra virgem, frutas e vegetais.

Os peixes, que também estão entre os ingredientes principais das receitas, normalmente, são grelhados no forno, confitados ou fritos no azeite de oliva extra virgem ou, ainda, elaborados como pratos frios. 

Já os vegetais são cozidos no vapor para preservar as suas propriedades nutricionais. 

O objetivo da comida mediterrânea é diminuir o consumo de gordura e potencializar a ingestão de alimentos naturais, como leguminosas, oleaginosas e grãos.

O que vai na comida mediterrânea?

O que vai na comida mediterrânea?
Fonte: Unsplash

Para quem se pergunta o que vai na comida mediterrânea, separamos aqui os ingredientes mais encontrados nas composições dos pratos típicos da região:

Quais os benefícios da culinária mediterrânea?

Se você ainda não experimentou essa culinária, acredite: o sabor mediterrâneo é inigualável e as texturas e aromas são únicas. 

Mas a grande essência é a busca pela alimentação saudável, um dos seus mais importantes pilares.

Um dos principais benefícios desse estilo de cozinha é a prevenção de doenças, uma vez que os ingredientes usados são livres de agrotóxicos, o que reduz as chances de desenvolver problemas de saúde, como o câncer.

Em razão da alta ingestão de fibras, o intestino também funciona melhor, prevenindo, inclusive, a constipação e outras doenças, como as cardiovasculares.

Ao adotar a culinária mediterrânea, observa-se também a melhora na saúde da pele devido ao consumo de alimentos ricos em agentes antioxidantes.

Outro benefício é a melhora na capacidade cognitiva, memória e prevenção de males como o Parkinson e o Alzheimer, por conta da presença dos ômegas 3 e 6, além de ácidos graxos nos alimentos mais usados na dieta.

Para quem quer perder alguns quilinhos, saiba que essa dieta também ajuda a emagrecer por utilizar ingredientes que aumentam a sensação de saciedade.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Promoção de passagens aéreas para destinos internacionais!

    Se você quer saborear a comida mediterrânea, nos seus países de origem, saiba que você encontra as passagens aéreas mais baratas do mercado na nossa plataforma de buscas, Passagens Promo, famosa por garantir as melhores promoções do mercado. 

    No nosso site, é possível simular voos em diferentes datas e rotas de viagem e o melhor: de forma gratuita e sem complicações.

    Basta inserir os destinos de origem e chegada, os dias de viagem e pronto: uma lista dos voos mais baratos serão apresentados.

    Lembre-se de ativar o alerta de preços para receber avisos, em primeira mão, sempre que o trecho desejado entrar em promoção!

    Passagens aéreas saindo de

    Principais pratos da culinária mediterrânea

    Independentemente do destino, as comidas dessa região vão te surpreender. 

    Mas para apreciar melhor essa gastronomia, selecionamos os principais pratos mediterrâneos para você se deliciar antes de embarcar para a sua viagem. Confira!

    Gazpacho

    Em dias quentes, o Gaspacho faz o maior sucesso. Trata-se de uma sopa fria à base de hortaliças, tendo o tomate como seu principal ingrediente, acompanhado do pepino e do pimentão.

    Muito popular na parte sul da Espanha e de Portugal, esse prato tem variações que vão desde uma sopa mais suave até receitas mais picantes e com sabores marcantes.

    Paella

    Paella
    Fonte: Unsplash

    Se você ainda não experimentou Paella, certamente já ouviu falar deste famoso prato de origem espanhola

    Muito conhecida no Brasil, aqui ela ganhou diversas versões, com ingredientes locais.

    Mas para quem não sabe, a Paella pertence à cozinha do mediterrâneo, sendo feita com arroz, frutos do mar, carne magra e verduras

    É um prato popular na região da Valência e também muito apreciado aos finais de semana e feriados tradicionais na Espanha. 

    Gemista

    O Gemista é um dos pratos mais queridos e tradicionais dessa dieta, uma receita com origem na Grécia, mas que faz o maior sucesso em toda a região do mediterrâneo.

    O prato é feito com pimentões sem sementes levados no forno. Depois de assado, ele pode ser recheado com diversos ingredientes, como cebola, tomate, berinjela, abobrinha, folhas de parreira, de repolho, etc.

    Dolmades

    A culinária mediterrânea saudável tem ingredientes naturais e livres de óleo, como os Dolmades, uma espécie de charuto feitos com folha de uva e recheado com carne moída de cordeiro, arroz, vegetais e ervas.

    Depois de pronto, o prato é servido frio e acompanhado de molho de pepino, tzatziki ou iogurte. O Dolmades faz muito sucesso em países, como a Grécia.

    Coca Catalana

    Coca Catalana comida mediterrânea
    Fonte: Ferruccio Zanone / Flickr / CC BY-SA 2.0

    De origem espanhola, a Coca Catalana é um clássico da cozinha da região da Catalunha. Esse prato é uma espécie de pizza, que pode ser doce ou salgada.

    A massa é feita com ovos e farinha e pode ter os mais variados recheios, como legumes assados, cebola, pimentões, berinjelas, sardinha, linguiça e arenque. Uma delícia!

    Moussaka

    Ao provar a culinária mediterrânea, pratos como o Moussaka devem ser experimentados, já que são verdadeiros clássicos e jamais devem ficar de fora da nossa lista. 

    Com origem no Médio Oriente, essa receita é muito tradicional na Turquia e também na Grécia, mas há versões árabes.

    Trata-se de um prato bem parecido com a lasanha italiana, mas sua versão original é feita com tomate, berinjelas, carne de carneiro, cebola, ervas, azeite e pimenta. Tem um sabor bem forte e apimentado!

    Lagosta ao Thermidor

    A Lagosta Thermidor é um daqueles pratos para comer rezando. Essa comida tem origem francesa, mas foi incorporada à gastronomia mediterrânea.

    Durante o preparo, a lagosta é cozida em um molho de vinho, deixando uma casca douradinha. 

    O molho é uma mistura de brandy e gemas de ovo, servido com uma crosta de queijo que também é dourada no forno.

    Por ter ingredientes mais nobres, este prato costuma ser servido em ocasiões especiais.

    Camarão à Marettimo

    Camarão à Marettimo
    Fonte: Unsplash

    Os frutos do mar estão sempre presentes nos pratos mais tradicionais da região do mediterrâneo. Um dos clássicos é o Camarão à Marettimo.

    Este prato é feito com camarão ao molho de creme de leite e curry, servido com arroz de amêndoas

    Uma das suas principais características é o sabor do curry, que é muito presente e fica ainda mais gostoso na companhia de um camarão fresquinho. O prato pede uma taça de vinho branco!

    Gyros

    Um cardápio mediterrâneo jamais pode deixar de fora o Gyros, um sanduíche de carne assada enrolada no pão árabe, um verdadeiro clássico da gastronomia grega.

    O Gyros é também muito popular nos países árabes, mas lá a receita é chamada de chawarma, que conhecemos como churrasquinho grego, e você já deve ter experimentado aqui no Brasil em feiras ou festas de rua. 

    Esse lanche é feito com maminha em tiras, com um mix de ervas secas como alecrim, tomilho, manjerona, manjericão, alecrim e cebola. O prato é servido com molho de iogurte, hortelã e azeite.

    Bruschetta

    A Bruschetta é um prato muito famoso em todo mundo, mas o que você não sabe é que ela é uma verdadeira estrela da dieta mediterrânea, mesmo sendo um clássico da cozinha italiana.

    Esse prato nada mais é do que uma base de pão com diferentes coberturas, que leva tomate, queijo e presunto

    Depois de montagem, o prato é levado ao forno, mas há versões frias também. 

    Tapas

    Tapas
    Fonte: Elemaki / Wikimedia Commons / CC BY 3.0

    As tapas também fazem o maior sucesso em todo o mundo. Originário da Espanha, esse prato é servido como um aperitivo e sempre acompanha uma bebida.

    Há muitas teorias sobre o seu surgimento, e elas se tornaram uma herança cultural do povo espanhol, sendo uma receita servida em bares, restaurantes e até em recepções sofisticadas.

    Trata-se de um pão cortado em fatias com os mais diferentes recheios, como legumes, tomate, presunto, azeite, etc.

    Ratatouille

    Ratatouille é uma clássica receita da cozinha do mediterrâneo que teve origem na França, no século XVIII. 

    Esse guisado foi criado pelos camponeses e é feito com vegetais e legumes, como berinjela, pimentão e cebola, cortadas em fatias e colocadas lado a lado.

    É um prato rústico da região da Provença que pode ser servido quente ou frio e com a companhia de um vinho, que deixa tudo ainda mais gostoso.

    Tzatziki

    Se você pretende viajar para a Grécia ou Turquia, não deixe de experimentar o Tzatziki, um molho grego à base de iogurte natural com pepino, que é bem refrescante e faz o maior sucesso no verão.

    Esse molho pode acompanhar torradas e pão, sendo servido como aperitivo ou entrada. Há muitas versões do Tzatziki, que leva também outros ingredientes, como alho, alecrim e hortelã.

    Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, e muito mais! Clique aqui e confira.

    Cozinha mediterrânea: sobremesas

    Depois dessas delícias, a sobremesa mediterrânea também não pode ficar de fora em uma refeição, não é mesmo?

    Um dos doces mais famosos dessa cozinha é o doce de figo, que não leva açúcar, e é coberto com iogurte, sorvete ou coalhada: uma receita leve, que fica ainda mais gostosa em dias quentes.

    Cannoli é um doce delicioso! Uma espécie de massa frita e crocante que pode ser recheada com um creme de ricota e coberta com açúcar natural. 

    Mas há ainda outras versões, com recheios de chocolate e outros ingredientes.

    Embora seja um doce típico de Portugal, as Natas do Céu também fazem parte dos doces mais consumidos na dieta mediterrânea. 

    Trata-se de uma espécie de pavê com camadas de biscoito, chantilly e doces de ovos. Uma delícia!

    Cotação de passagens aéreas em promoção!

    Já sabe quais pratos da culinária mediterrânea deseja experimentar na sua próxima viagem? 

    Então comece a fazer a sua lista com as comidas mais gostosas, mas não esqueça de garantir as passagens aéreas com bastante antecedência.

    Lembre-se que os preços sobem em datas próximas às viagens. Se quer economizar, faça as suas cotações no nosso site buscador, Passagens Promo, onde você pode simular rotas e datas de viagem para garantir aquela opção que cabe no seu bolso.

    Não esqueça de ativar o alerta para receber notificações sempre que o trecho escolhido apresentar alteração de preços.

    Quer conhecer as delícias do mediterrâneo na sua próxima viagem de férias, mas sem comprometer seu orçamento? De Promo você pode!

    Passagens aéreas saindo de
    Tap GIG Rio de Janeiro MAD Madri 02 Mai 25 Mai R$ 2407 Air Europa GRU São Paulo FCO Roma 11 Abr 19 Abr R$ 2703 Air Europa GRU São Paulo FCO Roma 08 Abr 12 Abr R$ 2707 Tap GRU São Paulo BCN Barcelona 29 Mar 21 Jun R$ 2803 KLM GRU São Paulo FCO Roma 23 Mai 02 Jun R$ 2852 Ver mais ofertas

    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Conheça 13 típicas comidas africanas: características e influência!

    Conheça 13 típicas comidas africanas: características e influência!

    Roteiros gastronômicos: 5 destinos internacionais imperdíveis

    Roteiros gastronômicos: 5 destinos internacionais imperdíveis

    Comidas típicas de São Paulo: confira a gastronomia da capital paulista!

    Comidas típicas de São Paulo: confira a gastronomia da capital paulista!

    Comida boliviana: história, principais pratos e dicas de viagem

    Comida boliviana: história, principais pratos e dicas de viagem

    13 Lugares para tomar café da manhã no Rio de Janeiro

    13 Lugares para tomar café da manhã no Rio de Janeiro

    Comidas de origem indígena: 13 pratos que conquistaram o Brasil

    Comidas de origem indígena: 13 pratos que conquistaram o Brasil