Cultura japonesa: conheça os costumes, a história e muitas curiosidades!

Fascinante e milenar, a cultura japonesa encanta não apenas pelos seus símbolos e ritos, mas também pelos valores que preserva.

Diferente de tudo que conhecemos no Brasil, a cultura nipônica é uma atração por si só, com o respeito no núcleo de cada ação.

O que nem todo mundo sabe é que essa rica cultura foi se formando ao longo de vários séculos até se tornar referência na arte, na gastronomia, na ciência e em diversos outros campos do conhecimento.

Quem visita o Japão não conhece apenas cenários incríveis, como o Monte Fuji, a cosmopolita Tokyo, a tradicional Osaka, a futurista Yokohama e as históricas Hiroshima e Nagasaki: o viajante pode também mergulhar de cabeça em uma cultura única e valiosa!

Para que você não perca nada durante a sua estadia, montamos uma lista com as maiores curiosidades sobre a cultura do Japão! Vamos lá!

Confira passagens aéreas com até 35% de desconto neste link!

Cultura japonesa: uma das mais tradicionais do mundo!

O Japão, país pouco maior que o Mato Grosso do Sul, conseguiu espalhar suas influências até mesmo para partes bem distantes do globo, como o Brasil, do A de “anime” ao Z de “zen”.

Simultaneamente tradicionais e complexos, os costumes japoneses são a espinha dorsal de um país de economia forte e grande potencial turístico.

Afinal, quem não gostaria de conhecer um lugar extremamente seguro, que combina ritos antigos com tecnologia de ponta, onde pouco mais de 126 milhões de pessoas vivem em meio a cenários naturais incríveis em pleno Pacífico?

Seu roteiro pode incluir passeios pela histórica Kyoto, tombada como Patrimônio Mundial pela Unesco, ou pela futurística Tóquio. 

Que tal aproveitar para conhecer Takayama e Hakone, lar do Monte Fuji, maior cartão-postal do país?

Você ainda pode conhecer as cachoeiras listadas como Patrimônio da Humanidade pela cidade de Nikko ou as rotas de peregrinos em Koyasan, visitar o centro histórico milenar de Tsumago ou os templos de Nara.

Como já deu para perceber, a lista de destinos japoneses é bastante extensa e diversificada. 

O problema é que nem todo turista sabe que é prudente se informar sobre o país que vai visitar antes de fazer suas malas para evitar gafes durante a sua estadia.

Só assim você saberá o que esperar do lugar que vai visitar, que tipo de postura seus anfitriões esperam de você e como se preparar para as diferentes situações que pode enfrentar durante sua viagem!

Quais as culturas do Japão?

Quais as culturas do Japão?
Fonte: Stocksnap / CC0

Como o Japão esteve relativamente isolado do mundo até o século XVI, várias características milenares de seu povo se mantiveram preservadas por muito tempo.

Boa parte da cultura dos japoneses teve origem na cultura chinesa: foi a distância de mais de 3.000 km entre os dois países que possibilitou que a cultura nipônica desenvolvesse seus traços e ganhasse uma “cara própria”.

O que não veio da China foi apresentado pelos povos jomon, yayoi e ainus, que ocupavam o território desde o período Paleolítico: até hoje, 95% do povo japonês é descendente desses grupos.

O cenário só começou a mudar quando grandes grupos de imigrantes estrangeiros passaram a desembarcar no país, especialmente após a Segunda Guerra Mundial.

Com os estrangeiros vieram novas influências que não modificaram, mas agregaram ainda mais valor à cultura do Japão, tida como cada vez mais cosmopolita, sobretudo pelos avanços tecnológicos das últimas décadas.

Quais são os costumes dos japoneses?

Os aspectos culturais japoneses deixam bem claro que estamos falando de um povo que leva a sério o respeito ao próximo.

Desde cedo as crianças aprendem a valorizar a educação e a limpar suas próprias sujeiras: as escolas não têm faxineiros, pois os próprios alunos cuidam da limpeza dos espaços.

Os pedestres, por sua vez, respeitam religiosamente os semáforos e só atravessam as ruas nas faixas e quando o sinal está fechado os veículos.

A alimentação de qualidade, incluindo os famosos sushis e sashimis, bem como o amplo acesso à saúde pública também são elementos que explicam como os japoneses vivem tanto.

Esse, talvez, seja um dos elementos que expliquem como o Japão tem a maior expectativa de vida do planeta, superando 90 anos para mulheres e 84 para homens!

Quais são as culturas japonesas no Brasil?

Do saboroso sushi fresco às animações que fizeram a infância de muitos, são muitas as influências da cultura japonesa no Brasil, especialmente em São Paulo, onde vive a maior colônia japonesa fora do Japão.

Os restaurantes especializados em iguarias japonesas são particularmente populares no país tropical: são mais de 3.000 espalhados pelo território brasileiro.

Você também já deve ter cruzado por aí com algum karaokê, tipicamente japonês, ou até mesmo praticado a nipônica yoga.

Vieram do Japão, ainda, vários alimentos consumidos até hoje por todo o Brasil, como a acelga, o arroz cateto, a batata-doce, a cebolinha, o inhame e muitos outros.

Passagens aéreas em promoção para o Japão

Como o país fica do outro lado do mundo, a mais de 17 mil km de distância, muita gente acredita que as passagens aéreas para o Japão têm preços exorbitantes. 

A verdade é que você não precisa abrir mão da economia para visitar a terra do sol nascente.

Para isso, recomenda-se que o viajante não apenas compre suas passagens com antecedência, como também utilize plataformas de busca especializadas, como o Passagens Promo, para encontrar as melhores ofertas.

O Passagens Promo te ajuda a escolher a oferta mais imperdível para o seu bolso em poucos cliques e ainda te avisa sempre que aparecer uma promoção para o destino que você procura: é só ligar o alerta de preços!

Faça agora mesmo uma cotação e comece a planejar uma viagem inesquecível por um dos países mais diferentes do mundo!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de

Quais as curiosidades do Japão?

Se você acha que a cultura do Japão se resume a computadores modernos, templos milenares e muito peixe cru na alimentação, é melhor pensar de novo! 

O país asiático preserva como tesouros, tradições com séculos de história, que ajudam a mostrar como vive e o que pensa o povo japonês.

Confira as maiores curiosidades sobre a cultura japonesa!

Cuidados durante um resfriado 

Cuidados durante um resfriado
Fonte: Stocksnap / CC0

As máscaras são utilizadas há muitas décadas pelo povo japonês, que toma cuidados especiais quando estão gripados ou resfriados.

Além de utilizá-las, os japoneses também praticam o chamado “espirro do vampiro”, que consiste em espirrar na dobra do cotovelo.

As medidas têm um único objetivo: evitar que eventuais vírus se disseminem e coloquem outras pessoas em risco.

Tatuagens são malvistas

As tatuagens não estão entre as coisas que são proibidas no Japão, mas certamente não são populares entre os japoneses, pois são malvistas pela sociedade do país.

Os desenhos na pele eram tradicionalmente utilizados por mafiosos ou criminosos e, por isso, são bastante estigmatizados entre os japoneses

Ou melhor, entre os japoneses mais velhos, pois as novas gerações têm redefinido a relação com as tatuagens e, aos poucos, vão aderindo à moda bastante popular no Ocidente.

Uma das maiores taxas de alfabetização 

A educação é o principal alicerce da cultura japonesa, e os impressionantes índices educacionais do país ajudam a sustentar esses valores.

O Japão tem uma das taxas de alfabetização mais elevadas do planeta, com mais de 99% da sociedade apta a ler e escrever!

Os alunos cuidam das escolas 

Os alunos cuidam das escolas
Fonte: Pixabay

Você sabia que as escolas do Japão não têm equipes de limpeza, com zeladores e faxineiros? 

Os próprios alunos cuidam da limpeza das instituições de ensino, uma estratégia para que as crianças aprendam desde cedo a importância do respeito ao próximo e aos ambientes de convívio.

Sem sapatos dentro de casa 

O respeito não é o único valor central entre os costumes japoneses: a higiene também é uma das prioridades dos nipônicos.

Dessa forma, sempre que você for visitar a casa de um japonês vai perceber que existe uma área anexa à residência, chamada genkan, onde você deverá deixar seus sapatos e calçar pantufas ou chinelos para entrar no imóvel.

Mas não vá pensando que essa é a única troca de sapatos que você vai encarar durante a sua visita! 

Se você precisar usar o banheiro, vai ter que deixar os chinelos ou pantufas de fora para utilizar um calçado próprio para o banheiro, a fim de evitar contaminações.

Maior expectativa de vida do mundo 

No embalo da prestigiada culinária japonesa, que privilegia alimentos consumidos de maneira natural e pouco industrializada, os japoneses estão entre os povos com maior expectativa de vida do planeta!

Em média, uma japonesa vive mais de 90 anos, enquanto o japonês tem expectativa superior a 84 anos de vida. 

A título de comparação, no Brasil a expectativa de vida é de 78 anos, para mulheres, e 72 anos para os homens, de acordo com o IBGE.

O país das histórias em quadrinho e mangás 

O país das histórias em quadrinho e mangás
Fonte: Unsplash

É inegável que os quadrinhos e mangás estão entre os principais símbolos da cultura japonesa: o país usa mais papel para imprimir as histórias em quadrinhos do que para papel higiênico!

A categoria é responsável por mais de um terço de todas as vendas do mercado editorial do Japão, com mais de 500 novos mangás lançados todos os meses.

Nada de gorjetas 

Embora seja bastante comum interpretar a gorjeta como uma gentileza em diversos cantos do mundo, no Japão é extremamente desrespeitoso e até mesmo ofensivo oferecer uma gratificação em dinheiro a um prestador de serviços.

Em outras palavras: seja num táxi, em um restaurante ou até mesmo em um passeio turístico, pague apenas aquilo que lhe é cobrado, ou você corre o risco de insultar um japonês.

Não brinque com a comida nem com os hashis 

A cultura japonesa leva muito a sério a relação com a comida e, por isso, brincar com a comida ou até mesmo espetar os hashis (os tradicionais palitinhos que servem de talheres) no arroz é considerado ofensivo.

Apenas os incensos cerimoniais são espetados na horizontal, o que significa que se você espetar os palitinhos na comida, estará zombando a crença local.

Além disso, saiba que se você acabar mastigando com muita vontade e acabar fazendo barulho durante as refeições, estará praticamente elogiando o prato que está consumindo.

Ou seja, para os japoneses, comer fazendo barulho é um sinal de que a comida está deliciosa!

Soneca no horário de trabalho 

Soneca no horário de trabalho
Fonte: Pixabay

Entre as coisas legais do Japão que muitos brasileiros não se importariam em adotar está o hábito de tirar uma soneca durante o expediente de trabalho.

Trata-se, na verdade, de um ato capaz de evitar o chamado “karoshi”, ou morte por excesso de trabalho, e, por isso, a soneca (ou “inemuri”, em japonês) durante o trabalho é vista como uma ação de autocuidado.

Nada de comer andando na rua 

Em muitos países, incluindo o Brasil, é bastante comum circular pelas ruas enquanto saboreia um lanche ou petisco, especialmente quitutes fáceis de serem consumidos, como batata-frita, biscoitos ou pipoca.

No Japão, porém, andar pelas ruas comendo é considerado falta de educação!

Se bater a fome entre um passeio e outro, sente-se em algum lugar para comer com calma e evitar o julgamento dos japoneses mais tradicionais.

O passaporte mais valioso do mundo

De acordo com o relatório Henley Passport Index, que aponta os passaportes que possibilitam a entrada no maior número de países, nenhum passaporte é mais valioso no mundo como o japonês.

O documento emitido no Japão possibilita o acesso (com ou sem visto) a nada menos que 193 países do globo.

O Afeganistão, por sua vez, está no último lugar do ranking, com acesso permitido a apenas 26 países sem necessidade de visto.

Hikikomori

O isolamento social é tão comum na cultura japonesa que existe até um nome específico para as pessoas que preferem se isolar em casa: hikikomori.

As autoridades estimam que mais de 70 mil japoneses fazem parte do grupo dos hikikomori, um índice que tem aumentado drasticamente nos últimos anos em consequência das novas demandas do mercado de trabalho e da popularização do home office.

Troca de presentes entre amigos 

O hábito do zoto, ou troca de presentes entre amigos como forma de agradecimento, é bastante popular no Japão e já dura há vários séculos, desde o tempo dos samurais.

Os japoneses trocam presentes várias vezes ao ano, como Natal, Dia dos Namorados ou simplesmente ao visitar um amigo em casa.

Assim como vários aspectos da cultura local, o zoto também tem seus próprios ritos.

O embrulho é avaliado para apontar o cuidado do amigo ao escolher o presente. Quem presenteia deve, ainda, entregar o presente com as duas mãos, com as palmas apontadas para o alto, acompanhado por uma leve reverência.

Nada de desperdício

O povo do Japão enfrentou ao longo da história inúmeras guerras e crises, eventos traumáticos que deixaram suas marcas na cultura japonesa.

Uma das cicatrizes mais visíveis dos períodos de dificuldade é o mottainai, um traço cultural que pode ser traduzido como “sem desperdício”.

A palavra pode ser aplicada em diferentes cenários: se a comida passar do prazo de validade, se algum objeto quebrou em seu primeiro uso, se a pessoa passou horas em uma atividade pouco efetiva ou até mesmo se ocorre uma briga que não leva a lugar nenhum.

Cotação de passagens aéreas para o Japão

Quer conhecer tudo sobre a cultura japonesa? Nada melhor do que visitar o Japão e viver essa experiência nas mais tradicionais cidades do país!

Visite agora mesmo nosso site de buscas, Passagens Promo, para encontrar as passagens aéreas mais baratas do mercado para o Japão e qualquer outro destino!

É só digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas da viagem e escolher a melhor oferta!

Não se esqueça de acionar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que você procura! 

Conhecer o Japão com economia? De Promo você pode!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
American Airlines GRU São Paulo HND Toquio 14 Ago 28 Ago R$ 6937 American Airlines GRU São Paulo NRT Toquio 19 Set 15 Out R$ 7053 LATAM GRU São Paulo KIX Osaka 18 Ago 27 Ago R$ 8431 LATAM GRU São Paulo KIX Osaka 03 Ago 12 Ago R$ 8958 LATAM GRU São Paulo KIX Osaka 15 Ago 27 Ago R$ 9031 Ver mais ofertas