Cumuruxatiba: conheça o litoral deserto na Costa das Baleias

Cumuruxatiba, carinhosamente conhecida como “Cumuru”, se tornou um destino de verão badalado nos últimos anos, e não é difícil entender o porquê.

Essa pequena vila do litoral baiano guarda praias paradisíacas quase desertas que servem de rota para baleias jubarte e diversos outros animais marinhos: cenário ideal para quem gosta de natureza e um bom banho de mar!

Antigo ponto de descanso para caravelas portuguesas que vinham para o Brasil, a costa na região varia entre tons de azul intenso e verde esmeralda.

Cores que parecem completar o cenário ideal para relaxamento no litoral sul da Bahia!

Passagens aéreas com os melhores preços neste link!

Cumuruxatiba: melhores praias, pousadas e restaurantes na vila 

A simpática vila de Cumuruxatiba, Bahia, é um reduto de praias paradisíacas e ritmo próprio, onde o tempo parece passar mais devagar e a tranquilidade impera a cada esquina.

O vilarejo de estradas de terra e casinhas de pescadores rústicas oferece ao viajante praias bonitas e muito bem-cuidadas, sem aglomeração, não importa em qual delas você decida passar o dia.

Já está pensando em preparar suas malas para conhecer esse destino pé na areia incrível? Então você chegou ao lugar certo! 

Criamos um guia completo com tudo que você precisa saber sobre Cumuruxatiba, BA: hospedagem, alimentação, melhores praias, vida noturna e muito mais. Veja só!

Onde fica a cidade de Cumuruxatiba?

Onde fica a cidade de Cumuruxatiba?
Fonte: Pxhere / CC0

Cumuru é um distrito do município de Prado, localizado no litoral sul da Bahia, em uma região conhecida como Costa do Descobrimento.

O destino fica a 30 km de Prado, 58 km de Alcobaça e 83 km de Caravelas, quase na divisa com Minas Gerais.

Mapa de Cumuru

A vila de Cumuru oferece mais de 10 praias paradisíacas, onde o viajante pode desfrutar do clima pé na areia e da deliciosa culinária baiana. Confira o mapa do vilarejo!

Como chegar em Cumuruxatiba?

A maneira mais prática de chegar a Cumuru é a partir de Prado, cidade mais próxima: o trajeto é feito por uma estrada de terra que passa por cima das falésias, com vista para o mar.

Em dias secos, o trajeto pode ser percorrido em pouco mais de 1 hora pela rodovia BA-001.

Se você está chegando à vila em um dia chuvoso, é melhor pegar a rota mais longa, com 40 km de extensão, onde há menos possibilidade de atoleiros.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Qual o aeroporto mais próximo de Cumuruxatiba?

    Se você não está nas proximidades de Prado, a forma mais fácil de chegar ao vilarejo é de avião, seguido por um trajeto por terra.

    O aeroporto mais próximo de Cumuruxatiba fica em Teixeira de Freitas, município localizado a pouco mais de 110 km de distância. Muitos viajantes, por sua vez, optam por voar até Porto Seguro, a 230 km, cujo aeroporto tem melhor infraestrutura.

    Você pode garantir suas passagens aéreas mais baratas para a Bahia no melhor site de buscas do Brasil, o Passagens Promo, que te ajuda a comparar preços e garantir a melhor oferta para a sua viagem.

    Passagens aéreas saindo de

    O viajante só precisa digitar o trecho desejado e a data da viagem. Depois, nossa plataforma faz uma ampla pesquisa em poucos segundos e apresenta as promoções mais imperdíveis para o destino da sua viagem.

    Não se esqueça de ativar o alerta de preços para receber notificações sempre que o trecho desejado entrar em promoção. Siga as redes sociais do Passagens Promo para ficar por dentro das novidades!

    Como é o clima em Cumuru?

    O tempo em Cumuruxatiba é sempre ideal para praia! Ao contrário de outras regiões do país, o litoral sul da Bahia não tem um período chuvoso propriamente dito: as chuvas estão bem distribuídas ao longo de todo o ano.

    Ou seja: não importa a data da sua viagem, você tem grandes chances de curtir o sol!

    A alta temporada acontece durante o verão, especialmente entre o Réveillon e o Carnaval, então se você decidir viajar nessa época, prepare-se para preços mais elevados e cidade mais cheia.

    Se a sua intenção é observar as baleias-jubarte que migram pela região, é melhor viajar entre os meses de julho e novembro.

    Praias em Cumuruxatiba

    Praias em Cumuruxatiba
    Fonte: Pexels

    Quer saber onde ir em Cumuruxatiba? É só seguir a faixa de areia!

    Esse vilarejo baiano é pequeno em território, mas oferece uma grande variedade de praias paradisíacas, em todos os estilos: com muita ou pouca infraestrutura, mais movimentada ou mais deserta, perto ou longe do centro.

    Em comum, essas praias têm cenários exuberantes, com areia fofa e dourada, mar limpo e falésias impressionantes. Confira o que visitar em Cumuruxatiba!

    Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, aluguel de carro, e muito mais! Clique aqui e confira.

    1. Praia da Vila

    Diferentemente de vários destinos praianos brasileiros, o centrinho de Cumuru fica à beira-mar, a poucos metros da praia.

    Além de mar azul e uma faixa de areia larga, a região dispõe de várias lojinhas e muitas opções gastronômicas, como bares, restaurantes e quiosques: muitos desses estabelecimentos também funcionam como bar de praia.

    Mais à esquerda da faixa de areia fica um trecho carinhosamente chamado de Praia do Píer, onde descansam as ruínas de um antigo píer que funcionou entre os anos 1950 e 1960.

    A Praia da Vila é protegida por um paredão de recifes, o que resulta em piscinas naturais belíssimas durante a maré baixa, ideais para banho!

    2. Praia da Areia Preta

    Como o próprio nome indica, a Praia da Areia Preta se destaca pela coloração escura da areia: o contraste com as falésias douradas e as águas azuis parece coisa de cinema!

    A paisagem fica ainda mais interessante durante a maré baixa, quando as ondas ficam ainda mais suaves e o silêncio parece absoluto na região.

    A Praia da Areia Preta não dispõe de nenhuma infraestrutura, mas fica a apenas 2 km do polo gastronômico do centrinho.

    3. Praia do Rio do Peixe

    Cumuruxatiba Praia do Rio do Peixe
    Fonte: Vilamir Azevedo / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    Localizada a apenas 3 km do centro, a Praia do Rio do Peixe é uma das mais bonitas de Cumuru, dividida por riachos que desaguam no mar e cercada por imponentes amendoeiras.

    O acesso a essa praia quase deserta, porém, não é tão simples.

    Existem poucos acessos públicos à praia, o que resulta em uma faixa de areia frequentada quase exclusivamente por hóspedes das pousadas da região.

    4. Praia do Moreira

    A Praia do Moreira parece ter sido caprichosamente pintada: a enseada tem como pano de fundo um morro verdejante e um imenso paredão de falésias.

    No ponto mais à direita da faixa de areia as formações rochosas avançam em direção ao mar e se transformam em refrescantes piscinas naturais durante a maré baixa.

    Não existe nenhuma barraca de praia na região, mas alguns ambulantes circulam pela faixa de areia na alta temporada.

    Para chegar até a Praia do Moreira é necessário enfrentar 7 km de estrada de terra a partir da vila, com um trecho de 400 metros percorrido pela areia. O estacionamento fica no topo de um morro, a 3 minutos da praia.

    Se você quiser ir a pé, é preciso se planejar adequadamente. A praia só é acessível na maré baixa e você deve caminhar por 3 km a partir da Praia do Rio do Peixe para chegar.

    5. Praia da Barra do Caí

    Os estudiosos apontam que a Praia da Barra do Caí foi o endereço do primeiro desembarque dos portugueses no Brasil, em 1500, o que torna a região ainda mais interessante.

    A paisagem local deve ter encantado os europeus, assim como encanta os visitantes até hoje: uma grande falésia emoldura a paisagem no canto direito da praia, enquanto o canto esquerdo abriga a foz de um rio.

    A foz do rio nas proximidades torna a água do mar um pouco mais turva na região, mas não menos bela e refrescante!

    6. Praia da Japara Grande

    Cumuruxatiba Praia da Japara Grande
    Fonte: Pit Thomspon / Flickr / CC BY 2.0

    No meio do caminho entre Cumuru e Prado fica a Praia da Japara Grande, completamente cercada por um paredão de falésias em tons de vermelho e dourado.

    A praia é uma boa opção para quem gosta tanto de água salgada quanto doce: um rio desemboca na parte central da praia.

    A infraestrutura local é bastante simples, mas o banhista encontra bar e restaurante pé na areia.

    7. Praia do Corumbau

    Uma das praias mais famosas do litoral sul da Bahia, a Praia do Corumbau fica a 55 km do centro da vila e está na rota dos passeios de barco pela região.

    A praia tem areia branquinha e mar azul intenso, que reflete a tonalidade do céu, e alguns bares e restaurantes.

    A melhor maneira de chegar até a Praia do Corumbau é de barco: o passeio passa pela Barra do Caí e pelos recifes da região. De carro, o trajeto dura 2h40 por estrada de terra, considerando-se ida e volta.

    O que fazer em Cumuruxatiba à noite?

    O que fazer em Cumuruxatiba à noite?
    Fonte: Pexels

    O grande destaque de Cumuru são suas praias paradisíacas, mas isso não quer dizer que o viajante fique sem opções para a vida noturna.

    Você provavelmente não vai encontrar baladas que durem a noite inteira ou casas noturnas tradicionais, mas pode aproveitar a noite para desfrutar da boa gastronomia baiana em um dos restaurantes locais.

    Além disso, o vilarejo do sul da Bahia é ideal para quem gosta de dançar forró, com apresentações de música ao vivo em diversos bares do centrinho da vila, como o Quiosque do Cabelo e o Quiosque da Maria.

    Restaurantes em Cumuruxatiba

    Bateu a fome e chegou a hora de explorar a gastronomia local? É melhor não deixar para jantar em cima da hora! 

    Na baixa temporada, a maior parte dos restaurantes locais fecha cedo, antes das 23h, e quem deixar para comer tarde da noite pode acabar sem opções.

    O restaurante mais tradicional de Cumuru é o Mama África, inaugurado há mais de 20 anos sob a batuta da chef Dolores Lameirão.

    No Ucanto da Cigana você pode experimentar pratos à base de frutos do mar e massas frescas de frente para o mar. Sua intenção é provar os genuínos sabores baianos? Vale a pena conhecer o Restaurante do Hermes.

    Quem quer gastar pouco com alimentação deve conhecer o Samburá Duzé e o Peixin, ambos nos arredores da praça principal da vila.

    Onde ficar em Cumuruxatiba?

    Onde ficar em Cumuruxatiba?
    Fonte: Tristão José Macedo / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

    Um dos motivos que torna o vilarejo tão popular entre o público jovem e alternativo é o baixo custo da estadia na região. 

    É isso mesmo que você leu, a hospedagem em Cumuruxatiba costuma ter excelente custo-benefício em comparação a outros destinos baianos, até mesmo no verão!

    A maior parte das hospedarias é bem rústica, no melhor estilo pé na areia: ideais para quem quer relaxar e entrar de cabeça no clima praiano.

    Entre os destaques para os viajantes econômicos estão a Villa Cumuru, que fica no centrinho do vilarejo, e a Pousada das Cores, localizada às margens do Rio do Peixe.

    Faz questão de piscina no hotel? Você vai gostar da Pousada Maré, uma das mais novas da região, ou da Pousada Mandala, localizada em meio à vegetação.

    Você pode encontrar os melhores hotéis e pousadas em Cumuru na melhor plataforma do Brasil, o ElQuarto, que reúne milhares de acomodações em diversos destinos do mundo para levar até o viajante o menor preço do mercado.

    Qual a melhor praia de Cumuruxatiba?

    A melhor praia de Cumuruxatiba é aquela na qual você se sente mais à vontade. Todas as praias da vila oferecem boa infraestrutura e cenário natural preservado, com imensas falésias, mar azul e areia fofa.

    A Praia do Rio do Peixe é uma das mais badaladas do vilarejo, com vários quiosques e bares, além de faixa de areia ampla, ideal para quem gosta de praticar esportes ou caminhar pela orla.

    Na Praia de Ponta do Corumbau, o viajante encontra piscinas naturais de água cristalina, formadas durante a maré baixa, e mar azul intenso. 

    Se você gosta de praias em que o rio encontra o mar, pode ser que você goste mais da Praia Barra do Caí, cercada por falésias avermelhadas e praticamente deserta!

    Voe para o litoral intocado da Bahia com o Passagens Promo!

    Agora que você já sabe tudo sobre Cumuruxatiba, chegou a hora de garantir suas passagens aéreas pelo menor preço do mercado! Nessa tarefa, conte com a ajuda de nosso site de buscas, Passagens Promo.

    Passagens aéreas saindo de
    Azul REC Recife CPV Campina Grande 22 Set 26 Set R$ 218 Azul MVF Mossoro NAT Natal 27 Ago 30 Ago R$ 222 Azul JPA Joao Pessoa REC Recife 24 Out 05 Nov R$ 225 Azul REC Recife JPA Joao Pessoa 24 Out 05 Nov R$ 225 Azul NAT Natal MVF Mossoro 27 Ago 30 Ago R$ 228 Azul PIN Parintins MAO Manaus 24 Set 27 Set R$ 257 Ver mais ofertas

    Você pode simular datas, horários e rotas de viagem diferentes para encontrar o momento mais barato para viajar. Para não perder nenhuma oferta, não se esqueça de acionar o alerta de preços.

    Conhecer as belezas da Costa do Descobrimento com muita economia? De Promo você pode!  


    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Costa do Sauípe, onde fica: descubra as melhores atrações e praias

    Costa do Sauípe, onde fica: descubra as melhores atrações e praias

    Ilha dos Frades: onde fica, como chegar, o que fazer e dicas

    Ilha dos Frades: onde fica, como chegar, o que fazer e dicas

    Mangue Seco, Bahia: o que visitar, onde comer e passeios na região

    Mangue Seco, Bahia: o que visitar, onde comer e passeios na região

    Praia do Forte, Bahia: guia de viagem completo pela vila

    Praia do Forte, Bahia: guia de viagem completo pela vila

    Comida Baiana: principais pratos típicos!

    Comida Baiana: principais pratos típicos!

    Chapada Diamantina, Bahia: guia turístico completo

    Chapada Diamantina, Bahia: guia turístico completo