Delta do Parnaíba: tudo sobre o arquipélago turístico

O Delta do Parnaíba tem conquistado o coração de turistas de todo o mundo. E claro, toda essa preferência tem um motivo!

A região, formada por dunas, lagos de água doce, praias e rios, compõem paisagens que são consideradas as mais belas do planeta.

Que tal incluir o destino na sua próxima viagem de férias? Nesse artigo, você encontrará todas as informações sobre esse belíssimo arquipélago, dicas de viagem, melhor época para viajar e muito mais.

Delta do Parnaíba: como chegar, quando ir e o que fazer

As paisagens que fazem parte do Delta são fenômenos da natureza que você encontra somentes em poucos lugares do mundo, como o Rio Nilo, na África, e também em Mekong, no Vietnã.

Com tanta singularidade, dá para imaginar o que você encontrará na sua viagem para o Delta do Parnaíba? 

Por lá, você poderá curtir as mais lindas praias do nordeste, fazer passeios de buggy pelas dunas e praias, mergulhar nas lagoas de água salgada e apreciar paisagens impressionantes.

Para curtir tudo que a região tem para oferecer, é importante entender o clima local para não pegar chuva na sua trip.

Para chegar ao destino, você também não precisa se preocupar — os aeroportos mais próxima ficam na cidade de Paranaíba e em Teresina, que fica bem pertinho do Delta. 

Depois, o caminho até lá pode ser feito de carro alugado, transfer ou ônibus.

Onde fica o Delta do Parnaíba?

Delta do Parnaíba onde fica
Fonte Wikimedia foto de MTur Destinos

A belíssima região está localizada entre os estados do Piauí e Maranhão, em um trecho onde o Rio Parnaíba possui vários canais, formando ilhas e lagoas e desaguando no oceano.

Ás águas do rio percorrem uma distância de aproximadamente 1.500 quilômetros, formando cerca de 80 ilhas e igarapés.

Geralmente, os visitantes que fazem turismo no Delta do Parnaíba também incluem a rota das emoções no roteiro turístico.

Como chegar ao Delta?

Os aeroportos das cidades de Fortaleza, Teresina e Parnaíba são as portas de entrada para os turistas que viajam para a região.  

Após o desembarque em um desses destinos, o trajeto até o Delta pode ser feito de carro alugado ou ônibus.

Qual o aeroporto mais próximo de Delta do Parnaíba?

Para escolher os melhores voos para a Delta do Parnaíba, saiba que o Aeroporto Internacional de Parnaíba – Prefeito Doutor João Silva Filho é o mais próximo da região — mas fique atento, pois os voos são limitados.

Por isso, o mais indicado é desembarcar no aeroporto da cidade de Teresina, que fica a pouco mais de 300 quilômetros de distância. A viagem tem duração de cerca de cinco horas.

Mapa do Delta do Parnaíba

Já deu para notar que o local é incrível e recheado de atrações, não é mesmo? Mas para conhecer os lugares mais bonitos e fazer os passeios mais interessantes, uma dica é ter um mapa em mão.

Para te ajudar, elaboramos um guia turístico com os lugares e atrações que precisam fazer parte do seu roteiro.

Ofertas de passagens aéreas para Delta do Parnaíba

Encontre as melhores ofertas para Delta do Parnaíba aqui.
Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

Economizar em uma viagem é sempre bem-vindo, não é mesmo? Se você quer encontrar voos para o Nordeste em promoção, seu lugar é no nosso site, que apresenta as melhores opções do mercado.

O Passagens Promo reúne passagens aéreas com os preços mais vantajosos e os melhores descontos e promoções.

Para garantir as melhores vantagens, a  dica é cadastrar o seu e-mail no nosso site, para ser notificado sempre que os valores dos voos para o destino escolhido tiveram alteração.

Quando ir ao Delta?

Viajar para um lugar com paisagens naturais tão lindas pede sol e temperaturas agradáveis, não é verdade? Por isso, saber qual é a melhor época para ir ao Delta do Parnaíba é fundamental.

A temporada mais recomendada acontece no final do outono, de maio até o mês de agosto, durante o inverno no hemisfério sul.

Nessa época, as lagoas estão mais cheias e com águas transparentes, e dificilmente você irá se deparar com chuvas, o que facilitará os seus passeios por toda a região. 

O calor também é mais ameno e você conseguir curtir muito mais. Entre os meses de dezembro e janeiro, as chuvas não são muito constantes, tornando o período uma outra boa época para explorar o Delta.

Quantos dias ficar em Delta do Parnaíba?

Delta do Parnaíba quantos dias ficar
Fonte Wikimedia foto de Márcio Anderson

Para curtir tudo que a região tem de melhor, recomendamos que você reserve pelo menos três dias para fazer todos os passeios.

Normalmente, os turistas que viajam para o Delta incluem também outras regiões do Nordeste no roteiro turístico. Aproveite para conhecer mais maravilhas no território!

O que fazer no Delta do Parnaíba?

Para te ajudar a definir o que visitar no Delta do Parnaíba, listamos aqui os lugares mais incríveis, as praias mais bonitas e também os passeios imperdíveis por toda a região. Confira as nossas dicas!

Porto das Barcas

Se você pensa que o Delta só é feito de belezas naturais, está enganado. A cidade do Parnaíba, próxima à região das dunas e praias, também é cheia de boas histórias.

Comece o seu tour pelo Porto das Barcas, que fica às margens do Rio Igaraçu e aos pés da ponte, fazendo a ligação entre o continente e a ilha Grande de Santa Isabel.

O lugar é puro charme e você encontrará construções em ruínas, casas antigas coloridas, prédios históricos e ruazinhas de pedra, que dão ainda mais encantado ao bairro.

Em cada canto, é possível observar a história do Delta do Parnaíba e sua região. Não deixe de entrar nos edifícios, que abrigam lojas de artesanato, restaurantes e bares cheios de graça.

Para quem quer trazer uma lembrancinha para casa, o Porto das Barcas é um prato cheio, pois há muitos vendedores de artesanato, quadros e arte de santeira.

Ilha das Canárias

Delta do Parnaíba ilha das canárias
Fonte Wikimedia foto de Gerson pinto de lima junior

Para iniciar a sua trip pelo Delta, a Ilha das Canárias, considerada uma das ilhas do Brasil mais bonitas, deve ser seu ponto de partida. A região é famosa pela sua diversidade vegetativa, fauna e flora com espécies únicas e belíssimas.

O local também é muito procurado pelos turistas que querem fazer turismo ecológico e observar a vida selvagem. Com 17 mil hectares de dunas e mangues, a ilha abriga também muitas praias espetaculares.

Além de ser dona das mais lindas imagens do Delta do Parnaíba, conhecer a ilha também é uma oportunidade para observar o cotidiano dos moradores locais.

A região possui pequenos povoados, como Canárias, Morro do Meio, Caiçara, Passarinho e Torto, que tem como atividade principal a pesca e o artesanato. O clima pacato e rústico tornará a sua experiência ainda mais interessante.

Ilha do Caju

A Ilha do Caju é um dos locais mais incríveis do mundo, já que, além de belas paisagens, é refúgio de mamíferos, répteis e aves das mais diversas espécies.

No local, você poderá passar momentos divertidos em passeios pelas dunas e mergulhar nas lagoas e mangues que existem na região. Como se não bastasse, a ilha abriga ainda áreas de matas e enormes campos alagados.

Na Ilha do Caju, Delta do Parnaíba, a grande atração são os campos de cajueiros, que dão o nome ao local e tornam os cenários ainda mais espetaculares. 

Se der sorte, você também poderá ver a revoada dos guarás, que acontecem no final da tarde.

Por lá, é possível fazer caminhadas, praticar kitesurf, passeios de canoa e caiaque e muito mais. Suba até o mirante que existe na ilha para ter uma das visões mais lindas do Delta.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!

    Fique tranquilo, não enviamos spam!

    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Praia da Pedra do Sal

    Que tal curtir as melhores praias da região em um dia quente e ensolarado? A Praia da Pedra do Sal é um dos lugares mais visitados pelos turistas e também pelos paraibanos, que adoram essa parte do arquipélago.

    Na praia, você encontrará o farol do sal, que fica bem pertinho do mar, deixando as paisagens ainda mais singulares.

    A região é uma mistura de trechos de águas calmas e agitadas, um local perfeito também para praticar kitesurf e surf

    Por lá há ainda um parque eólico, que é um dos mais antigos do Piauí. Não deixe de garantir boas fotos.

    Praia do Atalaia

    Delta do Parnaíba praia do atalaia
    Fonte Wikimedia foto de Moacir Ximenes

    A Praia do Atalaia também não pode faltar no seu roteiro. O local possui uma extensa faixa de areia branquinha e fofa, além de quiosques em toda a sua orla.

    Se você quer curtir momentos de descanso e mergulhar em águas calmas e cristalinas, esse é o seu lugar, pois as ondas desse ponto são bem tranquilas.

    Na orla há ainda um amplo calçadão para a prática de atividades física, além de praças que recebem muitos eventos.

    Entre os passeios no Delta do Parnaíba, não deixe de fazer uma longa caminhada pela areia, principalmente no final da tarde. O pôr do sol de lá é um espetáculo!

    Passeios no Delta

    Claro que o ponto alto da sua viagem será um passeio de barco pelo Delta. A partida para o tour, com duração de seis horas, acontece no Porto das Barcas por volta das 8h30, e segue em direção ao Porto dos Tatus, que fica na Ilha Grande.

    Durante o passeio, você poderá admirar as dunas, praias, lagos e também a linda vegetação, que compõem a paisagem. 

    O barco percorre as Ilhas da Guirindó, Batatas, Cujubeira, Sauninha, Canárias, Trindade e Poldros.

    O mais legal é que no passeio no Delta do Rio Parnaíba são servidas frutas e também um almoço delicioso de comida caseira, com peixes típicos da região.

    Na volta, a embarcação passa pelo Igarapé dos Periquitos e também pelas dunas do Morro Branco. Aproveite para tomar um banho na lagoa e curtir as praias de areia branca e fofa.

    Baía do Feijão Bravo

    A Baía do Feijão Bravo é um daqueles passeios que não podem ficar de fora da lista, já que oferece os cenários mais deslumbrantes da região.

    A excursão até o local é feita a bordo de uma embarcação que percorre igarapés e trechos que são intocáveis, compondo uma riqueza natural única.

    Nesse arquipélago turístico do Piauí, você poderá observar a caça de caranguejo que acontece nos mangues e também o encontro do Rio Paranaíba com o mar.

    Não deixe de fazer uma caminhada pelas dunas e mergulhar nas lagoas da Baía do Feijão Bravo.

    Dunas do Delta

    Delta do Parnaíba dunas
    Fonte Wikimedia foto de Lessa.danilo

    Conhecer as dunas da região a bordo de um buggy é obrigatório. Há muitas empresas que oferecem um passeio, que percorre as principais dunas e também as praias mais bonitas do Delta.

    Durante o trajeto, é possível fazer paradas para tomar banho nas lagoas e nas praias das redondezas. Prepare-se para muita adrenalina e momentos divertidos pelas gigantescas dunas locais!

    Revoada dos Guarás

    Na rota Delta do Parnaíba, a Revoada dos Guarás é um dos momentos mais aguardados pelos turistas. 

    Para apreciar esse espetáculo da natureza, o passeio começa no Rio Tatus, às 15 horas, em direção à região povoada pelas aves guará vermelho.

    Durante o percurso, é possível avistar labirintos de lagos, rios, igarapés e pequenas ilhas. Um verdadeiro espetáculo!

    Na Baía do Caju, a embarcação faz uma parada para que os turistas possam observar o voo dos guarás. Para completar o cenário, o pôr do sol será companhia no final do passeio.

    Onde ficar em Delta do Parnaíba?

    Hotéis e pousadas em Delta do Parnaíba não faltam. Por isso, você não terá grandes dificuldades para se hospedar na região.

    Na cidade de Paranaíba, a área do Porto das Barcas é uma ótima opção, já que abriga vários pontos turísticos e muitos bares e restaurantes.  

    Mas se preferir, há muitas pousadas rústicas e muito charmosas por lá. A Pousada Vila Parnaíba, a Casa de Caboclo e a Pousada Vila do Carmo estão entre as mais procuradas pelos turistas.

    Voos para o Delta com descontos exclusivos!

    As melhores passagens para Delta do Parnaíba estão aqui
    Passagens aéreas saindo de
    Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

    Para conhecer o Delta do Parnaíba e ainda economizar, não espere muito para reservar as suas passagens aéreas com os menores preços e descontos.

    Para encontrar as melhores opções, conte com a nossa plataforma verificadora, Passagens Promo, e garanta os voos que cabem no seu bolso. Quer fazer uma trip divertida e econômica? De Promo você pode!


    Leia também:

    Recomendado para você
    O que fazer em Olinda: guia turístico por 10 atrações imperdíveis

    O que fazer em Olinda: guia turístico por 10 atrações imperdíveis

    O que fazer em Cuiabá: pontos turísticos e passeios imperdíveis!

    O que fazer em Cuiabá: pontos turísticos e passeios imperdíveis!

    O que fazer em Belém do Pará: 11 atrações e roteiro de 3 dias

    O que fazer em Belém do Pará: 11 atrações e roteiro de 3 dias

    O que fazer em Juazeiro do Norte: dicas, vida noturna e pontos históricos

    O que fazer em Juazeiro do Norte: dicas, vida noturna e pontos históricos

    Cidades do Norte do Brasil: características, principais destinos e mapa

    Cidades do Norte do Brasil: características, principais destinos e mapa

    Turismo no Tocantins: os melhores roteiros por região

    Turismo no Tocantins: os melhores roteiros por região