
Explore mais uma região francesa que tem paisagens deslumbrantes e cidades com arquitetura medieval. Fazer um tour pela Bretanha é ter a oportunidade de ter uma verdadeira imersão histórica.
Se você é do tipo de pessoa que ama destinos tradicionais que guardam histórias fascinantes, ela é a melhor opção para sua próxima viagem.
Índice
Onde fica a Bretanha?
A Bretanha é uma região francesa que fica no noroeste do país, banhada pelo Oceano Atlântico a oeste, pelo Canal da Mancha ao norte, e o Golfo da Biscaia na parte sul.
Antes de fazer parte da França , ela era um ducado comandada por um duque, em 1532 foi anexada ao reino francês. Por isso, a diversidade em sua a identidade cultural e linguística, desde celta, bretão ao francês.
As suas principais cidades são, Rennes, Brest e Quimper. É uma região repleta de portos naturais, falésias rochosas, praias e áreas rurais abundantes. Além de abrigar uma história fascinante e diversos festivais tradicionais.
Como chegar a Bretanha?
Se você está no Brasil e quer chegar a Bretanha, vai ser preciso pegar um voo internacional para Paris e só depois seguir viagem para o destino final.
Ao desembarcar em um dos aeroportos da cidade parisiense, pode pegar um trem de alta velocidade para uma das cidades da Bretanha e o trajeto dura em torno de 1h30min.
Uma opção excelente e mais prática, é pegar um voo doméstico em Paris, para o aeroporto de Rennes ou Brest. E se a viagem é em grupo e preferem ter mais autonomia podem alugar um carro para conseguir chegar à região.
Geralmente, vai enfrentar 4h na estrada para conseguir chegar a Bretanha, para quem deseja explorar cada pedacinho desse antigo ducado é uma boa alternativa.
Vale mencionar, que é fundamental acionar com antecedência a locadora, para quando chegar no aeroporto de Paris tudo estar pronto, para só precisa seguir viagem.
Melhor época para ir a Bretanha
Cada estação do ano da Bretanha garante aos seus turistas uma viagem inesquecível. Se você deseja temperaturas mais agradáveis, a paisagem florida e participar de festivais de música, a primavera (maio a junho) é perfeita. Além de ter um fluxo menor de turistas.
Diferentemente do verão (julho a agosto) que é alta temporada, por causa dos dias mais longos, que são ideais para atividades ao ar livre. Também são os meses que mais ocorrem os festivais e eventos culturais e atraem milhares de pessoas.
O outono (setembro) permite passeios com temperaturas amenas e uma paisagem mais acolhedora, neste mês ocorre a colheita de maçãs para a produção de cidra. É uma estação que recebe poucos turistas, então se você quer economizar é uma boa alternativa para encontrar hospedagens e passeios mais baratos.
O que fazer na Bretanha no inverno?
A Bretanha é uma região charmosa e no inverno garante um cenário com várias atividades disponíveis. Você pode explorar suas cidades, mercados, ruas medievais e visitar os castelos.
E durante este período é possível incluir suas praias no roteiro, pois proporcionam uma paisagem de tirar o fôlego, são ótimas para fazer caminhadas e contemplar o horizonte.
Para quem gosta de fazer uma imersão cultural, participe dos seus festivais de inverno, como o Festival de Noël, tem decorações natalinas e a atmosfera é repleta de magia.
Recarregue as energias em seus spas e experimente a culinária francesa nos seus restaurantes tradicionais cheios de pratos típicos.
Compre a sua passagem aérea com facilidade e economia!
Principais cidades da Bretanha
As principais cidades da região da Bretanha, impressiona a todos pela sua arquitetura medieval, edifícios de enxaimel e paisagens verdejantes.
Além de ter praias, portos e castelos deslumbrantes que trazem uma elegância, elas despertam o interesse de quem busca um destino tradicional e acolhedor.
Rennes

A capital da Bretanha é Rennes, tem uma arquitetura medieval e edifícios clássicos, essa mistura proporciona um charme a mais para a cidade.
O seu centro histórico é com ruas estreitas e casas de enxaimel colorida, como se fosse um labirinto encantado. Para quem gosta de visitar as catedrais, a Saint Pierre tem uma fachada neoclássica e um interior riquíssimo, que chama atenção de todos, vale a pena dedicar 1h para conhecer.
O museu com o maior destaque em Rennes é o Musée des Beaux-Arts que tem uma coleção de arte europeia, com obras de diversos artistas do continente, a exemplo de Rubens e Picasso. Contemple mais beleza ao passear no Parc du Thabor, que mescla os estilos de jardins franceses e ingleses.
A parada obrigatória tem que ser o Les Champs Libres, um complexo cultural, formado por biblioteca, museu e um planetário de exposições interativas, ele promove uma visita completa e cheia de aprendizados.
Roscoff

Um pouco diferente da capital, Roscoff tem uma paisagem costeira, suas construções são casas no estilo de granito dos séculos XVI e XVII. A igreja principal é a de Notre-Dame de Croaz Batz, no estilo gótico flamboyant e seus intricados são esculpidos nas pedras.
O bom de visitar Roscoff é ter a oportunidade de conhecer o seu porto que permite acesso à Ilha de Batz, uma joia francesa, com jardins exóticos e trilhas.
Dentro da cidade você também vai encontrar jardins botânicos, como o belíssimo Jardin Exotique, que abriga plantas subtropicais. Ele promove uma vista panorâmica de tirar o fôlego.
E se você procura desacelerar um pouco do tour na Bretanha, tem que ir em um dos seus centros de talassoterapia, que usam a água do mar para tratamentos.
Brest
Mais uma cidade que fica na parte costeira da Bretanha, Brest tem um estilo moderno e portuário, sua história carrega marcas causadas pela Segunda Guerra Mundial. Por isso, a arquitetura contemporânea é mesclada com vestígios históricos.
Se você tem interesse em assuntos navais e de pesquisas marinhas, é interessante visitar seu porto, que abriga a base naval, uma das mais importantes da França. A atração mais visitada é a Château de Brest, uma fortaleza do século III, que abriga o Museu Nacional da Marinha, fica a aproximadamente 1km da praia.
Para conhecer outros símbolos fascinantes de Brest, vá até a sua Ponte de Recouvrance e a Torre Tanguy, ambas oferecem uma visão privilegiada do porto e da cidade. Visite a Oceanópolis, um aquário e parque, dividido em três pavilhões: ecossistemas polar, temperado e tropical.
A cidade tem uma vida cultural vibrante, ela é repleta de teatros, cinemas e festivais. Durante a sua passagem neste destino pode assistir e participar de algum dos seus eventos, ao depender da época da viagem.
Saint-Malo

Saint-Malo é uma cidade costeira e histórica, com muralhas, praias e ruas charmosas, um destino perfeito para quem busca tranquilidade e beleza.
Na sua visita nesta província da Bretanha, tem a oportunidade de caminhar próximo das muralhas e de contemplar a beleza do Oceano Atlântico. Dentro dessa construção antiga, tem ruas que são estreitas e com edifícios de granitos da época do porto de corsários.
Você não pode deixar de ir no seu emblemático castelo que hoje tem coleções que retratam a história da cidade e dos acontecimentos marítimos, como também das aventuras dos corsários.
Outra construção antiga que vale a pena conhecer é a Catedral de Saint-Vincent, uma das mais belíssimas da região no estilo gótico.
Nos meses de maré baixa os turistas podem conhecer as ilhas Grand Bé e Petit Bé, o percurso pode ser feito a pé e tem o túmulo do escritor francês Chateaubriand.
Não importa se a viagem é acompanhada ou sozinha, precisa ir aos seus bistrôs que tem uma atmosfera romântica e servem pratos tradicionais.
Quimper
No seu tour pela Bretanha não deixe de visitar a Quimper, uma cidade com uma vida cultural vibrante e arquitetura apaixonante, desde ruas medievais a catedrais góticas.
A atração que você poderá realizar uma verdadeira imersão é no seu centro histórico que tem ruas estreitas, casas enxaimel coloridas e lojas artesanais, algumas delas são de faiança (cerâmica pintada a mão).
Tem até um museu dedicado a essa forma de fazer peças de cerâmica, ele aborda como a prática evoluiu ao longo do tempo. Conheça a Faïencerie Henriot, que é uma das fábricas mais antigas e oferece visitas guiadas pela sua produção artesanal.
Ao depender da época da viagem, você pode participar do Festival de Cornouaille, um dos mais tradicionais, que tem música, dança, trajes e gastronomia típica.
Atrações da Bretanha
Castelos, museus, montes, praias e ilhas são alguns dos destaques da Bretanha, suas cidades reservam experiências memoráveis para os seus turistas.
Castelo de Josselin

Conheça mais da história da Bretanha no Castelo de Josselin, que fica na cidade que tem o mesmo nome. Ele se encontra às margens do Rio Oust e foi construído no século XI, com uma arquitetura medieval e renascentista.
Você pode entrar no seu interior para explorar os amplos salões que abrigam móveis antigos, tapeçarias e obras de arte da família Rohan, proprietária do castelo a aproximadamente 500 anos.
Alguns dos seus destaques são a biblioteca com coleções de livros antigos e a capela com vitrais belíssimos. Também faça um passeio em seus jardins no estilo francês e pode até realizar piqueniques.
A parte que os turistas mais gostam é o museu de bonecas e brinquedos, guarda coleções antigas, não importa a idade, todos ficam impressionados e empolgados com a exposição.
Monte Saint-Michel

Na fronteira da Bretanha com a Normandia está situado o Monte Saint-Michel, que garante um dos passeios mais impressionantes dessa região. É uma ilha rochosa que tem uma abadia medieval no estilo gótico do século VIII.
Você tem o privilégio de explorar a cidade que fica ao redor que têm casas de pedras em ruas estreitas, não deixe de provar um prato francês nos restaurantes típicos. Se for em época de maré alta vai ter a sensação da ilha flutuar no mar e na maré baixa suas planícies ficam expostas.
Além disso, o Monte Saint-Michel tem um museu que narra através de exibições a sua história, desde a construção, vida monástica e as batalhas que enfrentaram. Sem dúvidas, é um lugar espiritual, histórico e tradicional, preferido dos amantes da história.
Baía de Morlaix

Que tal um lugar repleto de patrimônio cultural e de beleza natural? A Baía de Morlaix é ideal para quem busca essas duas coisas. Suas águas calmas e ilhas espalhadas promovem uma atmosfera tranquila.
Durante a maré baixa, suas extensões de areia e bancos ficam expostos, já na maré alta se torna um lugar ideal para atividades aquáticas, você pode escolher ir na época que mais se encaixa com as suas preferências.
Um dos seus patrimônios culturais é o Castelo de Taureau, fortaleza do século XVI que fica em uma das suas pequenas ilhas. A fundação foi para a defesa contra invasões, hoje é uma das atrações mais visitadas, o acesso é feito de barco.
Praia de Carnac
Na parte sul da Bretanha tem a Praia de Carnac, seu mar é cristalino que a torna bastante popular para quem deseja um bom banho de mar e praticar esportes aquáticos.
Também é bastante segura para as crianças, pode levar sem nenhuma preocupação, além de ter uma boa infraestrutura com instalações de chuveiros, banheiros e até cafés à beira-mar.
E se você não dispensa um passeio histórico, nas suas proximidades tem os megalíticos pré-históricos de 4500 a.C. Para quem gosta de aventuras, pode fazer trilhas costeiras e conhecer áreas mais afastadas, como suas ilhas.
Ilha de Ouessant

Conhecida como uma das ilhas mais ocidentais da França ,a Ilha de Ouessant tem uma beleza selvagem e abriga o Parque Natural Regional de Armorique Ouessant de paisagens dramáticas e rica biodiversidade.
Alguns dos seus pontos turísticos mais imperdíveis são o Farol de Créac’h e o Farol de Nividic, que exercem uma função importante para a navegação da região.
O destaque maior são suas paisagens de falésias, campos verdes e praias rochosas, quem gosta de trilha o que não faltam são locais para explorar.
Você vai ter o privilégio de observar aves selvagens e suas ovelhas nativas, que são uma das menores da Europa. Finalize seu passeio por esse destino em suas lojas e restaurantes para ter uma experiência completa e levar um pouco do que viveu.
Compre a sua passagem aérea para alguma cidade da Bretanha!
Qual cidade escolher para se hospedar na Bretanha?
Durante o seu tour pela Bretanha, escolha Rennes, a capital da região para se hospedar. Ela fica próxima das outras, além de promover boas atrações e pontos turísticos.
Além disso, sua localização estratégica permite ter boas condições que facilitam a locomoção para o Saint-Malo e Mont Saint-Michel que são paradas obrigatórias.
Rennes tem um leque de opções de hospedagens, restaurantes, bares, lojas que contribuem para uma estadia mais confortável e completa.